atualizado em:

Review – TripDoc

“You got to be careful if you don’t know where you’re going, because you might not get there.” -Yogi Berra […]

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

You got to be careful if you don’t know where you’re going, because you might not get there.” -Yogi Berra

Essa é uma app que foi sugerida pela Luciana Misura do blog Colagem no Twitter como outra opção de ver seus roteiros no iPhone.

Na verdade, o TripDoc é como uma agenda para você guardar todos os seus pontos de interesse, separados por cidade, com a opção de mostrá-los no mapa.

Lista dos locais salvos no TripDoc
Lista dos locais salvos no TripDoc

Existem duas versões do programa. O TripDoc Free e a versão paga TripDoc que custa 4.99 dinheiros americanos. A principal diferença entre as versões é que na versão Free ele só lhe permite adicionar 5 pontos de interesse.

Para adicionar pontos de interesse, aperte o “+” e depois digite o nome do local que você quer procurar e a cidade. Você também pode clicar em “Import” para importar os dados direto da sua lista de contatos ou clicar em “Fill in a form” para digitar todos os dados manualmente.

Pesquisa pelo nome e cidade do ponto de interesse
Pesquisa pelo nome e cidade do ponto de interesse
Resultado da pesquisa - TripDoc
Resultado da pesquisa

Clicando no botão “Add”, o ponto é salvo automaticamente na sua lista. Se houver dúvida sobre qual dos resultados da pesquisa é o correto ou se você quiser ver mais informações sobre o local antes de adicioná-lo, basta clicar no nome do local.

Detalhes do ponto de interesse pesquisado
Detalhes do ponto de interesse pesquisado
Novo ponto de interesse adicionado
Novo ponto de interesse adicionado

Uma vez adicionado, você pode ver as informações disponíveis, marcar o locar como legal (com uma estrelinha :P) ou como visitado. Há a opção também de usar o ponto como local de partida (Directions from here) ou destino (Directions To Here) para que o TripDoc use o Google Maps para traçar a rota.

Detalhes do ponto de interesse
Detalhes do ponto de interesse

Ao clicar no botão “Edit” é possível alterar as informações do local, adicionar notas, mudar a categoria do local – o que altera o ícone mostrado no mapa – ou deletá-lo da lista. Quando terminar, clique em “Done”.

Editando o ponto de interesse
Editando o ponto de interesse

Marcou seus pontos de interesse? É hora de vê-los no mapa 🙂 Clique sobre “Map” e o mapa com os pontos marcados na cidade aparecerão:

Mapa com pontos de interesse
Mapa com pontos de interesse

Se quiser ver sua posição no mapa é só clicar no botão do canto esquerdo inferior na tela do mapa.

Minhas impressões:

O design do TripDoc é bonito e limpo. Botões simples e de fácil entendimento.

Contudo essa app não me agradou em vários pontos:

* A única maneira de adicionar pontos de interesse é pesquisando pelo local ou tendo o endereço correto dele. Não é possível apenas indicar no mapa o local que se deseja marcar.

* Só é possível usar o iPhone para adicionar os pontos no mapa. Isso faz com que seja uma tarefa no mínimo cansativa com riscos de dores nas mãos >.<’’

* Não é possível ver no mapa se você já marcou um local como visitado ou não. Somente no modo lista é que você verá um simbolo de caixa ticada abaixo no nome do local.

* Não é possível dividir os pontos por “viagem”, ou seja, você não tem como esconder alguns pontos durante uma viagem.

* Para usar o mapa offline é preciso seguir as mesmas dicas que eu dei para a app oficial do Google Maps e do My Maps.

Com base nos testes que eu fiz, acho que o TripDoc é muito mais útil para pessoas que fazem negócios em várias cidades, pois elas conseguem ter uma visão geral de onde estão localizados seus clientes, restaurantes, hotéis ou outros pontos interessantes para seu negócio.

Como app de viagem para turistas, eu não acho que valha a pena pagar os 4.99 dólares, ainda mais quando o My Maps custa apenas 1.99 e ainda lhe deixa utilizar seus roteiros direto do Google Maps.

Assine nossa newsletter!

Comentários