Você já pensou em conhecer Sabará? Uma simpática e pequena cidade histórica vizinha Belo Horizonte. Hoje a Dona Sônia traz dicas para você que quer completar seu roteiro por Belo Horizonte e Inhotim 🙂
Que tal fazer um passeio pelo século XVIII e visitar a vila que mandou muito, mas muito ouro para Portugal? Vamos para Sabará, uma pequena cidade histórica a apenas 25km de Belo Horizonte.
Sabará
A Minas Gerais do período colonial atiçava a cobiça de muitos homens. Uma lenda dizia que existia uma serra chamada Sabarabuçu, que seria repleta de ouro e pedras preciosas das mais variadas cores. Essa lenda acalentou o sonho de muitos paulistas, que organizaram expedições, as famosas bandeiras, imaginando a serra como um troféu a ser conquistado.
Certo dia, às margens do Rio das Velhas, uma bandeira chegou a um local onde o ouro era tão farto que, ao brilhar no fundo do rio, era chamado de faiscadeira. A Sabarabuçu estava descoberta, e com ela a glória, a arte e a traição. Foi nessa região que surgiu uma pequena vila que hoje é conhecida como Sabará.
Atrações em Sabará
Igreja Nossa Senhora do Ó (1719)
A delicada igreja fica numa pequena colina na parte velha da cidade. A Igreja de Nossa Senhora do Ó ou de Nossa Senhora da Expectação do Parto, é um dos mais bonitos tesouros do barroco mineiro.
Nessa pequena igreja, o oriente se une ao ocidente. Várias chinesices poderão ser vistas, como pássaros dourados que voam sem cansar sobre pagodes e mandarins, supostamente decorados por artistas provenientes de colônias portuguesas na Ásia. Outro fato interessante é a presença, junto ao altar mor, de um quadro mostrando a circuncisão de Jesus Cristo, uma pintura rara e de clara influência judaica.
Curiosidade: Quando vemos “Ó” em algum nome relacionado à religião católica, isso significa que o nome tem relação com as Antífonas do Ó que podem ser vistas aqui.
Endereço: Largo Nossa Senhora do Ó
Matriz Nossa Senhora da Conceição (1710)
Feita em taipa de pilão e pau a pique, a Matriz Nossa Senhora da Conceição é uma aula de barroco.
Ao observar o altar-mor, repare também nas portas laterais que levam à sacristia. Perceba as chinesices presentes nelas em vermelho e dourado. Na sacristia, veja um belo exemplar de arcaz em jacarandá, com inúmeras gavetas.
Observe também a pintura do teto, representando São João Nepomuceno, o mais célebre orador de Praga, segurando uma língua, mostrando que ele não revelava segredos. Na nave central, existe uma imagem do séc. XVIII em tamanho natural e com detalhes impressionantes do Cristo da Coluna.
Endereço: Praça Getúlio Vargas
Igreja Nossa Senhora do Carmo (1763)
Uma das obras primas do Aleijadinho que morou em uma casinha próxima à igreja enquanto trabalhava em suas obras.
Em seu interior, as imagens de San Juan de La Cruz, São Simão Stock e os Sansões são atribuídas ao Aleijadinho. Preste atenção também aos Sansões, exemplares de adorno que seguram o coro, provavelmente os únicos exemplares nas Minas Gerais.
Endereço: Rua do Carmo
Restaurante Quinta dos Cristais
O Quinta dos Cristais é um restaurante super simples, daqueles que se você estiver com vontade de comer um ovo frito, as cozinheiras irão fazer para você com o maior carinho no fogão à lenha 😀
O restaurante fica na zona rural de Sabará, depois de uma estrada ao pé do morro, daquelas que você vê a ribanceira lá em baixo, mas não se preocupe, a comida mineira preparada em fogão à lenha (pense em ora-pro-nobis, frango com quiabo, costelinha de porco, pastel de queijo…) e o dedo de prosa do Ângelo, o proprietário, valerá todo o sacrifício de chegar até lá.
Endereço: Não se preocupe em buscar o endereço, basta perguntar a qualquer morador da cidade que eles lhe indicarão o caminho 🙂
Museu do Ouro
O Museu do Ouro é uma das belas surpresas de Sabará e funciona na antiga Casa da Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.
Construída em taipa de pilão, a residência em dois pavimentos, tem distribuída em seus cômodos peças de mobiliário dos séc. XVIII e XIX, além de pratarias, uma mesa de jacarandá e louças inglesas. Repare nos cofres que se encontram no primeiro piso, são muito engenhosos.
Uma das peças de maior destaque é uma imagem de Sant’Ana Mestra atribuída ao Aleijadinho, de 1770, com douramento a ouro. O pátio interno e o pavimento inferior foram pavimentados com seixos rolados, rochas deslocadas do fundo dos rios durante o período da mineração.
Endereço: Rua da Intendência
Casa da Ópera ou Teatro Municipal (1819)
Construída com o esforço da população, a Casa da Ópera / Teatro Municipal foi inaugurada em 1819. A sala tem a forma de ferradura, contornada por 3 níveis de camarotes, sendo que o último nível era reservado para as pessoas de menor poder aquisitivo. O segundo mais antigo teatro em funcionamento no Brasil, a Casa da Ópera possui uma excelente acústica e ainda está aberto para atividades culturais.
Endereço: Rua D. Pedro II
Igreja Nossa Senhora do Rosário (1768)
Suas paredes de rocha sem reboco se destaca na paisagem. A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída por escravos, mas com o esgotamento das minas de ouro, não havia mais condições para a continuidade da obra. Desta forma, o que vemos hoje é o esqueleto de uma igreja que abriga uma singela capela de taipa de pilão datada de 1713.
Na sacristia, encontramos um pequeno museu de arte sacra com peças do séc. XVIII.
Endereço: Praça Melo Viana
Belo Horizonte, Inhotim, Ouro Preto, Sabará, Diamantina…
São inúmeros os destinos que tornam Minas Gerais um estado ainda mais especial.
Já fui 2 vezes para Ouro Preto e Tiradentes e dezenas de vezes p/ BH mas nunca para Sabará. Quero incluir na próxima viagem agora!
Pode incluir, Fernanda 🙂 Nem é longe de BH hehehe
Fernanda…. já estive várias vezes em Sabará… e uma das coisas que me deixam tristes é que mesmo os guias de BH não valorizam essa linda cidade!!!! A igreja Nossa Senhora do Ó é uma das coisa mais belas que eu já vi!!! Se fores a BH deixe sim um dia para esse passeio… sei que você não irá se arrepender… e espero ter ajudado com as dicas….
Ainda não fui pra Sabará mas postei sobre BH recentemente no meu blog e citei esse post de vcs nas dicas de bate-volta: https://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/dicas-gerais-em-belo-horizonte.html#more.
Eu só conheço Ouro Preto, acredita? Preciso passar um pouco mais de tempo por minas gerais 🙂
VOU FAZER O CONCURSO DA PREFEITURA DE SABARA QUERO PASSAR E IR MORAR LA
Gostaria de saber se amanhã tem algum evento p o dia das maes em Sabará
Oi Cláudia. Desculpa não responder antes, mas nós não acompanhamos os eventos em Sabará, por isso não temos como lhe ajudar nesse sentido. Mas espero que o artigo tenha te ajudado 🙂