O transporte público de Londres é, para mim, o melhor e mais organizado do mundo pois tanto o metrô quanto os ônibus são muito fáceis de usar.
Neste post você encontrará dicas de como usar o metrô de Londres, qual passe comprar e seus valores e como planejar sua viagem de metrô para não perder tempo.
O Underground (também conhecido como The Tube) é o nome dado ao metrô de Londres que é considerado o mais antigo metrô do mundo, tendo seu primeiro trecho aberto em 1863, e o segundo maior em extensão.
Dizem que no centro de Londres você nunca está a mais de 500m de uma estação de metrô e eu não duvido disso 😛 Abaixo você pode ver e mover o mapa das linhas de metrô e também pesquisar por uma delas.
_
Como usar o Metrô de Londres
Usar o metrô é bem simples, e aqui vão algumas dicas para você não ter nenhum problema mesmo 😀
Comprando as passagens:
Há basicamente 3 tipos de tickets para comprar:
* Single Fare: Para uma única viagem.
* Oyster Pass: É um cartão que pode ser recarregado e que após um limite diário de gastos as viagens saem de graça.
* Travel Ticket: É um ticket válido para 1 ou 7 dias sem limite de viagens.
Para decidir qual o melhor opção, vamos olhar a tabela de preços para as Zonas 1 do metrô já que a maior parte das atrasações turísticas fica nessa região:
Single Fare: 2,30 libras por viagem em qualquer horário.
Oyster: 2,30 libras por viagem em qualquer horário com limite de 6,40 libras por dia. É necessário fazer um depósito de 5 libras pelo cartão (não conta como crédito) que pode ser reembolsado ao devolver o cartão.
Travel Ticket de 1 dia: 12,00 libras para ser usado em qualquer horário.
Travel Ticket de 7 dias: 32,10 libras para ser usado em qualquer horário.
Como sou um cara legal e já fiz as contas para você escolher os tickets que são mais econômicos dependendo do tempo que você tem na cidade levando em consideração somente viagens fora do horário de pico.
Viagens de 5 dias ou menos: Use o Oyster, pois o máximo por dia é 6,40 libras.
Viagens de 6 a 7 dias: Travel Ticket para 7 dias. Oyster apenas se você planejar fazer até duas viagens de transporte público por dia.
Viagens de mais de 7 dias: Combinação de Oyster e Travel Tickets.
A desvantagem do Oyster é ter de pagar o depósito de 5 libras pelo cartão, mas elas são reembolsáveis ao devolvê-lo 🙂 Se você quiser um Oyster card de souvenir (nós temos os nossos :P), é possível colocar os seus Travel Tickets nele em vez de ficar carregando o Travel Ticket de papel 🙂
Valores atualizados em 25/7/2015. Para valores mais atualizados entre no site da TFL (Transport for London).
Um pequeno detalhe aqui para os desavisados: tickets para zonas diferentes das que você comprou precisam de tickets separados ou valores adicionados ao Oyster. Isso é necessário principalmente quando se vai ou volta do aeroporto.
Entrando na estação:
Ao entrar na estação você encontrará o mapa completo do metrô, guichês automáticos, balcão de informações com mapinhas de papel grátis (muito úteis!) e as catracas.
Uma coisa que eu gosto muito é que não importa em qual lado da estação você entrar ou por qual catraca você passar, você sempre terá acesso a todas as linhas daquela estação e em todas as direções. Tudo muito bem sinalizado.
Já sabe para qual estação você quer ir e em qual direção? Então basta passar pelas catracas e prestar atenção nas placas indicando as linhas.
E para descobrir qual plataforma vai para a direção que você quer, basta olhar os mapinhas que mostram as estações seguintes a partir da que você está, e seguir para o lado correspondente ao mapa que tem a estação que você quer ir. Não tem erro 😉
Dica: Não jogue o passe do metrô fora, mesmo que esta seja a última viagem dele.
Saindo da estação:
Sair é até mais fácil que entrar. Siga as placas de Exit e depois escolha o lado da estação que você quer sair. Às vezes você vai sair do outro lado da rua ou em outra esquina, mas nada de mais.
O que é mais importante aqui é que em Londres você precisa usar o passe do metrô tanto para entrar na estação quanto para sair dela por causa das várias zonas de diferente valores. Se você perdeu ou jogou fora seu ticket, terá de pagar de novo para poder sair. Se seu passe não for daquela zona você também terá de pagar outro ticket (ou a diferença entre eles) para poder sair da estação.
Planejando as rotas:
O mapa do metrô de Londres é extremamente simples de entender, mas é sempre bom você poder levar de antemão algumas das rotas que você pretende fazer como da estação mais perto do seu hotel até o Big Ben ou até o British Museum.
Para isso você pode usar o planejador de rotas abaixo da própria TFL que dá as opções para ir de uma estação a outra, o tempo estimado de viagem e as condições da linha naquele momento:
Journey Planner
Dicas:
* Aeroporto: Para sair do aeroporto ou ir até lá é normalmente necessário pagar um ticket à parte do que você tem, pois ele fica na zona 6 que é bem afastada do centro de Londres, portanto não esqueça de comprar esse ticket antes de ir.
* Linhas com destinos diferentes: Algumas linhas, como a Picadilly, possuem mais de um destino final, em regiões mais afastadas do centro. Por isso, se você vai para o aeroporto ou alguma região mais longe, fique atento a isso. Os letreiros dentro do trem indicam até que estação o trem está indo. Por exemplo, se você está indo para o aeroporto e o destino final do trem é Uxbridge, então você terá de parar em alguma estação antes de lá (usualmente em Acton Town) para trocar de trem.
* Trocas de trem na mesma linha: Parece estranho, mas é possível que você necessite trocar de trem dentro de uma mesma linha. Uma das razões é a mencionada acima, mas pode ser que, por algum outro motivo, o trem precise parar antes do final da linha ou antes de chegar à sua estação. Novamente preste atenção ao letreiro luminoso dentro do trem que indica a estação final daquele trem e, se a estação for antes da que você quer, desça e espere o próximo trem 🙂
Isso aconteceu conosco aconteceu voltando do aeroporto. O trem parou em Acton Town e todo mundo desceu para esperar o próximo trem.
Update 1 (02/05/2011): Nossa leitora Patricia deixou um comentário super útil sobre a devolução do Oyster Card. Ela disse que para devolver, teve de voltar ao Heathrow, pois era o único lugar que aceitava a devolução, mas o mais interessante é que, além das £5 do Oyster, devolveram £17,50 referente aos dias não usados do passe de 7 dias 😀 Fica aí a dica para quem for a Londres e não utilizar todos os dias do cartão semanal. Obrigado, Patrícia!
E os valores do travelcard aumentaram. O de 7 dias agora custa 29.20 libras!
É verdade. Os valores do post são de 31/01/2011, por isso é sempre bom conferir no site oficial 🙂
Oi, Fred!
Hoje pesquisando destinos pela Inglaterra para uma cliente vi um link sobre o Visitor Oyster Card, e me chamou atencao. Na hora lembrei deste teu post e vim aqui mostrar a novidade(?) e perguntar tua opiniao pra ver se vc acha que vale a pena.
No texto ele fala:
“The Visitor Oyster Card is the cheapest and most flexible way to travel around London.
Benefits:
Fast- your Oyster Card will be sent to you in the post with your credit pre-loaded, saving you having to spend time queuing at the station
Cheap – a single tube journey will cost £4.30 with cash but a maximum of £2 with an Oyster card
Smart – You will never be charged more than a price of a London Travelcard
Easy – your card is reusable and the credit never expires”
O que me interessou foi nao custar mais que um Travelcard e o valor dele, comprado online tem um custo de 3 libras, ao invés das 5 libras se compradas na hora ou no Oyter normal.
O que vc acha?
O link é este aqui: https://www.visitbritainshop.com/world/travel-transport/london-transport/product/london-visitor-oyster-card.html?utm_source=visitbritain.com&utm_medium=referral&utm_campaign=VB5widget&utm_content=london-visitor-oyster-card#tab1
Abraco!
Oi Carina.
Que legal que vc lembrou da gente 😀
Na verdade, esse é apenas um Oyster Online (tem de conferir se é possível entregar em qualquer lugar e qual o valor, pra ver se realmente esses 3 euros não acabam virando mais que os 5 de comprar no guichê 🙂
Assumindo que são realmente 3 euros, essa é realmente a única vantagem sobre o Oyster normal, mas pensando bem, eles estão apenas vendendo um Oyster pela Internet 🙂
Quanto ao valor, ele só é vantagem se você for usar o Travel card de 1 dia, pois se o de 7 dias for mais vantajoso (usando os 7 dias, cada dia sai por 4,27 libras), o Oyster já não é mais vantagem. Ah, lembrando que você pode colocar seu travel card de 7 dias no seu Oyster também.
Olá Fred. Chegando de Londres com tudo confirmado! É… a promoção é verdade mesmo, só ir até uma estação de Trem mais próxima, coisa nada dificil levando em consideração que várias estações tem ligação com as linhas de metro da cidade. Comprei o 7 day travel card na estação de trem para zona 1 e 2 e tive desconto nas principais atrações da cidade (comprei uma inteira e a segunda foi free), fácil, sem burocracia e pode usar no metro também. É fundamental que imprima os vouchers das atrações que quer visitar antes de ir, pois é fundamental para usar da promoção. Ficamos na dúvida também se seria mais caro comprar o travel card na National Rail, mas não é verdade, é o mesmo valor. Como eu passei 8 dias na cidade 1 iria ficar descoberto do card de 7 dias, então no 1º dia comprei o 1 day pass, e no dia seguinte já comprei o 7 day card que pude usar para todos os dias. Só não esquecermos que quando chegamos no aeroporto de Heathrow, ele é na zona 6 e a ida para o centro da cidade usando o 1 day pass é mais caro, sairam por £ 8,50, porém pode usar o dia todo, sendo que um passe para só uma vez sairia £ 5,50.
espero ter ajudado
abraço
Oi Crica.
Obrigado pelas confirmações. Eu tinha visto a questão do preço há algumas semanas e acho que respondi para alguém no post, de qualquer forma é sempre bom ter a confirmação de alguém que esteve lá 🙂 Essa dica do passe de 1 dia para sair do aeroporto também é muito útil 😀
Ficam aí as dicas e confirmações para quem for para Londres e quiser economizar nas atrações 😉
Olá! Chego com meu marido em Londres dia 26 de dezembro pelo meio dia e vamos com o trem eurostar para Paris dia 30 as 15 hs. Ficarei na estação Swiss Cottage. Pensamos em andar de onibus e metro. Vale a pena comprar o cartão para 7 dias? Onde se compra? Como não voltarei ao aeroporto,na estacão do trem conseguiria a devolução das 5 libras caso compre o cartão?
Obrigada.
Oi Adriana.
No seu caso é melhor comprar o de 7 dias mesmo. Como vocês não vão para o aeroporto, é melhor mesmo usar este, pois a saída do eurostar para a França fica nas zonas 1 e 2. Se você está pensando em devolver o Oyster, então é melhor comprar o ticket de 7 dias em papel, pois tudo indica que somente no aeroporto você poderá devolver o Oyster e ter a diferença de volta (apesar de eu não contrar nenhuma informação contrária no site). Se você conseguir trocar o Oyster em outras estações, me avise para eu poder colocar aqui para ajudar outros leitores 😉
Olá! Gostaria de saber se, se eu comprar o travel ticket de 1 dia para as zonas 1-2 eu vou poder andar o dia inteiro, descer e subir nas estações dessas 2 zonas sem pagar?!!? Abraços
Oi Katiana.
O ticket de 1 dia dá direito a usar em quantas estações quiser naquele dia 🙂 A única coisa que pode acontecer é você ter de esperar uns 15-20 minutos entre um uso e outro, pois é uma maneira de eles evitarem que o mesmo ticket seja usado por mais de uma pessoa em um curto espaço de tempo.
Boa Tarde Fred,
Realmente muito válidas tuas dicas. Estou indo a Londres no início do ano que vem e não localizei no site da TFL o Travel Ticket, apenas o Oyster. Tem como confirmar se realmente ainda existe e funciona o Travel Ticket como tu informou?
Outra dúvida, existe algum passe de transporte que englobe metrô e ônibus.
Te pergunto pois em Paris, com o Visit Pass ele funciona desta forma, engloba metrô, ônibus e trem num único passe, barato e funcional.
Obrigado e parabéns pelo site!
Abs
Angelo
Oi Angelo.
O Travel Ticket não está numa parte específica ou fácil de achar no site 😛 mas você encontra todas as informações de preço para 2013 neste link:
https://www.tfl.gov.uk/tickets/14416.aspx
O Travel Card pode ser adicionado ao seu Oyster também se quiser, mas, como o Oyster tem um custo extra, pode ser que não seja interessante.
Esse Travel Card ou Oyster com o travel card dentro, pode ser usado tanto nos ônibus quanto em metrô. Nós fizemos isso da última vez que estivemos por lá. Foi só mostrar nosso Travel Card pro motorista que tudo bem. Os trens em Londres não são assim tão usados, pois eles são mais para quem vai para os subúrbios da cidade, mas em todo caso, seu Travel Card/Oyster deve servir também se seu destino estiver dentro da zona que ele cobre.
É isso 🙂
O travel ticket é individual por pessoa ou pode ser usado por duas pessoas, já que o valor independe do número de viagens? Ficarei em hotel na zona 3 por três dias, qual a melhor opção de bilhete?
Grato
Oi Duilio.
Travel tickets e tickets de viagens ilimitadas no geral (mesmo em outros países), é individual. Na verdade, por individual eles querem dizer que o passe só pode ser usado a cada X minutos na mesma estação ou mesmo em estações próximas (depende de como o sistema foi configurado). Por isso não é possível que duas pessoas usem o mesmo cartão em uma mesma estação para pegar o mesmo metrô. Mas, se você usar e entregar para outra pessoa que usará o ticket depois de, digamos, 30 min, ela provavelmente conseguirá usar o cartão também.
Como expliquei no post, vc entra na categoria:
Viagens de 4 dias ou menos: Travel Ticket para 1 dia.
Ou seja, você deverá comprar um travel ticket para 1 dia para cada dia de viagem para as zonas 1, 2 e 3, pois as zonas 1 e 2 englobam os pontos turísticos principais de Londres.
Boa tarde,
Desde já quero felicitar vos pelo magnifico blog, estou a organizar a minha viagem a londres e o nosso site já está colocado nos favoritos.
Tenho uma duvida vou ficar 7 dias em Londres, vou comprar o oyster 7 dias, só que o meu alojamento e na zona 3(porque tenho la família e assim poupo no alojamento). Já tive a verificar de dá para ir de bus ate a zona 2 e ai pego o metro. Só que nao sei se o bus funciona por linhas também? posso usar bus em qualquer parte com o oyster 7 dias?
Peço uma ajudinha por favor.
Beijinhos
Parabéns pelo Blog
Oi Isapinto.
Os ônibus também funcionam por zona se não me engano. Contudo, eu só peguei ônibus dentro das zona 1 e 2 de Londres, portanto não tenho como confirmar pra você. Em todo caso, seu oyster de 7 dias para zonas 1 e 2 provavelmente não funcionará para o ônibus na zona 3, caso contrário seria fácil pagar mais barato e viajar até as zonas mais longe do centro 😉 Entretanto, o valor do oyster de 7 dias que inclui a zona 3 é 5 libras mais caro que o da zona 1 e 2, ou seja, sairá mais barato que se vc tiver de pegar um ônibus para a zona 2 e depois o metrô. Eu compraria o passe direto para a zona 1, 2 e 3 de 7 dias 🙂
Esse é um dos post mais bem explicados sobre o transporte de Londres, mas fiquei com uma duvida, ficarei menos de 4 dias em Londres, logo compensaria o Travel Ticket para um dia, ocorre que em todos os blogs que li, indicam adquirir o Oyster Card, ainda existe a possibilidade de comprar o Travel Ticket por dia sem ter que pagar a taxa de 5 libras do Oyster Card?
Oi Arthur.
Quando fomos da última vez, ainda existiam os Travel cards de 1 dia e valiam a pena. Entretanto, segundo o site de transporte de Londres (https://tfl.gov.uk/cdn/static/cms/documents/tube-dlr-lo-adult-fares.pdf), a tarifa do travel card de 1 dia mudou muito e ficou muito mais cara que o limite diário do Oyster (cap / capping). Sendo assim, é muito mais negócio hoje usar o Oyster para quem vai ficar até 5 dias na cidade.
E o valor do Oyster vc pode pedir de volta quando estiver voltando de viagem, mas eu ficaria com ele como souvenir 😛
Obrigado Fred pela resposta, vamos comprar mesmo o Oyster que é a melhor pedida. Não sei se você vai saber me responder, mas nos horários de pico, posso usar o metro normal com o Pay As You Go ? Obrigado novamente.
Oi Artur, pode sim. O valor cobrado será diferente, mas não há limitação de uso.