O metrô de Nova York (particularmente Manhattan) é um dos sistemas de transporte público mais confusos das grandes metrópoles. Apesar das dezenas de estações nos levarem para todo canto, ele tem detalhes que podem confundir o viajante que está acostumado aos mapas de outras grandes cidades como São Paulo, Berlim ou Paris.
Entenda como usar o metrô de Nova York sem se perder descubra qual passe comprar para cada caso.
Como é o Metrô de Nova York
O metrô de Nova York, junto com o metrô de Munique, é um dos mais complicados que já utilizamos. O mapa do sistema, gerido pela MTA, parece uma caixa de circuitos elétricos com cores e pontas em todos os lados. Mas vamos tentar explicar direitinho (stay with me).
O sistema de metrô de Nova York tem linhas que ligam a metrópole desde o Bronx, no norte, até Coney Island, no sul, e entre Manhattan, no oeste, até Queens, no leste.
Cada ponta das linhas, até mesmo as de mesmas cores e letras, tem partidas e destinos diferentes apesar de poderem convergir em muitas estações.
Assim, vale sempre checar direitinho o mapa do metrô de Nova York, além de conferir o destino do trem em que você está embarcando.
As estações têm mapas gratuitos, mas aplicativos como o Google Maps (que também é ótimo para fazer roteiros de viagem) facilitam nossa vida, permitindo consultas às linhas na tela do celular.
Lembre-se de conferir o caminho que quer fazer antes de entrar na estação do metrô.
Além disso, algumas rotas deixam de operar nos fins de semana ou têm operação parcial a partir da meia-noite até as 6 horas da manhã.
Leia mais
Atenção para a entrada das estações de metrô de Nova York!
Um dos principais pontos que você deve ficar atento ao usar o metrô de NY é saber em qual dos lados da estação deve entrar. As estações costumam ter indicações na entrada e antes das catracas com os dizeres Uptown ou Downtown.
- Uptown: sentido norte de Manhattan, Bronx e o Queens.
- Downtown: sentido sul de Manhattan e o Brooklyn.
Ainda acostumado com o metrô de Londres, entramos em uma estação, passamos pela catraca e então descobrimos que não havia como cruzar para a outra plataforma, de onde partiria o metrô na direção que queríamos.
Foi aí que descobrimos que, se você errar de entrada, há 2 opções:
- sair da estação, ir para o lado correto e comprar um novo bilhete, ou
- olhar o mapa, pegar o metrô na direção contrária, achar uma estação com integração entre as plataformas e voltar. Ufa!
Por isso a primeira dica para usar o metrô de Nova York é: conferir o caminho que quer fazer antes de entrar na estação do metrô.
A parte boa é que as estações do metrô de Nova York ficam todas próximas e as linhas e direção dos trens estão marcadas logo na entrada de cada uma delas.
Peculiaridades do metrô de Nova York
Outros peculiaridades do metrô de Nova York:
- as linhas são dividades entre local e expressa e sinalizadas com letras, cores e números diferentes;
- dentro das estações, não é sempre que o mapa das linhas está a mostra e a única indicação de direção é Uptown ou Downtown;
- muitos trens passam pela mesma plataforma e vão para destinos diferentes;
- nem todas as linhas se conectam umas com as outras.
Os principais pontos de interseção entre as linhas são as estações 42th Street (Times Square), 34th Street (Penn Station) e 14th Street (Union Square).
Fique atento!
Como comprar o passe do metrô de Nova York
A primeira coisa a se fazer para usar o metrô de Nova York é entrar numa estação e comprar o Metro Card por 1 dólar. Ele será o ticket usado nos metrôs e transporte públicos de Nova York.
Comprar os passes do metrô de Nova York é simples.
Ache uma máquina e siga as instruções apresentadas em inglês e espanhol. O pagamento pode ser feito em dinheiro vivo ou cartão de crédito.
Tipos de passe do metrô de Nova York
- Single Fare: passe de um único uso (para quando você erra a estação e seu Metro Card não funciona, pois ele leva aproximadamente 15 min para poder ser usado novamente)
- Pay-Per-Ride Metro Card: você carrega o Metro Card com um certo valor (entre 4,50 a 100 dólares) e a quantia de cada uso (seja no metrô ou nos ônibus) é descontado à medida que é usado. Esse passe é bom para quem vai ficar pouco tempo na cidade ou não pretende usar muito o transporte público.
- Unlimited Ride Metro Card: esse é um Metro Card que pode ser usado tanto nos metrôs quanto nos ônibus de maneira ilimitada. O Unlimited Ride Metro Card é vendido somente para 7 ou 30 dias.
Já, já explico o melhor para cada caso. Primeiro, vamos aos valores de cada um.
Leia mais
Valores do Metro Card de Nova York
- Single Ride: 3 dólares.
- Pay-Per-Ride: você pode carregar com valores entre 4,50 a 100 dólares e ganha 7% de créditos a cada 10 dólares.
- Unlimited Ride 7 dias: 33 dólares
- Unlimited Ride 30 dias: 127 dólares
Qual passe de metrô vale mais a pena?
Como turista, é normal que a gente faça umas 4 viagens por dia com transporte público de Nova York pelo menos.
No Pay-Per-Ride, cada viagem custa 2,75 dólares, o que significa que em 3 dias (12 viagens) você gastará 33 dólares. Se ficar mais um dia na cidade (tenho certeza de que ficará), esse valor já aumenta para 44 dólares, que já é maior que o valor do Unlimited Ride para 7 Dias.
Seguindo essa lógica, chegamos ao seguinte veredicto sobre qual passe comprar na média.
Qual passe de metrô de Nova York comprar?
- De 1 a 3 dias: Pay-Per-Ride
- De 4 a 21 dias: Unlimited Ride para 7 Dias (1, 2 ou 3 passes desses dependendo da quantidade de dias)
- De 22 a 30 dias: Unlimited Ride para 30 dias
oi fred vc chegou a ler minha pergunta obrigado
Acabei de responder 😉 É que tem semanas que a gente fica mais atarefado e demora um pouco mais para responder aos comentários, mas fica tranquilo que a gente responde a todos sempre. 🙂
ok fred valeu
Disponha 🙂
oi fred exemplo se eu estiver na grand estacao central e quero ir para times sq qual lado eh uptown ou downton ou se quero ir para lado oposto exemplo hunters point av qual buraco me enfiar já que sãos trems laterais não eh nem pra cima nem pra baixo estou na duvida não sei se fui bem claro na minha pergunta obrigado
Fala Coca.
Até os trens laterais tem estações mais a norte e a sul (uptown e downtown), mas eu peguei tão pouco deles que não lembro. Para andar lateralmente na cidade é muito melhor usar o ônibus 😉 Na verdade em qualquer situação o ônibus é mais interessante.
Já na Grand, a estação é muito grande mesmo, então vc precisa olhar nas placas para saber para onde ir ou perguntar para algum funcionário 🙂 Nas estações eles sempre têm mapinhas, então é bom pegar um pra ter sempre no bolso e daí é só prestar atenção nas placas na entrada das estações pra ver se é para aquele lado que vc quer ir.
obrigadoo por todas as dicas fred estou indo tentar o visto agora já esta agenda torcam por mim e depois eh so voar para new York abracos
Boa sorte Coca! Espero que dê tudo certo 🙂
oi amigo fred e pessoal já estou com visto foi muito fácil e rápido fiquei surpreso o meu consul era gente muito fina em 4 minutos tinha me liberado o visto não pediu nenhuma papelada so 5 perguntas básica incrível agora eh so planejar minha ida a new York e estudar o metro hahahaaah abraços a todos
Qu boa notícia, Coca 🙂 Boa viagem e aproveite 😀
valeu obrigadooo
Toda vez que leio algo sobre o metrô de NY fico pensando que vou ficar andando a pé lá HAHHAHAHAHAHAHA Mas muitooo obrigada, me animei pra andar de ônibus !
O metrô de Paris é taaaaaaao mais fácil! ahahhahahahahahah
Helo, andar de metrô e de ônibus em NY faz parte da experiência da viagem 🙂 vai garantir histórias bem divertidas para você contar depois 😉
Tomara que dê tudo certo e se tiver alguma dúvida, é só perguntar 😉
Olá…
Qdo for fazer baldeação, ou seja, a troca de linhas numa msm estação, terei q pagar uma nova passagem?
E qto ao pay-per-ride, o uso dele pode ser simultâneo, diferente do unlimited q precisa aguardar os 18 min.?
Acabei de assinar sua newsletter… é de grande valia suas informações.
Mto obrigado pela ajuda…
Oi Marcos.
Ao fazer baldeação não é preciso pagar uma nova passagem não, desde que você não tenha de sair da estação. O Pay per ride é, como o nome já diz, pago por vez que você passa na catraca, então, teoricamente, pode ser usado um após o outro, pois a cada passagem o valor é descontado.
Valeu, Fred…
Mto obrigado pela resposta!
Boa viagem, Marcos. Aproveite essa cidade incrível 😀
Valeu, Natalie… mto obrigado!!!
Olá, Fred! Acerca do metrocard, entendi que é o mesmo para o metrô e para o ônibus, mas vc pode confirmar se a carga ilimitada por 7 dias pode ser utilizada tanto num quanto noutro meio de transporte. Com a carga de US$ 30,00, por 7 dias, eu posso utilizar o metrô e o bus ilimitadamente? Ou é uma carga para o metrô e outra carga para o bus?
Obrigado pelas dicas. Abraço, Marcelo
Oi Marcelo.
Pode usar nos dois sim, sem problemas 🙂