O metrô de Nova York (particularmente Manhattan) é um dos sistemas de transporte público mais confusos das grandes metrópoles. Apesar das dezenas de estações nos levarem para todo canto, ele tem detalhes que podem confundir o viajante que está acostumado aos mapas de outras grandes cidades como São Paulo, Berlim ou Paris.
Entenda como usar o metrô de Nova York sem se perder descubra qual passe comprar para cada caso.
Como é o Metrô de Nova York
O metrô de Nova York, junto com o metrô de Munique, é um dos mais complicados que já utilizamos. O mapa do sistema, gerido pela MTA, parece uma caixa de circuitos elétricos com cores e pontas em todos os lados. Mas vamos tentar explicar direitinho (stay with me).
O sistema de metrô de Nova York tem linhas que ligam a metrópole desde o Bronx, no norte, até Coney Island, no sul, e entre Manhattan, no oeste, até Queens, no leste.
Cada ponta das linhas, até mesmo as de mesmas cores e letras, tem partidas e destinos diferentes apesar de poderem convergir em muitas estações.
Assim, vale sempre checar direitinho o mapa do metrô de Nova York, além de conferir o destino do trem em que você está embarcando.
As estações têm mapas gratuitos, mas aplicativos como o Google Maps (que também é ótimo para fazer roteiros de viagem) facilitam nossa vida, permitindo consultas às linhas na tela do celular.
Lembre-se de conferir o caminho que quer fazer antes de entrar na estação do metrô.
Além disso, algumas rotas deixam de operar nos fins de semana ou têm operação parcial a partir da meia-noite até as 6 horas da manhã.
Leia mais
Atenção para a entrada das estações de metrô de Nova York!
Um dos principais pontos que você deve ficar atento ao usar o metrô de NY é saber em qual dos lados da estação deve entrar. As estações costumam ter indicações na entrada e antes das catracas com os dizeres Uptown ou Downtown.
- Uptown: sentido norte de Manhattan, Bronx e o Queens.
- Downtown: sentido sul de Manhattan e o Brooklyn.
Ainda acostumado com o metrô de Londres, entramos em uma estação, passamos pela catraca e então descobrimos que não havia como cruzar para a outra plataforma, de onde partiria o metrô na direção que queríamos.
Foi aí que descobrimos que, se você errar de entrada, há 2 opções:
- sair da estação, ir para o lado correto e comprar um novo bilhete, ou
- olhar o mapa, pegar o metrô na direção contrária, achar uma estação com integração entre as plataformas e voltar. Ufa!
Por isso a primeira dica para usar o metrô de Nova York é: conferir o caminho que quer fazer antes de entrar na estação do metrô.
A parte boa é que as estações do metrô de Nova York ficam todas próximas e as linhas e direção dos trens estão marcadas logo na entrada de cada uma delas.
Peculiaridades do metrô de Nova York
Outros peculiaridades do metrô de Nova York:
- as linhas são dividades entre local e expressa e sinalizadas com letras, cores e números diferentes;
- dentro das estações, não é sempre que o mapa das linhas está a mostra e a única indicação de direção é Uptown ou Downtown;
- muitos trens passam pela mesma plataforma e vão para destinos diferentes;
- nem todas as linhas se conectam umas com as outras.
Os principais pontos de interseção entre as linhas são as estações 42th Street (Times Square), 34th Street (Penn Station) e 14th Street (Union Square).
Fique atento!
Como comprar o passe do metrô de Nova York
A primeira coisa a se fazer para usar o metrô de Nova York é entrar numa estação e comprar o Metro Card por 1 dólar. Ele será o ticket usado nos metrôs e transporte públicos de Nova York.
Comprar os passes do metrô de Nova York é simples.
Ache uma máquina e siga as instruções apresentadas em inglês e espanhol. O pagamento pode ser feito em dinheiro vivo ou cartão de crédito.
Tipos de passe do metrô de Nova York
- Single Fare: passe de um único uso (para quando você erra a estação e seu Metro Card não funciona, pois ele leva aproximadamente 15 min para poder ser usado novamente)
- Pay-Per-Ride Metro Card: você carrega o Metro Card com um certo valor (entre 4,50 a 100 dólares) e a quantia de cada uso (seja no metrô ou nos ônibus) é descontado à medida que é usado. Esse passe é bom para quem vai ficar pouco tempo na cidade ou não pretende usar muito o transporte público.
- Unlimited Ride Metro Card: esse é um Metro Card que pode ser usado tanto nos metrôs quanto nos ônibus de maneira ilimitada. O Unlimited Ride Metro Card é vendido somente para 7 ou 30 dias.
Já, já explico o melhor para cada caso. Primeiro, vamos aos valores de cada um.
Leia mais
Valores do Metro Card de Nova York
- Single Ride: 3 dólares.
- Pay-Per-Ride: você pode carregar com valores entre 4,50 a 100 dólares e ganha 7% de créditos a cada 10 dólares.
- Unlimited Ride 7 dias: 33 dólares
- Unlimited Ride 30 dias: 127 dólares
Qual passe de metrô vale mais a pena?
Como turista, é normal que a gente faça umas 4 viagens por dia com transporte público de Nova York pelo menos.
No Pay-Per-Ride, cada viagem custa 2,75 dólares, o que significa que em 3 dias (12 viagens) você gastará 33 dólares. Se ficar mais um dia na cidade (tenho certeza de que ficará), esse valor já aumenta para 44 dólares, que já é maior que o valor do Unlimited Ride para 7 Dias.
Seguindo essa lógica, chegamos ao seguinte veredicto sobre qual passe comprar na média.
Qual passe de metrô de Nova York comprar?
- De 1 a 3 dias: Pay-Per-Ride
- De 4 a 21 dias: Unlimited Ride para 7 Dias (1, 2 ou 3 passes desses dependendo da quantidade de dias)
- De 22 a 30 dias: Unlimited Ride para 30 dias
Olá Fred!
Crianças são obrigadas a comprar os passes de metrô em NY?
Obrigado. Abraço
Oi Junior.
Depende da idade. até 5 anos não paga nada nem precisa de ticket. de 5 a 11 eles pagam metade do valor do adulto. Acima disso é adulto. Tem o passe de família que permite que até 4 criancas andem com um adulto pelo valor de 1 dolar cada.
Os detalhes vc pode ver aqui: https://web.mta.info/lirr/about/TicketInfo/#daily
Ola, Fred
Você ja me ajudou bastante quando fui a Alemanha e Praga, agora ajuda para ir a NY. Pode ser?
Eu vou ficar 15 dias na cidade, e estava pretendendo comprar o Pay-Per-Ride, que parece ser o passe que posso dividir com outra pessoa. É isso?
Agora pelo entendi no post o melhor na minha situação que vou ficar 15 dias, seria o Unlimited Ride para 7 dias e vou pagar: 29 dólares, o que me dará 11 passagens ( $2,50 cada uma) ,que posso usar tanto no metro como no ônibus ou conta os 7 dias corridos e não as passagens utilizadas?
E quando acabar esses 7 dias, será necessário comprar outro Unlimited Ride para completar os outros 7 dias que vou ficar na cidade ou recarrega?
E esse tipo de metrocard, eu posso dividir ou é um para cada pessoa?
Obrigada,
Oi Tania, que bom que pudemos ajudar 🙂
Os valores não estão tão atualizados, mas a proporção entre os valores é para ser +- a mesma.
o Unlimited Ride é pessoal, no sentido que vc tem de esperar uns 20 min antes de usá-lo de novo na mesma estação (para evitar de mais de uma pessoa usar o mesmo cartão). O Pay-per-ride vc paga por vez que usar, daí pode dividir com outra pessoa.
Os dias do unlimited ride são corridos e vc pode usar quantas vezes quiser (na mesma estação é preciso esperar os 20 minutos). Para 15 dias seriam 2 unlimited ride de 7 dias mesmo.
Oi, Fred
Obrigada por responder.
Acho entao que vou optar pelo Unlimited Ride, e usar 7 dias corridos e comprar outro para concluir a viagem.
Se é corrido e não por passagem. É isso mesmo / meu teclado esta sem a interrogacao, mais é um,a pergunta pra voce.
É isso sim, Tania. o Ulimited te deixa usar quantas vezes quiser do dia do primeiro uso até 7 dias depois 🙂
Fred,
Muito obrigada mais uma vez.
Disponha!
Oi Fred e Nat, estivemos agora em julho em NY e queria dizer que as dicas que vcs postaram aqui sobre o metrô foram ótimas!!!
Realmente a gente chega meio perdido na cidade e o metrô é uma forma muito boa de se locomover; diversas letras e cores identificam as linhas, que te levam a qualquer lugar da ilha. E o passo-a-passo que vcs postaram ajudou muito.
Valeu, e parabéns pelas informações e dicas aos viajantes!
Vinicius Marangoni (Sorocaba/SP).
Que boa notícia, Vinícius. Obrigada por compartilhar seu relato e por ter usado nossas dicas (Eu sei que elas estão um pouco desatualizadas, mas a essência ainda permanece a mesma)
Estou indo para NY e essa dica do metrô foi sensacional! Adorei o blog!
Obrigada, Julia! Em breve vamos postar dicas fresquinhas sobre a cidade 😉