atualizado em:

The Old Clare Hotel: o novo lado moderno de Sydney

Sydney, Austrália. Um antigo bairro industrial. Junte os dois e você tem um hotel urbano com design e muita personalidade.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Quando atravesso o mundo num voo longo, meu momento mais cobiçado é a hora de tomar um bom banho e de deitar naquela cama que te convida para descansar. É nessas horas que tenho a certeza de que escolher um bom hotel onde ficar em Sydney faz toda a diferença. Corta a cena.

Sem me dar conta direito se era manhã, tarde ou noite, pego o transporte para o hotel. Claro que o motorista que me buscou no aeroporto não conseguiu encontrar a entrada do The Old Clare de primeira. Mas há uma boa razão por trás disso. O endereço não é convencional com aquelas fachadas gritantes. Ele é discreto e moderno, como um segredo bem guardado entre amigos.

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 02

The Old Clare Hotel em Sydney

Inaugurado no final de 2015, o The Old Clare foi construído entre dois prédios históricos no então bairro industrial praticamente abandonado de Sydney chamado Chippendale. Não demorou para ele entrar para o pequeno grupo Unlisted Collection, que traz em seu portfólio hotéis estilosos em Xangai, Londres e Singapura.

O antigo The County Clare, um pub construído na década de 40, e o prédio admirativo da cervejaria Carlton & United – interligados por um impressionante átrio de aço e vidro – deram lugar para um hotel que faz questão de valorizar essas histórias, mantendo suas fachadas e trazendo elementos desses lugares para sua decoração.

O resultado não poderia ser um outro: um hotel cheio de adjetivos e que parece ter saído de uma capa de revista.

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 07

Infraestrutura

Marca registrada de muitos hotéis moderninhos, o senso de humor também faz parte da alma do The Old Clare. Desde as informações básicas que ficam numa caixa chamada Random and Informative Crap (algo como “um monte de informações aleatórias”) até as deliciosas amenities neozelandesas Triumph & Disaster (Triunfo & Desgraça), tudo é feito para que você sorria ao perceber cada novo detalhe.

Não deixe de pedir dicas à jovem e amigável equipe de funcionários. Eles sempre têm boas ideias para compartilhar.

No quesito infraestrutura, o hotel é completo, com wifi e ligações locais gratuitas, academia e dois restaurantes, além de um bar e uma piscina enorme no seu terraço. Eles ainda organizam aulas de yoga, sessões de cinema ao ar livre e alugam bicicletas para seus hóspedes passearem por Sydney.

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 01-center

Quartos

Confortáveis e com um clima descontraído, os quartos têm um jeito meio de galpão industrial minimalista. São 62 suítes divididas em nove tipos de decoração diferentes. Eu fiquei na Chippendale Loft que não tem banheira, mas parece um pequeno apartamento.

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 11

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 10

No hotel The Old Clare de Sydney, nada das clássicas plaquinhas de “não perturbe”. Elas deram lugar a frases como I’m clean, I’m dirty, I’m busy e I’m lonely (estou limpoestou sujo, estou ocupado e estou solitário, em bom português).

A receita para curar qualquer jet-lag estava pronta. Bastou um banho quente e revigorante e eu já estava pronta preparada para explorar Sydney, uma das cidades mais lindas do mundo.

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 09

Restaurantes e bares no The Old Clare

Uma marca registrada dos hotéis que ficam sob o guarda-chuva da Unlisted Collection é a qualidade dos seus restaurantes e bares. Por isso não estranhe se, ao voltar para o The Old Clare, você encontrar os salões cheios ou com fila de espera. Eles realmente caíram nas graças de quem mora em Sydney.

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 06


Quem disse que restaurante de hotel não pode ser bom?

Kensington Street Social

O Kensington Street Social é uma brasserie, cujo cardápio é assinado pelo chef britânico Jason Atherton, ex-chef-executivo do restaurante do Gordon Ramsay e que depois se tornou apresentador de programas gastronômicos. Além do menu caprichado, a carta de drinques também é um sucesso. O café da manhã é servido nesse restaurante ao melhor estilo da rainha: omelete, cereais e um saboroso lanche de ovos com bacon servido num pão de brioche quentinho.

Automata

O Automata é o restaurante mais cobiçado do hotel e figura na lista dos melhores lugares para comer em Sydney. Comandado pelo chef Clayton Wells, que já passou pelas cozinhas de vários restaurantes com estrelas Michelin e pelo primeiro Momofuku fora de Nova York, a casa oferece um menu de 5 passos delicadamente preparado utilizando o melhor das técnicas japonesas com ingredientes australianos. É uma baita experiência!

The Clare bar

Ao lado da pequena recepção fica o The Clare Bar, cujos móveis vintage em tons mais escuros prestam uma homenagem ao antigo reduto de estudantes da Universidade de Tecnologia de Sydney, que faziam de seu balcão praticamente uma segunda casa. A noite, o bar vive lotado, sendo um local ideal para tomar um drink clássico ou ainda uma taça de algum refrescante vinho australiano. Em dias muito ensolarados, transfira esse drink para o bar em frente à piscina no terraço do hotel. Quanto azar eu teria se dissesse que não consegui fotografar esse cantinho cobiçado?

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 08

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 03

Localização

À primeira vista, pode não parecer a escolha ideal para quem visita Sydney pela primeira vez, mas o The Old Clare fica no endereço do momento, o bairro chamado Chippendale. Essa região passou por um processo de hipsterização (ou gentrificação para falar a palavra da moda) e hoje é uma das áreas que mais cresce em valor na cidade. Entre a Universidade de Tecnologia e a badalada galeria de arte White Rabbit, o hotel está de frente ao The Goods Line, um jardim público com esculturas e acesso a um novo shopping e restaurantes.

E por falar em onde comer em Sydney… Chippendale tem inúmeras opções que vão desde o Spice Alley, um pequeno quarteirão cheio de restaurantes asiáticos, até o KOI, autodenominado bar de sobremesas, passando por cafés, pizzarias e uma loja de vinhos que oferece degustações e harmonizações com queijos australianos.

The Old Clare hotel em Sydney, Austrália - 05

Chippendale fica a duas quadras da estação central e a menos de 10 minutos de ônibus do Circular Quay, perto da Ópera de Sydney, e de onde partem boa parte das balsas da cidade.

O bairro é uma delícia para caminhar sem rumo e em breve deve ganhar um roteiro exclusivo por aqui. Fiquem ligados e não deixem de assinar a newsletter aí em baixo.

Entre Nova York, Barcelona e Hong Kong, que bom que o The Old Clare escolheu Sydney para chamar de lar.

O Sundaycooks viajou a convite do Tourism Australia.

Assine nossa newsletter!