Se mesmo depois do festival de cartões-postais da Austrália no Instagram, você ainda precisar de um empurrãozinho extra para esquecer o jet-lag e entender mais do zirigidum australiano, aí vão alguns lugares especiais para ver Sydney do alto.
Escalando a Harbour Bridge, a ponte da Baía de Sydney
Nosso primeiro ponto é a famosa e cenográfica Harbour Bridge, que liga o distrito financeiro (Central Business District) de Sydney até o outro lado da baía, onde ficam vários bairros mais tranquilos e residenciais.
Ela entrou para o livro dos recordes como a ponte em arco de aço mais alta e a sexta mais longa do mundo. Tamanho sucesso de arquitetura não poderia deixar de ser um convite para um passeio de aventura.
Quem já assistiu o antigo programa The Amazing Race deve ter visto algum capítulo que mostrava a escalada na Harbour Bridge. Hoje não é preciso ser um participante de reality show para subir cada degrau. Sob uma perspectiva única, a empresa Bridge Climb oferece um passeio até o topo. Os valores são um pouquinho salgados e podem variar de acordo com o horário reservado, mas poucos visitantes são liberados por dia. Já imaginou a vista lá do alto durante o anoitecer?
Escalada na Harbour Bridge
- Endereço: Sydney Harbour Bridge
- Site: bridgeclimb.com
- Horários: diariamente das 9 às 18h; sextas, das 9 às 21h
- Valor: entre 138 e 383 dólares australianos já com taxas
- Os valores podem variar de acordo com o período e o horário do dia reservado. É necessário fazer a reserva antecipada direto no site.
De elevador para o Sydney Tower Eye
Troque muitos degraus por um elevador rápido e logo chegamos no topo da Sydney Tower Eye, um dos mirantes mais bonitos da cidade. Em dias ensolarados (praticamente todos!), é possível avistar toda a região.
A entrada da atração fica dentro do Shopping Westfield, o que permite que você ainda possa sair de lá e fazer umas comprinhas. Vale conhecer a loja Typo, uma versão mais fofa e mais barata da nossa Imaginarium.
Sydney Tower Eye
- Endereço: 100 Market St (quinto andar do Shopping Westfield)
- Site: sydneytowereye.com.au
- Horários: diariamente das 9 às 21h
- Ingressos: 28 AUD na hora ou 19,60 AUD comprando pelo site.
- A atração também oferece um ticket combinado com outros lugares como o Sea Life Sydney Aquarium, o Wild Life Sydney Zoo, o Madame Tussauds Sydney e o Manly Sea Life Sanctuary por 99 AUD.
Café com vista no Museum of Contemporary Art
O Museu de Arte Contemporânea de Sydney guarda um grande acervo de artistas de todo o país. Sua entrada é gratuita e em alguns horários do dia são feitos tours guiados pelas obras também sem nenhum custo adicional.
Localizado entre o The Rocks e o Circular Quay – o terminal que integra balsas, trens e ônibus – o museu também guarda um segredinho. Em seu terraço fica o MCA Cafe, um espaço muito agradável com uma bela vista para a Opera House e para a Harbour Bridge. Uma taça de vinho australiano e um happy hour ali é tudo o que gente espera de um bom dia de férias.
Museum of Contemporary Art
- Endereço: 140 George St, The Rocks
- Site: mca.com.au
- Horários: diariamente das 10 às 17h; quartas até as 21h
- O café abre diariamente para o café da manhã e para o almoço.
- Ingresso: grátis. O museu também oferece tours gratuitos diariamente
- Faixa de preço do MCA Cafe: de 8 a 32 AUD
Entre praias e uaus no Sydney Harbour National Park
Muitas áreas do litoral de Sydney são protegidas e pertencem ao Sydney Harbour National Park, pois existe uma preocupação grande em preservar a fauna e a flora local. Em meio a tantas belezas naturais partem várias trilhas que podem ser feitas tanto a pé, quanto pedalando.
Uma dica é pegar a balsa do Circular Quay até Manly, alugar uma bicicleta e ir até North Head. O trajeto passa por vários mirantes com vistas para a baía de Sydney. Com apenas 12 quilômetros de extensão, pedalar por ali é fácil até pra mim que sou a rainha do sofá de casa.
Depois é hora de descer até Shelly Beach e terminar o roteiro em Manly Beach – de preferência provando as ostras fresquíssimas do The Boathouse, um restaurante que mais parece uma casa na praia. A trilha sonora do passeio fica a cargo dos uaus que os transeuntes fazem a cada clique.
Manly Bike Tours
- Endereço: 6/54 West Esplanade, Manly
- Site: manlybiketours.com.au
- Horários: diariamente das 9 às 18h no verão; das 10 às 17h no inverno
- Valores: 21 AUD para 1 hora; 29 para 2 horas; 38 para o dia todo
Aqui você encontra os mapas oficiais para download com todas as rotas e trilhas.
Estrelas no céu e na terra com o Sydney Observatory
Além de podermos observar as estrelas, é do alto da colina do Sydney Observatory que temos uma vista diferente para a Harbour Bridge e para nossos cartões postais favoritos. Seu prédio histórico também merece nosso olhar e é nele que são oferecidos passeios noturnos para a criançada aprender sobre o espaço, os telescópios e o planetário. A visita ao jardim é gratuita. Hummm… eu ouvi piquenique?
Sydney Observatory
- Endereço: 1003 Upper Fort St, Millers Point
- Site: maas.museum/sydney-observatory
- Horários: diariamente das 10 às 17h
- Tour noturno: toda noite às 20h15
- Ingresso: 27 AUD.
- É necessário fazer a reserva no site.
- A entrada para o jardim é grátis
O Sundaycooks viajou a convite do Tourism Australia.
Recentemente vi algumas fotos do pessoal fazendo a escala (caminhada pelos arcos) da Harbour Bridge, achei fantástico. Me parece que a ponte é também a mais larga do mundo, um belo cartão postal!
Deve ser doido demais, né? Sobre ser a mais larga, nós vimos essa informação, mas não encontramos um lugar que confirmasse com certeza, então foi melhor deixar de fora eheheh
Maneiro! Não sei se vou conseguir conferir todas as sugestões, mas pelo menos na Sydney Tower Eye eu irei. Mal posso esperar para ver essa bela cidade do topo!
As fotos lá de cima são incríveis, Iago 😀