No final do mês passado, eu fui para a República Tcheca a convite do pessoal do CzechTourism e não sabia bem o que esperar dessa viagem por um dos mais visitados países do Leste Europeu. Não que eu já não conhecesse Praga, não que o programa da viagem não explicasse o que iríamos fazer, mas eu ficava me perguntando:
Como será a cara das cidades que vamos conhecer? Como será a paisagem do país? Será que ainda há muita influência socialista por lá?
Resolvi não pensar nisso e deixar que a viagem me desse as primeiras impressões de cada um desses lugares 😉
Uma road trip pela República Tcheca
Cheguei em Praga já de noite, a tempo de comprar um chip pré-pago com 3G na Vodafone no próprio aeroporto e ir para o happy hour conhecer os blogueiros que seriam meus companheiros nessa viagem, pois no dia seguinte já era hora de colocar o pé na estrada e apreciar as belíssimas paisagens da República Tcheca.
Ao contrário do que muitos podem pensar, fazer uma viagem de carro pela República Tcheca é muito fácil. As estradas são boas, a sinalização é farta e se você tiver um bom GPS com você, não haverá problemas 😀 Nem a língua é um empecilho, pois as placas são todas muito parecidas com as do Brasil e seu GPS saberá lhe guiar por elas hehehe Até o Google Navigator funcionou muito bem com a Internet de lá nas estradas.
E foi assim a nossa viagem: dois carros, 6 blogueiros, um GPS e muita diversão 😛 Chegamos até a apelidar a viagem carinhosamente de #LostInMoravia, pois cada vez que a gente resolvia não seguir o GPS na região da Morávia, acabávamos encontrando paisagens pitorescas 🙂
Por isso, em uma viagem de carro pela República Tcheca, deixe-se perder pelo caminho, siga alguma placa que pareça interessante, faça seu GPS passar por estradas menores e aprecie a vida em cidadezinhas que muitas vezes nem estão nos mapas. Vale a pena!
Nesta viagem eu só me arrependo de uma coisa: não tenho um carimbo da República Tcheca no passaporte 🙁 Alguém aí quer doar o seu?
O que vem por aí?
Ostrava
A cidade industrial de Ostrava na República Tcheca
Em Ostrava, quase na fronteira da Polônia, nós fomos à Mina de Carvão Michal e vimos como era a vida dos mineradores da época, depois fomos à parte baixa da Siderúrgica de Vitkovice.
Por fim, conhecemos a lendária Rua Stodolni (piada interna :P).
Será que a influência da Ex-União Soviética ainda é muito grande por lá?
Koprivnice
Tatra Museum: Como eram os carros no Leste Europeu?
Uma parada rápida nesta cidade que abriga o Museu Tatra, dedicado à essa empresa tcheca que construía desde carros de corrida e de luxo até ônibus para 60 passageiros. Para os fãs de carros é um museu bastante singular 😉
Novy Jicin
Novy Jicín: a cidade que inventou as Hat Parties
A pacata Novy Jicin é conhecida por sua Festa do Chapéu que acontece todo ano em Setembro. A festa deste ano promete ser a maior por causa das comemorações do 7o. centenário da cidade. Como não poderia deixar de ser, fomos conhecer uma fábrica de chapéus na cidade 😛
Você já foi a uma Hat Party?
Olomouc
Olomouc: uma cidade que me lembrou Ouro Preto
Uma cidade com 100 mil habitantes, boa parte deles de estudantes universitários, e que me lembrou muito Ouro Preto. Belas igrejas, lindos casarões, fontes barrocas e muita história. Dizem que até Mozart passou por lá 😉
A poucas horas de Praga, Olomouc é procurada normalmente como um bate-e-volta, mas eu diria que ela merece mais que isso 🙂
Você sabia que é lá que está o único relógio astronômico comunista do mundo?
Lostice
Lostice e o fedido queijo de Olomouc
Um dos poucos lugares da República Tcheca em que é possível encontrar o verdadeiro Olomoucke tvaruzky, ou queijo de Olomouc, cuja história data do século XV.
Como será que Freud influenciou a história desse queijo?
Nove Hrady
Nove Hrady Chateau: a Versailles da República Tcheca
O Nove Hrady Chateau é um palácio rococó datado de 1777, construído aos moldes das casas de veraneio francesas e que hoje é muito utilizado para festas de casamento.
O palácio é tão bonitinho que foi até apelidado de Versailles Tcheco.
Cesky Krumlov
Esta cidade pertinho de Praga possui ruas e casas que ainda guardam aquele ar medieval e calmo daquele tempo. Com pouca ou nenhuma influência comunista, Cesky Krumlov garante ótimas fotos e fará você desejar viver por ali 🙂
Ah, e se você estiver interessado em comprar uma casa bem à beira do rio, há algumas a venda!
Praga
Praga é uma cidade linda, gótica, meio medieval e ótima para quem quer colocar os pés no Leste Europeu pela primeira vez.
Eu diria que o mais difícil para o turista é encontrar alguém nascido na cidade, pois para qualquer lugar que você olhe, há gente de um país diferente
Se a Torre de Babel existiu algum dia, foi em Praga que ela começou.
Quais cidades da República Tcheca você conheceu?
Já fez uma road trip no país? O que achou?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/
Há alguns atrás saímos da Cracóvia em direção a Praga, conhecemos várias cidades no caminho, inclusive a encantadora Cesky, com direito a castelos, casinhas coloridas e até ossuários. As estradas são ótimas, há vários lagos tornando o cenário ainda mais bonito e o povo é muito agradável e prestativo. Adoramos e gostaríamos muito de voltar.
Sem dúvida essa também foi a minha impressão da República Tcheca e cidadezinhas menores. As pessoas eram sempre gentis e cada cenário lindo 🙂
Em janeiro/2011 passei por Praga e Cesky Krumlov. Sofri muito em Cesky, era neve pra todo lado e como não tenho vocação para pinguim, meus pés insistiam em querer congelar. Gostaria de voltar ao pais na primavera para aproveitar mais.
Abraços
Oi Neide. Mesmo na neve acho que a cidade deve ser linda, né? Mas no verão a cidade está tão animada, pessoas passeando no rio, andando pela rua que nem eu, que gosto de neve, acharia melhor estar lá no inverno 😛 Cesky Krumlov é das cidades mais charmosas que eu já visitei 🙂
Olá, é arriscado alugar um carro sem a carteira internacional? A locadora exige no ato da locação?
Oi Érica.
Algumas locadoras exigem, outras não. Contudo, leve a carteira internacional mesmo que ela não seja obrigatória, assim vc evita problemas e confusões porque o policial não entendeu.
Olá, Fred, adorei as suas dicas. O blog é excelente. Estou planejando uma viagem para a República Tcheca para outubro de 2015. Tenho dúvida quanto a obrigatoriedade da carteira internacional de habilitação para alugar um carro. Serão 2 dias, de Praga – Karlov – Cesky – Praga. As locadoras exigem o documento? Muito arriscado ir sem ele? Minha preocupação é com os policiais rodoviários parando turista para inventar algo. Já ouviu algum relato sobre isso? PS: essa tinha sido a primeira mensagem, mas não vi que ela não tinha carregado. Obrigada!
Eu Não acho que tenha policiais de má fé assim na República Tcheca (pra falar a verdade nem vi policial nas estradas por lá), mas eu sempre recomendo levar a carteira, mesmo que não seja obrigatória. Vai quê, né?