O Google Maps é o melhor amigo do viajante e, se você souber utilizá-lo direitinho, poderá otimizar seu roteiro e aproveitar muito mais sua viagem.

Não apenas para saber qual lugar visitar, mas também por ser uma excelente fonte de apoio para otimizar o tempo de estrada, evitar deslocamentos desnecessários e, inclusive, economizar alguns trocados sabendo exatamente quais atrações ir e em quais hotéis ficar.

Toda a programação sob medida para você, feita para você e na tela do seu smartphone a qualquer hora. Pra isso, é preciso saber utilizar a ferramenta e suas funcionalidades, que têm sido melhoradas com o tempo.

Com um pouco de prática, paciência e nosso guia logo você vira craque e saberá como fazer roteiros de viagem com o Google Maps.

Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps

O Google Maps dispõe de uma função que permite ao usuário com uma conta do Gmail cadastrada faça mapas customizados para suas viagens. Basta utilizar do Google My Maps.

Dica prática!

É mais fácil montar o roteiro pelo computador e depois acessá-lo no celular pelo Google Maps. Vamos polpar memória e paciência com a tela touch.

Em computadores convencionais é preciso acessar o link do Google My Maps, já nos smartphones e tablets é necessário fazer o download do app Google My Maps.

O aplicativo é usado apenas para montar os mapas nos dispositivos móveis. Assim que tudo está pronto, o seu mapa é salvo no Google Drive e você poderá acessar seus roteiros de viagem com o Google Maps

Ao colocar todos os pontos de interesse no mapa personalizado, é possível planejar e otimizar seu passeio utilizando o mínimo possível de transporte público e evitando deslocamentos longos.

Ao ter noção de onde estão os lugares que gostaria de conhecer, você também pode escolher a melhor região para se hospedar.

Vamos aos passos principais para montar um roteiro de viagem no Google Maps.

assine nossa newsletter

    1) Abra o Google My Maps e dê um nome ao mapa

    Abra o link do Google My Maps, clique em Criar um mapa e, na tela seguinte dê nome ao mapa no local indicado. Assim fica mais fácil de localizá-lo depois no seu Google Drive.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 2
    Google Maps – Inserir um nome bacana no seu mapa fará você achá-lo mais rápido no Google Drive

    2) Adicione seus pontos de interesse ao mapa

    Chegou a hora de montar seu roteiro!

    Nessa fase, monte sua lista de lugares que são essenciais, quais são desejáveis e quais podem ficar de fora se preciso. Considere aqui atrações, bairros, restaurantes e bares você pretende visitar ao longo da viagem.

    Como a gente sempre quer conhecer mais lugares que nosso tempo disponível permite, essa técnica será bem útil na hora de fechar o roteiro nos passos seguintes e vai otimizar seu tempo.

     

    Você pode adicionar os pontos no Google Maps de três formas:

    1.Clicando sobre os ícones que aparecem no próprio mapa e depois em Adicionar ao Mapa

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 3
    Google Maps – Ao localizar o ponto turístico, basta adicionar ao mapa

    2.Pesquisando pelo nome ou endereço do local e depois clicando no pin verde que aparece

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 4
    Google Maps – Utilize a barra de busca para encontrar a atração

    3. Clicando no ícone do pin (marcador) logo abaixo da caixa de pesquisa, depois no local do mapa que deseja marcar e, por fim, dando um nome ao ponto

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 5

    Para deletar um ponto, basta clicar sobre ele e depois no ícone de lixeira que aparece.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 6
    Google Maps – É muito fácil apagar uma atração do mapa

    3) Colorindo e mudando os ícones dos pontos de interesse

    Depois de marcar seus pontos de interesse no seu roteiro de viagem do Google Maps, você perceberá que falta um pouco de organização, pois todos eles têm o mesmo ícone e a mesma cor.

    É hora de deixar o mapa mais amigável e fácil de entender.

    Use cores e ícones diferentes para marcar o que é essencial, o que é desejável e aquilo que é não-tão-importante assim. Aproveite também para usar ícones temáticos que façam sentido para cada lugar, por exemplo, casinha para hotel e trenzinho para metrô.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 7
    Google Maps – Você pode mudar o ícone e a cor do marcador

    Antes:

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 8
    Google Maps – Algumas cores parecem se misturar com as atrações destacadas do Google Maps

    Depois (se você for como eu):

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 9
    Google Maps – Com cores e ícones seu mapa ficará com as atrações mais destacadas

    4) Defina o que você vai fazer em cada dia

    Essa é a parte que irá otimizar realmente o roteiro de sua viagem feito no Google Maps. Primeiro porque agora, com todos os pontos marcados, você tem a real ideia de quais deles são próximos para poder montar a ordem dos passeios.

    Lembre-se: caminhar de um ponto a outro é uma ótima maneira de descobrir lugares encantadores sem querer.

    Comece fazendo o seguinte:

    1. Pesquise os horários de funcionamento de cada local e tenha uma ideia de quanto tempo gostaria de ficar neles
    2. Agrupe os pontos próximos de forma que você possa caminhar entre eles e minimizar o uso de outros meios de transporte
    3. Coloque os pontos que ficam mais afastados no mesmo dia para tentar otimizar o tempo de deslocamento
    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 10
    Google Maps – Ao organizar as atrações você irá economizar tempo no seu roteiro

    De posse dessa informação, marque as áreas que envolvem cada dia do seu roteiro. Para isso, clique no botão que parece uma linha e depois em “Adicionar linha ou forma”.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 11

    Para adicionar uma forma, basta que você clique onde quer começar, depois onde quer que cada outro ponto esteja e, por fim, clique novamente no ponto inicial. Caso prefira, use a mesma cor para cada dia em vez de usar as formas. A ideia é destacar pontos que serão visitados em sequência.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 12
    Google Maps – Destaque a área visitada para que saiba o que pode incluir no dia da visita

    Lembra daquela informação do que é essencial ou não? Pois é aqui que ela vai fazer diferença. Se um lugar não for essencial, mas já estiver no seu caminho e você tiver tempo sobrando no dia, então não custa nada colocá-lo no seu roteiro. Agora, se ele fica muito longe ou fora de mão, ou seu tempo está apertado, então é melhor guardá-lo para uma próxima viagem.

    Não remova nenhum ponto do seu mapa, mesmo que seja do tipo nem-queria-visitar-mesmo. Vai que seus passeios acabam antes do esperado e sobra um tempinho para visitá-los?

    Muitos já me disseram que chegar nesse nível é planejar demais e que isso não permite que você curta a viagem, mas eu acredito que, quando não se conhece um lugar, as chances de perder tempo decidindo onde ir, de não aproveitar bem um local e de acabar cruzando a cidade de um lado a outro por não haver se planejado direito são enormes.

    Acredite, já passei por isso!

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 13

    Ter os locais planejados com antecedência não quer dizer que você não possa mudar os planos no meio do caminho. Na verdade, ter tudo planejado nos deixa justamente mais tranquilos para mudarmos o roteiro caso encontremos um café inesperado ou um belo parque pelo caminho.

    Depois de dezenas (ou seriam centenas?) de mapas feitos assim, eu lhe garanto que mesmo com todo o planejamento, nossos roteiros sempre mudam durante a viagem e, mesmo assim, poucas coisas ficam para trás.

    Talvez façamos isso inconscientemente como uma desculpa para voltar àqueles lugares no futuro, quem sabe?

    5) Defina o caminho a percorrer no mapa (opcional)

    Estaríamos planejando em excesso de novo? Talvez, mas eu gosto de ter marcado o caminho no mapa, não para ter de segui-lo à risca, mas para me basear quando quiser seguir por uma ruela charmosa ou parar num café interessante na outra esquina. O mais importante dessa marcação de caminho é saber em que ordem visitar os pontos de interesse. Para desenhar uma linha, faça como no passo 4, mas em vez de clicar no primeiro ponto para fechar a forma, dê um duplo clique no último ponto que deseja marcar.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 14
    Google Maps – Sabendo do trajeto antecipadamento quem sabe não dê para incluir mais lugares no seu mapa?

    6) Para calcular o tempo entre um ponto e outro (mais opcional, mas bem útil)

    Ok, agora posso dizer que estamos quase overplanning o roteiro. Mas… sem saber o tempo de caminhada entre um ponto e outro, como saber se será possível fazer tudo que planejamos?

    A dica é calcular que você gastará aproximadamente 10 minutos a cada 500 metros caminhados. Essa é uma boa média e você provavelmente gastará menos que isso a maior parte do tempo.

    Ah, mas e como eu descubro a distância que vou caminhar? Fácil, basta clicar na linha que você marcou e o Google lhe mostrará o tamanho real dela. Viu por que é interessante definir o caminho no mapa?

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 15
    Google Maps – Saber o tempo que vai ter para os seus passeios fará você aproveitar melhor o seu dia

    Utilizando o transporte público com o Google Maps

    Economizar com transporte enquanto está no exterior é sempre uma boa ideia. Com o seu roteiro de viagem feito no Google Maps, fica mais fácil identificar os locais com pontos de ônibus e estações de trem e metrô de diferentes cidades.

    Dentro do Google Maps, basta pesquisar o local que quer conhecer e, depois, é só apertar o botão em formato de ônibus.

    O menu então vai te dar diferentes rotas que podem ser feitas utilizando o transporte público para chegar ao ponto escolhido.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 16
    Google Maps – Veja as alternativas oara chegar aos pontos de visita

    Realidade aumentada nos roteiros de viagens do Google Maps

    Uma das funções que mais devem ajudar a seguir seu novo roteiro de viagem feito no Google My Maps é a de realidade aumentada.

    Semelhante ao Pokémon Go (eu sei que você sabe do que estou falando! Você já jogou!), ao fazer uma rota a pé, ao selecionar a função “Live View” você poderá erguer seu celular e ver o trajeto em tempo real a partir da sua câmera.

    Para usá-lo você deve usar um aparelho compatível com ARKit/ARCore e estar em alguns lugares como: Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, São Francisco e Tóquio.

    Como é necessário ficar segurando o celular, fique atento nas ruas para qualquer perigo, afinal ninguém quer dar de cara no poste, né?

    Para regiões em que o recurso não está disponível, você pode utilizar o Street View, acessando no canto inferior esquerdo da tela de navegação. Com ele você será guiado pelas fotos tiradas pelo Google no trajeto.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 17
    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 18

    Outras opções para roteiros de viagem com o Google Maps

    Nova opção de camadas

    Uma coisa interessante de fazer roteiros de viagem pelo Google My Maps é a opção de adicionar camadas.

    Por exemplo, você poderia criar uma camada para cada dia da sua viagem ou talvez uma para cada tipo de ponto de interesse. Daí é só desmarcar uma camada para os pontos correspondentes serem escondidos.

    Infelizmente não há uma app que consiga ler essas informações de modo offline, o que faz com que essa opção tenha potencial se você tiver internet no celular.

    Trajeto de moto

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 19

    Desde setembro de 2019, o Google Maps acrescentou a possibilidade de calcular rotas de moto. A função faz o melhor trajeto para quem prefere circular em duas rodas pelas estradas e entre duas atrações. Porém, a função só pode ser acessada pelo aplicativo de smartphone do Google Maps e, ainda, não tem como ser acrescentada pelo My Maps.

    Além disso, aparentemente, a função só fica disponível no país em que você está atualmente, não podendo planejar o trajeto à distância. Há opções de carona e bicicleta também.

    Tradução simultânea

    Outra função adicionada ao Google Maps em 2019 foi a integração com o Google Translate enquanto você estiver fora do Brasil.

    Durante seu roteiro de viagem no exterior, quando clicar em um ponto de interesse no Google Maps, a janela daquela atração se abre e ao lado do nome um ícone de um megafone aparece.

    Ao clicar, o aplicativo repete o nome e o endereço do local na língua nativa, tornando mais fácil pedir por informações ma rua e acrescentando mais uma vantagem para quem não conhece o idioma de onde está.

    Contudo, a função só aparece, automaticamente, assim que o app identifica que você está fora do país de origem e precisa de uma ajudinha para se comunicar.

    Limitação de pesquisa do Google My Maps

    A limitação mais importante que notei foi quando cliquei numa estação de metrô para ver as linhas que passavam por ali.

    No Google Maps normal (não o criador de mapas / My Maps), ao clicar nas estações, ele mostra as linha que param ali e várias outras informações, mas no My Maps isso não acontece.

    Não que seja algo que atrapalhe muito, mas é chato ficar com as duas janelas (Maps normal e My Maps) para ter acesso a essas informações.

    Como abrir meus roteiros de viagem do Google Maps offine

    O maior problema ainda para quem faz o roteiro de viagem com o Google Maps é a internet móvel. O uso de dados é ainda necessário para poder acessar seus mapas utilizando o aplicativo do Google.

    Se você tem acesso à internet na cidade que está visitando, basta usar a própria app do Google Maps. Vá ao Menu > Seus Lugares, selecione seu mapa e pronto.

    Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps 20