Nem só de parques, arquitetura e comida vive Chicago. A música também tem uma grande influência na cidade com seus festivais de Jazz e Blues pipocando principalmente no verão 🙂

Blues e Jazz de Chicago

Blues

BB King e Louis Armstrong

O Blues se originou das comunidades negras do sul dos Estados Unidos, mas é por volta de 1950 que o Chicago Blues nasce, pois foi nessa época que houve a Grande Migração de trabalhadores negros do sul para as cidades industrializadas do norte.

Não deixe de conferir o Chicago CityPass. Ele é um passe que dá entrada nas principais atrações de Chicago e vale realmente a pena.

Veja as ofertas aqui.

O Blues de Chicago (Chicago Blues) se diferencia dos outros blues devido ao uso de amplificadores e alguns instrumentos que não eram usados no blues “original”.

chicago blues festival

Imagem: Divulgação

E, como não poderia deixar de ser, a cidade realiza o Chicago Blues Festival todo ano no início de Junho. São 3 dias com os melhores artistas de Blues tocando no Petrillo Music Shell no Grant Park. Se você está planejando uma viagem para lá, taí um festival que deve ser duka! Sem contar que Junho é uma das melhores épocas (é verão, gente :P)

Se quiser saber um pouco mais da história do Blues de Chicago, o site da Enciclopédia de Chicago (Encyclopedia of Chicago) tem mais detalhes 🙂

Jazz

Chicago também tem uma cena de Jazz bastante expressiva e, tendo o Jazz a mesma origem que o Blues, eles geralmente andam lado a lado. Inclusive, no Dia do Trabalho americano (primeira segunda feira de Setembro), a cidade também realiza o Chicago Jazz Festival.

Chicago Jazz Festival

Imagem: Divulgação

Onde assistir ao verdadeiro Blues de Chicago?

Foi em busca do verdadeiro Chicago Blues que nós pesquisamos alguns lugares para assistir a alguns shows de Blues ao vivo. Infelizmente não conseguimos ir a nenhum deles pois no dia que tínhamos reservado para isso a Natalie não estava bem por causa do frio e voltamos mais cedo para o hotel.

Por isso, deixamos aqui as dicas de lugares que achamos interessantes para assistir a um bom show de Blues ou de Jazz 😀

Se você já foi a alguma casa de shows de Blues ou Jazz em Chicago, deixe sua dica aí em baixo 😉

Blues

Kingston Mines

Esse era a casa de shows que nós tínhamos nos planejado ir, porque não me pareceu um lugar muito turistão e porque no site deles é possível ouvir um pouco dos artistas que já passou por lá.

Rosa’s Lounge

Melhor Blues Club de Chicago segundo o New York Times.

Blue Chicago

Autêntico Chicago Blues toda noite.

Buddy Guy’s Legends

Shows de Blues também acontecem na hora do almoço nos dias de semana e todos os dias a noite.

Jazz

Andy’s Jazz Club (dica da Mimi, nossa guia do Chicago Greeter)

O Jazz começa por volta das 5 da tarde e está bem localizado ao norte do rio perto da State Street. Segundo a Mimi, os artistas são excelentes.

Green Mill (dica da Mimi, nossa guia do Chicago Greeter)

Esse era o local que Al Capone gostava de ir e o interior não mudou muito desde então. Os melhores artistas de Jazz tocam lá toda noite. Está localizado perto da Red Line do metrô e aproximadamente 6 milhas do centro da cidade. Talvez seja melhor pegar um taxi para ir lá.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros de Chicago \o/