Agora que você já sabe como usar o metrô, devo dizer que andar de ônibus em Nova York é ainda mais fácil ;)

Como o metrô de Nova York vai para todos os lugares de Manhattan e arredores, eu nunca tinha pensado em usar ônibus, mas conversando com a nossa querida Julie Munn (@JulieMunn), ela nos mostrou que andar de ônibus é super simples e pode render muitas risadas :D

ônibus em Nova York

Foto: Divulgação

Como usar os ônibus em Nova York:

Let my people go!” – Motorista de ônibus de Nova York

Comprando os passes:

Os passes de ônibus em Nova York são os mesmos do metrô, incluindo os Metro Card de 7 ou 30 dias, ou seja, para nós turistas é uma festa, pois você não precisa se preocupar em comprar passes especiais para cada tipo de transporte público.

Para comprar os passes, você pode usar a mesma maquininha das estações de metrô ou algumas maquininhas especiais para ônibus nas ruas. Nós compramos nosso Metro Card na estação de metrô mesmo.

Eu explico com detalhes como comprar os passes de metrô e ônibus no post sobre o metrô de Nova York :)

Encontrando os pontos de ônibus:

O que eu pude perceber é que as linhas que passam pelos quarteirões maiores (de leste a oeste) param em praticamente todos eles. Já as linhas que passam de norte a sul da ilha nos quarteirões menores, param normalmente a cada 2 ou 3 quarteiões, que equivalem a mais ou menos um quarteirão grande. As linhas se intercalam, então você vai encontrar pontos de ônibus em quase todos os quarteirões em que passam ônibus em Nova York :)

Claro que não vai ser em toda rua que você vai encontrar ônibus passando, até porque algumas deles são bem estreitinhas, mas você nunca precisa andar mais que 4 quarteiões pequenos ou um grande para achar uma rua em que passem ônibus :)

Mapa dos ônibus em Nova York

Confira o mapa completo das linhas de ônibus de Manhattan.

Pegando ônibus em Nova York:

ônibus em Nova York - placa

Parada de ônibus indicando as linhas que param ali. Foto: Divulgação

Uma vez na parada de ônibus, confira quais linhas param ali e, ao avistá-las, faça o sinal com a mão para que o motorista saiba que você quer subir no ônibus. Devo dizer que não sei se isso é realmente necessário, mas é melhor garantir, né? :P

Ao entrar, há uma maquininha perto do motorista para você colocar o seu Metro Card e poder entrar. Por isso, tenha sempre em mãos o seu Metro Card antes de entrar no ônibus para evitar atrasar as outras pessoas e o motorista :)

ônibus em Nova York - interior

Em teoria, todos os motoristas anunciam qual a próxima parada, mas a maioria deles só resmunga alguma coisa impossível de entender por nós pobres turistas >.< Nada que ficar de olho nas ruas não resolva.

Para solicitar a descida, é só dar sinal como fazemos por aqui: puxando a cordinha ou apertando o botão. Já a hora de descer é o momento em que todo turista passa aperto :P

Os ônibus, ao pararem, não abrem as portas automaticamente e os turistas, como nós, ficam esperando. Daí, quando vêem que a porta não vai abrir, começam a empurrá-la e percebem que a porta é bem pesada e fica aquela dificuldade para conseguir sair. Bons momentos de risadas garantidos :P

New York Bus

Reparem na faixa amarela na porta que deve ser pressionada para abrir

O problema é que para sair, você deve esperar a luzinha acima da porta ficar verde e pressionar a faixa amarela que existe em todas as portas. É essa faixa que faz com que a porta se abra sem esforços :) Uma vez aberta, continue segurando a porta, pois ela também fecha sozinha.

Eu não gostei desse modo de abrir e fechar as portas, pois mesmo quando você faz tudo direitinho, a porta pode começar a fechar enquanto você está descendo (e não mais apertando a faixa amarela) fazendo com que você precise fazer um pouco de força até terminar de descer do ônibus.

Dicas:

  • Da 1a à 10a Avenidas, sempre há linhas de ônibus subindo ou descendo.
  • Do Central Park (96th Street) até a 14th Street, a maioria das linhas dentro de Manhattan (M00, onde 00 é o número da linha) apenas sobe ou desce uma determinada rua ou avenida, então você não precisa se preocupar em decorar as linhas de ônibus. Por exemplo, se você quer descer do Metropolitan até a Times Square, por exemplo, pegue qualquer ônibus na 5a avenida que esteja indo mais para o sul da ilha e desça próximo à 44th Street e caminhe alguns quarteirões para Oeste :)
  • Para trocar de linha de metrô (Azul para Verde, por exemplo), usar o ônibus é uma ótima pedida. Você sai da estação e pega um ônibus no sentido Leste-Oeste até a estação da outra linha de metrô.

Pegadinhas:

  • Lembre-se de apertar a faixa amarela das portas quando for descer do ônibus para que a porta abra.
  • Há várias linhas de ônibus em Manhattan que vão para os subúrbios. Basta olhar para as letras do início da linha e, se for diferente de M(Manhattan), o seu Metro Card pode não servir (passagem mais cara) ou o ônibus pode não ir até onde você quer. Em todo caso você pode perguntar ao motorista para ter certeza :) Nós conseguimos pegar ônibus com o Metro Card começados em BM e Q, mas nenhuma das vezes fomos além da 58th Street.
  • Se a luz verde acima da porta não acender, então não adianta apertar a faixa amarela, pois ela não vai abrir. Isso acontece quando o motorista esquece de “abrir” a porta de trás. Nesses casos é só pedir que o motorista abra a porta de trás com um “Back door, please!” :D (Valeu Alexandre pela dica :))

No mais, aproveite os ônibus, pois normalmente não são muito lotados e é uma maneira interessante de passear pela cidade.

Você ainda pode pegar um motorista comédia como o que pegamos indo para o Metropolitan que a cada parada explicava o que havia por perto e fazia várias piadas com voz de locutor de rádio :P Let my people go!

Se gostou do que viu, assine o blog!


    16 Comentários
  1. Tenho a nítida sensação de conhecer uma passageira num dos ónibus… :lol: :lol: :lol:

  2. Eu andei bastante de ônibus em NY e gostei. Esse lance do metrô (quase todas as linhas) só seguirem no sentido Norte-Sul (e vice-versa, é claro!) não ajuda quando a necessidade é ir do lado Leste para o Oeste da cidade (e vice-versa, é claro!). O metro é mais rápido, mas andar de ônibus permite ver melhor a cidade.

    E tem um outro “aperto” que rola sempre: quando o(a) motorista não abre (acende a luz verde) a porta de trás do ônibus para os passageiros descerem. Aí é preciso soltar a garganta e pedir: back

  3. Ops, meu comentário anterior ficou incompleto. Então, se o motorista não acender a luz verde para abertura da porta traseira, solte a garganta e peça: back door, please! Aconteceu comigo duas vezes!

    • Fala Alexandre :)

      Eu tb adorei andar de ônibus por lá. Recomendo sempre que não houver muita pressa ou que seja necessário ir no sentido leste-oeste :)

      Valeu pela dica do back door ;P nós não passamos por isso, mas deve ser bem comum. Às vezes os motoristas esquecem de abrir as portas hehehe Já tá lá nas pegadinhas :P

      Até,

  4. Muito bom, odeio o metrô de NY, andar de ônibus deve ser bem melhor, e seu post está bem explicadinho. Deu uma vontade de voltar…

    • Oi Virginia :)

      E quando é que não dá vontade de voltar a NY? Me explica? hahahaha

      Na próxima oportunidade, aproveite para andar de ônibus. É super tranquilo :)

      Até,
      Fred

  5. Não andeide ônibus quando fui à NY, mas amei as dicas e quando for para lá em maio com certeza vou pegar um ou outro para curtir esta experiência! Obrigada pela dica ;)

  6. sim super divertido os onibus dela :D

  7. Olá Fred!
    Muito legal esse post. Obrigado por compartilhar suas experiências, em breve estarei lá e precisarei de suas dicas preciosas.

    Abraços

  8. como fazem os cadeirantes com essa história de faixa amarela para abrir as portas?

    Abs

    • Oi Naila.

      Eu não vi nenhum cadeirante enquanto estávamos lá, mas os ônibus são equipados com equipamentos especiais para cadeirantes, então imagino que o motorista abra a porta e desça o ônibus quando for preciso.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] Sunday Cooks – Algumas dicas sobre NY, gostei do post sobre como andar de ônibus. [...]

  2. […] Outras dicas sobre os ônibus de NY podem ser encontradas no blog SundayCooks: sundaycooks.com/2011/11/02/sem-misterios-onibus-em-nova-york/ […]