Ficar conectado durante uma viagem é quase uma necessidade hoje em dia, seja para acessar seu email, suas redes sociais ou para economizar nas ligações internacionais. E a melhor maneira de se manter conectado durante uma viagem é usando um dos planos de 3G pré-pago disponíveis no país que se está visitando. Como cada país e suas operadoras têm suas particularidades, aqui vão as dicas para os planos de 3G pré-pago na Alemanha.

Loja da operadora BASE

Planos de 3G pré-pago na Alemanha

Nesta última viagem à Alemanha, fui às operadoras Vodafone, T-Mobile, O2 BASE para ver qual delas tinha o melhor plano para nós que iríamos ficar duas semanas entre Munique, Berlim e cidadezinhas menores como Potsdam, Dresden e Füsen.

Alguns detalhes sobre a Alemanha:

  • Você não encontrará Wi-Fi grátis em muitos lugares além de cafés, principalmente em Munique, então um planos de 3G é importante.
  • Na Alemanha não há interurbano, ou seja, ligações de e para qualquer parte da Alemanha têm o mesmo preço, e isso também vale para os planos de 3G pré-pagos.
  • Um plano de 1GB de tráfego mensal dá para usar por 2-3 semanas tranquilamente no seu smartphone ou tablet.
Planos de 3G pré-pago: O2

O2

Site oficial

  • A velocidade da Internet é de até 7,2Mbps comprovados!
  • A velocidade baixa para 64Kbps após o limite de tráfego, o que é bom, pois você não fica completamente desconectado.
  • Possui planos com preço fixo de 3,50 euros e 1GB de tráfego por dia utilizado.
  • Possui planos de 30MB, 300MB, 1GB e 5GB de tráfego válidos por 30 dias. O preço dos planos variam de 5 a 25 euros.
  • Preço do chip com 2 euros de crédito: 15 euros.

Preço total para Internet de 1GB de tráfego por 30 dias: 30 euros

Para uma estada mais longa, não vale a pena usar esse plano de 3,50 euros por dia, mas pode ser uma boa se você ficar poucos dias no país.

Planos de 3G pré-pago: BASE

BASE (também conhecido como e-plus BASE)

Site Oficial

  • A velocidade da Internet é de até 7,2Mbps.
  • Possui planos de 50MB, 500MB, 1GB e 5GB de tráfego válidos por 30 dias. O preço dos planos variam de 5 a 20 euros.
  • Preço do chip: 10 euros nas lojas / 20 euros no aeroporto.
  • Você tem de ligar para a operadora para habilitar os planos.

Preço total para Internet de 1GB de tráfego por 30 dias: 25 euros

Foi o único plano que era possível fazer já no aeroporto, mas para isso eles cobravam 10 euros a mais no valor do chip. Fica a dica pra quem precisar sair do aeroporto já com a Internet 3G funcionando.

Planos de 3G pré-pago: T-Mobile

T-Mobile

Site Oficial

  • A velocidade da internet é de 250Kbps aproximadamente
  • Possui planos de 0,99 euros por dia
  • Preço do chip: 10 euros

Não há Internet com mais que 250Kbps pré-paga para telefones extrangeiros

Planos de 3G pré-pago: Vodafone

Vodafone

Site Oficial

  • A velocidade da internet é de até 7,2Mbps.
  • Possui planos por minutos de Internet: 15 min a 0,49 euros
  • Possui planos de 1, 7 e 30 dias. Os planos custam 3,95, 12,95 e 39,95 euros respectivamente.
  • Existe o plano CallYa por 9,95 euros com 200MB de tráfego (não confirmado).
  • Preço do chip: 40 euros (não confirmado).

Preço total para Internet de 1GB de tráfego por 7 dias: 22,90 euros

Planos de 3G pré-pago: Blau.de

Blau.de

Site Oficial

  • Internet-Flat 100 MB válidos por 30 dias = 4,90 euros
  • Internet-Flat 1 GB válidos por 30 dias = 9,90 euros
  • Internet-Flat 3 GB válidos por 30 dias = 14,90 euros
  • Internet-Flat 5 GB válidos por 30 dias = 19,80 euros

Todos os preços verificados em Maio 2012.

Conclusões

Os melhores planos de 3G pré-pago da Alemanha são os das operadoras O2 e BASE. Tanto pela velocidade quanto pelo preço que, apesar de não serem os mais baratos da Europa, valem o quanto pesam.

Nesta última viagem, utilizamos o plano de 1GB de tráfego da O2 e só estouramos o limite após as duas semanas de viagem utilizando tanto os celulares quanto o notebook através do tethering do celular.

O problema de usar o plano da BASE é que você precisa ligar na operadora para habilitar o plano. Se você souber falar alemão, beleza, mas se não souber, pode ficar um pouco difícil. No aeroporto, o vendedor iria fazer essa habilitação pra mim, mas o preço do chip lá era 10 euros mais caro que nas lojas, o que deixava o plano 5 euros mais caros que o da O2.

Em ambos os casos, você gastará por volta de 30 euros para ter 1GB de tráfego.

Já a T-Mobile tem o plano mais barato, pois com 10 euros já é possível navegar na Internet, mas a velocidade não passa dos 250Kbps de download e 32Kbps de upload, o que atrapalha muito para compartilhar fotos, por exemplo.

A Vodafone foi um caso muito estranho, pois me cobraram, nas duas tentativas em anos diferentes, mais de 55 euros para um plano com 1GB de tráfego. Não sei se não queriam vender um plano mais barato ou o que era, mas não consegui plano mais barato. Se você for tentar com eles, mencione o plano CallYa e, talvez, eles tenham um valor mais em conta.

Dicas

Quem quiser já sair do aeroporto de Frankfurt com um chip 3G, a Kaká deixou uma super dica com algumas lojas de telefonia que ficam no próprio aeroporto:

Lojas de eletrônicos no Aeroporto de Frankfurt

 

Você já usou alguma dessas operadoras? Como foi sua experiência com elas?

Tem outras dicas de operadoras na Alemanha?

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    86 Comentários
  1. Tem da O2 tambem. Esta bo b1 e a Base no C1, ou seja Terminal 1 conforme mapa do site do aeroporto

  2. Vou para Frankfurt e cidades vizinhas por duas semanas, qual seria melhor plano para comprar ? Outra pergunta, existe algum app da linha de metro de Frankfurt ? Utilizei um app da cia de Melbourne e funcionou perfeitamente!

    • Oi Marcelo. Qualquer plano de 3G vai funcionar em quase qualquer parte do país e nenhum cobra extra para usar a internet em cidades diferentes :) Eu desconheço sobre apps de metrô em frankfurt, pq é bem fácil e eles sempre tem mapinhas.

      Em todo caso, há um tempo falei de uma app q tem metro do mundo todo e funcionava bem:

      Sem mistérios: Mapas de metrô do mundo todo

    • Marcelo. Usa o Google Maps que funciona super bem pra Metrôs em quase todo o mundo, e é rápido e confiável :) De qualquer maneira, a alemanha tem app oficial de cada cidade.. dá uma olhada num App chamado WayMate.. Funciona super bem e é de uma startup de Berlin. Eles fazem o app http://www.allryder.com/ também.. que não tem pra Frankfurt ainda, eu acho, mas é bem legal também.

    • Obrigado pela dica, Thomás!

      Sabe que pra mapa de metrô eu uso o bom e velho mapa de papel? 😛 Os metrôs geralmente têm mapas impressos. Ou eu descubro a baldeação ali na estação mesmo, uma vez que eu já sei para onde quero ir e qual a linha q passa lá.

  3. Olá Fred, vou fazer um intercâmbio de seis meses, mais ou menos, lá em Berlim. Estou na maior dúvida sobre qual operadora escolher e tal. É mais pela internet mesmo. Qual dessas você acha que é a melhor para esse longo período?

  4. meu primo comprou um chip na franca e usou por toda viagem dele pela europa. consigo comprar um chip assim na alemanha? vou tb para praga, viena e budapeste. se alguém souber de dicas vlw

    • Oi Wendell.

      Olha, o único chip que eu conheço que funciona para dados e sem estar em roaming internacional em diferentes países na Europa é o da Three como explicado no post abaixo.

      Como usar a Internet 3G sem pagar roaming em vários países

      Fora esse, ou vc paga roaming internacional ou compra um chip em cada cidade. E aqueles chips “internacionais” não têm preços convidativos para internet.

      E se vc descobrir qual ele usou e puder me dizer eu agradeço :)

  5. Comparação simples e legal, valeu!
    Um colega de Berlim me recomendou o Aldi Talk da EPlus. Com 19,99€ você tem ligações e SMS ilimitados para a qualquer! operadora e internet de 500 MB. Caso acabe pode pagar mais 3€ por mais 500 MB.
    Achei bom demais pra ser verdade :O
    Ainda vou comprar e testar aí digo se é tudo que prometem =D

  6. No site da T-Mobile achei um plano de dados pré -pago DATA START M com 500Mb com 16MBits/s.(7 euros)
    No site daO2 achei O2 BLUE SELELECT com 500Mb e 21 MBits/s.(17.99 euros).

    Estou certo?Eles atualizaram os planos ou estou traduzindo errado?
    Grato

    • Oi Marco. Provavelmente atualizaram os planos sim :) Mas essa velocidades são para 4G e pode ser que seu aparelho não seja compatível, portanto é bom ficar de olho nisso. Agora, esse da T-Mobile tá ótimo :)

  7. 3g com 7.2 Mbps, e aqui no brasil eu mal consigo 2mbps usando essas operadoras lixo e olha que eu moro próximo a torre da tim, vivo e claro!

  8. Boa tarde, Fred
    Será que vc saberia me dizer, se os smartphones vendidos em lojas da Alemanha (Saturno, por exemplo) são compatíveis aqui no Brasil?
    Estou indo para Alemanha para um intercâmbio de 3 meses, e iria comprar um smatphone lá… Por acaso, se for compativel, vc sabe como se fala aparelho desbloqueado para uso internacional?
    Obrigada
    Katia.

    • Olá Katia.
      Eu também na Alemanha faz 1 mês e neste momento também estou procurando um chip com um plano de internet a preços acessíveis,Moro em Ingolstadt e aqui também tem o Saturn Arena.
      Gostaria muito de te ajudar mas ainda não sei que plano (chip) vou comprar.
      “Ich brauche ein Smartphone für den internationalen Gebrauch entriegelt.” Em Português significa: Eu preciso de um smartphone desbloqueado para uso internacional.
      Tudo de bom,Katia.bjinho :)

    • Oi Katia.

      A maioria dos aparelhos mais top são quadriband, ou seja, funciona em 3G aqui no Brasil, já o 4G é provável que não funcione porque a frequencia pode não ser a mesma. Sobre como dizer, eu não falo alemão, mas é basicamente isso que você disse: Aparelho desbloqueado para uso internacional 😉

    • Bom dia João e Fred
      muito obrigada pelas dicas… Se houver uma Black friday e o preço for legal eu compro…

  9. Olá Fred, vou para Alemanha agora depois do natal 2015 e verificando o site da O2 encontrei essa pagina sobre os planos pré-pagos (http://www.o2online.de/tarife/prepaid-tarife/o2-loop/). Esse plano que você comentou de 1 GB seria esse Loop Smart XL de 19,99 €?

    • Oi Flávia. Não sei se o plano é o mesmo do meu (planos mudam de nome o tempo todo), mas pelo preço e tamanho, parece sim :)

  10. Oi Fred….
    Comprei um sim card Lebara… o rapaz da lojunha me fez um pacote de Internet 1 Gb por um mês a 10 euros… mês que vem pretendo fazer 5 gb por 20 euros… experimentei e comprei um pacote de 15 euros em ligações pro Brasil. Sendo o primeiro minuto 0.20 e os demais 0.05… Segundo o mesmo eu posso comprar no supermercado Rewe ou Penny o cartão de recarga…
    Como meu forte não é alemão. .. o rapaz fez tudo pra mim desde o cadastro básico no site, a ativação dos pacotes de Internet e de ligações para o Brasil, até mesmo a recarga…

    • Que legal, Kátia :) Esse plano parece bem melhor mesmo, acho até que foi da lebara que usamos na segunda ida à Alemanha.

  11. 1 2 3 4
Deixe seu Comentário