Quem vai para Munique e região da Bavária já deve ter ouvido falar do Bayern Ticket. Para quem não sabe, esse ticket permite que você utilize qualquer trem regional da Bavária quantas vezes quiser por um dia inteiro. Você sabe como comprar o Bayern Ticket? Está com dúvidas? Então este post foi feito para você :)

Mapa das linhas de trens da Bavária

Imagem: Divulgação | Deutsche Bahn

Bayern Ticket

O Bayern Ticket é um passe da Deutsche Bahn que permite o uso ilimitado dos trens regionais da Bavária (estado alemão cuja capital é a minha queridinha Munique ;)).

Os trens regionais são aqueles cujas linhas têm as seguintes siglas: S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB. Além de poder ser usado nos trens regionais, o passe permite o uso do transporte público (metrô, trams e ônibus) do sistema MVV em Munique e de praticamente qualquer ônibus regional fora de Munique (SEV e RVO).

Note que qualquer outro trem de longa distância (IC, ICE, DECRJ, TGV e os trens noturnos EN e CNL) NÃO está incluso nesse ticket.

O Bayern Ticket também é válido em viagens para as seguintes cidades fora da Bavária: Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.

O preço do ticket é muito barato para o que ele oferece, principalmente se você estiver em mais de uma pessoa. Além disso, ele é perfeito para conhecer diversos castelos e cidades da Bavária e da Rota Romântica.

Por exemplo, você pode utilizar o ticket tanto para ir a Füsen visitar o castelo de Neuschwanstein, como para ir a Salzburg, na Áustria, comer uma das melhores linguiças da sua vida 😛

Como comprar o Bayern Ticket - Estação de Salzburg com os Alpes ao fundo

Validade e regras do Bayern Ticket:

  • Até 5 adultos podem usar o mesmo ticket. Isso mesmo! Ao comprar o Bayern Ticket, você poderá levar mais 4 adultos com você. E se um dos adultos (apenas um deles) quiser viajar com seus filhos ou netos de até 15 anos, elas andam de graça 😀
    • Note que há uma opção de Bayern Ticket Single, que só vale para 1 pessoa. Portanto não compre este se você estiver acompanhado.
  • Viagens ilimitadas nos trens regionais durante a validade do ticket. Apenas trens das linhas S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB poderão ser utilizados.
  • Algumas cidades fora da Bavária também estão incluídas: Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.
  • O Bayern Ticket é válido por um dia nos seguintes horários:
    • Segunda a Sexta: das 9 às 3h da manhã do dia seguinte
    • Finais de semana: da meia-noite até as 3h da manhã do dia seguinte

Para otimizar o uso do Bayern Ticket, procure planejar sua viagem para o final de semana, pois você pode pegar trens em horários mais cedo para aproveitar melhor o dia. Agora, se você não sai do hotel antes das 9 da manhã, qualquer dia é um bom dia para usar o ticket 😛

Preço do Bayern Ticket:

Nas máquinas encontradas em quase todas as estações de trem e metrô, o Bayern Ticket custava 29 euros em Maio 2012. Se você comprar no guichê com um atendente, há um acréscimo de 2 euros.

Como comprar o Bayern Ticket

Você não precisa comprar o Bayern Ticket com antecedência, pois não há um limite diário de tickets. Por isso eu sugiro que você deixe para comprat o ticket no dia anterior ou mesmo no dia da viagem se o horário assim o permitir :)

Comprando o ticket sem muita antecedência permite que você flexibilize seu roteiro. Vai que no dia que você queria ir para Neuschwanstein está chovendo por lá? Seria melhor, então, ir nos dias seguintes, não é mesmo?

Comprando diretamente no guichê da Deutsche Bahn

A maneira mais fácil de comprar o Bayern Ticket é diretamente do guichê da Deutsche Bahn nas estações de trem.

A vantagem neste caso é que desta forma você pode tirar dúvidas sobre o ticket e os horários dos trens para a cidade ou região que você quer visitar.

A desvantagem é que você paga 2 euros a mais por isso e pode ter de esperar um pouco mais caso haja fila.

Para falar a verdade, você pode ir no guichê, tirar todas as suas dúvidas e depois comprar na maquininha e economizar os 2 euros 😛 Eles não ficarão tristes por causa disso, prometo 😉

Comprando nos caixas automáticos

Os caixas automáticos para comprar o Bayern Ticket estão em todas as estações de trem, em quase todas as estações de metrô (U-Bahn e S-Bahn) e em algumas estações do Tram.

Como comprar o Bayern Ticket - Máquina de compra de tickets

Comece escolhendo a língua que preferir, depois vá em All Offers (Todas as Ofertas) e então em Leisure and Special Offers.

Como comprar o Bayern Ticket - All OffersComo comprar o Bayern Ticket - Leisure and Special Offers

Agora clique em Bavaria-Ticket, other Bavaria offers (Bayern Ticket/Ticket da Bavária e outras ofertas da Bavária) e em seguida escolha o Bavaria-Ticket (Bayern Ticket).

Como comprar o Bayern Ticket - Bavaria-Ticket, other Bavaria offersComo comprar o Bayern Ticket - Bavaria-Ticket

Selecione em que data quer viajar, e na tela seguinte revise a compra e o preço. Por fim, clique em Pay (Pagar) e siga as instruções de pagamento.

Como comprar o Bayern Ticket - Selecione a dataComo comprar o Bayern Ticket - Revise e pague

A maioria das maquininhas aceita cartões de crédito, cartões de débito e, claro, dinheiro e moedas.

Pronto! Agora é só entrar no trem que você quiser dentro dos horários permitidos e passear pela Bavária 😀

Você já usou o Bayern Ticket? O que você achou e para onde foi?

Conseguiu comprar e viajar tranquilo com ele?

Teve algum problema? Conte pra nós!

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    129 Comentários
  1. Oi Fred,

    Muito obrigada pela resposta!! Pois é, estou na dúvida quanto ao que é mais recomendável e econômico. Somos três adultos, e estando em Munique, não sei se devemos alugar um carro para conhecer Salzburg, Fussen e Rothemburg ou se é melhor fazê-las com o Bayern Ticket conforme vc sugeriu. Ocorre que acho interessante ficarmos uma noite em Salzburg e outra em Rothemburg pois já ouvimos dizer que vale a pena ficar um pouco mais nesses dois locais. A questão é que temos que chegar em Amsterdan para pegar um voo (depois de ter feito essa rota) e se estivermos de carro teremos que devolver em Frankfurt (para não ter que voltar e devolver em Munique). Somos três adultos. Será que existe a possibilidade de pegar um trem (ou bus) de Rotemburg até Frankfurt e de lá seguir para Amsterdan? Ou (melhor ainda) pegar um trem que já saia de Rotemburg até Amsterdan?

    Estou cheia de dúvidas e qualquer dica será de grande valia!!

    Obrigada,
    Ariadne

    • Oi Ariadne.

      Eu sou suspeito, pq ADORO dirigir na Alemanha. Pode sair mais caro, mas é muito mais legal e em 3, a diária fica bem mais barata para cada (vocês precisarão de um carro que caibam as malas :P).

      Se quiser ajudar o blog, temos uma parceria com a Rental Cars e você não paga mais por isso 😀

      http://www.rentalcars.com/?affiliateCode=sundaycooks&preflang=br

      Devolver fora da cidade de retirada do carro tem uma taxa extra (+- 50 euros imagino). Trem há para toda europa, mas tem de ver a questão das baldeações. O site da DB (bahn.de) pode te dar essa informação direitinho. ônibus deve ter também, mas eu desconheço as companhias que não são da DB (pesquisa no google por bus from X to Y que vc deve encontrar um monte ;)).

      Rothenburg é linda e tem post aqui no blog 😉 ( (tem post no blog ) e Salzburg também (nos arrependemos de não ficar lá mais tempo: Conhecendo Salzburg em um dia a partir de Munique)

      Sinceramente, eu iria de carro, se bobear, até Amsterdã 😛 Quando fizemos o roteiro pela Alemanha de carro, não passamos mais que 3h nos trechos mais longos. No seu caso acho que nem chegará a isso.

      Sundaycooks na estrada: rumo à Alemanha outra vez 😀

  2. Olá!!!

    Eu e mais duas amigas faremos o trecho FUSSEN – GARMISCH.
    Esse trecho faz parte do Bayern Ticket?
    Eu simulando agora no site da DB, aparece a opção de ir de BUS até Reutte Bahnhof e depois de RB até Garmisch. Aparece o valor de 27 euros pelos 3 bilhetes, mas ao lado está escrito “tarifa parcial”… O que seria isso?

    Outro trecho seria Salzburg – Munique. Esse dá com o Bayern ticket né?

    A última dúvida, rs…
    Antes de Fussen estaremos em Heidelberg.
    Não encontro por menos de 49 euros por pessoa. É um trecho caro mesmo? Vc acha necessário reservar o assento? Pq ai ainda acrescenta 4,50 euros.

    Muito obrigada!!! :)

    • Verônica, permita-me minha intromissão Eu também farei esse passeio e fui buscar o que anotei nos arquivos e aproveitei para atualizar pelo site DB. Escolhi um horário que oferece todo o trajeto de bus de Füssen a GaPa que comprarei lá. Acho que custa 2,50euros, sem parada e com duas horas de duração (ao menos foi o valor q vi há alguns meses). É o mesmo bus (nº 73) vai para o local do Castelo. Se vc entrar no site, verá todas as paradas e também com esforço encontrará todos os horários desse bus pq precisa saber a ida e retorno para se organizar se quiser voltar só de bus.

    • Oi Simone… Vc se lembra qual empresa de bus? Tem site? Tenho medo de deixar pra comprar na hora e não ter rsrsrs… Obrigada!!!

    • Oi Veronica, acho que não tem erro porque esse é o mesmo bus que se pega ao lado da estação de trem de Füssen para os Castelos (Neuschwanstein). No site DB, qdo vc olhar os horários veja onde esteja escrito somente BUS (vem junto com as opções de bus/trem) e clica na abinha para obter todo o descritivo das paradas. Bus 73 e acho que na volta tem mudança no número. Não tem nem como comprar pelo site, eu olhei ontem pq viajo em breve. Não vem nem o preço. Eu sinceramente acho q não dá para comprar antecipado. Pega-se o bus e paga na hora. Quando você irá?

    • Simone… Se é o msm bus que pegam pro castelo não deve ter erro mesmo né? Vc viaja qdo? Pode me falar depois como foi? Eu irei de Fussen pra Garmisch no dia 22/09… Estarei hospedada lá, e quero ir logo cedinho pra subir a Zugspitze… :) :)

    • Oi Veronica, claro, volto para contar. Estarei de volta no Brasil dia 11/09. Eu estou me estruturando para fazer um diário e uma parte será postada no blog de uma amiga. Vou anotar para voltar aqui e contar. Eu achando que só eu tivesse idéia de ficar em Füssen, já que a maioria deve sair de Munique. Ledo engano :) abço

    • Legal, Simone! Vc estará voltando e eu indo rsrs…
      Sim, escolhemos pernoitar em cada cidadezinha que passarmos, pra podermos curtir a noite de cada lugar! Um roteiro linear, hehe…
      Antes de Fussen estaremos em Heidelberg… Esse trecho já comprei… Dividido em duas etapas: Heidelberg – Ulm – Fussen. (Ficarei 2 horas em Ulm, pretendo conhecer o centrinho histórico :)… )

      Agora voltando ao assunto desse BUS pra GaPa…
      Revirei o site da DB e só acho essa opção de bus direto as 8h da manhã… Esse número mesmo que vc disse…
      Os outros só vão até outra cidade e de lá teria que pegar trem. Ai ai ai… Que medo!!!

    • Eu tb irei a Heidelberg, farei a Rota Romântica, Reno (um mês viajando! :) ).

      Justo, exatamente esse o horário do bus :( Olha como o povo vai mesmo para o passeio do castelo, eu vou chegar cedo ao ponto de bus para garantir minha ida pq quero extamente esse de 8h e como pretendo fazer o Castelo no dia anterior, eu já terei uma idéia de como fica. Acho q deve ser super tranquilo (vou pagar para ver). Eu consegui baixar e salvei em pdf todos os horários desses dois buses o 73 e o outro q tem outro número. Posso te enviar (foi um parto para achar isso no site DB).

    • Que legal, Simone, um mês! :)
      Eu adoraria sim que me passasse esses horários… Será que pode deixar contato aqui nos comentários do blog?

      Vou deixar meu e-mail… se não puder, podem apagar! ve_buttros@hotmail.com

      Abraços!

    • Oi Verônica, tudo que está mostrado nesse mapa faz parte do Bayern Ticket. Não sei, contudo, se isso inclui ônibus regionais (transporte público inclui sim) e talvez essa seja a razão do tarifa parcial. O preço das passagens depende da data, quanto mais cedo (90 dias ou menos), mais descontos. Talvez seja mais caro pq são várias baldeações e não um trecho direto. Reservar lugar não precisa, a não ser na alta temporada :)

  3. Oi Fred, gostaria de saber se podemos usar todas as linhas de trem para Salburg com o Bayern Ticket. Entrei no Site DB Bahn para ver os horários e encontrei vi que os trens para lá são M e não sei se esse pode ser usado.
    Obrigada

    • Oi Tania. Os trens M podem ser usados sim. Eles mudaram a concessão e parece que os trens mudaram de nome. O que vc não pode é pegar os trens rápidos. Em caso de dúvida, pergunte na estação que eles explicam direitinho :)

  4. Muito legal esse post…. fiquei com uma dúvida! Estarei com meus pais em Munich na próxima semana e faremos um bate-volta para Salzburg…. com certeza vale a pena o Bayern Ticket…. onde eu consulto os horários dos trens? São trens diretos ou tem trocas? Acho que é isso!! Abraço!

    • Oi Victor. Os horários dependem do trem que vc for pegar, mas existe um trem direto para Salzburg sim, que foi o que pegamos. No site da Deutsche Bahn vc pode encontrar os horários dos trens (só fazer a pesquisa como se fosse comprar uma passagem) e na estação o pessoal te ajuda. Na época era de hora em hora que esse trem passava.

  5. Boa tarde, vamos passar o final de ano numa cidade próxima a Munique – Murnau – Temos conhecidos lá, mas gostaria de saber se este Ticket vale para esta cidade também.

    Outra coisa, para irmos passar 2 dias em Colônia, qual o melhor transporte?

    Obrigada

    • Oi Patricia.

      Dê uma olhadinha no mapa para ter certeza, mas se fica próxima a Munique, o Bayern ticket serve sim :) Eu diria que para ir a Colônia, qualquer maneira serve e depende do preço, do tempo que vc tem e se vc gosta de dirigir. Trem, avião e carro são todas boas opções.

  6. Ola Fred. Iremos de Frankfurt para Wurzburg, 2 pessoas. Estou vendo se ‘e legal comprar antecipado ou nao os tickets. Acho que nao se aplica o ticket regional certo Hessen-Bavaria ? Qual forma voce sugere, pois sao tantos tipos de tarifas ! rsrs. Voce teria uma sugestao de um roteiro para a volta, de repente dando a volta pela Bavaria em trem ? De repente adiciono a viagem. Pelo que vi so a primeira classe marca assento ? Voce reparou sobre assentos para deficiente nos vagoes ? Parabens pelo post !

    • Oi Silva. Eu não conheço esse passe Hessen-Bavária, mas pelo nome, imagino que seja para as regiòes de Hessen (onde está Frankfurt) e Bavária (onde está Wurtzburg, Munique e Nuremberg, por exemplo). A melhor tarifa depende mesmo do que vc quer fazer. se for para várias cidades durante o mesmo dia, esses passes regionais são muito úteis, pois vc pode usar o trem e o transporte público nas cidades.

      Não lembro de ter visto lugares específicos para deficientes, mas eles certamente existem (estamos falando de Alemanha :P), pois o país é um dos mais acessíveis da europa.

      Sobre o roteiro, de cara eu tentaria adicionar dias para ir a Nuremberg, Munique e Rothenburg ob der Tauber, todos na Bavária, pois são cidades belíssimas e animadas 😀 O vinho em Rothenburg é mais forte que a cerveja.

  7. Olá! Sabe me dizer se consigo comprar a passagem nos guiches da Deutsche Bahn somente no dia da viagem ou se posso comprar antecipadamente, com a chance de pegar alguma oferta tipo Sparangebote? Estou morando na Alemanha como au pair e só tenho cartao de debito da Visa, ai to tentando encontrar a solucao menos burocrática pra comprar e me identificar hehe Valeu!

    • oi Ana. Vc pode comprar nos guichês automaticos ou não da DB. Nos não automáticos tem uma cobrança de taxa extra que era de 2 euros. Mas imagino que as promos vc consiga também nos guichês (na internet começam com 89 ou 59 dias, não me lembro ao certo agora.

  8. Bom dia. Muito bacana o post. Gostaria só de tirar umas dúvidas:
    1) o ticket vale só para o dia da compra? Se no dia seguinte eu quiser ir para Salzburg, terei que adquirir outro?
    2) o uso do ticket para os metrôs de Munique também é só no dia da compra?
    3) Você sabe o valor atualizado do ticket?
    Desde já agradeço.

  9. Olá! Primeiro parabéns pela ajuda desse blog. Facilita e muito a vida do viajante.
    Compramos o Bayern Ticket na estação central de Munique, hoje (21/01/2016), para duas pessoas, direto na máquina, e pagamos 28 euros. Só para atualizar, a máquina pede que você informe quantas pessoas irão usar o passe. Esse número virá impresso no ticket.
    Cometemos um erro e fica aqui a dica. Na volta de Salzburgo, entramos sem querer em um trem que não era regional. Quando o bilheteiro passou, tivemos que desenbolsar na hora, sem choro, 72 euros (36 por pessoa)! Na dúvida, leve marcado as siglas dos trens, porque com o entusiasmo da viagem, correria, ou uma falta de atenção, confundir ICE, IRE ou sei lá mais o quê, pode acontecer. Vai por mim! Depois, conversando com o atendente na estação de trem (apenas um falava inglês), ele disse que muitos se confundem nesse passeio de Salzburgo. Infelizmente.
    Amanhã iremos para Fussen ver os castelos. Nesse caso não tem erro, porque segundo o atendente, todos os trens do trecho Munique/Fussen são regionais. Não corremos risco de errar dessa vez. Menos mal…

  10. Olá! Irei para Frankfurt e passarei 6 dias por lá. Estou pretendendo visitar Rudesheim e talvez Nuremberg e Heidelberg. Sobre a proposta desse ticket, são os trens normais que saem da plataforma da estação central, ou tem alguma diferença? Há reserva de assento? Pelo que entendi pode comprar na hora e ter a possibilidade de andar um dia inteiro em todos os trens? Estou com mais duas pessoas e nesse caso seria o de grupo. Desculpe as perguntas básicas mas tentei comprar um parecido uma vez na italia e tive uns problemas rs. Obrigada.

    • Oi Eliane.

      O Bayern Ticket é só para a região da Bavária e para os trens mais lentos (é preciso perguntar na plataforma os horários deles para não errar e pegar o trem rápido ;)). Existem passes desse tipo para outras regiões também. Dá uma olhadinha no site da DB http://www.bahn.com/i/view/USA/en/prices/germany/laender-ticket.shtml).

      Talvez no seu caso vc tenha de comprar dois passes, já que nuremberg está na região da bavária.

  11. 1 4 5 6
Deixe seu Comentário