Quem vai para Munique e região da Bavária já deve ter ouvido falar do Bayern Ticket. Para quem não sabe, esse ticket permite que você utilize qualquer trem regional da Bavária quantas vezes quiser por um dia inteiro. Você sabe como comprar o Bayern Ticket? Está com dúvidas? Então este post foi feito para você :)

Mapa das linhas de trens da Bavária

Imagem: Divulgação | Deutsche Bahn

Bayern Ticket

O Bayern Ticket é um passe da Deutsche Bahn que permite o uso ilimitado dos trens regionais da Bavária (estado alemão cuja capital é a minha queridinha Munique ;)).

Os trens regionais são aqueles cujas linhas têm as seguintes siglas: S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB. Além de poder ser usado nos trens regionais, o passe permite o uso do transporte público (metrô, trams e ônibus) do sistema MVV em Munique e de praticamente qualquer ônibus regional fora de Munique (SEV e RVO).

Note que qualquer outro trem de longa distância (IC, ICE, DECRJ, TGV e os trens noturnos EN e CNL) NÃO está incluso nesse ticket.

O Bayern Ticket também é válido em viagens para as seguintes cidades fora da Bavária: Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.

O preço do ticket é muito barato para o que ele oferece, principalmente se você estiver em mais de uma pessoa. Além disso, ele é perfeito para conhecer diversos castelos e cidades da Bavária e da Rota Romântica.

Por exemplo, você pode utilizar o ticket tanto para ir a Füsen visitar o castelo de Neuschwanstein, como para ir a Salzburg, na Áustria, comer uma das melhores linguiças da sua vida :P

Como comprar o Bayern Ticket - Estação de Salzburg com os Alpes ao fundo

Validade e regras do Bayern Ticket:

  • Até 5 adultos podem usar o mesmo ticket. Isso mesmo! Ao comprar o Bayern Ticket, você poderá levar mais 4 adultos com você. E se um dos adultos (apenas um deles) quiser viajar com seus filhos ou netos de até 15 anos, elas andam de graça :D
    • Note que há uma opção de Bayern Ticket Single, que só vale para 1 pessoa. Portanto não compre este se você estiver acompanhado.
  • Viagens ilimitadas nos trens regionais durante a validade do ticket. Apenas trens das linhas S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB poderão ser utilizados.
  • Algumas cidades fora da Bavária também estão incluídas: Salzburg, Kufstein, Reutte e Ulm.
  • O Bayern Ticket é válido por um dia nos seguintes horários:
    • Segunda a Sexta: das 9 às 3h da manhã do dia seguinte
    • Finais de semana: da meia-noite até as 3h da manhã do dia seguinte

Para otimizar o uso do Bayern Ticket, procure planejar sua viagem para o final de semana, pois você pode pegar trens em horários mais cedo para aproveitar melhor o dia. Agora, se você não sai do hotel antes das 9 da manhã, qualquer dia é um bom dia para usar o ticket :P

Preço do Bayern Ticket:

Nas máquinas encontradas em quase todas as estações de trem e metrô, o Bayern Ticket custava 29 euros em Maio 2012. Se você comprar no guichê com um atendente, há um acréscimo de 2 euros.

Como comprar o Bayern Ticket

Você não precisa comprar o Bayern Ticket com antecedência, pois não há um limite diário de tickets. Por isso eu sugiro que você deixe para comprat o ticket no dia anterior ou mesmo no dia da viagem se o horário assim o permitir :)

Comprando o ticket sem muita antecedência permite que você flexibilize seu roteiro. Vai que no dia que você queria ir para Neuschwanstein está chovendo por lá? Seria melhor, então, ir nos dias seguintes, não é mesmo?

Comprando diretamente no guichê da Deutsche Bahn

A maneira mais fácil de comprar o Bayern Ticket é diretamente do guichê da Deutsche Bahn nas estações de trem.

A vantagem neste caso é que desta forma você pode tirar dúvidas sobre o ticket e os horários dos trens para a cidade ou região que você quer visitar.

A desvantagem é que você paga 2 euros a mais por isso e pode ter de esperar um pouco mais caso haja fila.

Para falar a verdade, você pode ir no guichê, tirar todas as suas dúvidas e depois comprar na maquininha e economizar os 2 euros :P Eles não ficarão tristes por causa disso, prometo ;)

Comprando nos caixas automáticos

Os caixas automáticos para comprar o Bayern Ticket estão em todas as estações de trem, em quase todas as estações de metrô (U-Bahn e S-Bahn) e em algumas estações do Tram.

Como comprar o Bayern Ticket - Máquina de compra de tickets

Comece escolhendo a língua que preferir, depois vá em All Offers (Todas as Ofertas) e então em Leisure and Special Offers.

Como comprar o Bayern Ticket - All OffersComo comprar o Bayern Ticket - Leisure and Special Offers

Agora clique em Bavaria-Ticket, other Bavaria offers (Bayern Ticket/Ticket da Bavária e outras ofertas da Bavária) e em seguida escolha o Bavaria-Ticket (Bayern Ticket).

Como comprar o Bayern Ticket - Bavaria-Ticket, other Bavaria offersComo comprar o Bayern Ticket - Bavaria-Ticket

Selecione em que data quer viajar, e na tela seguinte revise a compra e o preço. Por fim, clique em Pay (Pagar) e siga as instruções de pagamento.

Como comprar o Bayern Ticket - Selecione a dataComo comprar o Bayern Ticket - Revise e pague

A maioria das maquininhas aceita cartões de crédito, cartões de débito e, claro, dinheiro e moedas.

Pronto! Agora é só entrar no trem que você quiser dentro dos horários permitidos e passear pela Bavária :D

Você já usou o Bayern Ticket? O que você achou e para onde foi?

Conseguiu comprar e viajar tranquilo com ele?

Teve algum problema? Conte pra nós!

Se gostou do que viu, assine o blog!


    53 Comentários
  1. Olá Fred! Pode me esclarecer uma dúvida?
    É possível com esse bilhete fazer reserva num trem em horário específico ou temos de correr o risco de ter lugares disponíveis na hora de embarcar?
    Procurei demais informações sobre esse bilhete. Seu blog foi o mais elucidativo mas ainda fiquei com essa dúvida….

    • Oi Patricia. Que bom que ajudamos :)

      Esse é um passe diário, vc pode pegar o trem que quiser e não há lugar definido também. Dificilmente acho que você vá encontrar o trem lotado.

  2. Fred,

    Posso utilizar o bayern ticket, ja que seremos 3 adultos no trecho Munique / Salzburg / Viena? ou seja vou sair de Munique no fim da tarde do dia 16/09/2014, pernoitar em Salzburg, passar o dia inteiro por la e seguir para Viena a noite.
    Grata.

  3. Fred,

    Desculpa ai a pergunta, pois agora preste imais atencao e vi que nao é possivel.
    O Bayern Ticket é válido por um dia nos seguintes horários:

    Segunda a Sexta: das 9 às 3h da manhã do dia seguinte
    Finais de semana: da meia-noite até as 3h da manhã do dia seguinte

    • Que isso, Tânia :) Você pode usar o Bayern Ticket pra chegar lá sem problema (obedecendo os horários, claro). A questão é que Viena não é coberta pelo Bayern Ticket, então, nem que ele valesse por 2 dias, você conseguiria usá-lo.

  4. Olá, boas dicas que você nos passou. Estou indo com meu marido agora em maio para Munique e depois irei ficar 2dias em Salzburg voltando após para Munique.
    Eu tenho que comprar 1 ticket em Munique e outro para voltar 2 dias após em Salzburg? Eu e meu marido estamos com 2 malas tamanho médio, da para viajar neste trem da bayern ticket? Quanto tempo de viagem leva ?
    Obrigado

  5. Ola, Fred tem alguma ideia para me ajudar nesse roteiro?
    Como tenho pouco tempo, estou planejando um roteiro assim :
    23/09/2014 – Munique / Fussen, utilizando o Bayern Ticket ( 3 adultos), 29,00 euros.
    Como é dia de semana devo sair as 09:00 h com chegada a Fussen aproximadamente as 11:00h.
    Visita aos 2 castelos a partir das 13:00h com previsao de termino visita aos castelos paradinha na ponte e depois lanche, seguir para Garmishen-Partenkirchen e pernoitar.
    24/09/2014 – Logo cedo, subir no Zugspitze, almoco nas montanhas. Ao fim da tarde pegar um trem de volta para Munique, pegando na estacao de Garmishen-Partenkirchen.
    Em quais trechos podemos utilizar o Bayern Ticket?
    E como faco para sair de Fussen a Garmishen, trem ou onibus?
    Nao encontrei nada no blog sobre a montanha.

    Agradeco,

  6. 1 2 3
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] melhor opção de passe é usar o Bayern Ticket, pois ele vale pelo dia inteiro e também para o transporte público em Füssen. Infelizmente a van [...]

  2. […] posts detalhados sobre o assunto. Enquanto isso, este post sobre o metrô de Munique e este sobre a compra do Bayern Ticket abordam os principais […]

  3. […] exemplo, o Bayern Ticket tem horários específicos. Em outros casos, dependendo do destino e do dia da semana, pode ser que […]