A visita ao Castelo de Chantilly costuma ser sugerida como uma opção viável de passeio de um dia saindo de Paris, mas resolvi testar algo diferente: e se eu me hospedasse no meu próprio castelo? O Château de Montvillargenne fica perto do Castelo de Chantilly e vale a estadia: é uma extensão do seu sonho de princesa.

Château de Montvillargenne: prédio histórico

Château de Montvillargenn

Um castelo de verdade só pode carregar esse nome se for repleto de história e por aqui não poderia ser diferente. Relativamente jovem para um châteu, com menos de 130 anos, o Château de Montvillargenne foi construído em estilo normando nos idos de 1900 para ser a antiga casa da Baronesa Jeanne de Rothschild e sua família.

Após o falecimento de Jeanne, o château ficou abandonado até que, em 1929, foi tomado e virou um quartel-general das tropas alemãs durante Segunda Guerra Mundial.

Sua ala oeste foi destruída durante um bombardeio promovido pelos Aliados, mas foi reconstruído pela Madre Superiora das freiras do Sagrado Coração, que transformou todo esse espaço num convento para noviças. E assim funcionou até 1969, quando virou uma escola de artes e ofícios. Um século marcante!

O Château de Montvillargenne se tornou um hotel apenas em 1985, o ano que nasci (será que nossos caminhos já estavam cruzados?).

Château de Montvillargenne: fachada do hotel a noite

Quartos e suítes no Chateau de Montvillargenne

São 120 quartos, apesar do prédio histórico ser grande, a sensação de poucas suítes se faz presente. São seis níveis de quartos: prestige; luxe; supèrieure; standard chateau; factory e standart extension.

Château de Montvillargenne: detalhes da decoração do quarto

As suítes que ficam no castelo seguem uma decoração mais clássicas e algumas têm até sua própria varanda com vistas para uma imensa área verde. Pegue seu roupão gigante e aproveite para tomar um chá (quando chegou a minha vez, troquei por um suco de laranja).

Já os quartos da categoria Factory e Standart Extension ficam numa ala chamada Factory (fábrica), perto da piscina, e com uma decoração mais contemporânea.

Château de Montvillargenne: quartos anexos mais contemporâneos

Infraestrutura do Château de Montvillargenne

Que tal uma partida de tênis e depois alguns minutos na sauna? Ou academia e massagem? O Montvillargenne tem quadra de tênis, academia completa, piscina coberta, sauna, SPA, espaço kids e um enorme jardim. Tem estacionamento público exterior e toda equipe é solícita e atenciosa.

Gastronomia

Uma dica? Desça para tomar café da manhã com mais tempo, assim você pode aproveitar, não apenas a mesa farta de quitutes franceses, como o despertar com a bela vista para os jardins. Afinal, não é todo dia que acordamos num castelo.

O hotel tem dois espaços gastronômicos distintos, o bistrô Le Vilargène e bar James Edouard, bar de jazz com ambiente mais intimista e ótimo para drinks pré-jantar.

O restaurante oferece clássicos franceses e aqui provei o melhor croque madame da viagem. Durante os meses mais quentes, vale reservar uma mesa com vista para o parque no terraço do castelo.

Onde ficar em Chantilly: Château de Montvillargenne

O hotel fica na Floresta de Chantilly e próximo ao centro da cidade e do seu famoso castelo. Apenas 35 quilômetros de Paris e 25 minutos do aeroporto Charles de Gaulle. Nessa região também encontramos outros castelos e pontos turísticos como o Castelo de Lamorlaye e o Parc Astérix.

É fácil chegar até o hotel saindo de Paris. Basta pegar o ônibus 847603 que parte da Gare du Nord até Chantilly Gouvieux. Seguindo de trem, vá até a Gare du Nord e procure pela linha D até Crecil e desça em Chantilly Gouvieux. (Entenda mais sobre como usar o transporte público em Paris).

Château de Montvillargenne: prédio histórico

As duas viagens levam praticamente o mesmo tempo, entre 30 e 40 minutos. Ao chegar em Chantilly, basta seguir de táxi ou uber até o hotel numa corrida de 10 minutos.

Se você tem planos de visitar o Castelo de Chantilly, não se esqueça de comprar os ingressos com antecedência, evitando filas e ainda pagando em real.

Posso te dar uma sugestão? Se seu voo de volta para o Brasil parte do aeroporto Charles de Gaulle, por que não reservar uma ou duas noites no Chateau de Montvillargenne?

É um lugar tranquilo e perfeito para você se descomprimir, descansar da loucura da viagem e tentar assimilar que, infelizmente, as férias estão terminando. E o melhor: o hotel fica a menos de 30 minutos de carro do aeroporto.

Natalie ficou hospedada no Chateau de Montvillargenne a convite do hotel.