atualizado em:

Como usar o metrô de Paris e o transporte público

É fácil chegar nos cartões postais de Paris. Esse guia reúne as informações essenciais para você entender como andar de transporte público.

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

O centenário transporte público de Paris é responsável por levar milhões de franceses todos os dias de um lado para outro. Para ter noção do tamanho, ele se estendendo desde o Aeroporto Charles de Gaulle até o Palácio de Versalhes. Com uma ampla opção de linhas de metrô, trem e ônibuz, de horários e um precinho mais camarada para o bolso do turista, não é surpresa que seja a opção mais viável para transitar dentro da Cidade Luz.

Confira agora como andar de metrô e utilizar o transporte público de Paris e saiba quais são as suas melhores alternativas para se locomover no destino sem perder muito tempo ou dinheiro.

Como usar o metrô de Paris e o transporte público 4

Como andar de metrô em Paris

Como são as estações

O metrô de Paris é um dos mais acessíveis e com melhor cobertura para todos os cantos de uma cidade tão populosa (e popular). Ele é gerido pela Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP) e pode ser comparado como uma teia de aranha ou uma placa de computador, com seus circuitos e chips, de tão complexo que seu mapa pode parecer.

Ingressos, passeios e tours por Paris:

Ao todo são 16 linhas com cerca de 300 estações distribuídas por toda a cidade em mais de 200 quilômetros de vias, divididos em 5 zonas. Neste link do RATP você confere TODOS os mapas do sistema de transporte de Paris.

Para encontrar a entrada, procure pela grande letra “M” em amarelo (só não vá confundir com uma certa marca de fast-food) ou as placas retrô escrita “metro” para rimar

usando o metro e transporte publico de paris 13

Horários do metrô de Paris

O horário de funcionamento do metrô de Paris é abrangente. Aberto todos os dias, as operações iniciam às 5h45 horas e funcionam até às 00h45 de domingo a quinta-feira e até 1h45 de sexta-feira e sábado (alou, galera do bar).

Quais zonas de metrô você irá usar

Se você ainda não conhece os pontos turísticos mais famosos de Paris, suas viagens devem se concentrar pela zona 1 central onde estão a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre. Todo o starter pack do turista de Paris está bem concentrado no centro.

Ficando nas zonas 1 a 3 você só usará o metrô. Se hospedando nas outras áreas, você usará o RER, o trem regional de Paris, ou os Trams, que é um sistema semelhante ao VLT do Rio de Janeiro.

A zona 5 é indicada para quem vai para o aeroporto Charles de Gaulle (ou dele para Paris), para quem vai para o Palácio de Versalhes ou para quem pretende visitar a Disneyland Paris que tem uma estação dedicada de cara com todo o universo Disney na França.

usando o metro e transporte publico de paris 10

Preço dos passes do metrô de Paris

Entender um pouco como funcionam as tarifas do metrô e do transporte público de Paris leva um tempinho.

O primeiro passo é definir quantas vezes você pretende usar o metrô, que depende de onde vai ficar hospedado e para onde quer ir (até aí é fácil né?).

Tendo isso em mente, saiba que o bilhete simples de uma viagem de trânsito entre uma mesma zona é de 1,90 euro. Porém, o valor do ticket pode aumentar conforme o seu ponto de parada.

Por exemplo: partindo da estação Saint-Michel Notre Dame, na linha C do RER e desembarcando na Marne-la-Vallée Chessy, a estação da Disneyland Paris, o bilhete vai custar 7,60 euros na viagem por um sentido.

A viagem com partida da mesma estação, mas com destino ao terminal de Charles de Gaulle sai por 10,30 euros (no menu dos totens para compra de bilhetes deverá aparecer a opção de ticket para o aeroporto por este valor).

Parece confuso? É um pouco, mas ali em baixo eu fiz um resuminho dos passes mais úteis para sua viagem.

No site da RATP é possível simular o valor que você gastará se deslocando de uma estação a outra. Assim fica mais fácil se planejar.

usando o metro e transporte publico de paris 12

Para facilitar a sua escolha, escolhi 4 tipos de bilhetes que deverão acomodar bem sua viagem:

  • t+ Ticket: O basicão que te leva de um ponto a outro a partir de 1,90 euro. O valor é acrescido conforme a zona de desembarque (cheque o site da RATP) e, caso você faça mais viagens contadas, o ideal é comprar a cartela de 10 passes por 14,90 euros (1,49 euro cada);
  • Airport Ticket: Te leva de e para o Aeroporto Charles de Gaulle por 10,30 euros;
  • Travel Pass: O bilhete de turista pode ser adquirido com validade de 1, 2, 3 ou 5 dias e disponibiliza viagens ILIMITADAS dentro das zonas compradas.
    • Zonas 1 a 3 (região central)
      • 1 dia: 12 euros
      • 2 dias: 19,50 euros
      • 3 dias: 26,75 euros
      • 5 dias: 38,35 euros
    • Zonas 1 a 5 (subúrbios, aeroporto e Disney)
      • 1 dia: 25,25 euros
      • 2 dias: 38,35 euros
      • 3 dias: 53,75 euros
      • 5 dias: 65,80 euros
  • Navigo Découverte: Ele oferece viagens ilimitadas por todo o sistema de transporte público de Paris (zonas 1 a 5 de metrô, RER e ônibus) durante uma semana, com um custo único de 27,90 euros (5 euros pelo cartão em si e 22,90 euros pelo uso semanal), podendo ser comprado nos guichês das estações. É uma boa escolha para quem vai ficar mais do que dois dias em Paris.
ATENÇÃO: NÃO JOGUE FORA O SEU BILHETE. É costume na França que hajam conferências surpresas por parte da segurança. Por isso, fique com seu bilhete durante toda a viagem.

Passe de metrô Navigo Découverte

Você deve ter percebido que esse passe provavelmente será seu melhor amigo em Paris, não é mesmo? Contudo, há alguns detalhes importantes para decidir se isso realmente é verdade.

A compra do passe Navigo Découverte deve ser feita direto no Aeroporto Charles de Gaulle, assim você evita as filas nas estações e também poderá pegar direto o transporte público até o seu hotel.

O bilhete é válido da meia-noite de segunda-feira até o último segundo de domingo (23h59:59). Ou seja, se você chegar no sábado, só poderá usar até domingo. Muito cuidado com isso. Felizmente caso você passe do tempo limite, existem opções de recargas diárias ou até mesmo para a toda a semana seguinte. Outra vantagem é poder fazer recarga do cartão direto no aplicativo da RATP.

Para usar o Navigo Découverte é preciso que você tenha uma foto 3×4. Se você não lembrou de colocar uma foto na carteira, não se preocupe: as principais estações têm aquelas cabines de fotos instantâneas. Depois é só assinar seu nome com uma caneta comum e pronto. Só pegar o trem.

Qual passe do metrô de Paris comprar?

São muitos tipos de passes do metrô de Paris, por isso consideremos o que sempre falamos aqui: fazer 4 viagens de metrô por dia. Também vamos considerar que você está nas zonas 1 a 3.

  • Ficar até 3 dias em Paris
    • t+ Ticket de 10 passes é a melhor opção para as zonas 1 a 3. Se for para Versalhes ou aeroporto, o Navigo Découverte é melhor.
  • Ficar 4 dias ou mais em Paris
    • Navigo Découverte é a melhor opção, pois da mais liberdade.

Como andar de ônibus em Paris

As viagens nos trilhos são convenientes por serem mais rápidas e evitam o trânsito quando as ruas estão cheias (só não evitam o amontoado de pessoas no mesmo vagão). Pegar o ônibus em Paris pode vir a ser tão conveniente, ou até mais, quanto pegar o metrô ou o RER (o trem suburbano).

As 64 linhas de ônibus de Paris fazem os mesmos trajetos e ainda complementam todo o sistema de metrô da cidade. Da mesma forma como acontece em São Paulo, os ônibus têm uma pista dedicada nas principais vias e, assim, fazem viagens longas em pouco tempo. É uma ótima – e econômica – maneira de fazer um city-tour pela cidade.

As linhas de ônibus operam de segunda a sábado das 7h às 20h30 e algumas, principalmente as que servem as principais estações de metrô e do RER, estendem a operação até as 00h30.

O valor dos bilhetes de viagem única são os mesmos já destacados do metrô.

Ônibus para o aeroporto de Paris

As linhas 350 e 351 operam até o Aeroporto Charles de Gaulle e fazem viagens por apenas 2 euros!

Bem mais barato que os 10 euros e tanto do trem. Mas pense bem, pois podem ser ainda mais concorridas e lotadas do que o trem (que em determinados horários fica superlotado).

Planeje então para sair em horários de menor movimento. E caso esteja com 2 ou 3 pessoas, veja se não vale a pena usar o Uber ou táxi de e para o aeroporto. Um pouco de conforto pode fazer a diferença no início ou fim da sua viagem!

 

Ônibus noturno

Os ônibus Noctilien abrangem todo o período da madrugada, operando 47 linhas por toda Paris das 0h30 às 5h30. O tipo e valor do bilhete é o mesmo que você utilizaria em uma viagem de metrô ou ônibus.

As linhas percorrem as estações de metrô e RER e são a melhor forma de se deslocar na madrugada.

Como andar de barco Batobus em Paris

Uma das maneiras mais bonitas e românticas de se atravessar Paris é cruzando a cidade pelo rio Sena. A melhor maneira é pegar o barco Batobus com opções de hop-on e hop-off pelos principais pontos turísticos de Paris.

Louvre, Praça da Concórdia, Torre Eiffel, Palácio Les Invalides, Museu de Orsay, bairro Saint-Germain-des-Prés, Notre Dame, Jardim das Plantas e o Hôtel de Ville são algumas das paradas feitas pelo barco que permite que o viajante embarque ou saia quantas vezes quiser pelo tempo do bilhete comprado.

Os valores do Batobus são:

  • 24 horas: 17 euros
  • 48 horas: 19 euros

usando o metro e transporte publico de paris 04

Como alugar bicicleta em Paris

Que tal andar de bicicleta por Paris? Não tem forma melhor de admirar a cidade do que podendo parar imediatamente para apreciar um monumento que te chamou atenção ou um café escondido em uma rua estreita.

A Cidade Luz também é bem amigável para os ciclistas, desde os mais experientes até os iniciantes. Isso porque Paris tem quase MIL QUILÔMETROS (sim, 1.000km) de ciclovias.

Perto de muitas estações do metrô é possível encontrar lugares e pontos de aluguel de bicicletas.

usando o metro e transporte publico de paris 20

A marca de aluguel de bicicletas mais conhecida na cidade é a Velib’ Metropole, aberta pelo governo parisiense, que funciona semelhante àquelas bikes de bancos que vemos no Brasil.

Você irá notar que algumas bicicletas terão cor azul enquanto outras terão a cor verde. Isso porque as bikes azuis são elétricas (menos esforço e dores para quem não está acostumado) e as verdes são normais.

ATENÇÃO: para comprar um cartão Velib’ é necessário ter um cartão de crédito internacional com chip e um valor de 150 euros de caução será bloqueado automaticamente.

usando o metro e transporte publico de paris 07

Como comprar o cartão de bicicleta Velib’

Com diversos estacionamentos de bicicletas espalhados por Paris, é possível comprar o cartão Velib’ nos totens dos estacionamentos de bicicletas ou no site oficial.

No site oficial é possível fazer a compra do código do cartão (virtual), assim, quando solicitado no painel de uma das bikes é só informar o número do cartão e a senha que você criou para ele.

De posse do cartão – físico ou virtual-, você poderá usá-lo em qualquer uma das 20 mil bikes disponíveis e curtir Paris na carona da magrela.

Na hora de devolver, é só achar um ponto de devolução e fazer o “check-out” no painel da eletrônico da bicicleta, pagando o valor pelo tempo usado.

Valores do aluguel de bicicleta em Paris

A precificação é um tanto quanto complexa e tem como base o número de dias de uso do cartão e a quantidade de vezes que você pega uma bicicleta, além do tempo de uso dela.

  • 1 dia
    • 1 bicicleta: 5 euros
    • 5 bicicletas: 15 euros (3 euros por bicicleta)
  • 7 dias
    • 1 bicicleta: 15 euros
    • 5 bicicletas: 75 euros
  • Valor a cada 30 min
    • primeiros 30 min: grátis
    • Bicicleta elétrica (azul): 2 euros
    • Bicicleta normal (verde): 1 euro

Por exemplo, você pega uma bicicleta no metrô, vai até a Torre Eiffel e devolve ela. Depois de visitar a torre (algumas horas depois) você volta e pega a mesma bicicleta no estacionamento para continuar o passeio. No total, você pegou “2 bicicletas”, pois cada vez que uma bicicleta é tirada do estacionamento, é contado no seu cartão como 1 bicicleta, mesmo que seja exatamente a mesma de antes.

Aplicativos de transporte em Paris

RATP – Your Daily Co-pilot

O sistema de transporte público da cidade tem um aplicativo próprio que te salva na hora de fazer uma consulta rápida ou até mesmo na hora da compra dos bilhetes com antecedência.

Disponível para dispositivos Android e iOS, o RATP – Your Daily Co-pilot é exatamente o que o nome diz: um “co-piloto” para auxiliar em tudo o que o turista precisa saber sobre as linhas, horários, mapas, preços e outras facilidades.

Para comprar os bilhetes é necessário ter um smartphone com NFC habilitado, aquele serviço em que você encosta o aparelho em um lugar para trocar dados, além do aplicativo Ticket Sans Contact (o app do RATP vai redirecioná-lo diretamente para fazer o download).

A compra de passes comuns pelo aplicativo precisam ser validadas com a apresentação do comprovante do bilhete enviado via e-mail em uma das maquininhas ou guichês das estações. Se já tiver seu Navigo Découverte, basta encostar o cartão na parte traseira do smartphone depois de escolher o tipo de recarga e efetuar o pagamento com cartão de crédito. Seus créditos já estarão disponíveis dentro do seu passe.

A desvantagem do app é precisar manter uma conexão constante para usá-lo, ou seja, você vai precisar de dados móveis, e está disponível apenas em inglês.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A EasySim4U oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

usando o metro e transporte publico de paris 22

Next Stop Paris

Outro aplicativo da RATP que vai ajudar sua viagem por Paris é o Next Stop Paris. Ele pode ser configurado em português e ainda te dá a opção de fazer o download dos mapas offline.

Semelhante ao Your Daily Co-Pilot, o Next Stop Paris permite que você interaja com o mapa do sistema de transporte público e planeje os melhores trajetos de um ponto a outro.

Como é voltado para o turista, o aplicativo ainda oferece opções de locais de interesse para você visitar nas proximidades, além de mostrar as diversas opções de tickets.

Entretanto, ele não permite a compra online de bilhetes, mas deve auxiliar e muito quem não tem conexão e precisa ver os mapas do sistema.

usando o metro e transporte publico de paris 24

MyTaxi

Em diversas cidades da Europa o MyTaxi é um aplicativo que tem ganho bastante espaço e caído no gosto dos viajantes que passeiam pelas principais cidades do Velho Continente.

Kapten

O Kapten, antigamente conhecido como Chauffeur Privé, começou como um aplicativo local da França para ser uma alternativa ao Uber. Atualmente, a frota de motoristas e clientes já se equipara ao concorrente americano em solo francês e já se estendeu para outras cidades da Europa como Lisboa.

usando o metro e transporte publico de paris 08

O preço base de uma viagem do Kapten é de 2,50 euros. O aplicativo acrescenta 0,52 centavos de euro para cada quilômetro que irá rodar e mais 0,08 centavos de euro por minuto em viagem.

Se você quer ir da Torre Eiffel até o Museu do Louvre, o trajeto sem trânsito vai levar 8 minutos e percorrer 3,5 km de distância, portanto, o preço aproximado seria 4,96 euros. Pechincha? Talvez. Lembre-se que os valores dos aplicativos são dinâmicos podendo encarecer conforme o trânsito e a alta demanda.

Uber

O Uber é tão utilizado em Paris quanto no Brasil e te leva de cima para baixo, com preços compatíveis ao Kapten.

Assine nossa newsletter!

Comentários