atualizado em:

França: como visitar a Torre Eiffel em Paris

O cartão postal mais famoso da França segue arrancando suspiros dos visitantes do mundo todo. Conheça mais a magia desse símbolo.

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

A Torre Eiffel de Paris. Não preciso dizer mais nada e logo vem a imagem perfeita na cabeça. Afinal, se em qualquer momento da sua vida você pesquisou sobre viagens, você deu de cara com esse grande símbolo francês.

Não tem como visitar Paris sem cruzar com a Torre Eiffel, nem que seja a distância ou parando apenas para uma rápida foto no Trocadéro, o jardim que fica bem em frente da construção de metal de 300 metros de altura (facinho de achar, né?).

Se você pretende conhecer a Torre e subir até seu topo, continue lendo e veja como otimizar seu passeio e como evitar as principais filas de um dos monumentos mais visitados do mundo todo.

Como visitar a Torre Eiffel de Paris, na França 03

Ingressos, passeios e tours por Paris:

História da Torre Eiffel de Paris

Apesar da grandiosidade da obra, a Torre Eiffel levou apenas dois anos para ser construída começando suas obras em janeiro de 1887 e sendo finalizadas em março de 1889.

A torre foi erguida para ser a entrada da Exposição Universal de 1889 que naquele ano celebrava o centenário da Revolução francesa.

A construção de 7,3 toneladas de ferro foi resultado de um concurso do Journal Officiel que coletou projetos de diversos arquitetos para erguer uma torre de 300 metros de altura em uma base quadrada de 125 metros.

A Torre Eiffel tem esse nome pois o projeto escolhido entre os 107 participantes foi o de Gustave Eiffel, um empreendedor, que ao lado de Maurice Koechlin e Emile Nouguier, engenheiros, e Stephen Sauvestre, um arquiteto, planejaram essa grande obra.

Dizem que no verão a torre fica até 15 cm mais alta pois o ferro dilata com o calor, retornando ao tamanho original nos períodos mais frios.

Como visitar a Torre Eiffel de Paris, na França 09

O que fazer na Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um dos lugares mais fotogênicos da humanidade. Não tem pessoa que não associe a torre de ferro quando se fala em França ou viajar para Paris. É praticamente impossível. Mas como podemos aproveitar o melhor dessa área?

O primeiro passo é entender os níveis que podem ser visitados e o que cada um oferece:

Primeiro andar (57 metros)

O primeiro andar da Torre Eiffel pode ser facilmente esquecido quando se faz uma visita ao local, já que todos os bilhetes de elevadores passam direto para o segundo andar da estrutura.

Qualquer ingresso que você comprar para a torre dá acesso ao primeiro andar, porém você deve descer de escadas pelo segundo  andar se quiser conhecê-lo.

Alguns anos atrás, o espaço passou por uma extensa reforma e hoje tem um piso de vidro em um dos trechos que rende ótimas fotos.

La bulle Parisienne, um bistrô temporário que oferece diferentes refeições desde café da manhã até jantar, fica no primeiro andar. O ideal é fazer uma reserva antes e garantir lugar em uma das mesas redondas do espaço.

Além disso, é aqui que ficam expostos painéis e projetores que contam histórias da Torre Eiffel.

Como visitar a Torre Eiffel de Paris, na França 06

Segundo andar (125 metros)

O segundo andar da Torre Eiffel é, normalmente, o ponto de partida da maior parte das visitas e onde fica o restaurante mais requintado: o Júlio Verne. O restaurante é famoso por ter uma vista privilegiada do Champ-de-Mars, Quai Branly e do Trocadéro. Se quiser mesmo ter uma refeição de gala no espaço, faça uma reserva o quanto antes. 

É também no segundo nível onde fica um dos buffets da Torre, que nada mais são que micro lanchonetes que oferece uma seleção de refeições e bebidas rápidas para quem está mais afim de fazer um lanchinho e não necessariamente uma refeição completa.

Os buffets de snacks também são encontrados no primeiro andar e no térreo.

Além da oferta gastronômica, o segundo andar da Torre Eiffel dispõe ainda de lojEnhas de souvenires para você que não pode deixar de pegar uma miniatura da torre para deixar na sua estante ou na mesa do trabalho.

Ah, para os amantes de doces, no segundo andar também fica um bar de macaroons (sim!), onde o que não falta é variedade de sabores.

Topo (276 metros)

O Topo da Torre Eiffel é o ponto mais alto que pode ser explorado pelos visitantes.

Com a vista mais incrível de toda a França, ali fica a recriação do escritório do idealizador da torre, Gustave Eiffel.

E além dos binóculos e um pequeno modelo em escala para se tirar algumas fotos, o espaço tem ainda um bar de Champagne (o verdadeiro, daqueles que só são produzidos na cidade francesa de mesmo nome).

Como visitar a Torre Eiffel de Paris, na França 01

Valores para subir a Torre Eiffel

Os valores para subir a Torre Eiffel variam conforme o andar escolhido e a subida pode ser feita de elevador ou escada. O preço para encarar as escadas é mais barato, mas será que seus joelhos vão gostar da ideia?

Os valores para subir a Torre Eiffel são:

  • Elevador para o 2º andar
    • Adultos: 16,60 euros
  • Elevador para o topo
    • Adultos: 25,90 euros
  • Escadas para o 2º andar
    • Adultos: 10,40 euros
  • Escada para o 2º andar e elevador para o topo 
    • Adultos: 19,70 euros

Não existem ingressos do tipo “fura-fila” para a Torre Eiffel. A única forma de evitar as longas filas nas bilheterias é garantindo uma entrada no site oficial.

O ingresso virtual pode ser comprado com até 60 dias de antecedência para quem vai pegar o elevador e 7 dias de antecedência para quem vai pegar as escadas. O bilhete dá direito ainda a um horário pré-agendado para acessar os elevadores, evitando muitas aglomerações.

Mesmo com a compra online, as filas para acessar os elevadores são praticamente inevitáveis. Faça as coisas com paciência.

Horários de visitação da Torre Eiffel

Uma das melhores partes da Torre Eiffel é a experiência diferente que você pode ter a visitando durante o dia ou à noite.

Com a luz do dia, a vista para toda a Paris é digna de pinturas em quadros e fica melhor ainda de tirar aquela foto sentado na grama dos jardins do Trocadéro (você vai tirar essa foto. Eu sei. O Instagram pede por isso).

Porém, todas as noites, a Torre Eiffel se ilumina com luzes douradas e piscantes, lembrando uma árvore de Natal.

O show de luzes acontece de hora em hora por cerca de cinco minutos e é um dos mais marcantes da visita.

Em ocasiões e eventos especiais a torre se ilumina com luzes diferentes, como durante as comemorações de 120 anos de sua fundação, onde todas as noites era programado um show de luzes com holofotes que emitiam raios que podiam ser vistos por até 80 quilômetros de distância.

Os horários oficial da Torre Eiffel são:

  • De 13 de junho a 29 de agosto
    • Elevador – das 9h às 0h45 (última subida até as 23h30 para o 2º andar e até 23 horas para o topo)
    • Escada –  das 9h – 0h30 (última subida até meia noite)
  • Resto do ano
    • Elevador – das 9h às 23h (última subida até as 23 horas para o 2º andar e até 22h30 para o topo)
    • Escada – 9h30 às 18h30 (última subida até meia noite)

Qual o melhor horário para visitar a Torre Eiffel?

O período com o maior número de visitantes vai entre o final de junho até o começo de setembro. Ao comprar o ingresso online com hora marcada, lembre-se de chegar com, no mínimo, 20 minutos de antecedência porque será necessário passar pelo controle de segurança.

Dessa forma, para encarar menos filas, planeja sua visita para o período da manhã logo cedo, antes mesmo das 10h30 ou para o final do dia depois das 17h.

Como visitar a Torre Eiffel de Paris, na França 05

Melhores pontos para tirar fotos

Já comentei que seu Instagram vai pedir por fotos da Torre Eiffel tiradas a partir dos jardins do Trocadéro e o motivo é simples: é um dos melhores lugares para fazer boas imagens.

Se você viu uma foto nas redes sociais de alguém que foi para Paris e quer aparecer ao lado da torre aposto que 90% delas foram tiradas do Trocadéro ou do Champ-de-Mars.

Os jardins do Trocadéro estão no topo da colina de Chaillot, onde fica o Palais de Chaillot, conhecido pelos museus e por ser também local do Ocean Entertainment Center, um aquário que abriga milhares de espécies de peixes e de vida marinha, no subsolo (vale a visita se você estiver com tempo para explorar ou se está viajando com crianças pequenas).

Pelos jardins estarem em uma colina, a vista da Torre Eiffel pode não fazer jus a grandiosidade da construção por conta da perspectiva.

Como visitar a Torre Eiffel de Paris, na França 10

A segunda opção, mas não menos fotogênica, é o gramado da Champ-de-Mars.

Se você já viu aquelas fotos de alguém sentado na grama, com um joelho dobrado e olhando para o horizonte com a torre ao fundo (todos nós já vimos pelo menos uma vez), elas foram tiradas no Champ-de-Mars, que fica do lado oposto ao Trocadéro.

A vantagem dessa outra perspectiva é estar no mesmo nível do térreo da torre.

Com um bom ângulo e um olho um pouquinho mais fotográfico (já que não é preciso de muito para fazer a foto da torre ser marcante) você tem a sua próxima postagem mais curtida 😉

O grande campo coberto pelo Champ-de-Mars oferece a oportunidade de tirar fotos da torre em distâncias diferentes (que tal a clássica foto paródia de você tentando segurar a torre pela ponta? Micos de viagem, quem nunca?). Essa área também é uma delícia para fazer um piquenique. 

Como visitar a Torre Eiffel de Paris, na França 08

Como chegar na Torre Eiffel?

Dada a importância e a localização privilegiada da Torre Eiffel, bem na região central de Paris, ela é um dos pontos turísticos mais fáceis de se chegar, seja de metrô, RER e ônibus.

Lembrando que de transporte público é sempre mais baratinho, custando 1,90 euro por viagem. Vamos evitar gastar muito com deslocamentos e aproveitar para gastar com o ingresso da própria atração.

Metrô

De metrô, a Linha 6 tem 3 estações próximas da torre: a Trocadéro, Passy e Bir-Hakeim. Todas ficam a poucos metros da torre, contudo a Trocadéro faz com que você dê de cara com os jardins e dá para fazer aquelas fotos logo de cara.

A Trocadéro também é uma estação da Linha 9 e faz a integração com a Linha 6.

Já a estação École Militaire faz parte da Linha 8 e, diferente das outras estações, ela dá de cara com a Escola Militar, outra construção clássica de Paris, e com o início do Champ-de-Mars.

Como visitar a Torre Eiffel de Paris, na França 07

RER

De RER, as linhas de trem da cidade, descendo na estação Champ de Mars – Tour Eiffel da Linha C, você estará a apenas um quarteirão da torre e, muito provavelmente, já fez alguma fotos dela pela janela do trem.

Ônibus

De ônibus, 4 linhas fazem parte da rota que leva diretamente para a Torre Eiffel sendo elas as linhas 82, 42, 6 e 72.

Confira o site oficial do transporte público de Paris.

Torre Eiffiel

  • Endereço: Champ de Mars 5 Avenue Anatole France 75007 Paris – França Site

Assine nossa newsletter!