Com o número de smartphones crescendo cada vez mais, a necessidade de estar conectado aumentou. Há uns 3 anos, eu viajei com apenas um iPhone e consegui me virar bem com as redes Wi-Fi abertas, mas hoje minha necessidade de estar conectado já não me deixa ficar tranquilo na mesma situação 😛 Por isso, poder usar a Internet 3G no exterior é uma das minhas necessidades básicas de viagem. Como fazer para usar a Internet 3G no exterior de maneira eficiente e barata?

Há momentos em que você quer enviar uma foto, um vídeo ou simplesmente fazer um check-in no Foursquare, mas sem uma rede aberta por perto o timing acaba passando e aquele momento pode deixar de ser interessante.

Como usar a Internet 3G no exterior

Pensando nisso, comecei a procurar se haviam planos pré-pagos de Internet 3G no exterior enquanto viajávamos e, a partir de 2011, comecei a ver algumas opções surgindo. Obrigado Marcie (@Marcie14), Carlinha (@carlinhaz) e Thyago (@thyago_portela) pelas discussões iniciais sobre o assunto 🙂

Hoje, quase todas as operadoras GSM do mundo – ou pelo menos nos destinos mais comuns dos viajantes – já têm um plano de Internet 3G pré-pago tanto para smartphones quanto para tablets.

Resolvi então montar uma lista com os países e operadoras que eu consegui confirmar que têm planos pré-pagos de Internet 3G no exterior.

Se você sabe de algum outro país ou operadora ou se já usou algum desses serviços,

por favor conte-nos sua experiência 😀

Como usar a Internet 3G no Exterior?

Alguns pequenos detalhes sobre a utilização da Internet 3G no exterior:

  • Como os nomes e valores de planos mudam muito rápido, a lista contém apenas os países e suas operadoras que já confirmamos ter planos pré-pagos de Internet 3G.
  • Ao lado de alguns países, coloquei o equivalente de “pré-pago” para ajudar quando forem falar com os vendedores 😉
  • Lembrando também que é necessário que seu smartphone esteja já desbloqueado e em alguns países pode ser preciso fazer alguma configuração no seu smartphone/tablet para a Internet funcionar na rede deles. Nada que o funcionário da loja não possa lhe ajudar.
  • Não é possível usar o chip da operadora de um país em outro país, mesmo que a operadora seja a mesma em ambos os países e que estes estejam, por exemplo, na União Europeia. Se você tentar, estará em roaming internacional no país de destino.

Usar a Internet 3G no exterior não tem muito segredo. Basta fazer como faríamos por aqui. Procure uma das operadoras da lista abaixo que tenha planos pré-pagos de Internet e compre o SIM card ou o microSIM, enfim, o “chip” para o seu telefone.

Para o caso do iPhone e outros smartphones, você provavelmente terá de comprar um chip com plano pré-pago e adicionar a esse plano a opção de Internet. A vantagem é que você terá créditos de minutos também para fazer ligações e enviar SMS. Já para o iPad e outros tablets, você pode comprar um plano somente de dados, pois não há a parte “telefone” deles.

Em ambos os casos, depois de comprar o chip, basta colocá-lo no aparelho, habilitar a linha e testar a Internet para ter certeza de que está tudo funcionando. Nesse momento, o funcionário da loja poderá lhe ajudar caso haja algum problema 🙂 Só lembrando que algumas operadoras precisam de algumas horas ou mesmo dias para habilitar a Internet 3G.

Com tudo funcionando, é hora de comentar aqui no blog ou mandar uma mensagem no Twitter pra mim avisando que deu certo 😛

Operadoras com planos pré-pagos de Internet 3G no exterior para Smartphones e Tablets
(iPhone, Android, Blackberry, Windows Phone, Symbian, etc.)

Vale a pena comprar o iPhone 5 - concorrentes: Samsung Galaxy S3 e Nokia Lumia 920Como usar a Internet 3g no exterior - motorola xoom

África do Sul

Veja nossa experiência com a Vodacom aqui.

Alemanha (prepaid / callYa)

Veja o post com todos os detalhes sobre os Planos de 3G pré-pago na Alemanha.

Argentina (prepago)

A Keila disse que o plano MoviTalk da Movistar não funcionou no iPhone 4S para a Internet 3G. Segundo a operadora é porque eles não tem permissão para o 4S.

Austrália (prepaid / pay as you go)

Áustria (prepaid)

Bélgica

Brasil (pré-pago)

Canadá (prepaid / pay your way)

Chile (prepago)

Veja nossa experiência com a Nextel aqui.

China

Cingapura

Colômbia (prepago)

Claro é boa para a maior parte da Colômbia, mas em alguns lugares como San Andrés é melhor usar a Movistar.

Dinamarca (prepaid)

Egito

Escócia (pay as you go / prepaid)

  • O2 (dica Bruna)
  • EE (dica Carmen)

Eslovênia

Espanha (tarjeta)

Estados Unidos (prepaid / pay as you go / go phone)

  • AT&T (comprar o data package pois o pay-per-use não serve para smartphones)
  • T-Mobile

Grécia

Finlândia

França (la carte / prépayées)

  • SFR – somente para iPhone (dica Marcie)
  • Orange (dica Taciana)
  • Bouygues – habilita a Internet 3G na hora (dica Anderson)
  • Lebara

Relato detalhado do André sobre a Bouygues. Ele também comentou que eles não permitem usar o Skype, Viber e outras apps do tipo para fazer chamadas.

Relato da Maria sobre um chip pré-pago pronto para usar da Orange.

A Sophia comentou que apesar de a Orange dizer que a Internet leva 2 dias para ser habilitada, na prática começa a funcionar na hora.

Deixe sua dica sobre internet 3G na França aqui.

Grécia

Holanda (prepaid)

Índia

Inglaterra (pay as you go / prepaid)

Israel (Big Talk)

Itália (ricarigabili)

Japão

Na Soft Bank é preciso alugar um chip direto na operadora para poder usar o número e a Internet no Japão, pois não há como comprar um chip lá sem ser morador. No aeroporto já dá para alugar o chip 🙂

Na eConnect você pode comprar o chip e enviar diretamente para seu hotel e não precisa devolver. Leia o comentário da Camila sobre essa opção.

Jordânia

  • Zain (dica Philipp)

México (prepago)

Peru (internet móvil prepago)

Veja nossa experiência com a Claro aqui.

Polônia

Portugal (pré-pago)

República Dominicana

República Tcheca

Suécia

Suíça (PrePay / Prepaid)

Tailândia

Turquia

Os planos da AVEA ainda dão direito a Free WiFi para clientes estrangeiros  😀 Se possível, faça download do teclado turco no seu celular, pois o Tony teve problemas para habilitar a internet 3G dele por não conseguir digitar um caracter especial.

Uruguai (prepago)

Update (25/10/2011):

Dois leitores do blog (Betinho e Marcel) indicaram 2 sites muito interessantes para pesquisar as operadoras GSM do mundo todo que tem chips SIM pré-pagos. Desta forma você pode descobrir quais têm plano de Internet 3G disponíveis para os planos pré-pagos também se ele já não estiver na lista acima.

Apesar de mostrarem o preço, eu não confiaria cegamente, pois preços e planos mudam a toda hora nas operadoras, mas é uma boa maneira para se ter uma noção do quanto gastaria.

PrePaidGSM: É bem completo e atualizado, mas para saber se a operadora tem planos de dados pré-pago é preciso clicar no link “Pre Paid Offer” para ver as opções de plano para cada operadora.

Pay as You Go Sim with Data Wiki: Bom site também, mas não tão completo. Para o caso da Alemanha, por exemplo, as operadoras maiores (como Vodafone e T-Mobile)  não estão listadas.

Este post é atualizado constantemente com novas dicas que outros leitores deixam nas caixas de comentários ou que descobrimos em nossas viagens.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    642 Comentários
  1. Bom dia Fred e demais colegas, passei 10 dias em Nova York, e utilizei o Vivo Tu Go, falei com o Brasil, mandei msgs com wifi de vários lugares e o custo foi muito pequeno, não chegou a 100 reais, creio que esta opção para quem tem linha na Vivo uma boa. Abraços.

    • Obrigado pela dica, Luiz.

      Entretanto, só para deixar claro para os leitores, o Vivo TU Go é um serviço de voz e SMS, não de internet 3g/4g em roaming. Até porque ele depende de ter conexão com a Internet para funcionar 🙂

  2. Oi Fred, acabamos de voltar da GB. Estivemos na Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e Irlanda. Como a Irlanda não faz parte da GB, precisava de um simcard que me cobrisse não só GB, mas outros países da Europa. Fui em uma loja da Three (indicação de uma amiga de Dublin), expliquei o que precisava e sai com meu simcard já funcionando da loja. Fomos agora em agosto/2016. Pagamos 26 Pounds, na Escócia um simcard com ligações gratuitas entre telefones da Three, 1 mês de 4 G ilimitado dentro da GB (Escocia, Inglaterra e Irlanda do Norte) e mais Um tanto de 4G roming (não me lembro quanto, mais usei por uma semana na Irlanda, sem controlar e usando o Waze); e ligações para fixo… Tb não sei quanto, mas usei em todos os paises para reserva em restaurantes, passeios, etc… O conforto foi tão grande (principalmente por poder usar o Waze como gps para guiar a viagem toda e usar o tripadvisor para ver restaurantes próximos), que não viajo mais sem ter um destes. Valeu muito a pena! Grata por compartilhar suas experiências! Ah… Se você conseguir descobrir em quais paises da Europa este cartão Three funciona, agradeço. Att. Vera

  3. Bem, para os EUA as opções são muitas. Ano passado comprei aqui no Brasil mesmo, chip Da americanet. Foi fantástico!
    Eu recebia ligações por um número do Brasil ( quem me ligava estava fazendo ligação nacional), ligação ilimitada para meus amigos com o mesmo chip e internet fantástica!
    Super recomendo!

  4. Oi Fred….muito legal seu Post. Ajuda demais.
    Estou embarcando no inicio do ano que vem que vem para Punta Cana, e voce teria alguma dica de qual seria a melhor operadora (custo beneficio)? Pois vi que os hoteis lá só tem Wi Fi em alguns lugares, o restante é pago, então para não ficar refem deles, acho sim que seria uma boa eu comprar algo no aeroporto já, isso se a minha comunicação não atrapalhar….rs

  5. 1 27 28 29
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] muito tempo, mas uma coisa me preocupava: como conseguir usar a internet 3G no país? Claro que este post incrível aqui do Sunday já explica direitinho como ir até a loja e pedir um SIM card, mas nosso tempo estava contado e […]

  2. 1 27 28 29