Independentemente da sua crença, conhecer a Basílica de Guadalupe ao visitar a Cidade do México ajuda a compreender aspectos da cultura mexicana e como a figura da Santa representa um papel importante na construção dos valores da população.

Basílica de Guadalupe - entrada

A Basílica de Guadalupe

Diz a tradição que a Nossa Senhora de Guadalupe apareceu em 1531 no Cerro del Tepeyac, onde hoje está construída a Capilla de Cerrito.

Hoje, o complexo da Basílica de Guadalupe é formado pela Antigua Basílica (construída no séx. XVI), pela Basílica de Nuestra Señora de Guadalupe, pela Capilla de Cerrito, pelo Templo del Pocito e pela Antigua Parroquia de Indios.

Basílica de Guadalupe - parte da frente

Basílica de Guadalupe - outras igrejas

A festa dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe é celebrada todo dia 12 de Dezembro, portanto se você pretende conhecer a Cidade do México nessa época do ano, não deixe de visitar a Basílica de Guadalupe para conhecer e participar das festas e celebrações, o passeio ficará ainda mais interessante 🙂

Basílica de Guadalupe - missa

Basílica de Guadalupe - pausa para uma foto

Como indicado pelo Riq Freire, é possível integrar a visita à Basílica de Guadalupe com a visita a Teotihuacán, nesse caso, a dica é começar por Teotihuacán, pois as excursões geralmente passam primeiro na Basílica 😉

Como chegar a Basílica de Guadalupe usando o transporte público?

Chegar à Basílica de Guadalupe de transporte público é bem tranquilo. A melhor opção é pegar o metrô Linha 6 até a estação La Villa-Basílica e de lá seguir para a Calz de Guadalupe, um calçadão enorme e que dá diretamente na Basílica.

Basílica de Guadalupe - altar

Para quem vem de Teotihuacán de transporte público e quer ir à Basílica, a dica é descer do ônibus na Estação Indios Verdes e pegar a Linha 3 do metrô até a Estação Deportivo 18 de Marzo e de lá fazer a baldeação para a Linha 6 e ir até a La Villa-Basílica. o ideal é ir até a rodoviária e de lá pegar o metrô linha 6 até Linha 6 e ir até a La Villa-Basílica, pois alguns leitores comentáram da insegurança na Estação Indios Verdes. Obrigado Henrique!

Nós fomos andando da estação Deportivo até a Basílica e achamos que não valeu a pena, era melhor ter feito a baldeação 😉

Basílica de Guadalupe - escadaria

Basílica de Guadalupe / Basílica de Nuestra Señora de Guadalupe

Endereço:

Plaza de las Américas 1

Villa de Guadalupe, Cidade do México

Metrô Linha 6 – La Villa-Basílica

Horários:

Basílica – todos os dias: 6 às 21h

Museu – Terça a Domingo: 10 às 18h

Basílica de Guadalupe - detalhe

Se gostou do que viu, assine o blog!


    12 Comentários
  1. Olá!
    Eu estou me programando para viajar para o México quem sabe nas próximas ferias. Com certeza pretendo visitar a Cidade do México, que tenho enorme interesse. Mas uma vez estando lá, pretendo esticar e ir ate Cancun. Qual a cia aérea vocês me indicariam para fazer o voo Cidade do México/Cancun? Li sobre uma tal de Interjet…
    Obrigada!
    Ana Paula

    • Aninha,

      O trecho Cidade do México até Cancun tem que ser feito de avião mesmo, de ônibus a viagem deve levar mais de um dia.

      Você já procurou no site da AeroMéxico? Não estudei muito o cenário das cias low-coast no México porque a nossa viagem foi toda programada com trechos curtos de ônibus. Mas você pensou em incluir esse trecho interno na sua passagem Brasil – México?

      Ou quem sabe cotando com um agente de viagens… talvez ele consiga uma tarifa melhor 😉

      Boa sorte e qualquer dúvida, estou por aqui.

  2. Oi Fred, estou coletando as informações para minha vista ao México no prox ano e com certeza irei a Teotihuacán. No Post onde vc explica como ir por conta própria vc diz na Dica 6: Não faça a baldeação na Deportivo 18 de Marzo para a La Villa-Basilica. O tempo e a distância para se deslocar de uma plataforma até a outra é quase a mesma coisa de ir direto a pé para a Basílica.
    Aqui neste Post da Basilica de Guadalupe vc. diz: Nós fomos andando da estação Deportivo até a Basílica e achamos que não valeu a pena, era melhor ter feito a baldeação.
    Afinal é melhor fazer a baldeação ou não? Fiquei confuso… Obrigado por todas as informações que com certeza serão muito úteis (metro, etc) Abs. Paulo

    • Hahaha bipolaridade do Editor, Paulo 😛

      A verdade é que depende. Nós andamos um bocado pra chegar até a Basílica e não tinha nada muito legal pra ver. Sem contar q tava um calorão. Mas ir pelo metrô também não muda muita coisa e vc ainda tem de esperar pelo metrô.

      Eu diria q ir do Deportivo a pé direto é melhor sim, mas tenha um mapinha em mãos para não se perder 😉

  3. Olá! Qual seria o roteiro a ser feito se eu quiser fazer os trechos internos de ônibus, em pequenas viagens ?? Disponho de 25 dias! Obrigada!!

  4. boa noite, estou indo ao mexico com chegada no dia 02 e retorno dia 19. Estou mumuito perdido e gostaria muito do u
    auxilio de vcs. Pense em ficar 3 dias na cidade do mexico alugar um carro e conhecer o restante por conta propria. Vcs indicam aluguel de carro, e entregaria o carro em cancun.
    Não sinto muita firmeza nesse negocio de andar de onibus de uma cidade a outra…enfim…podem me ajudar?

    • Oi Thiago.

      Alugar carro na Cidade do México não é muito problema, mas eu deixaria para alugá-lo no dia de saída de lá, pois a cidade é meio caótica de trânsito e vc não precisa do carro para passear por ela 🙂 Outro problema, Cancún é beeeeem longe da Cidade do México, então saiba que você ficará bastante tempo na estrada.

      Agora, um amigo e várias pessoas já relataram que nas estradas mexicanas há policiais que pedem propina. Por isso, é melhor ficar atento e evitar dirigir de noite.

  5. Boa tarde. Primeiramente, parabéns pelo site. Encontrei várias dicas valiosas. Vou a DF em Maio, para ficar 6 dias apenas. Vi que a Maioria dos lugares não abrem na Segunda. Vocês tem alguma sugestão de algo para fazer na segunda-feira? Ficarei de Domingo a sexta, e não quero perder nenhum dia. Um abraço!

    • Oi Danilo.

      O jeito é fazer os passeios que não dependem de horário. O Zócalo, o parque, a Basílica, talvez alguma ruína fora da cidade do méxico. Eu não lembro qual abre na segunda, mas dá pra fazer sem problemas, até porque nós ficamos 7 dias lá e sempre tínhamos o que fazer 🙂

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] post eu explico como ir a Teotihuacán e como ir à Basílica de Guadalupe no mesmo dia e ainda fugir das excursões para poder aproveitar estes dois lugares com mais calma […]

  2. […] ser um país extremamente católico, assim como a Basílica de Guadalupe, a Catedral Metropolitana fica repleta de fiéis o dia todo. Ela começou a ser construída em 1573 […]