Mesmo que esta não seja a sua intenção, você acabará fazendo compras no México, principalmente em Cancún e na Capital Federal 😉 Para nossa alegria, o país conta com o mesmo esquema de Tax Free que encontramos na Europa, ou seja, você consegue receber de volta parte do imposto pago em suas comprinhas \o/

Como conseguir o tax free / tax refund no méxico - Tax Back 3

Como conseguir o Tax Free/Tax Refund no México?

Assim como na Europa, o Tax Free ou Tax Refund é feito nos aeroportos, antes de voltar ao Brasil e não diretamente na loja como acontece com o El Corte Inglés na Espanha. Isso não é necessariamente um problema, mas é preciso guardar todos os comprovantes e notas fiscais até o fim da viagem para não ter problemas na hora de pedir o reembolso do IVA (o imposto do México).

Além disso, há pelo menos duas empresas que fazem o Tax Free/Tax Refund, cada uma com sua cartela de lojas afiliadas: Tax Back e Yvesam.

Como conseguir o tax free / tax refund no méxico - Yvesam 1Como conseguir o tax free / tax refund no méxico - Tax Back 2

Pedir o reembolso dos impostos é relativamente simples – depois de entender o processo, claro 😛

1 – Verifique se a loja que você está comprando participa de algum desses programas

Geralmente as lojas têm adesivos em suas portas e janelas indicando se participam de algum programa de Tax Free / Tax Refund, mas, caso não tenha, não custa perguntar para algum funcionário. Quem sabe você não dá sorte?

Se estiver na dúvida, pergunte se eles têm: Tax Free, Tax Back, Tax Refund, Devolición de IVA.

Veja também:

Onde ficar na Cidade do México: os 3 melhores bairros

2 – Faça as compras e guarde as notas fiscais e recibos dos cartões utilizados

Essas notas e recibos serão necessários quando você fizer o pedido de reembolso já no aeroporto. Guarde-os com cuidado e de preferência grampeados por loja para não perder muito tempo depois para preencher os formulários.

3 – Tire cópias dos seguintes documentos

Você precisará apresentar as cópias dos seguintes documentos para realizar o pedido de reembolso de impostos no México:

  • Passaporte
  • Cartão de embarque
  • Formulário de Imigração (FMM): Aquele papel que foi entregue assim que você entrou no país
    • Algumas empresas aéreas retém esse papel quando você faz o check-in
  • Notas fiscais e comprovantes de cartão de crédito (quando for o caso) das suas compras

4 – Preencha os formulários de devolução de IVA e entregue-os no guichê da empresa correspondente no aeroporto

Algumas lojas podem até já entregar o formulário de devolução de IVA preenchido, mas isso não é muito comum. Potanto, no momento do pagamento, já peça o formulário ao funcionário e aproveite para perguntar sobre seu preenchimento. Assim você já garante que está com todos os recibos e notas fiscais necessários.

5 – Aguarde o reembolso \o/

Os reembolsos das compras feitas no cartão de crédito serão devolvidos, em aproximadamente 40 dias, na própria fatura. Já se as compras foram feitas em dinheiro (en efectivo), você receberá a devolução do IVA na hora também em dinheiro.

Como conseguir o tax free / tax refund no méxico - Tax Back 1

Localização das empresas para pedir o Tax Free / Tax Refund

Ambas as empresas estão nos maiores aeroportos do México como o Aeroporto Internacional da Cidade do México e o Aeroporto Internacional de Cancún, portanto, basta chegar ao balcão de informações e perguntar onde está o guichê mais próximo. Note que alguns ficam dentro das áreas de embarque.

Limites para receber a devolução do IVA no México

Itens que não participam do programa:

  • Serviços como hotéis e restaurantes
  • Itens não tributáveis como comida, bebidas não alcoólicas, livros e remédios

Valores mínimos para obter a devolução do imposto:

É preciso gastar pelo menos 1200 MXN (R$ 200) em uma mesma loja para que você tenha direito a pedir o Tax Free / Tax Refund. Felizmente isso não precisa ser feito em uma única compra, permitindo que você junte as notas e recibos de várias compras diferentes da mesma loja até atingir o limite.

Caso as compras tenham sido feitas em dinheiro, o limite de devolução é de 3000 MXN (R$ 500) por pessoa. Já se você fez as compras no cartão de crédito, não há limites para o reembolso do IVA.

Melhores bairros para ficar na Cidade do México - Polanco 01

Taxas cobradas pelas empresas de Tax Free / Tax Refund

Infelizmente você não receberá 100% do imposto pago, pois as empresas ficarão com 35% desse valor como taxa administrativa. Ou seja, a cada 100 MXN de imposto a receber, a empresa ficará com 35 e você receberá apenas 65 de volta. Não é o melhor dos cenários, mas é melhor do que nada, né? 😉

Se você já usou esse tipo de serviço, conte-nos como foi 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/

Empresas de Tax Free / Tax Refund no México

Tax Back

Alguns endereços:

Aeroporto Internacional da Cidade do México

Aeroporto Internacional de Cancún

http://www.taxback.com.mx

Yvesam

Alguns endereços:

Aeroporto Internacional da Cidade do México

Aeroporto Internacional de Cancún

http://www.yvesam.com

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    19 Comentários
  1. Eu já usei o recurso, e é bem desse jeitinho como você descreveu, mas eu levei uns 3 meses pra receber. ???? abraços.

  2. Eu fiz os procedimentos para receber o valor do imposto no meu cartão de crédito e deu tudo certo. Em 30 dias foi creditado no cartão. Aliás, achei esse sistema de tax free do México o mais simples de todos os lugares que já visitei até hoje.
    Algumas coisas realmente vale a pena comprar. Comprei um Apple TV no Shopping Antara Polanco, e em função de ter esta devolução de imposto, saiu mais barato do que o valor que eu teria pago nos EUA. Claro isto com o câmbio em 2012, não sei como seria agora, só fazendo a conta pra saber 😛

    até mais!

    • Jura, Érika?

      Poxa, que bacana saber que o procedimento foi um dos melhores que você já utilizou 😉

  3. Eu fiz todo esse procedimento a sete meses atrás e até agora não recebi nada, alguém tem alguma sugestão de onde devo recorrer?

    Obrigado.

    • Nicolas,

      Você tentou entrar em contato diretamente com o SAC da empresa responsável pelo reembolso? Eles passaram alguma posição sobre o seu caso?

  4. Olá, tenho uma dúvida, se o valor da minha compra ultrapassar os 500 dólares permitidos terei que declarar o imposto para receber o tax free?

    • Oi Ana.

      O Tax Free é uma coisa do país/região em que vc está e não tem nada a ver com o Brasil, ou seja, você não necessariamente precisa declarar o imposto quando chegar aqui no brasil, mas se não declarar, corre o risco de pagar a multa se te pegarem.

  5. fiz tudo certo no 01/02/2015 em cancun no México porém não recebi nenhum reembolso até agora . Alguém com o mesmo problema ?

    • Oi Thiago.

      Infelizmente já ouvimos relatos de gente que demorou meses pra receber. O México é igual o Brasil, infelizmente, e velocidade nessas coisas não são seu forte 🙁

  6. Saí do México em Setembro de 2014 e até hoje não recebi meu tax!! Ja entrei em contato várias vezes pelo site e nunca me responderam nada!!! Chateada!!!!!!

  7. Fui para Cancum em junho de2013 e até agora não recebi nada! Acredito que não conseguirei o reembolso! Ilusão!

  8. Olá! Gostaria de comprar um notebook nos eua, porém farei uma escala de 12 hrs e saio com as malas e depois tenho q fazer o check in de novo…. corro o risco de pagar o imposto sobre ele no México e também aqui no Brasil? Obrigado!

  9. boa tarde… fazem 3 meses que viajei pra Cancun no mexico e dei entrada no tax free no meu ultimo dia de viagem e ate agora não foi creditado no meu cartão o tax frre! Queria alguma ajuda de saber qual procedimento mais correto pra ser feito o credito.

    • Oi, Felipe.

      Você pode entrar em contato diretamente com o Tax Free do México:

      endereço: Montes Urales 635, Virreyes, Lomas de Chapultepec.
      11000 Ciudad de México, D.F.

      telefone: 5207 2165 / 5207 2325 01 800 3983 726

      ou mandando email pelo formulário online: http://taxfree.com.mx/v1/contacto/

  10. Alguem pode dar algum telefone de um TAX FREE que podemos entrar em contato

Deixe seu Comentário