Na região do deserto do Atacama, há tanta coisa interessante para se fazer que seriam necessários muitos dias para realizar todos os tours. E talvez essa seja a graça do lugar, ter sempre uma desculpa pra voltar, seja pra conhecer um cantinho novo, seja pra tomar um sorvete de algarobo 😉 Pensando nisso, criamos esta série de posts sobre os passeios no Atacama para ajudar a escolher os que mais lhe agradam.

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 02

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 07

As Termas de Puritama

Puritama, que na língua atacamenha significa água quente, é uma nascente de águas termais no meio do deserto e a mais de 3500m de altitude. Ela é composta por diversas piscinas naturais interligadas por pequenas cachoeiras e rodeadas por uma vegetação mais verde que a normalmente encontrada no Atacama.

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 03

É interessante notar que essas águas termais adquirem suas propriedades especiais e são aquecidas ao passarem perto do magma dos vulcões próximos, fazendo com que elas brotem na superfície a aproximadamente 30 graus e sejam indicadas para quem tem reumatismo, artrite e dores musculares 🙂

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 04

Muito apreciada pelos turistas, as Termas ou Banhos de Puritama são administradas por um grupo hoteleiro que cobra uma entrada de 15.000 pesos chilenos para ajudar na manutenção da infraestrutura que há no local, como banheiros, rampas de madeira e mesas para piqueniques.

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 05

Os tours geralmente acontecem pela manhã e incluem um almoço ou lanche. Como é o grupo hoteleiro que mantém o local, a piscina mais alta é exclusiva para eles, mas a diversão é garantida em todas elas 😀

Dica: Não esqueça o protetor solar, pois o sol do Atacama é bem forte e, como quase não há umidade e nuvens no céu, ele queima bastante.

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 06

Como chegar nas Termas ou Banhos de Puritama?

A maneira mais fácil é com um tour contratado diretamente no seu hotel ou com um receptivo local. Se você estiver hospedado Tierra Atacama, como eu estava, todos os passeios e entradas estão inclusos na diária 🙂

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 08

A outra maneira é chegar lá fazendo trekking, numa caminhada bem longa, mas por um caminho muito bonito. Esse trekking também pode ser contratado com seu hotel ou receptivo e o banho nas termas será revigorante 😛

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 01

Uma última maneira, talvez um pouco mais difícil para quem não conhece a região, é chegar lá dirigindo. Entretanto, eu não recomendo o aluguel de carro e muito menos ficar passeando pelo deserto sem conhecer bem as estradas.

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 09

Depois de algumas horas nas águas termais de Puritama, voltamos ao Tierra Atacama para o almoço antes do tour pelos Petroglifos e pelo Vale do Arco Iris.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Chile \o/

Passeios no Atacama: Termas de Puritama 10

O Sundaycooks viajou a convite do Tierra Atacama.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário