atualizado em:

Tierra Atacama: um oásis no meio do deserto

Um hotel perfeito para uma lua de mel isolada de um casal aventureiro.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

O Atacama é mesmo tudo aquilo que sempre ouvimos falar: um convite à contemplação da natureza árida e intocada de um dos desertos mais secos e altos do mundo. Mas o melhor de tudo é saber que não é preciso encarar um perrengue chique. O Tierra Atacama oferece todo o conforto para quem quer se hospedar no deserto e ainda proporciona alguns dos passeios mais exclusivos dessa região.

Hotel Tierra Atacama, Chile natureza e sustentabilidade

A filosofia dos hotéis Tierra

Os hotéis Tierra têm um grande preocupação em não interferir demais no ambiente, todos os projetos arquitetônicos tentam se mesclar com o que há a sua volta da melhor maneira possível. O Tierra Patagônia é um exemplo perfeito disso e o Tierra Atacama, seu irmão mais velho, não poderia ser diferente.

Localizado a 15 minutos de caminhada de San Pedro de Atacama, você quase não percebe que o Tierra Atacama está ali. Sua fachada construída de adobe, um tipo de tijolo feito de barro e folhas típico de regiões desérticas, se mescla com a paisagem atacamenha que é toda em tons acobreados.

Reserve seus passeios

Tours selecionados no Atacama:

Esse cuidado não para por aí, basta entrar no prédio principal para perceber como tudo é pensado para não causar nenhum impacto negativo ao belo visual do deserto.

Hotel Tierra Atacama, Chile - all inclusive

Tudo que pode ser visto por dentro ou por fora do hotel é feito para que o hóspede se sinta imerso no ambiente (as diversas vistas para o vulcão Licancabur são magníficas) e também para não causar grandes alterações na paisagem. Adobe, pedras, madeira, galhos secos, árvores, arbustos e aço corten fazem parte da decoração rústico-chique característica dos Tierra.

Se você conseguir acordar pouco antes do amanhecer, abra a janela e veja o sol surgir por trás das montanhas. É incrível!

Hotel Tierra Atacama, Chile - terraço aberto

Sustentabilidade

Sustentabilidade e turismo consciente são a base de todos os hotéis do Tierra. Além de todo conforto, o grupo também está preocupado em oferecer experiências sustentáveis aos seus hóspedes, diminuir seu impacto ambiental e apoiar as comunidades locais

Tierra Atacama se preocupa com a questão da sustentabilidade: parte da energia utilizada é proveniente de placas de energia solar; todo material descartado é reciclado;  a água é tratada e reaproveitada dentro de um sistema interno. O hotel também organiza um programa de capacitação para jovens aprendizes em diferentes áreas como turismo, eletricidade e agricultura.

Hotel Tierra Atacama, Chile - vista para o vulcão

Localização

O Tierra está bem próximo ao centro de San Pedro de Atacama e a maneira mais rápida de chegar é seguir de avião de Santiago até Calama (as cias LATAM e Sky operam voos frequentes nesta rota) e de lá reservar o transporte, já incluso na diária do próprio hotel. Essa viagem leva aproximadamente uma hora e meia. Se estiver de noite, não deixe de apreciar a beleza do céu atacamenho enquanto se acostuma com a altitude.

Hotel Tierra Atacama, infraestrutura

Efeitos da altitude no Atacama

Sim! San Pedro de Atacama está a 2400 metros acima do nível do mar e muitos dos passeios passam dessa altitude, chegando a mais de 4.400. Por isso é importante tentar não se esforçar demais nos primeiros dias, tomar muito líquidos, evitar bebida alcoólica em excesso e comer comidas mais leves.

Não se preocupe, caso não esteja se sentindo bem por causa do mal de altitude (o famoso soroche), o pessoal do hotel e os guias estão capacitados para atender e ajudar. Normalmente, alguns minutos no oxigênio e você já estará se sentindo bem melhor.

Hotel Tierra Atacama, Chile - jacuzzi

A parte boa é que nenhum desses passeios exige muita caminhada, portanto os efeitos sentidos são normalmente leves. Outra dica é deixar os Gêiseres de Tatio para o final da viagem para que seu corpo já esteja mais aclimatado à altitude.

Hotel Tierra Atacama, Chile - arquitetura moderna

Clima e o que levar na mala para o Tierra Atacama

Como é de se esperar, o clima no deserto é extremamente seco (tanto a nossa pele como nossas vias respiratórias costumam sentir bastante esses efeitos). As temperaturas costumam variar entre 35 graus no verão e até -5 graus nas madrugadas do inverno. Também costuma chover no verão no Atacama.

Capriche na mala:

  • Tênis ou bota de caminhada
  • Roupa de banho
  • Roupas esportivas com proteção UVA / UVB
  • Protetor solar, hidratante labial e nasal, boné e óculos de sol
  • Jaqueta à prova de vento, calças, fleece (para o passeio pelos Gêiseres de Tatio)
  • Pequena mochila para excursões no Atacama

Hotel Tierra Atacama, Chile - jacuzzi

Passeios all-inclusive

Os hotéis Tierra funcionam como all-inclusive, não só na parte de alimentação e bebidas, mas também nos passeios. Ou seja, os valores das diárias já incluem a alimentação, os traslados e todos os passeios.

O Tierra Atacama oferece uma infinidade de passeios de meio dia, de dia inteiro, de trekking, de cavalgadas, de escaladas, além de um passeio noturno para observação de estrelas. Você pode ver todos os passeios disponíveis neste link.

Tierra Atacama: um oásis no meio do deserto 1

Ao chegar no hotel, você encontrará um guia que vai te auxiliar na escolha dos passeios que deseja fazer.

Essa é uma seleção básica de roteiro para quem vai ficar três dias no Atacama:

Hotel Tierra Atacama, Chile

Todos os passeios oferecidos pelo Tierra Atacama

Os passeios são divididos por níveis de intensidade (fácil, intermediário e difícil) e são sempre organizados com guias e transfers privativos.

Trekking

Kari

Caminhada até o mirador de Kari a 2.550 metros do nível do mar. Esse mirante é conhecido como a “Pedra do Coiote” e tem uma das vistas mais bonitas para a Cordilheira do Sal.

Nível: médio
Duração: meio dia

Machuca & Rio Grande

Próximo dos 4.000 metros, para conhecer a região de Machuca e Rio Grande, também passamos perto das simpáticas lhamas e alpacas e de cactos centenários e gigantes.

A trilha percorre o leito do rio Peñaliri e um trecho de tundra desértica.

Nível: médio – alta
Duração: dia inteiro

Cornisas

Essa trilha pela Cordilheira do Sal é uma ótima “introdução” ao melhor do Atacama.

Nível: fácil
Duração: meio dia

Vale Guatin Gatchi

O passeio começa pela floresta Cardon, passando por cactos gigantes até cruzar com o encontro de dois rios: o Puritama e o Purifica (um de água termal quente e o outro de águas geladas de desgelo das montanhas).

Nível: médio – alta
Duração: meio dia

Quebrada del Diablo & Fortaleza de Vilama

A dobradinha entre a Quebrada del Diablo e a Cordilheira do Sal fazem desse roteiro uma super trilha passando por leitos de rios secos e petroglifos terminando numa fortaleza histórica.

Nível: médio – alta
Duração: meio dia

Viagens Cênicas

Lagoas Altiplânicas

A mais de 4 mil metros de altitude, é a vez de conhecer as lagunas Miscanti e Miñiques. Depois de conhecer o povoado de Socaire, é a vez de passar pelo mirante Aguas Calientes que tem um baita vista para o Salar de Talar. O tour também passa pelo Piedras Rojas e pela lagoa Tuyajto. O almoço é um belo piquinique.

Nível: fácil
Duração: dia inteiro

Salar de Atacama

Excussão até a Lagoa Chaxa, onde moram os flamingos, passando pelo Toconao, um oásis no deserto.

Nível: fácil
Duração: meio dia

Gêiseres del Tatio

Os gêiseres são considerados um dos locais geotérmicos mais impressionantes do mundo. Essa região é um dos maiores cartões postais do Atacama. Vale a pena madrugar para ver o sol nascer. (Mas atenção: as temperaturas podem ficar abaixo de zero e os efeitos da altitude costumam dar sinais). O hotel oferece um lindo café da manhã em meio ao deserto.

Nível: fácil
Duração: meio dia

Vale da Lua

O Vale da Lua abriga algumas formações rochosas e nos presenteia com picos e cânions que parecem uma paisagem lunar.

Nível: fácil
Duração: meio dia

Cavalgada

Cavalgada no Atacama

Para quem gosta de passeios à cavalo, esse roteiro é uma forma diferente de conhecer os cenários do Atacama.

Nível: fácil
Duração: meio dia

Ciclismo

Laguna Cejar

Opte por fazer esse passeio logo no período da manhã, evitando assim o sol do meio dia. Esse passeio de bicicleta parte do hotel até o Salar de Atacama. Prepare-se para entrar numa das lagoas com maior concentração de sal do planeta.

Nível: média
Duração: meio dia

Vale da Morte

A trilha de bicicleta pelo Vale da Morte vai deixar a adrenalina lá no alto. Além da vista para a Cordilheira do Sal, ver o deserto do alto do Vale também é outra cena marcante.

Nível: alta
Duração: meio dia

Quebrada del Diablo

Saindo do hotel, a pelada começa pelas margens do rio San Pedro, até o Cânion do Diabo.

Nível: média – alta
Duração: meio dia

Escaladas

Vulcão Lascar

O Vulcão Lascar é considerado o vulcão mais ativo ao norte do Chile. A subida da trilha começa em 4.800 metros de altitude passando pela Laguna Lejía. São 3 quilômetros de subida até a borda da cratera.

Antes de agendar essa escalada, é importante passar cinco dias no Atacama para se aclimatar. A subida é considerada difícil.

Nível: alta
Duração: dia inteiro

Vulcão Cerro Toco

A apenas 6 km da fronteira entre o Chile e a Bolívia, o Cerro Toco é um vulcão inativo e menos conhecido que o Licancabur e o Lascar, mas sua escalada promete vistas tão incríveis quanto.

A trilha começa nos 5.000 metros de altitude e vai até 5.600. Você terá um panorama especial para a Laguna Blanca e o Salar de Atacama.

Antes de agendar essa escalada, é importante passar cinco dias no Atacama para se aclimatar. A subida é considerada difícil.

Nível: alta
Duração: dia inteiro

Passeio especial

Caminhada da lua cheia

Se seus dias no Atacama coincidirem com a Lua Cheia, esse passeio é imperdível. Poucas coisas na vida se comparam com o céu do deserto e em noites assim, ele fica ainda mais iluminado.

Nível: fácil
Duração: meio dia

Observação de estrelas

Fora das noites de lua cheia, é possível fazer um passeio contemplativo para observar as estrelas. Com a ajuda de um guia e de um telescópio, a noite será uma alegria para quem gosta de astronomia.

Nível: fácil
Duração: meio dia

Petrogrifos & Vale Arco-íris

É praticamente como viver um documentário geológico e arqueológico ao vivo. O tour passa pelas Montanhas Domeyko e pelo Vale Arco-íris parando para observar petrogrifos e os diferentes tons de cores do vale.

Nível: fácil
Duração: meio dia

Infraestrutura

Atenção aos mínimos detalhes e conforto-rústico são alguns dos sinônimos impecáveis do Tierra Atacama.

Hotel Tierra Atacama, Chile - restaurante

Quartos

Os quartos ficam numa área externa próxima à área comum e são divididos entre oriente e poente. Todos os apartamentos olham para a Cordilheira dos Andes e vulcões próximos. Há também um quarto de dois andares para até 6 pessoas, ótimo para uma viagem em família ou amigos.

Hotel Tierra Atacama, Chile - suíte família

Além dessa diferença nas varandas e janelas, a decoração muda um pouco entre cada quarto, mas todos eles são amplos e aconchegantes e suas camas e travesseiros são ótimos. As amenidades são da marca francesa L’Occitane e quem gostar de banheira, peça os quartos que não têm varanda com vista para o vulcão. Ah, se você quiser dormir de cobertor, não ligue a calefação, pois eles são bem quentinhos.

Além do seu terraço privativo, ainda é possível tomar banho ao ar livre em todos os quartos, o que no inverno pode ser uma tarefa um pouco árdua, mas no verão deve ser bem interessante.

Hotel Tierra Atacama, Chile - quartos

Restaurante, bar e áreas comuns

No prédio principal fica a recepção, a sala de TV (garanto que você não precisará dela), o restaurante, o bar e a lareira. Na área externa estão alguns sofás que são locais estratégicos para curtir o céu enquanto se toma um bom vinho.

Hotel Tierra Atacama, Chile - café da manhã

Não deixe de pedir uma rica-rica sour, o drink da casa, uma calafatinha (desse jeito mesmo) e um vinho da vinícola Matetic. Lembre-se apenas de não abusar do álcool, afinal, estamos na altitude. Se você não gosta de bebidas ou quer algo mais saudável, a carta de sucos é ótima, destaques para os sucos de abacaxi, de atemoia e framboesa. Com exceção das bebidas mais premium, todas as outras estão inclusas.

Hotel Tierra Atacama, Chile - drinks e bares

As refeições são um caso à parte. Pensando na altitude e nos dias muito quentes, o menu foi desenvolvido para destacar o melhor da tradição da cozinha do norte do Chile sem abrir mão de pratos leves.

Hotel Tierra Atacama, Chile - variedade

Todo dia um cardápio diferente está disponível com opções de entrada, prato principal e sobremesa. E não pense que por ser um all-inclusive a qualidade será inferior, muito pelo contrário. O chef do Tierra Atacama compôs um belo cardápio e não houve uma refeição sequer que não estivesse primorosa, da apresentação ao sabor.

Hotel Tierra Atacama, Chile - menu

No quesito sobremesa, destaques para os sorvetes de chañar, de algarrobo (ambos típicos da região), de morango com manjericão e para o crème brûlée de chañar que estava divino!

Hotel Tierra Atacama, Chile - cardápio

Uma Spa

O Uma Spa (a palavra ‘Uma’ no idioma Aymara significa água) também está presente no Tierra Atacama e todas as suas instalações estão abertas aos hóspedes. Apenas os tratamentos especiais como massagens são cobrados à parte. O SPA tem uma hidromassagem ao ar livre, sauna, jacuzzi, uma piscina coberta e outra aberta com fundo infinito. O espaço também oferece aulas de ioga e outras atividades relaxantes.

Hotel Tierra Atacama, Chile - piscina aquecida

Experimente um tratamento quente-frio fazendo um circuito entre a sauna, a piscina gelada, a jacuzzi quente e a piscina morna. É revigorante.

Sistema all-inclusive

  • Traslados entre o aeroporto de Calama (CJC) e o hotel.
  • Café da manhã, almoço e jantar.
  • Open bar com água mineral, refrigerantes, sucos, vinhos e bebidas alcoólicas da casa. Bebidas alcoólicas e vinhos premium têm um custo adicional.
  • Duas excursões de meio dia ou uma excursão de dia inteiro diariamente na companhia de outros hóspedes.
  • Uso do Uma Spa (massagens, tratamentos e terapias com custo extra).
  • Check in às 15 horas. Check out às 11 horas.

Hotel Tierra Atacama, Chile

Para quem é o Tierra Atacama?

Já se perguntou como deve ser a paisagem da lua? Ou de Marte? Como deve ser a vida num dos destinos mais remotos e incríveis do nosso continente?

No Atacama é possível encontrar tudo isso visitando o Vale da Lua e da Morte, os salares e minas de sal, as termas e, claro, os gêiseres de Tatio. É uma mistura impressionante de paisagens desérticas que fica difícil escolher a mais legal.

Se sua intenção é curtir o mais alto deserto do mundo com todo conforto e sem nenhuma preocupação, pode ir ao Tierra Atacama sem medo, já que, do transporte aos guias e entradas das atrações, das refeições às bebidas e ao protetor solar, tudo está incluso na diária.

Hotel Tierra Atacama, Chile - SPA

O Sundaycooks viajou a convite do Tierra Atacama.

Assine nossa newsletter!

Comentários