O Atacama é mesmo tudo aquilo que sempre ouvimos falar: um convite à contemplação da natureza árida e intocada de um dos desertos mais secos e altos do mundo. Mas o melhor de tudo é saber que não é preciso encarar um perrengue chique. O Tierra Atacama oferece todo o conforto para quem quer se hospedar no deserto e ainda proporciona alguns dos passeios mais exclusivos dessa região.
A filosofia dos hotéis Tierra
Os hotéis Tierra têm um grande preocupação em não interferir demais no ambiente, todos os projetos arquitetônicos tentam se mesclar com o que há a sua volta da melhor maneira possível. O Tierra Patagônia é um exemplo perfeito disso e o Tierra Atacama, seu irmão mais velho, não poderia ser diferente.
Localizado a 15 minutos de caminhada de San Pedro de Atacama, você quase não percebe que o Tierra Atacama está ali. Sua fachada construída de adobe, um tipo de tijolo feito de barro e folhas típico de regiões desérticas, se mescla com a paisagem atacamenha que é toda em tons acobreados.
Reserve seus passeios
Tours selecionados no Atacama:
Esse cuidado não para por aí, basta entrar no prédio principal para perceber como tudo é pensado para não causar nenhum impacto negativo ao belo visual do deserto.
Tudo que pode ser visto por dentro ou por fora do hotel é feito para que o hóspede se sinta imerso no ambiente (as diversas vistas para o vulcão Licancabur são magníficas) e também para não causar grandes alterações na paisagem. Adobe, pedras, madeira, galhos secos, árvores, arbustos e aço corten fazem parte da decoração rústico-chique característica dos Tierra.
Se você conseguir acordar pouco antes do amanhecer, abra a janela e veja o sol surgir por trás das montanhas. É incrível!Sustentabilidade
Sustentabilidade e turismo consciente são a base de todos os hotéis do Tierra. Além de todo conforto, o grupo também está preocupado em oferecer experiências sustentáveis aos seus hóspedes, diminuir seu impacto ambiental e apoiar as comunidades locais
O Tierra Atacama se preocupa com a questão da sustentabilidade: parte da energia utilizada é proveniente de placas de energia solar; todo material descartado é reciclado; a água é tratada e reaproveitada dentro de um sistema interno. O hotel também organiza um programa de capacitação para jovens aprendizes em diferentes áreas como turismo, eletricidade e agricultura.
Localização
O Tierra está bem próximo ao centro de San Pedro de Atacama e a maneira mais rápida de chegar é seguir de avião de Santiago até Calama (as cias LATAM e Sky operam voos frequentes nesta rota) e de lá reservar o transporte, já incluso na diária do próprio hotel. Essa viagem leva aproximadamente uma hora e meia. Se estiver de noite, não deixe de apreciar a beleza do céu atacamenho enquanto se acostuma com a altitude.
Efeitos da altitude no Atacama
Sim! San Pedro de Atacama está a 2400 metros acima do nível do mar e muitos dos passeios passam dessa altitude, chegando a mais de 4.400. Por isso é importante tentar não se esforçar demais nos primeiros dias, tomar muito líquidos, evitar bebida alcoólica em excesso e comer comidas mais leves.
Não se preocupe, caso não esteja se sentindo bem por causa do mal de altitude (o famoso soroche), o pessoal do hotel e os guias estão capacitados para atender e ajudar. Normalmente, alguns minutos no oxigênio e você já estará se sentindo bem melhor.
A parte boa é que nenhum desses passeios exige muita caminhada, portanto os efeitos sentidos são normalmente leves. Outra dica é deixar os Gêiseres de Tatio para o final da viagem para que seu corpo já esteja mais aclimatado à altitude.
Clima e o que levar na mala para o Tierra Atacama
Como é de se esperar, o clima no deserto é extremamente seco (tanto a nossa pele como nossas vias respiratórias costumam sentir bastante esses efeitos). As temperaturas costumam variar entre 35 graus no verão e até -5 graus nas madrugadas do inverno. Também costuma chover no verão no Atacama.
Capriche na mala:
- Tênis ou bota de caminhada
- Roupa de banho
- Roupas esportivas com proteção UVA / UVB
- Protetor solar, hidratante labial e nasal, boné e óculos de sol
- Jaqueta à prova de vento, calças, fleece (para o passeio pelos Gêiseres de Tatio)
- Pequena mochila para excursões no Atacama
Comentários
Oi Fred!!
Eu sou do tipo de viajante que não liga pra luxos (até pq a conta bancária não permite! hahaha). A minha filosofia é economizar para viajar mais, sabe? Então hotéis de luxo nunca me prendem a atenção, pq eu sei que não é pro meu bico e nem preciso de nada disso pra fazer uma viagem legal… Mas esses Tierra são uma exceção!!! O da Patagônia já achei um sonho! Acho que essa filosofia deles de se incorporar ao lugar, de ser sustentável… É um diferencial muito grande! Não é luxo pelo luxo, pura e simplesmente…
E os lugares também ajudam né… Vamos combinar. Esse do Atacama é demais!! E isso de ser all inclusive, inclusive de passeios é muito interessante!
Infelizmente ainda tá longe de caber no meu bolso, mas quem sabe um dia?!
🙂
Beijos!!
Os hotéis do Tierra são demais, né? O da Patagônia é meu preferido, mas preciso conhecer o de Chiloé pra ter certeza 😛
E olha, vale economizar um cadinho pra cacifar uma viagem a um dos Tierras, viu 😉
Eu acredito que há viagens e viagens, às vezes vc quer gastar um pouco mais pra se dar de presente uma experiência única, mesmo que fique menos dias viajando. Às vezes a gente quer fazer um passeio mais interessante ou ficar mais tempo em um lugar, daí o hotel fica mais em segundo plano. Pro Sundaycooks eu diria que tudo é uma questão de encontrar a “sua melhor experiência de viagem” 🙂
Mas depois de tantas viagens, eu acredito que um bom hotel e uma boa localização fazem toda a diferença na experiência final e nós quase estragamos duas viagens por causa de hotéis péssimos >.<''
Que texto gostoso, Fred…. Ele nos teletransporta pra lá… Um dos lugares mais deslumbrantes que já tive o prazer de conhecer.
E que venha o Chiloé.
Obrigado, Tiana 😀 Siga hasta Chiloé 😛
Adorei o relato, super detalhado!
Obrigado, Merél 😀
O hotel realmente é bom, mas fiz uma cotação e 3 diárias custou a bagatela de quase 4 mil DÓLARES. Quando vocês foram, vocês pagaram ou foi cortesia?
Oi, Paulo.
Como está indicado no texto, viajamos a convite do hotel, mas sempre indicamos essa rede chilena porque o custo X benefício é ótimo se levarmos em consideração tudo o que está incluso no valor como refeições e passeios 😉
Oi, gente! Belo post e obrigado pelas instruções. Alguém já comentou do custo. Vc têm outro post com sugestões de hospedagem? Ou recomendam os apps com seus rankings mesmo? Valeu!
Olá, André!
Aí vão algumas sugestões de hotéis no Atacama em outra faixa de preço:
Hostal Ayni
Anka Hostel
Hotel Desertica
Casita La Brea