Neste post eu explico como ir a Teotihuacán e como ir à Basílica de Guadalupe no mesmo dia e ainda fugir das excursões para poder aproveitar estes dois lugares com mais calma 😛 Como havíamos prometido, aqui está o caminho das pedras (ou seriam dos cactos?) para sair da Cidade do México e conhecer as belas Pirâmides do Sol e da Lua.
Como ir a Teotihuacán?
Normalmente as pessoas vão a Teotihuacán de excursão, logo depois de conhecerem a Basílica de Guadalupe, numa espécie de passeio conjugado. Essa sequência se deve ao fato de que a Basílica é um dos pontos turísticos da Cidade do México mais ao norte e fica quase que na saída para a rodovia que leva à Teotihuacán.
O problema aqui está no fato de que a maioria das excursões vão à Basílica de Guadalupe de manhã, fazendo com que o local fique bem lotado. E o que acontece quando todas elas saem e vão a Teotihuacán? Isso mesmo. Teotihuacán fica lotada e a Basílica fica mais vazia
Dica 1: Vá primeiro a Teotihuacán e depois à Basílica de Guadalupe. Suas fotos agradecerão 😀
Como pegar o ônibus para Teotihuacán?
Os ônibus que vão para as ruínas saem do Terminal Central de Autobuses del Norte (Terminal Norte) e você deve comprar as passagens no guichê da Autobuses Teotihuacán. Esse guichê é o antepenúltimo do lado esquerdo de quem está entrando na rodoviária 🙂
Ao comprar a passagem diga que você quer ir para “Los Pirámides” ou “Zona Arqueologica” e não San Juan de Teotihuacán, porque o que vai para a cidade não passa nas ruínas. A passagem custa 40 pesos e a viagem leva aproximadamente 1h15 até o Portão 1 das ruínas de Teotihuacán.
Dica 2: Ao entrar no ônibus, diga ao motorista que você quer ir para “Los Pirámides” ou “Zona Arqueologica” para que ele saiba que deve parar lá, pois as ruínas não são o ponto final do ônibus.
Autobuses Teotihuacán
[one_half]Endereço:
Terminal Norte ou
Antepenúltimo guichê à esquerda
https://www.centraldelnorte.com
Para onde:
Los Piramidés
Não pegar o que vai para San Juan de Teotihuacán!
[/one_half]
[one_half_last]Horários:
das 7 às 18h, de hora em hora
Preço:
44 pesos (atualizado 29/08/2015)
[/one_half_last]
Por onde começar a visita às ruínas?
Como o Portão 1 fica na parte mais baixa de Teotihuacán (e também a que tem menos atrativos), minha sugestão é que você comece a visita pelo Portão 3, principalmente se você for fazer o tour guiado.
São aproximadamente 2km de uma estrada não muito inclinada entre o Portão 1 e o Portão 3. É tranquilo caminhar entre eles, mas eu sugiro que você comece a subir e pare o primeiro táxi que aparecer para economizar energia para as subidas das pirâmides 😛 O táxi que nós pegamos nos cobrou 20 pesos para fazer esse caminho. Achei caro, mas não tinha negociação…
Dica 3: Pegue o ônibus das 7 da manhã para chegar antes do parque abrir e poder aproveitar as ruínas quase que exclusivamente para você 🙂
Começando pelo Portão 3, você verá as escavações e poderá subir a Pirâmide da Lua e ter uma visão bem bonita da enorme rua que leva à Pirâmide do Sol, a mais famosa e procurada pelos turistas.
Depois de andar um bocado e subir a Pirâmide do Sol, desviando de todos os vendedores que ali ficam, você pode escolher entre voltar para a Cidade do México pelo Portão 2 ou continuar descendo e seguir até o Portão 1.
Dica 4: Se ainda faltar muito para as 13h, eu sugiro que você termine seu passeio por ali, porque em frente ao Portão 2 é que passam os ônibus que voltam para a Cidade do México mais cedo.
Como ir para a Basílica de Guadalupe saindo de Teotihuacán?
Para sair de Teotihuacán e ir à Basílica de Guadalupe de ônibus, há duas opções: Pegar um ônibus de volta até o Terminal Norte ou pegar um que pare no terminal Indios Verdes. Tanto no Portão 1 quanto no Portão 2 passam ônibus para esses dois lugares.
A melhor opção é pegar um ônibus que passe pelo terminal Índios Verdes, pois ele é bem próximo à Basílica e é também uma estação de metrô. Como qualquer um dos dois serve e a distância entre eles nem é tão grande, sugiro que você pegue o primeiro que passar para não ficar muito tempo esperando no ponto 😉
Dica 5: Em geral está escrito na frente do ônibus para onde eles vão, mas eu perguntaria para o motorista para ter certeza.
Indo para a Basílica de Guadalupe pelo Terminal Indios Verdes
É possível ir a pé direto do Indios Verdes até a Basílica e a distância é de mais ou menos 2km, mas eu não indico fazer esse caminho a pé pela confusão que é esse terminal e também porque você deve estar cansado de andar em Teotihuacán.
Por isso aproveite que há uma estação de metrô da Linha 3 Verde ali e desça até a estação Deportivo 18 de Marzo onde você pode sair e ir a pé para a Basílica ou fazer baldeação para a linha 6 Vermelha até a estação La Villa-Basilica.
Dica 6: Não faça a baldeação na Deportivo 18 de Marzo para a La Villa-Basilica. O tempo e a distância para se deslocar de uma plataforma até a outra é quase a mesma coisa de ir direto a pé para a Basílica 🙂
Indo para a Basílica de Guadalupe pelo Terminal Norte
Se você chegar no Terminal Norte, pegue a linha 5 Amarela na estação Autobuses del Norte até a estação La Raza e de lá faça baldeação para a linha 3 Verde até a estação Deportivo 18 de Marzo.
Simples assim 🙂
Mapa completo dos ônibus e metrô para Teotihuacán e a Basílica de Guadalupe
Como não poderia deixar de ser, e como maps freak que eu sou, aqui estão mastigadinhos todos os pontos de ônibus e estações de metrô que você precisa saber para poder ir tranquilamente para Teotihuacán e de lá para a Basílica de Guadalupe 🙂
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Quando comprar sua passagem, confira o troco. Chegamos um pouco em cima da hora e a atendente ao nos dar o troco dizia que o ônibus sairia em três minutos para nos apressar. Sendo assim coloquei o troco no bolso e corri para pegarmos o ônibus (que demorou quase 10 minutos para partir. E no troco, havia 50 pesos a menos.
PS.: o preço atual é 52 MXN.
Que sufoco, Fábio!
Obrigada por compartilhar sua experiência e pela dica do valor dos ingressos. Em breve, vamos atualizar esse conteúdo.
Fui para as pirâmides de transporte publico em janeiro 2018, com as dicas daqui e deu super certo! Foi tudo super tranquilo! Nos sentimos totalmente seguros durante o trajeto ! Super valeu a pena! Obrigado
Ficamos contentes em ajudar, Silvia. Obrigada pelo relato.
Segui todas as dicas aqui e foi facinho, facinho chegar nas pirâmides por conta própria. Muito obrigado pelas dicas! Ainda entrei de graça porque faço uso de uma muleta e não sabia que para quem precisasse de uma a entrada era de graça. Deve ser por isso que não me cobraram também a entrada para o Museo de Antropologia!
Que bom que deu tudo certo, Anderson.
Obrigada pelo comentário 🙂
Gente, sério. Estava com um certo medo de ir por conta própria. Maaas, segui todas as dicas do blog e foi mega tranquilo (vc economiza até 5 vezes).
Gratidão <3
Que ótimo relato, Flavy! Muito obrigada por compartilhar sua experiência por aqui e ficamos felizes por ter te ajudado 🙂
O email para pedir a visita guiada [email protected] está voltando automaticamente 🙁 uma pena, fiquei muito interessada
Oi Natália, que pena. Tenta entrar no site do INAH (inah.gob.mx) e ver se eles têm outra maneira ou email de contato. Se puder nos dizer se conseguiu outra forma de contato, eu agradeço 😀
Oba! Vou salvar esse post, pois vou a cmdx esse ano.
Boa viagem, Elen!
Muito obrigada, todas as suas dicas foram extremamente úteis no México!!! Especialmente em teotihuacan!!! 🙏🏻
Ahhhh fico feliz por ajudar.
Vocês me ajudaram com tantas dicas que eu vim dar a minha colaboração também.
O ônibus agora em outubro/24 custou 68 pesos (136 ida e volta) o trecho e a entrada em teotihuacan ficou 95 pesos.
A região agora tem 5 portões e o ônibus já nos deixa em frente ao portão 2 e passa no mesmo lugar para a volta à Cidade do México.
Se interessarem, eu tirei uma foto do mapa atual, posso mandar pra vcs.
Obrigada!!
Muitooo obrigada pelo comentário, Fabiana.
Foi de grande ajuda!
Preciso atualizar esse conteúdo com urgência.
Até!
Olá, obrigada pelas dicas. Estou indo para a Cidade do México agora no final de dezembro. Será que consigo visitar o parque no dia 01 de janeiro? Fico na dúvida se estará aberto.