O Monte Petrin, sem acento mesmo pra não complicar, é um dos melhores pontos para descansar e curtir o verdadeiro sentido de deixar o tempo passar. É de lá também que se tem uma das melhores vistas de Praga e do belo pôr do sol da cidade.
Visitando o Monte Petrin
Esse foi um dos meus passeios favoritos quando estivemos na cidade em 2012 e, em 2013, o Fred fez questão de ir lá de novo 😉
No Petrin você vai encontrar, além do lindo jardim que fica todo florido no verão, um antigo labirinto de espelhos, um observatório astronômico de 1928 e uma réplica da Torre Eiffel, de onde é possível ter uma visão de 360o da cidade.
Além disso, se estiver sol, você irá certamente encontrar muitos moradores da cidade fazendo pique-niques, conversando ou simplesmente aproveitando a beleza do lugar 🙂
Dica: Você pode subir os 299 degraus da torre, super concorridos pelos turistas, mas segundo o Fred, o mais legal não é o topo da torre, e sim a visão que se tem ao subir.
Como chegar ao Petrin
Chegar à base do Petrin vindo da Ponte Carlos e de Malá Strana é bem tranquilo. Vá até a Catedral de São Nicolau, a poucos metros da Ponte, e siga pela rua Karmelitska que fica em frente à ela. Dali é só seguir por alguns quarteirões até a base do Petrin. Note que no caminho a rua irá mudar de nome para Ujezd e você ainda irá passar pela Igreja do Menino Jesus de Praga e por uma loja de artigos de cozinha super lindinha 😛
A distância a pé não é grande, mas quem não quiser caminhar pode usar uma das várias linhas de tram/bonde que passam por lá e param na estação Ujezd, a mais próxima da base do parque. Dos bondes que fazem esse caminho, as linhas 12, 20, 22 e 57 tem paradas pertinho da Catedral de São Nicolau na estação Malostranské.
Para subir ao Petrin, a maneira mais rápida é usar o Funicular que fica bem em sua base. Ele parte a cada 15 minutos e tem duas paradas, uma no topo e uma um pouco antes para quem vai aos restaurantes. Também é possível subir a pé e apreciar cada pedacinho do parque, com lindas paisagens e vistas de Praga. O Fred fez esse caminho e disse que, apesar de cansativa, vale a pena 🙂
O belo pôr do sol no alto do Petrin
Terminamos o dia no Petrin jantando no restaurante do Hotel Nebozízek que fica numa das paradas do funicular. Como a localização dele é privilegiada, imaginei que seria um muito pega-turista e que acabaria pagando apenas pela vista. Ledo engano 😀 A qualidade da comida me surpreendeu e os preços eram bem justos para o serviço oferecido.
Já começamos com o pé direito em nosso primeiro jantar em Praga e, de brinde, ganhamos um pôr do sol especial 😉
Dicas: Faça a reserva para pouco antes do sol se pôr e peça uma mesa na janela, assim você vai poder apreciar a vista e ver as luzes da cidade se acendendo.
Como Praga fica ainda mais mágica ao cair da noite, não é mesmo?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da República Tcheca \o/