Eu adoro um bom hotel, mas não necessariamente um hotel que ostenta lustres de cristal e todo tipo de penduricalhos. Eu adoro um bom hotel que conte uma história e que tenha uma personalidade diferente. Nesse quesito, o Chile costuma ganhar de goleada, e Puerto Varas não poderia ser diferente.
A cidade, que é a porta de entrada para a Patagônia e o coração dos lagos chilenos, tem ótimas opções de hospedagens e hotéis que valorizam muito os elementos e os belos cenários da região. Alguém aí pensou em lua de mel?
Onde ficar em Puerto Varas?
Hotel Patagónico
Construído em 1934, o Hotel Patagónico foi um marco em Puerto Varas. Seu cassino ficava em frente a uma antiga estação de trem e um túnel ligava o desembarque ferroviário diretamente à entrada do hotel. Por muitos anos, esse foi o ponto de encontro da cidade, mas passou um período de abandono até que, em 2007, ele foi reerguido graças a uma grande reforma e a um reposicionamento de marca bem feito. Desta forma, em 2009, o hotel foi reaberto com um novo nome e um novo conceito.
Trechos de poemas de escritores chilenos nos dão logo as boas vindas, acompanhados de espaços amplos, cuja decoração minimalista e iluminação indireta já revelam os segredos do hotel. Todo decorado em tons pasteis e utilizando elementos que remetem às características da região, como madeira e couro, o Hotel Patagónico possui quartos grandes, confortáveis e, por que não, elegantes. A bela vista para o vulcão Osorno e para o lago Llanquihue são apenas a cereja do bolo 🙂
Outro detalhe do hotel merece um destaque especial: o Restaurante Alerce tem um cardápio que busca mostrar um pouco da cozinha austral ao trabalhar com produtos típicos chilenos, como o salmão e o cordeiro, e com uma carta de vinhos – como poderíamos imaginar – forrada com bons rótulos do país.
O hotel ainda conta com o Bar Kutral (ou Kütral, na língua mapuche), um ótimo lugar para tomar um drink em torno da lareira; com o SPA com piscina; wi-fi grátis; jardim de verão e café da manhã continental. Vale ficar atento: nem todos quartos têm vista direta para o vulcão, por isso confirme no ato da reserva.
Ofertas para o hotel Patagónico
Hotel Cabañas del Lago
Construído na década de 80 por imigrantes alemães, o Cabañas del lago foi outro hotel que arrancou suspiros meus assim que abri a porta do quarto. Uma das hospedagens mais simbólicas da cidade expandiu ainda mais seu conceito de bem receber e lançou o Club del Lago, um misto de chalé com lodge muito bem decorado e que preza pela sensação de conforto e bem-estar.
Todos os quartos têm vista para o lago Llanquihue e para o vulcão Osorno e contam um toque mais rústico-charmoso na decoração. O pacote é completo: wi-fi grátis, piscina e ofurô aquecidos, sala de jogos e espaço para leitura.
Uma taça de vinho, uma varanda para o lago e um pôr do sol são o convite perfeito para desfrutar do melhor do dolce far niente 🙂
Para completar, o hotel conta com o restaurante Mirador del Lago e o Ailén 75, onde, aos finais de semana, acontecem churrascos típicos da região, e o Tronador Bar. A cozinha é muito bem caprichada e merece destaque. Vale até reservar um almoço ou jantar por lá mesmo se você não for hóspede 😉
Ofertas para o hotel Cabañas del Lago
Outras opções de hospedagem em Puerto Varas
O Hotel Patagónico e o Cabañas del lago ficam bem próximos ao centro da cidade – a uma agradável caminhada de menos de 10 minutos – e são perfeitos para quem quer colocar uma pitada de personalidade e conforto durante sua passagem pela cidade.
Se mesmo assim você quiser consultar outras opções de hospedagem em Puerto Varas, selecionei alguns hotéis bem resenhados para ajudar na sua escolha 🙂
Um hotel de rede bem localizado
Três hotéis boutique pequenos e cheios de charme
Uma casa de temporada com jardim e bela vista afastada do centro
Dois econômicos e bonitinhos
Um clássico na cidade
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Chile \o/
Natalie viajou a convite do Cruce Andino.
Eu fiquei no Bellavista, às margens do lago e gostei. Da minha janela via o Osorno..
Deve ser bem bonito mesmo, né, Carmem 😀
Me hospedei no Hotel Bellavista. Tem conforto e agradáveis salas com lareira, american-bar e de leituras. Tem ainda sauna e restaurante com café da manhã incluído. Os quartos são amplos e tem imensas janelas com vistas para o lago Lhanquahue e o vulcão Osório, que ainda lançava fumaça resultante da sua recente erupção. Uma visita ao cume mais próximo da cratera através de estradas bem cuidadas e depois um passeio de barco no imenso lago Lhanquahue em frente ao hotel são “musts” imperdiveis aos turistas. Recomendo este hotel.
Que legal, Março.
Obrigada pela dica.