Apesar de ser mais famosa pelo seu lado liberal e moderno, Amsterdam também é um grande centro europeu de cultura e história, abrigando museus extraordinários que precisam estar na lista de visitas de qualquer viajante interessado nesses assuntos. Pintura, fotografia, esculturas, cerâmicas, cinema e muito mais combinam tanto com a cidade quanto as liberdades individuais das pessoas. Aproveite tudo ao mesmo tempo e não deixe de fora do seu roteiro os melhores museus de Amsterdam.
Conhecendo os melhores museus de Amsterdam
Rijksmuseum
Você certamente vai passar em frente ao Rijksmuseum e vai fazer muitas fotos no local, afinal é bem ali que ficam aquelas letras enormes do slogan da cidade: Iamsterdam. Divirta-se com o letreiro, mas não esqueça de olhar para o lindo prédio ao fundo e de entrar nele também, porque o Rijksmuseum (cujo nome significa “museu nacional”) está entre os grandes do mundo, com obras de artistas consagrados como Rembrandt e Johannes Vermeer, além de muitos objetos históricos.
- Endereço: Museumstraat 1. Site
- Horários: aberto diariamente das 9 às 17h
- Ingressos: 17,50 euros, adulto
Museu Van Gogh
Precisa escrever algo? O Museu Van Gogh é um dos ícones de Amsterdam e merece cada segundo que você dedica a ele, porque ficar frente a frente com as telas desse mestre é uma experiência de arrepiar. Não é por nada que ele é o museu mais visitado da Holanda. E se você nem é tão fã assim do Vincent, saiba que o local também tem obras de outros artistas, todos contemporâneos de Van Gogh.
- Endereço: Museumplein 6. Site
- Horários: aberto diariamente das 9 às 19; sexta e sábado até as 21h.
- Ingressos: 18 euros, adulto. Evite filas! Reserve seu ingresso pela internet.
Stedelijk Museum Amsterdam
O significado do nome do Stedelijk Museum Amsterdam torna ele mais singelo do que realmente é, afinal não é de se esperar algo incrível de um “museu municipal”. Mas a realidade é o oposto disso. O Stedelijk é dedicado a artistas dos séculos 20 e 21, o que significa que você pode ver obras de figuras carimbadas como Kandinsky, Chagall, Matisse, Jackson Pollock, Andy Warhol e muitos mais, inclusive obras de Van Gogh. Diga aí: quer museu municipal mais internacional que esse?
- Endereço: Museumplein 10. Site
- Horários: aberto diariamente das 10 às 18h; sexta até as 22h
- Ingressos: 17,50 euros, adulto
Planeje sua viagem:
Casa de Anne Frank
Como passar por Amsterdam sem prestar uma homenagem a essa menina que virou um dos maiores ícones de um período terrível da história da humanidade? A Casa de Anne Frank (Anne Frank House) é um museu dedicado a ela, à história daquela época e às formas de perseguição e discriminação, para que a gente nunca esqueça do que aconteceu. O museu fica na casa onde Anne se escondeu dos nazistas e mantém intactos os esconderijos dela e das pessoas que estavam junto. É emocionante.
- Endereço: entrada pela Westermarkt, 20. Site
- Horários: aberto diariamente; de 1º de abril a 31 de outubro das 9 às 22h; de 1º de novembro a 31 de março das 9 às 19h (sábado até as 21h)
- Ingressos: 9 euros, adulto. Evite filas! Reserve seu ingresso pela internet.
Museu de Amsterdam
Uma cidade tão incrível como Amsterdam, tanto no sentido cultural quanto no sentido estrutural, merece um museu dedicado à sua história. Essa é justamente a função do Amsterdam Museum, um local fascinante, repleto de maquetes, pinturas, objetos arqueológicos e fotografias que mostram a vida dessa metrópole, desde a Idade Média até hoje. Imperdível, igualzinho a Amsterdam.
- Endereço: entradas pelas ruas Kalverstraat 92 e Sint Luciënsteeg. Site
- Horários: aberto diariamente das 10 às 17h
- Ingressos: 13,50 euros, adulto
FOAM – FOtografiemuseum AMsterdam
Esse lugar está para os amantes da fotografia como os coffeeshops de Amsterdam estão para onde os amantes dos efeitos da cannabis sativa no organismo. Ele é inteiramente dedicado ao mundo das fotos e tem exposições de gigantes da área, daquelas que valem você atravessar o Oceano Atlântico só para ver. Além dessas exposições magníficas, o FOAM também apresenta trabalhos de expoentes atuais da fotografia – uma oportunidade de ver talentos enquanto eles ainda não são ícones do mercado.
- Endereço: Keizersgracht 609. Site
- Horários: aberto diariamente das 10 às 18h; quinta e sexta até as 21h
- Ingressos: 11 euros, adulto
Museum het Rembrandthuis
Se você for ao Rijksmuseum para ver os clássicos de Rembrandt, não pode deixar de visitar o Museum het Rembrandthuis – ou, em bom português, o Museu Casa de Rembrandt. O prédio foi a moradia do artista entre os anos 1639 e 1656 e hoje é totalmente dedicado a ele, com vários dos seus objetos e móveis, além de obras dele mesmo e de artistas da sua época.
- Endereço: Jodenbreestraat 4. Site
- Horários: aberto diariamente das 10 às 18h
- Ingressos: 13 euros, adulto
Hermitage Amsterdam
Não deu para ir até São Petesburgo para conhecer o Hermitage? Não tem problema: o Hermitage Amsterdam não apenas é uma filial oficial do original russo como também é a maior de todas as filiais da instituição (que tem várias pelo mundo). A exposição principal é dedicada às relações entre a Holanda e a Rússia, mas também acontecem mostras temporárias interessantíssimas.
- Endereço: Amstel 51. Site
- Horários: aberto diariamente das 10 às 17h
- Ingressos: 25 euros, adulto
EYE Film Institute
Se você gostou do FOAM, vai se interessar pelo EYE Film Institute. Ele é um museu e arquivo de filmes rodados na Holanda, sejam em produções internacionais ou locais. A coleção tem quase 40 mil títulos, além de centenas de milhares de posters, livros e fotos, com exemplares produzidos até mesmo em 1895. O pessoal do Choque de Cultura piraria nesse lugar.
- Endereço: IJpromenade 1. Site
- Horários: aberto diariamente das 10 às 19h
- Ingressos: 10 euros, adulto, para exibições
O Sundaycooks teve o apoio da Holland Alliance, I Amsterdam e da KLM para este trecho do projeto 60 dias na Europa.
Amo cada postagem do blog! Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigada, Priscilla 😀