Um passo a passo para fugir do óbvio e realizar seu sonho de viajar. Convidei a Luciana Pavan, especialista em Economia Comportamental e idealizadora do canal 90 Segundos de Finanças, para revelar detalhes sobre como poupar uma grana para conseguir viajar mais. Veja a entrevista abaixo:
Como economizar dinheiro para viajar
Não sei vocês, mas eu já cansei desses vídeos de milhas milagrosas ou código secreto para voar de executiva. No fundo, é uma grande indústria de vender curso online e não tem nada a ver com o prazer de viajar. Viajar é realizar sonhos. É expandir a mente. Em todas as idades, em qualquer tipo de experiência, a gente nunca volta o mesmo depois de uma viagem.
E o que finanças têm a ver com viagem? Bom, têm tudo a ver! Temos uma forte tendência, em geral, a atrelar dinheiro a experiências negativas, brigas, separações e até ao pecado. Costumo dizer que colocamos uma mochila de emoções no dinheiro, mas que ele não tem e nem deveria ter. Ele é um meio de pagamento e não um fim em si. Dito isto, é normal que a gente tenha uma certa dificuldade de guardar dinheiro para se planejar para uma viagem, principalmente quando isso leva meses ou até anos para acontecer.
E como saímos dessa enrascada que nossa própria mente cria? Estudos de economia comportamental já provaram que, quando temos um objetivo claro, é mais fácil renunciarmos a algo agora para conseguir algo no futuro. Nós chamamos isso de trocas intertemporais. Então, vamos para um passo a passo para conseguir executar boas trocas intertemporais em nossa vida:
1º passo:
Identificar e eleger algo que seja muito importante para você conquistar em termos de viagem — pode ser uma viagem de lazer, de estudo(já pensou em fazer um intercâmbio ou aulas de culinária?) ou até com um propósito de voluntariado (de ensinar uma língua fora do Brasil, por exemplo);
2º passo:
Saber qual o custo total desse sonho (incluindo desde o mais óbvio como passagem, hospedagem e alimentação a seguros, verba para passeios e ingressos de atrações e compras);
3º passo:
Fazer uma conta matemática simples: se o total desse sonho custa R$ 10 mil e eu quero realizá-lo daqui a 10 meses, dividindo um pelo outro, temos que precisaríamos guardar R$ 1 mil para juntar todo o valor;
4º passo:
Olhar para as suas finanças, analisar e identificar o que você poderia cortar e o que deve fazer para conseguir juntar esse valor por mês. Pela minha experiência, se riscarmos alguns serviços de assinatura, contas que cobram tarifas e cartões que cobram anuidade já encontraríamos pelo menos uns 30% desse valor. Depois, o restante seria segurando as compras por impulso ou de supérfluos. Mas, por outro lado, se você entender que não tem o que fazer, não significa que seu sonho é impossível, significa que vai demorar mais tempo para realizá-lo. Ao invés de 10 meses, por exemplo, pode demorar 20 meses. Mas a disciplina de poupar por 20 meses tem que acontecer. E como estudo comportamento, sei que isso é bem difícil, por isso indico o 5º passo;
5º passo:
Tire o dinheiro da frente automaticamente. Crie um PIX automático para outra conta sua e, assim que receber sua remuneração, já separe o valor que está destinado a essa viagem numa conta que você não mexe no dia a dia e que, de preferência, também tenha um rendimento automático.
Esse 5º passo é diferente de comprar uma viagem em muitas parcelas direto com uma agência e ir pagando os boletos mês a mês. Normalmente, as agências que oferecem um longo prazo de pagamento estão fazendo uma operação de financiamento e isso acarreta juros, mesmo que não estejam explícitos. Assim, o melhor a fazer é juntar o valor pelo período que for possível e assim ter o poder de barganha de negociar melhores descontos à vista.
Meu conselho para você é que comece agora a implantar esse comportamento na sua vida, mesmo que não seja para uma viagem menor. Carnaval 2025 está logo ali e é uma ótima oportunidade para começar um hábito financeiro saudável de planejar e poupar com antecedência. Te vejo no portão de embarque!
Luciana Pavan, 90 Segundos de Finanças
Luciana Pavan é especialista em Economia Comportamental pela London School of Economics (LSE). Fundadora do canal 90 Segundos de Finanças, dedica-se a melhorar a relação de pessoas com o dinheiro por meio de cursos, palestras e consultoria desde 2016. Atuou por mais de 2 anos na fintech Olivia AI, onde foi responsável por desenvolver todos os conteúdos do aplicativo no Brasil, Estados Unidos e Irlanda. Atuou por 2 anos no PFM de um dos maiores bancos da América Latina, como Especialista em Finanças Pessoais na Zup Innovation, e foi membro do Conselho da ONG Multiplicando Sonhos (de educação financeira para jovens de escolas públicas) por 4 anos.
Sobre o 90 Segundos de Finanças:
O 90 Segundos de Finanças é uma plataforma de conteúdo sobre educação financeira, idealizado pela mentora e educadora Luciana Pavan. Atualmente, oferece diversas soluções, como vídeos curtos e gratuitos no YouTube (em geral com duração de 90 segundos), cursos, palestras, lives e consultorias. Sua proposta é democratizar o acesso à gestão das finanças para mais e mais indivíduos.