atualizado em:

A Sagrada Família

Queria escrever um belo post sobre a Sagrada Família, mas assim como aconteceu comigo quando tentei descrever a Catedral de […]

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Queria escrever um belo post sobre a Sagrada Família, mas assim como aconteceu comigo quando tentei descrever a Catedral de Sevilha, me faltam palavras.

sagrada familia

sagrada familia

São muitas histórias, detalhes e sentidos, talvez essa Catedral seja o tipo de atração que dispensa palavras, introduções ou qualquer tipo de apresentação. Você precisa ir até lá para conhecer e viver um monte de sensações que aquela obra teima em lhe mostrar.

detalhe da fachada da sagrada familia
Detalhe de uma das fachadas

Descemos no metrô da Sagrada Família e a minha reação ao subir as escadas e olhar para cima foi a mesma ao sair da estação de Westminster em Londres pela primeira vez: “ohhhhhhhhhh”.

torres da sagrada familia

E assim fui apresentada a uma das obras mais marcantes que já sonhei em conhecer na minha vida.

detalhe torres da sagrada familia

Gaudí assumiu essa obra em 1883 quando tinha 31 anos de idade e dedicou 40 anos da sua vida a essa projeto, sendo que durante os últimos 15 anos ele se dedicou de forma exclusiva. Infelizmente, devido à guerra civil espanhola, em 1936 as obras foram interrompidas. A conclusão da obra está prevista para 2026, mas seus guindastes já fazem parte desse cenário fabuloso que fica difícil imaginar a obra completa com suas 18 torres.

torres da sagrada familia

Uma dica: se você for para Barcelona na primavera ou no verão, deixe para visitar a igreja mais no final do dia, nessa hora o sol capricha nas luzes e dá aquela mãozinha para suas fotos 😉

detalhes torres da sagrada familia

O ingresso combinado custa 14 euros e garante sua entrada na Catedral e na Casa-Museu Gaudí no Parc Güell, por isso talvez valha a pena visitar o Parc Güell depois de visitar a Catedral. Recomendamos verificar os horários de visitação da Sagrada Família antes de ir pois cada estação e dia da semana tem horários diferentes.

torres da sagrada familia

Visitas monitoradas também são oferecidas, assim como áudio-guias tanto para adultos quanto para crianças. Não deixe de passar pela exposição “Gaudí da Natureza” que explica a íntima relação dos projetos do Gaudí com a o mundo natural.

sagrada familia

Para subir nas torres da Catedral da Sagrada Família, paga-se uma taxa de 2,50 euros na entrada do elevador, mas a subida só é liberada com boas condições de tempo.

sagrada familia

E lá fomos nós conhecer uma das torres. A subida é tranquila e a vista maravilhosa, mas a descida pelas escadas para quem tem medo de altura como eu é uma baita aventura, quase tive um ataque do coração ao descer aquelas escadas pequenas, sinuosas, sem corrimão e super altas.

subida da torre da sagrada familia
Olha lá... eu não sou a única com medo de altura 😉

Após a visita do Papa, no dia 07 de novembro de 2010, o templo foi elevado à categoria de basílica e seu altar foi consagrado pelo Papa Bento XVI e, por isso, as missas agora podem ser realizadas.

Em junho desse ano quando visitamos a catedral, tudo ainda era um grande canteiro de obras e nenhuma parte do altar estava pronta. Pelo visto eles apressaram as obras para deixar a casa pronta para receber uma visita tão ilustre.

Mais uma motivo para voltar lá: não tenho fotos legais da parte interna da igreja.

Parte interna inacabada da igreja
Parte interna inacabada da igreja
Vitrais da Sagrada Família
Vitrais da Sagrada Família

Assine nossa newsletter!

Comentários