Quando coloquei meus pés pela primeira vez na Alemanha, não poderia imaginar que aquela viagem renderia uma paixão à primeira vista e muito menos que acabaria retornando ao país pelo menos uma vez por ano nesses últimos anos 😀 De norte ao sul, fui descobrindo hábitos, costumes e um jeito germânico de receber os turistas que quebrou qualquer tipo de ideia mal concebida que eu guardava antes de embarcar.
Alemanha, sua linda!
É difícil negar que somos fãs de carteirinha da Alemanha aqui no blog, tendo em vistas as inúmeras cidades que já visitamos e a lista enorme de posts que ainda estão no caderninho de anotações.
Se você é novo por aqui ou ainda não conhece esse nosso lado alemão, eu contei um pouco sobre as incríveis experiências que tivemos e sobre nossa relação com o país da cerveja em alguns posts como:
- 12 tradições da Alemanha que você provavelmente não conhecia
- 5 motivos para se apaixonar pela Alemanha
- 10 mitos sobre a Alemanha
Se você ainda não está convencido de que a Alemanha é um destino incrível para as suas próximas férias, aí vão cinco motivos para mudar de ideia rapidinho e começar a planejar já sua viagem pelo país (e alguns roteiros já prontos) 😀
- Roteiro de 4 dias em Munique
- Roteiro de três dias em Frankfurt
- Roteiros e dicas de Nuremberg: o coração da Francônia
A vida moderna nos grandes centros
A Alemanha concentra algumas das metrópoles mais vibrantes de toda Europa. Se você é da turma que adora aquela energia e a vida maluca que só as grandes cidades conseguem ter, Berlim, Hamburgo, Colônia e Frankfurt vão fazer a sua cabeça.
Elas carregam um forte movimento de contracultura, de arte urbana, de muito agito e, claro, de excelentes bares. Quer ver de perto como é a vida em algumas cidades de vanguarda? Não deixe de conhecê-las!
As cidades históricas
Aqui é um prato cheio! São séculos e mais séculos de história riquíssima. As cidades ainda guardam essas memórias muito bem preservadas, seja nos enormes acervos de seus museus ou nos conjuntos arquitetônicos impecáveis de regiões medievais, barrocas e coloniais. Os exemplos são inúmeros: Rothenburg ob der Tauber, Heidelberg e Dinkelsbühl são algumas das minhas preferidas.
A gastronomia alemã
Muito além da carne de porco e da tradição na fabricação de vários tipos de linguiça, quem resolve mergulhar de cabeça na Alemanha, descobre uma gastronomia diversa que vai além desses clichês – muito saborosos – por sinal.
Os pães mais densos, a confeitaria típica do Natal, os peixes e também as variações de acompanhamentos feitos à base de batata e bacon são incríveis. Esses são só alguns motivos para se jogar a gastronomia germânica. Aqui já adianto: crianças, não tentem reproduzi-los em casa, não ficarão com o mesmo gostinho.
Os vegetarianos de plantão não precisam se preocupar, a Alemanha mudou consideravelmente nos últimos anos e a maioria dos restaurantes já oferecem pratos vegetarianos. Além disso, a oferta de restaurantes especializados nessa cozinha também aumentou e muito.
Valorização dos produtores locais
Além de viver, de uma maneira muito autêntica, a valorização dos ingredientes e produtores locais, a Alemanha tem criado uma rede forte de alimentação orgânica, servindo de exemplo para quem está buscando hábitos alimentares mais saudáveis.
Eu ainda poderia me estender por aqui falando sobre os novos chefs e sobre como tem crescido a nova gastronomia no país, mas acho que já me alonguei demais nesse assunto. Ah, que saudades da kartoffelsalat.
As festas tradicionais
Os alemães são um povo muito mais festeiro do que podemos imaginar. Se a tradição da cerveja em abundância e dos belos vinhos do Vale do Reno e de Würzburg, já não fossem motivos suficientes para nos divertirmos à beça, viajar pelo país é ter a certeza de cruzar com alguma celebração pelo caminho, principalmente durante a primavera e o verão, quando os dias começam a esquentar. Nas últimas semanas do ano, quase todas as cidades histórias também são tomadas pelos belíssimos mercados de Natal.
A Alemanha não maltrata seu bolso
Eu sempre costumo dizer isso: a Alemanha é um destino bastante acessível na Europa se comparada a países como França, Suíça e Itália. Aliás, é triste ver que muitos brasileiros ainda consideram o país como um destino caro.
Muitas atrações culturais têm preços acessíveis, as opções hoteleiras são inúmeras e os custos com as refeições não pesam no orçamento, principalmente se você costuma dividir os pratos (que são enormes!).
Quem tem a oportunidade de viajar por várias regiões do país, consegue ver como elas são diferentes umas das outras. Por isso, nada de passar alguns dias em Munique e dizer que já conheceu tudo sobre a Alemanha 😛
Quero viajar pela Alemanha, por onde começo?
Ficou com vontade de viajar pela Alemanha e não sabe por onde começar? Dá uma olhadinha no nosso índice de posts, já publicamos roteiros completos de várias cidades, além de dicas de muitas outras 🙂
Vá para a Alemanha de mente e coração abertos, tenho certeza que você descobrirá um país alegre, divertido e muito mais receptivo do que costumamos imaginar 😀
Hoje, dia 3 de outubro, é celebrada a Reunificação da Alemanha e esse post foi feito a convite do consulado alemão de São Paulo em razão das comemorações desta data e da queda do muro de Berlim. #Breakingthewall #Likeagerman
Opa, erro de digitação aqui: “Aqui já adianto: crianças, não tentem reproduzi-los em casa, não VAI FICARÃO com o mesmo gostinho.” 😉
Já corrigimos, Paulo. Obrigada 🙂
Alemanha é tudo de bom e o artigo está excelente, parabéns.
Obrigada, Inês 😀 Volte sempre por aqui!
Amo Alemanha la apredi muito …vivi durante 20 anos fiz amigos trocamos conhecimentos estou de volta ao Brasil e volto a Alemanha sempre que posso. Sou feliz por ter vivido experiências na Alemanha . Aprendi o idioma fui funcionária pulblica enfim vivi.???????
Oi, Risoneide.
A Alemanha realmente é um país muito interessante. Bem-vinda de volta ao Brasil 😉
Embarcando daqui alguns dias para desvendar toda Baviera.
Conferir todas as suas sugestões!
Kátia,
Se precisar de mais alguma informação ou tiver qualquer dúvida, é só perguntar 😉