Alugar carro na Alemanha é uma daquelas coisas que todo amante de carros, assim como eu, tem vontade de fazer. Acho que as boas estradas, os ótimos carros e a possibilidade de dirigir (quase) sem limite de velocidade fazem parte do nosso imaginário.
Aproveitando a deixa da nossa última viagem ao país das Mercedes, BMWs, Porsches, Audis, e até mesmo da irmã menos glamourosa Volkswagen, fechamos uma parceria com a Sixt Rent a Car, outra empresa da Alemanha, para que pudéssemos contar para vocês como foi essa experiência 100% alemã de alugar carro e dirigir pelas Autobahns.
Como alugar carro na Alemanha?
Os produtos alemães são conhecidos pela sua qualidade e a precisão com que são feitos. De cerveja a carros, passando pelos lápis de cor e pelo futebol, tudo é perfeito tecnicamente. Alugar carro na Alemanha não poderia ser diferente, e você com certeza vai querer alugar um carro nacional no país.
Reservando um carro na Sixt
Para fazer a reserva de um carro na Sixt, você só precisa entrar no site deles e seguir 4 passos:
- Escolher a data e local de retirada e entrega do veículo
- Escolher o tipo do veículo
- Escolher algum dos vários opcionais disponíveis como:
- Seguro
- Câmbio automático
- Cadeirinha de bebê (ótimo para famílias com crianças pequenas)
- Fazer o cadastro e confirmar a reserva
Simples assim 🙂
Dica 1: Faça a sua PID (a famosa Carteira de Motorista Internacional) antes de viajar. Quase nenhuma locadora de veículos irá lhe pedir o documento na hora da locação, mas vai que acontece alguma coisa e você precisa mostrá-la para um guarda? Melhor prevenir que remediar, não é?
Dica 2: Para economizar no valor das diárias, reserve com antecedência e considere pagar adiantado. Outro fator que contribui para a diminuição das tarifas é o tempo em que você ficará com o carro: quanto mais tempo, menor a diária.
Chegando no aeroporto
Ao chegar no aeroporto, procure pelas plaquinhas de Car Rental / Aluguel de carros e vá até o stand da Sixt. Não tem como errar com esse laranja característico da marca.
Quando chegamos lá, o atendimento foi impecável e a simpática mocinha que nos atendeu disse que o carro já estava pronto. Era um Ford B-Max. Antes de entregar as chaves, porém, ela perguntou se gostaríamos de fazer um upgrade de carro por 8 euros a mais, pois eles haviam acabado de receber na loja um Mercedes A 200 novinho, a diesel, com GPS de fábrica e quilometragem livre.
Papo de vendedor, eu sei, mas… Mercedes, a diesel, novinho? Fechado!
Era a oportunidade que eu queria para dirigir um carro alemão na Alemanha. Por 8 euros de diferença eu levei um carro bem melhor, já com GPS e ainda incluí a Natalie como condutora extra.
Como o Mercedes era a diesel e o Ford a gasolina, essa diferença seria parcialmente abatida no custo do combustível.
Dica 3: Na Europa, os carros de passeio podem usar Diesel como combustível. Além de consumir menos, o diesel é mais barato que a gasolina (benzine ou petrol, como gostam de falar por lá).
Retirando o carro
O aeroporto de Frankfurt é ENORME e seus estacionamentos não poderiam ser diferentes, mas nem por isso você terá problemas. Siga as instruções da atendente da Sixt e as placas pelo caminho e pronto.
O carro estava realmente novinho e impecável. Menos de 996 km rodados, cheirando a novo, bancos esportivos de couro, direção elétrica, sensores e controle elétrico de tudo que é tipo. Ele só tinha um pequeno problema: o GPS estava em alemão.
Rapidamente encontrei o telefone exclusivo da Sixt que fica no estacionamento e pedi que me ajudassem. Em poucos minutos um funcionário da Sixt apareceu, configurou o GPS para inglês e me mostrou como usá-lo. De quem foi a ideia de colocar os controles no lugar do freio de mão? o.O”
Ao final da viagem, depois de mais de 1600 km dirigidos, você percebe que esses poucos euros a mais pelo conforto extra se pagaram com sobra. No fim de cada dia, depois de horas dirigindo por entre retas e curvas, é que você percebe quanto um carro confortável faz diferença.
Dica 4: Se você vai fazer uma road trip, considere alugar um carro de uma categoria melhor, para não ficar muito cansado dos deslocamentos e poder curtir melhor a viagem.
Devolvendo o carro na Sixt
Devolver o carro na Sixt é ainda mais fácil que alugá-lo. Basta entregar o carro no estacionamento da empresa, tirar as malas e esperar o funcionário conferir se está está ok. Em menos de 10 minutos você estará a caminho do check in no aeroporto.
Dica 5: Não esqueça de devolver o carro sempre com o tanque cheio, pois todas as locadoras cobram uma taxa extra pelo tanque vazio e um valor por litro bem salgadinho.
Conclusões sobre a Sixt Rent a Car
Eu gostei muito do atendimento da Sixt na Alemanha, do estado em que se encontrava o carro e achei seus valores tão competitivos quanto o das outras locadoras. Eu também reparei nos outros carros da Sixt próximos ao que aluguei no estacionamento do Aeroporto de Frankfurt e achei que todos estavam bem cuidados e com cara de novos.
Se você está viajando pela Europa, Estados Unidos ou mesmo no Brasil, sugiro que considere alugar um carro com a Sixt. E se estiver na Alemanha, aproveite para alugar um carro nacional e divirta-se (com prudência) nas famosas Autobahns.
Eu precisei apresentar, na SIXT tb.
Acho melhor ter o documento, porque prefinir é sempre melhor do que remediar 😉
Boa noite. Muito legal o seu site. Estou com viagem marcada para Munique em Maio/17 e gostaria de alugar uma BMW na mesma categoria do Mercedez que voces alugaram. No seu caso, qual foi o valor debitado como deposito de seguranca em seu cartao de credito (caução) para essa categoria de veiculo? Muito obrigado
Oi Fernando. O valor debitado acredito que varia e depende dos seguros e tempo e não lembro ao certo, mas eu deixaria em torno de 700 euros de limite por via das dúvidas.