Com mais de sete mil idiomas falados no mundo todo, em muitos casos, a comunicação pode ser um grande desafio até mesmo para viajantes mais experientes. Afinal, dependendo da região visitada, fica quase impossível compreender completamente a língua.
Graças ao avanço da tecnologia, hoje temos ferramentas gratuitas como o Google Tradutor que facilita nossa comunicação onde quer que estejamos (basta um celular e sinal de internet, é claro!).
O serviço surgiu em 2006 como um recurso bem simples que dava suporte apenas para as línguas inglesas e árabes pelo computador. Já em 2014, o Google comprou o serviço Word Lens, da startup Quest Visual, e assim, incorporou mais idiomas e facilidades ao Google Tradutor.
Hoje a ferramenta atende 133 línguas e ajuda turistas em vários momentos da sua viagem. Disponível na Google Play ou na Apple Store, veja como é bem simples de usar o Google Tradutor.
Tradução instantânea, como funciona?
Antes de mais nada, precisamos saber que uma tradução instantânea, baseada em imagens, nunca será uma versão perfeita e, muitas vezes, será até difícil entender o próprio resultado. Computacionalmente falando, o reconhecimento de palavras é uma coisa que avançou muito nos últimos anos com algoritmos cada vez mais precisos, mas que ainda dependem muito do tipo de letra usado, da iluminação, do contraste de cores, etc. Agora imagine tentar traduzir instantaneamente uma placa numa estação de metrô com pouca luz e uma câmera de celular que fica balançando e cuja qualidade de imagem nunca é boa nessas condições. É complicado, né? Em todo caso, o Google Tradutor tenta resolver esses problemas e até que faz um trabalho razoável, facilitando a vida dos viajantes naqueles momentos em que se percebe que ler em russo não é a coisa mais fácil do mundo.
Por que usar a tradução instantânea?
Como usar o Google Tradutor (Tradutor do Google)?
O aplicativo Google Tradutor já era bem interessante para traduzir textos rápidos digitados pelo usuário, mas hoje em dia ele traz diversos recursos interessantes como tradução de imagens, de voz, de desenhos na tela, documentos, sites e até conversas em tempo real. Pensando no caso das imagens, o Google Tradutor permite dois tipos de tradução: instantânea e usando os servidores do Google. A tradução instantânea funciona de forma bem similar à Word Lens, isto é, você escolhe a língua, aponta a câmera e a tradução é colocada na própria tela, mesmo sem internet. Até a lista de línguas disponíveis hoje para esse tipo de tradução é a mesma. No modo servidor, a imagem é enviada para os servidores do Google e, alguns segundos depois, basta selecionar com o dedo qual parte da imagem deseja traduzir. Nesse caso, as transcrições são mais precisas que a tradução instantânea. Quase todas as línguas estão disponíveis nesse modo, que também é bem útil para a leitura de textos mais longos. A desvantagem desse tipo de aplicativo é a necessidade de se estar conectado.
Como usar o Google Tradutor para traduzir imagens?
Abra o aplicativo do Google Tradutor, selecione o botão da câmera no canto inferior direito e, depois, procure a imagem no seu álbum no canto inferior esquerdo e clique no arquivo que deseja traduzir.
Ao escolher a imagem, aparecerá o idioma detectado ou poderá escolher a língua de origem e, ao lado, o idioma para tradução.
Depois da tradução feita, aparecerão algumas opções extras no rodapé da página. Você pode copiar o texto traduzido, ouvi-lo, pesquisar mais sobre ele no Google ou abrir a página inicial do Google Tradutor.
Alguns problemas podem surgir
Se ao abrir a imagem e ela estiver cinza, significa que, infelizmente, não é possível fazer a tradução de imagens.
Se o ícone da câmera estiver preto, mas com uma bola no centro, significa que a tradução é possível apenas por meio do envio da imagem para o Google e, portanto, precisará de internet.
Como usar o Google Tradutor para traduzir textos?
Escrever textos no aplicativo do Google Tradutor é bem parecido com a interface da web. Basta observar os idiomas selecionados de origem e tradução (no rodapé da página) e começar a digitar.
A tradução é imediata e, no final, você ainda pode ouvir a versão original e a traduzida. Perfeito para nos ajudar na fonética de outras línguas.
Como usar o Google Tradutor para traduzir conversas simultâneas?
Esta é a forma mais legal de usar o Google Tradutor porque é como se tivesse uma terceira pessoa ajudando no diálogo.
No rodapé dessa página, você escolhe os dois idiomas da convesa e terá três microfones que vão, captar a voz, escrever e reproduzir a tradução.
O primeiro será ativado para ouvir e traduzir a língua selecionada na esquerda, no caso abaixo, a pessoa fala em inglês e a tradução será para o português. No terceiro microfone, o viajante pergunta algo em português e o Google Tradutor reproduz a fala em inglês.
O microfone do meio faz a tradução dos dois idiomas sem pausas.
Outros recursos do Google Tradutor
Além das funções que citamos acima, Google Tradutor permite subir documentos nos formatos .docx, .pdf, .pptx e .xlsx e ainda transcrever sites. Essas duas funções estão disponíveis apenas na versão web, por enquanto.
Por aqui, já destacamos outras ferramentas bem interessantes que facilitam o dia a dia dos viajantes, veja só: