Conseguimos fazer apenas um bate e volta saindo de Barcelona e o destino escolhido foi Figueres, cidade pequena ao norte de Barcelona, conhecida por ser a cidade onde Salvador Dalí nasceu. A viagem de trem dura aproximadamente 1h45 e os tickets custam em torno de 15 euros cada trecho, dependendo da tarifa que o sistema apresentar.
Figueres, a terra de Salvador Dalí
É fácil chegar da estação de trem de Figueres até o ponto de informação turística que fica próximo ao centro histórico da cidade, um lugar pequeno e muito agradável de se caminhar.
A principal atração de Figueres é, sem dúvida, o Teatro-Museu Dalí, que foi construído em 1974 sobre o antigo teatro municipal que foi destruído durante a guerra civil espanhola. Dalí achou mais adequado construir seu museu ali por três razões:
- Por ser um pintor eminentemente teatral;
- Porque o teatro fica em frente à igreja onde ele foi batizado (A igreja de Sant Pere é uma gracinha, mas não conseguimos entrar pois era hora da siesta 🙁
- Porque foi em uma das salas do antigo teatro que ele realizou sua primeira exposição.
O Teatro Museu Dalí
Nesse museu encontramos um grande acervo de obras que contam um pouco da trajetória artística do Dalí, desde obras impressionistas, futuristas e cubistas, até criações surrealistas, instalações e algumas obras dos últimos anos de sua vida.
Embora as obras não estejam organizadas por ordem cronológica, o museu é uma viagem garantida a um mundo de realidade alternativa, delírios oníricos, confusão e sentimentos embaraçados.
Anexo ao museu está o Dalí Joyas, uma exposição de jóias criadas pelo próprio Dalí, algo espetacular, brilhante.
Visitas guiadas por Figueres e pelo Teatro Museu Dalí
O Teatro Museu Dalí não possui visita monitora e nem disponibiliza áudio-guias, o que é uma pena, pois as obras são complexas e exigem um nível de interpretação muito grande.
Contudo, nossa leitora Cristina nos disse que a Secretaria de Turismo da Cidade agora disponibiliza um tour por Figueres que inclui uma visita guiada pelo Teatro Museu Dalí \o/ Uma maneira muito boa de conhecer a cidade e as obras mais importantes deste que é um dos artistas mais surreais que já existiu. Agora tenho de voltar à cidade para fazer esse tour 😛
Um conselho feminino: garotas, não esqueçam de trazer um casaquinho ou um lenço , porque o vento nessa cidade é bem forte.
A entrada custa 12 euros. Não deixe de consultar os dias e os horários de funcionamento do museu para você não correr o risco de perder a viagem. Se preferir, pode chegar à cidade de ônibus. A empresa Barcelona Bus Turistic oferece excursões à terra do Dalí por 71 euros.
Teatro Museu Dalí e Dalí Joyas
Endereço:
Plaza Gala-Salvador Dalí, 5
https://www.salvador-dali.org
Horários:
Variável, por isso confira no site.
Ingressos:
Adultos: 12 euros
Estudantes e idosos: 9 euros
Tour Guiado por Figueres e pelo Museu do Dalí
Endereço:
Plaza Gala- Salvador Dalí
https://en.visitfigueres.cat/what-to-visit/guided-tours
Horário:
Sábados: 11:30 (duração aprox. 2h30)
Valor:
City tour por Figueres: 8 euros
Com visita ao Museu do Dalí: 20 euros
Reservas: (+34) 671 654 959 / 972 503 155 / 619335848
É preciso fazer a reserva do tour com antecedência!
Para conhecer um pouco mais sobre o Salvador Dalí
Dalí deixou mais duas casas/museus na região, um em Púbol e outra em Portlligat, embora o acesso seja um pouco mais limitado, fiquei com muita vontade de conhecer e fazer esse circuito completo.
Encontrei dois relatos sobre outros viajantes que foram até Portlligat, dos blogs As voltas do Vento e Cadernos de Viagem
E vocês, já viram outros relatos sobre Púbol?
Montserrat também é uma ótima opção para fazer um bate e volta saindo de Barcelona. Pena que eu não consegui um dia a mais na nossa passagem por esse região da Espanha.
No blog da Patrícia – Turomaquia, ela indica 9 razões para você visitar a cidade e ainda indica o passo-a-passo de como chegar lá. Então quando for planejar sua próxima viagem para Barcelona não deixe de aproveitar e conhecer essas belas cidades da região 😉
Ótima dica! Parabéns 😉 Pretendo visitar Barcelona ainda em 2011! 😉
Barcelona e as cidades em sua região são muito ricas culturalmente, vale a viagem 🙂
Nossa, não ter visita guiada ou áudio-guia é grave mesmo, ainda mais tratando-se da obra de Dalí. De qualquer maneira sempre é válido repassar a obra deste gênio! Bjs!
Pois é, Sil. É uma pena mesmo não poder contar com uma explicação mais elaborada, embora provavelmente a maioria das pessoas nem se preocupem com isso. A visita monitorada acontece apenas para grupos fechados de excursão, só que quem vai por conta própria não consegue se encaixar em nenhum grupo. A outra opção apresentada pelo museu era comprar um livro enorme e bem carinho que explicava um pouco a obra do Dalí, mas visitar o museu tendo que folear um livro grande não é muito prático.
Figueres devia ser um bate-evolta essencial desde Barcelona, oh, museu legal. Eu nem curtia muito Dali, mas depois de visitar este museu, é impossível ñ se apaixonar poelo cara! Em uma palavra: genial!!!!
Brigaduuu pela citação do Turomaquia!
beijos
Ola Natalie, estarei viajando para Europa e no dia 21/01/13 até 25/01 estarei em Barcelona, será que voce poderia me dar uma dica de mais um bate e volta, sem ser o de figueras. Minha esposa é professora de artes em Brasília adora ver cidades medievais, será que tem alguma perto o suficiente de Barcelona?? Agradeço sua Gentileza se puder nos ajudar. Um abraço.
Oi, Ricardo. Tudo bem? 🙂
Uma boa opção de bate-volta saindo de Barcelona é ir até Montserrat. No blog Turomaquia você encontra várias dicas sobre esse passeio –> https://turomaquia.com/category/espanha/barcelona/escapadas-bcn/
Eu fiquei morrendo de vontade de ir até essa cidade, mas só tive um dia livre e aproveitei para ir para Figueres.
Deve ser um passeio bem interessante para quem gosta desse circuito de cidades históricas.
Se vocês forem, por favor, você me conta como foi?
Boa viagem!
Nati
Foi com enorme surpresa que encontrei esta matéria. Já visitei Barcelona umas 7 vezes e até ja morei na cidade alguns meses mas conheço muito mal os arredores da grande cidade. Em Setembro volto para matar saudades e decidi explorar um pouco mais os arredores e ir até Figueres. Estou ainda em faze de planejamento da viagem mas este post deu dicas preciosas.
Que bom, Luffi 😀 Figueres é uma cidadezinha deliciosa de passear e deixar a hora passar 🙂
na verdade uma pergunta:
qual trem faz este bate volta Barcelona a Figueres para o Museu Dali?
será que consigo comprar antecipadamente pela internet? (é para 05/01/2014)
grata,
Oi Itsav.
Os trens da espanha são da Renfe e ele só vai até figueres, da estação para o museu vc pode ir a pé 🙂 Sobre comprar adiantado, eu consegui comprar alguns trechos dessa viagem à Espanha, mas não todos por algum problema no site da Renfe. Vc pode tentar comprar sem problemas, mas acho que comprar 1 ou 2 dias antes direto na estação de Barcelona também é possível e tranquilo. Fizemos isso nos trechos que Não conseguimos comprar pela internet.
ei Fred, muito obrigada pelo esclarecimento!
agora fiquei mais tranquila
vlw então e sempre boas viagens e bons momentos são meus votos para você
Obrigado, Itsav. Pra você também 😀
Olá! Não consigo comprar uma entrada individual para a visita diurna ao teatro Museo Dalí. Alguém sabe como fazer?
Oi Alba.
No site deles tem a opção de compra de ingressos, mas aparentemente vc só pode comprar ingressos para o Sábado e Domingo adiantado, com exceção dos meses de Julho e Agosto, provavelmente pq nos outros dias deve ser tranquilo de comprar na hora 🙂
https://www.salvador-dali.org/serveis/en_entrades.html
Obrigada pela dica Fred
😉
Olá, vc pode me dizer se é permitido fotografar ou filmar dentro do museu, com equipamentos mais simples como celular ?! Obrigado.
Pode sim, Glauber. Eu tirei um monte de fotos lá 🙂
Oi Gente,
Bom, na verdade o museu tem uma visita guiada sim! Pertinho do museu tem a secretária de turismo de Figueres e eles oferecem uma visita guiada pela cidade que inclui entrada no museu e explicação do guia. São 20 euros. Vc passeia pela cidade, ouvindo a história de Dali e conhecendo os lugares onde ele passou, e depois o guia entra no museu e te explica as obras principais. Eu fiz e vale muito apena os 20 euros. Fica a dica! 🙂
Cris,
bom saber disso 🙂 porque semana passada conversei com um representante do turismo da Espanha e questionei exatamente sobre isso – a falta de visita guiada no museu do Dalí – ele justificou dizendo que o próprio Dalí deixou em vida no seu testamento como deveria ser o museu e nesses documentos ele não fala em visita guiada. Pelo menos essa foi a versão oficial que ele me passou, mas que ótimo saber que existe outra possibilidade. Faz falta um guia nesse museu para compreender a intensa obra do artista 😉
Natalie, pois é…tem que ter alguém explicando, pois o museu é bem complexo como é a otra de Dalí. O passeio no museu com o guia foi muito legal e esclarecedor. Super recomendo.
É um passeio bem bacana mesmo e a cidade é uma gracinha 😉