atualizado em:

British Museum: um dos museus mais importantes do mundo

Com mais de 13 milhões de objetos, o British Museum é gratuito e fica no coração de Londres.

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

Dizem que os museus de Londres são tão incríveis que uma visita a eles substitui a entrada em vários outros museus no mundo, porque os acervos ingleses têm quase tudo que existe de melhor no planeta. É claro que isso é um exagero, mas visitar o British Museum é, sim, fazer um passeio bem abrangente pela história da humanidade.

O British Museum foi o primeiro museu nacional público do mundo, sem pertencer à igreja, nem ao rei, mas apenas à população. Ele foi aberto em 1759, no mesmo endereço de hoje, e aproveitou a época do colonialismo britânico para acumular muitos itens do seu acervo atual – o que gera protestos internacionais de países e organizações, questionando a legitimidade da propriedade dele sobre essas peças.

British Museum - o que fazer em Londres

Destaques do British Museum

Apesar de ter nascido para ser um museu “universal”, colecionando curiosidades de todos os tipos, o British Museum acabou focando seu material em artes e antiguidades. Hoje ele acumula um total de mais de 13 milhões de objetos, além de outros 220 milhões expostos nos seus dois “braços”, o Museu de História Natural e a British Library.

Seu departamento de peças egípcias é nada menos que o segundo maior e mais completo do mundo, perdendo apenas para o Museu do Cairo, e inclui a Pedra de Rosetta – o achado que permitiu que arqueólogos decifrassem os hieroglifos egípcios, algo fundamental para a compreensão de todo o contexto desta civilização antiga.

British Museum - melhor museu da europa

O setor de Grécia e Roma não perde por muito, não. Ele também é um dos maiores do planeta e tem peças colossais como os Mármores de Elgi (que faziam parte do Partenon, em Atenas) e elementos de duas obras incluídas na lista das 7 maravilhas do mundo antigo: o Mausoléu de Halicarnasso e o Templo de Ártemis.

British Museum - museu em Londres

Já o espaço dedicado ao Oriente Médio tem a maior e mais completa coleção de antiguidades da Mesopotâmia fora do Iraque, lembrando que isso inclui relíquias de países e regiões como o Irã, toda a Península Arábica, a maior parte da Turquia, as nações do Cáucaso, partes da Ásia Central, a Síria, Israel e a Palestina. Entre essas peças está até o Cilindro de Ciro (o Grande), considerado a primeira declaração universal dos direitos humanos – e que tem uma réplica na sede da ONU, em Nova York.

Claro, ainda existem muitos outros departamentos, mas ficaria longo demais para colocar num único post. Então a nossa sugestão é: visite o British Museum para descobrir ao vivo. Mas não deixe de conhecer outros museus do mundo também 😉

British Museum

  • Endereço: Great Russell Street (Estações de metrô mais próximas: Tottenham Court Road, Holborn, Russell Square e Goodge Street). Site.
  • Horários: diariamente das 10 às 17h30; sextas, até as 20h30
  • Ingressos: entrada gratuita (chegue cedo para evitar filas)

Assine nossa newsletter!

Comentários