Já pensou em aproveitar um musical em Londres? A região de West End é conhecida como a Broadway de Londres, pois todos aqueles famosos musicais em cartaz em Nova York ou que já passaram por São Paulo também ganham suas mega produções por aqui.
O West End tem uma das melhores cenas de teatro do mundo. O que um dia foi o paraíso da elite privilegiada de Londres, hoje é o epicentro da cultura, atraindo muitos rostos famosos para o palco entre as peças clássicas ou criações inéditas.
Nas proximidades da Shaftesbury Avenue, entre Leicester Square e Covent Garden, você encontrará a maioria dos teatros que formam a região cultural, que não deve nada para a versão novaiorquina.
A história de West End
No coração da cena cultural de Londres, West End nem sempre foi assim. Em 1642, todos os teatros foram fechados devido a uma proibição que durou 18 anos.
Mas em 1660 essa ordem foi suspensa e os teatros começaram a reabrir, entretendo os britânicos e visitantes do mundo todo. O primeiro de grande sucesso após esse retorno foi o Theatre Royal Drury Lane, que foi fundado em 1663, é o favorito da realeza desde Carlos II. Ele era famoso pelos espetáculos de melodramas e pantomimas vitorianos e está em funcionamento até hoje.
Outra construção histórica ainda em funcionamento é o Theatre Royal Haymarket, de 1720. É o terceiro teatro mais antigo ainda em uso.
Conhecendo a Broadway de Londres
Entre marcos históricos, restaurantes e lojas, a famosa região de West End tem, atualmente, mais de quarenta grandes teatros, trinta museus e galerias e centenas de restaurantes e bares.
A região da Shaftesbury Avenue está sempre cheia de espetáculos, desde musicais até peças clássicas. Desta forma, é comum encontrar em qualquer época do ano ao menos uma apresentação especial pelo pedaço.
Não deixe de visitar essa região à noite. As luzes de West End iluminam nossos rostos assim que saímos do metrô. O passeio vale para ir ao teatro ou conversar com amigos nos pubs tradicionais, ou aproveitar os restaurantes.
A região também é conhecida pela variedade de comércio. Assim que subir as escadas rolantes da estação de metrô Oxford Circus, você já irá se deparar com uma multidão de londrinos e turistas alvoroçados pela Oxford Street. Aproveite.
Garanta seus ingressos para os espetáculos em Londres com antecedência. Na Civitatis você paga em Real e ainda consegue parcelar. Já com o Get Your Guide, você encontra mais opções de musicais.
Como conseguir ingressos para a Broadway de Londres
Os preços dos tickets da Broadway de Londres, assim como a de Nova York, variam bastante e seus valores são impulsionados pela demanda de cada musical. Podem custar entre 15 e 300 euros.
A alta temporada (entre junho e agosto), por exemplo, é um período de maior procura e, portanto, de promoções mais escassas. É possível encontrar mais ofertas entre dezembro e fevereiro, quando as casas de shows fazem campanha para incentivar as pessoas a saírem de casa durante o inverno.
Você pode conseguir alguns descontos comprando antecipadamente, além de garantir seu ingresso antes mesmo de viajar. Para comprar, procure sites oficias da Inglaterra como:
Antes de finalizar o processo, confira a taxa de conveniência cobrada, pois não há um valor padrão.
Outra opção, que pode ser mais econômica, é tentar cacifar ingressos de última hora para o mesmo dia, mas devido à grande procura pelas apresentações, pode ser algo mais arriscado.
Para isso, vale a pena ir ao quiosque da TKTS na Leicester Square (The Clock Tower) e conferir as promoções disponíveis para os diversos musicais em cartaz.
A bilheteria dos próprios teatros e diversas “portinhas” ao redor de West End também costumam vender ingressos com desconto para o mesmo dia. Mas lembre-se de que, se o musical for muito concorrido, a probabilidade de encontrar algum ticket disponível é menor.
Aproveitando um musical em Londres
Não planejei assistir a nenhum musical em West End, pois imaginava que os ingressos seriam caríssimos.
Entretanto, na minha terceira passagem pela cidade, dei de cara com o box da TKTS na Leicester Square e resolvi perguntar, só por curiosidade, quanto custavam e quais eram as promoções daquele final de dia.
Para a minha surpresa, consegui por 35 libras um assento muito bem localizado para assistir ao musical A Chorus Line, que logo sairia de cartaz.
Essa peça conta a história dos bastidores das montagens de musicais na Broadway e era uma antiga lacuna no meu currículo de espetáculos. Gostei tanto da brincadeira que, no dia seguinte, ainda voltei para cacifar ingresso com 50% de desconto para o badalado O Rei Leão.
Vale a pena ir a um show na Broadway de Londres?
Acho uma ótima experiência reservar algumas horas do seu roteiro para conhecer West End. As produções por lá são sempre caprichadas, os atores talentosos e as histórias envolventes, principalmente aquelas que trazem músicas mais conhecidas.
Se esta é a sua primeira vez na Broadway de Londres, opte pelo tema que mais combina com você. Por exemplo, esqueça os clássicos se você quiser se divertir ao som de ABBA e nem pense no Rei Leão se você gosta do Billy Elliot.
Para chegar até a região, o metrô tem paradas em vários locais próximos à região, assim como os ônibus municipais, então é bem fácil acessar qualquer um deles.
A maioria dos teatros de Londres tem apresentações de segunda a sábado, com um dia de folga no domingo. Os teatros permanecem abertos normalmente durante o Natal, Ano Novo e feriados.
West End é um lugar incrível e indispensável. Não deixe de colocar a Broadway de Londres no seu roteiro. E divirta-se!
Ótimo site com excelentes dicas – leitura didática e agradável. Entretanto eu acho que a Broadway seria o West End novaiorquino. “..famosos musicais que estão em cartaz em Nova York ou que já passaram por São Paulo também apresentam suas mega produções em Londres. ” A ordem é “um pouco” inversa, de Londres e/ou New York para São Paulo.
Saudações!
Obrigada, Rory!