atualizado em:

Brixton: roteiro pelo bairro de David Bowie, em Londres

Brixton, o bairro de Londres onde David Bowie nasceu, une a tradição da capital da Inglaterra com uma vibe mais moderninha surpreendente.

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

Londres pode ser definida em centenas de adjetivos. Desde tradicional até excêntrica. Aliás, essa última palavra define o músico David Bowie, que cresceu em Brixton, um dos mais peculiares bairros de toda a capital da Inglaterra.

Com uma forte ligação com os imigrantes, Brixton já foi palco de um violento confronto entre policiais e manifestantes por motivos raciais em 1981 (até virou música). A história é contata pelos olhos dos seus moradores nas ruas cheias de grafites, lojas criativas e bares da moda.

O bairro de David Bowie não é só um programa diferente de Londres, mas, também, uma imersão na vida real dos ingleses fora do polo turístico da cidade.

Mercadões, lojas de produtores locais, feiras de rua, tours e um mural dedicado a Bowie… Brixton está há algumas estações de distância do centro e garante uma das experiências mais autenticas de Londres.

Com um dos artistas mais complexos da história da música como ponto de partida, mostramos nesse post as principais atrações de Brixton, o bairro moderno e (também) histórico ao sul de Londres.

David Bowie, Brixton e Londres

David Bowie (nome artístico de David Robert Jones) nasceu em 8 de janeiro de 1947, em Brixton, bairro no Sul de Londres.

Bowie, apaixonado pela música desde jovem, começou a fazer sucesso no início da década de 70 com suas músicas de art e glam, rock, pop e eletrônica. Mais notavelmente, o músico de Brixton ficou conhecido pela criação de personas em suas apresentações e clipes.

O mais célebre foi Ziggy Stardust, o ser alienígena andrógeno de cabelo laranja espetado (com mullets, é claro) e um raio vermelho e azul pintado no rosto. Inclusive, o personagem se tornou a imagem de Bowie estampada em um mural de uma das ruas de Brixton.

Até sua morte em 10 de janeiro de 2016 (apenas dois dias após seu aniversário de 69 anos) devido a um câncer, Bowie colecionou músicas de sucesso e conquistou a fama que leva milhares de turistas para Londres até hoje.

Apesar da carreira internacional, Bowie levou não só Brixton como Londres inteira na mala em cada um dos shows. Suas primeiras gravações foram feitas em estúdios no bairro de Soho, ao norte de Londres, e a primeira aparição do alienígena Ziggy Stardust foi em um pub londrino.

David Bowie faz tanta parte da cultura inglesa quanto os Beatles e sua influência pode ser notada em cada pub ou restaurante com música (pode checar as juke boxes. Todas terão ao menos uma música dele).

Roteiro em Brixton bairro de david bowie em londres 03_1

Onde fica Brixton

Brixton, como já dito, fica ao Sul de Londres. Uma área um pouco mais afastada da região central onde se aglomeram os pontos turísticos mais conhecidos como o Big Ben ou a London Bridge.

O bairro é primariamente residencial. A maior parte das ruas são compostas de casas geminadas bem ao estilo britânico, estrutura estreita, feitas de tijolos e com escadinhas na porta da frente.

Contudo, com o avanço da imigração de jamaicanos e indianos, o bairro se tornou um dos mais diversos e culturalmente ativos de toda Londres.

A influência desses imigrantes está em todos os lugares de Brixton. Nos restaurantes de comida caribenha, na arte indiana, nos costumes locais… aqui podemos ter noção onde começa a verdadeira rotina do londrino todas as manhãs antes de rumar para trabalho.

Roteiro em Brixton bairro de david bowie em londres 04

Como chegar em Brixton

Andar de transporte público em Londres é tarefa fácil. Tantas linhas e estações do metrô tornam fácil chegar em Brixton.

Se você está na região central de Londres, ao lado do Big Ben, basta pegar a estação Westminster, considera zona 1 (fica BEM DO LADO do Big Ben e não tem como errar).

Indo sentido Edgware Road, basta descer na estação Victoria (apenas uma estação de distância) e pegar a linha azul clara sentido a estação terminal Brixton. É só pegar o trem até o fim da linha e você chega no bairro de David Bowie que fica na zona 2.

O bilhete para a viagem de ida fica em 4,90 libras. Se você tem um Oyster Card, paga 2,90 libras.

Usando o metrô de Londres 04

O que fazer em Brixton, em Londres

Mural de Ziggy Stardust

Logo na saída do metrô Brixton você já encontra um dos locais mais conhecidos do bairro de Londres que é o mural de Ziggy Stardust, uma das personas criadas por David Bowie.

Feito num muro da loja de departamentos Morleys, esquina da Tunstall Road com a Brixton Road, a arte foi pintada pelo artista australiano Jimmy C em 2013. Contudo, desde a morte de Bowie em 2016, o espaço se tornou um memorial para os fãs.

Quando sua morte foi anunciada, centenas de fãs se reuniram em frente a pintura de Ziggy Stardust, deixaram flores e cartas no chão e cantaram os maiores hits do artista. Um momento que sacramentou a pintura como memorial do artista e, ainda, tornou o local uma atração à parte, única, aberta e gratuita para quem visita Brixton.

Roteiro em Brixton bairro de david bowie em londres 02

Brixton Market

O Brixton Market, fundado ainda no século 19, foi um dos locais frequentados por Bowie na juventude.

Semelhante ao Markthalle 9 de Berlim, o mercado de rua se estende por diferentes trechos e avenidas de Brixton. Inclusive, a conhecida Electric Avenue.

Barracas e quiosques de comidas ou ingredientes (caribenhos, africanos, asiáticos ou sul-americanos), roupas, frutas… uma verdadeira feira a céu aberto em meio ao bairro. Essa pode ser sua segunda parada em Brixton já que a Eletric Avenue fica no mesmo quarteirão da estação de metrô e pertinho do Mural de Ziggy Stardust.

É bem comum encontrar restaurantes de comida caribenha e indiana na região (aliás, se for para comer um prato do Caribe não existe lugar melhor em Londres do que o Brixton Market). Afinal, é aqui que a maior parte desses imigrantes se instalou em décadas passadas.

E fique tranquilo quanto ao clima, alguns caminhos do Brixton Market, como o Reliance Arcade, o Market Row e o Brixton Village, são cobertos e nem a chuva estraga a visita.

Além dos cacarecos, roupas e refeições, o local é uma boa pedida para um happy hour. Você não pisou em Brixton até estar no Market. Só não espere encontrar mesas com facilidade. Essa região ficou mais popular e algumas filas podem seguir por horas até que você seja acomodado.

A maioria dos estabelecimentos do Brixton Market costumam abrir diariamente às 8 hrs e fecham às 23h30 (exceto às segundas em que as atividades encerram às 18 hrs).

Roteiro em Brixton bairro de david bowie em londres 08

Electric Avenue

Impossível falar do mercado de Brixton sem falar da Eletric Avenue. O calçadão da avenida é o principal acesso para as demais ruas e vielas que formam o mercado de rua.

Porém, a história da Electric Avenue, aberta em 1880, é BEM peculiar.

A avenida, junto com a Eletric Lane, tem esse nome pois foi uma das primeiras vias com mercado de rua na região a ter cabeamento e luzes elétricas. Isso por si só já colocaria a via como um marco histórico de Brixton e Londres.. Porém, a real notoriedade da Eletric Avenue veio depois de ter sido nome de uma música de grande sucesso do cantor de reggae Eddy Grant.

O hit Eletric Avenue conta sobre os protestos de Brixton que aconteceram em abril de 1981 e resultaram em centenas de policiais e civis feridos, além de danos e incêndios a centenas de carros e prédios da região.

O motim teve origem com o aumento da violência policial contra a população imigrante que sofreu ainda mais com a crise econômica que passou a assolar a Inglaterra no começo da década de 1980.

Segundo relatos da época, os policiais londrinos faziam vista grossa para casos que envolviam violência contra a comunidade negra e imigrante. O aumento na criminalidade foi o estopim da crise.

A gota da água ocorreu em 10 de abril daquele ano, quando supostamente houve demora no socorro de um jovem negro que havia sido esfaqueado.

A omissão fez com que a população se voltasse contra a polícia que, em resposta, enviou reforços para conter as pessoas.

A situação foi piorando e os protestos violentos perduraram até a manhã do dia seguinte, deixando um rastro de destruição e pessoas feridas por toda a região de Brixton. Mais de 80 pessoas foram presas.

A música de Eddy Grant, que nasceu na Guiana e viveu no bairro, narra os protestos que ocorreram em Eletric Avenue naquele dia e sua letra traz um queixa contra a pobreza e a repressão a qual a população passou.

Além dos aprendizados, o passado não interfere nos dias atuais da Eletric Avenue que é a principal rua de comércio de Brixton e, com certeza, era frequentada por David Bowie quando mais jovem.

Como o comércio é fortemente atrelado ao Brixton Market, é comum que as atividades da rua encerrem perto das 23h30.

Roteiro em Brixton bairro de david bowie em londres 10

Black Cultural Archives

O Black Cultural Archives é o único museu dedicado a coleta, preservação e celebração da história do povo africano e caribenho em todo o Reino Unido.

O local foi aberto em 1981, ano dos protestos raciais de Brixton, e desde então celebra a cultura dos imigrantes oferecendo um acervo aberto ao público e sem custo de entrada.

É comum encontrar exposições externas nas quais é cobrado um valor à parte. Por isso, cheque o site do museu antes da sua visita.

Roteiro em Brixton bairro de david bowie em londres 07

Black Cultural Archives

  • Endereço: 1 Windrush Sq. Brixton
  • Site: blackculturalarchives.org
  • Horários: de terça-feira a sábado das 10 hrs às 18 hrs e fechado aos sábados e domingos
  • Entrada: gratuita

Brockwell Park

Se a Eletric Avenue de Brixton era onde David Bowie passava com frequência quando criança, o Brockwell Park deveria ser o espaço onde ele buscava inspiração fora do agito (não dá para afirmar isso, mas é o que eu faria se fosse um músico).

Afinal, um grande campo de grama, uma boa árvore para se sentar à sombra e um livro já são motivos suficientes para contemplar o Brockwell Park.

Diariamente, o local atrai centenas de pessoas que aproveitam os dias ensolarados para pegarem uma cor, fazerem um piquenique, caminharem ou praticarem algum esporte.

O parque é o break que você pode precisar do agito e da grande aglomeração de pessoas, principalmente do Brixton Market.

Mais uma atração gratuita e sem horários que você pode aproveitar na sua visita ao bairro. Leve uns comes e até mesmo uma bebidas (pode até ser alcoólica, é só não causar problemas, desordem pública e recolher seu lixo que você poderá consumir sem problemas).

O parque fica bem no limite do bairro e, por isso, a melhor alternativa é descer na estação de trem Herne Hill para chegar ao local.

A menos que você esteja disposta a andar uns 10 quarteirões a partir das proximidades da estação de metrô.

Roteiro em Brixton bairro de david bowie em londres 06

 

O Sundaycooks viajou a convite do Visit Britain.

Assine nossa newsletter!