Bruges é realmente a queridinha da Bélgica. Conhecida como um dos destinos mais românticos da Europa, ela já figurou em inúmeras listas de “lugares para conhecer antes de morrer”. Eu achava que conseguiria escapar ilesa de seus encantos, mas não bastou nem uma hora na cidade para já sair concordando com qualquer roteiro que sugerisse um passeio por suas ruas históricas.
Roteiro de 1 dia em Bruges
No século XV, Bruges foi uma cidade de mercadores e logo atraiu muitas riquezas. Desde aquela época, os canais que a conectam ao Mar do Norte são símbolos dessa prosperidade, com tesouros medievais tão bem preservados que foram tombados como patrimônio histórico pela UNESCO.
O que fazer em Bruges?
Ao sair da estação central, você cruzará pelo Minnewatterpark, o parque onde fica o Lago do Amor. Diz a lenda que só vai experimentar o amor eterno quem cruzar a ponte do lago com sua cara metade 😉
Entre igrejas e basílicas
Alguns dos principais pontos de Bruges estão ligados ao cristianismo, por isso a cidade guarda exemplos importantes da arte sacra europeia como a Igreja de Nossa Senhora, onde fica uma madonna de mármore feita por Michelangelo em meados de 1500.
Já na Basílica do Sangue Sagrado, acredita-se que está guardado um frasco com gostas do sangue de Jesus Cristo trazidos direto de Constantinopla pelo conde de Flanders.
Procissão do Sangre Sagrado (Procession of the Holy Blood)
Essa área é também um ponto de peregrinação para muitos católicos e dessas crenças nasceu uma das manifestações de fé mais especiais na Bélgica: a Procissão do Sangue Sagrado (em 2017 acontece dia 25 de maio das 14h30 às 18h) que toma conta das principais ruas do centro, mobilizando os moradores e atraindo turistas de vários países. Ela também foi tombada pela UNESCO como uma das tradições da humanidade.
O cartão postal de Bruges
Outra parada que costuma ser obrigatória para quem passa um dia em Bruges é visitar a rua Rozenhoedkaai, um dos lugares mais fotografado da cidade e que tem jeitão nato de cartão postal romântico.
Para ver Bruges do alto
Viajar também é praticar exercícios, mas com uma única e boa diferença: a recompensa no final pode ser uma vista impressionante (ou um copo de cerveja) para quem se atreve a encarar os 366 degraus da Torre Belfort. Com 83 metros de altura, ela abriga um campanário do século XII com 47 sinos e uma visão panorâmica de Bruges que vale por cada trecho da subida.
O Belfort fica no coração da Grote Markt, a praça central da cidade. Restaurada em meados de 1995, as fachadas dos prédios refletem diferentes estilos arquitetônicos como gótico, renascentista e barroco.
Outros lugares interessantes
Com tempo sobrando no roteiro, ainda vale visitar o Groeningemuseum, o renomado museu de belas artes de Bruges; a Stadhuis, considerada uma das prefeituras mais antigas da Bélgica e os moinhos de vento que ficam depois do portão de Kruispoort.
Como usar a internet 3G na Bélgica
Igreja de Nossa Senhora
- Endereço: Mariastraat, 8000
- Horários: segunda a sábado das 9h30 às 17h. Domingo a partir das 13h30
- Ingresso: valor não disponível
Basílica do Sangue Sagrado
- Endereço: Burg, 13
- Site: holyblood.com
- Horários: todos os dias das 9h30 às 12h e das 14h às 17h
- Ingresso: A visita à basílica é gratuita ou 2,50 euros para ter acesso ao museu
Belfort
- Endereço: Markt, 7
- Horários: todos os dias das 9h30 às 18h
- Ingresso: valor não disponível
Groeningemuseum
- Endereço: Dijver, 12
- Horários: terça a domingo das 9h30 18h
- Ingresso: valor não disponível
Stadhuis
- Endereço: Burg, 12
- Horários: todos os dias das 9h30 às 17h
- Ingresso: valor não disponível
Onde ficar em Bruges?
Romântica e charmosa, é possível conhecer Bruges em apenas um dia saindo de Bruxelas, mas a minha sugestão é ficar uma noite para curtir a tudo com mais calma e ver as luzes se acenderem. Aí vão algumas sugestões de hospedagens bem charmosas:
Relais Bourgondisch Cruyce
Construído em 1982, o Relais Bourgondisch Cruyce fica no coração da cidade e reserva uma vista deslumbrante para os canais que cortam o centro. Este hotel boutique tem poucos e pequenos quartos e a melhor opção é reservar uma suíte com vista para o canal.
Hotel Marcel
O Hotel Marcel é uma opção mais básica e clean, ideal para quem procura por um local mais econômico sem abrir mão de uma boa localização e conforto.
Hotel Bla Bla
Outra alternativa acessível e mais jovem é o Hotel Bla Bla que também oferece aluguel de bicicleta e tem uma varanda charmosa para tomar café da manhã.
Hotel Van Cleef
Mais clássico e elegante, o Van Cleef fica em um casarão histórico à beira do canal e tem apenas 16 quartos.
Hotel Monsieur Ernest
O Monsieur Ernest fica em um pequeno prédio do século XIV e consegue unir elementos vintages e clássicos na decoração com toques mais contemporâneos. Bem romântico.
Confira outras opções de hotéis em Bruges aqui
Onde ficar em Bruxelas: o econômico e divertido Hotel Bloom!
A tradição da cerveja em Bruges
Bruges não poderia ser diferente e segue, claro, toda a tradição das boas cervejas da Bélgica. Por isso bares e restaurantes para saborear os mais diferentes tipos não faltam. A cidade também tem um museu dedicado à bebida, o Bruges Beer Museum, que conta a história dos rótulos típicos da região, seus métodos de fabricação e ingredientes básicos.
Ainda no roteiro cervejístico, a De Halve Maan oferece uma visita guiada pelo interior da fábrica e mostra a trajetória de uma das marcas mais conhecidas de Flanders. Parte da sua produção é feita ali mesmo, dentro da área de preservação histórica, e além da típica belgian pale ale, não pode deixar de provar a tripel da casa.
Um dos melhores endereços para tomar muitas cervejas belgas é o ‘T Brugs Beertje, um antigo bar que vende mais de 300 rótulos produzidos no país, inclusive alguns nomes mais raros de típicas trapistas e de abadias. Sentar-se no balcão e tentar entender a variedade do menu é um dos melhores programas de final de tarde em Bruges.
Bruges Beer Museum
- Endereço: Breidelstraat 3
- Site: brugesbeermuseum.com
- Horários: todos os dias das 10h às 17h
- Ingresso: 15 euros adulto com 3 degustações
De Halve Maan
- Endereço: Walplein 26
- Site: halvemaan.be
- Horários do bar: todos os dias das 10h às 18h, quinta, sexta e sábado até as 23h
- Tour: diários entre 11h e 16h com 45 minutos de duração
- Ingresso: 9 euros adulto e uma degustação
‘T Brugs Beertje
- Endereço: Kemelstraat 5
- Site: brugsbeertje.be
- Horários: de quinta a terça das 16h às 0h
- Faixa de preço: cervejas a partir de 5 euros
Como se locomover por Bruges?
A melhor maneira de se conhecer Bruges é caminhando. A cidade é pequena e suas ruas estreitas combinam com roteiros a pé, por isso alugar um carro não é uma boa ideia.
Ainda existem outras maneiras de aproveitar o melhor do centro histórico: fazendo um passeio de carruagem; um tour fotográfico; um giro de barco pelos principais canais; ou de bicicleta.
Passeios em Bruges
Carruagem
- Ponto de encontro: Markt, praça central
- Site: hippo.be/koets
- Horários: todos os dias das 9h às 18h
- Valor: 50 euros por carruagem que comporta até 5 pessoas
Photo Tour Brugge
- Ponto de encontro: Basílica do Sangue Sagrado
- Site: phototourbrugge.com
- Horários: todos os dias, 4 saídas temáticas diferentes às 10h, 13h, 16h, e às 19h.
- Valor: 50 euros por pessoa. Tour disponível em inglês e é possível levar um acompanhante, desde que apenas um faça as fotos. É importante fazer uma reserva com 1 dia de antecedência.
Passeio de barco em Bruges
- Ponto de encontro: Rozenhoedkaai, perto do hotel Relais Bourgondisch Cruyce
- Site: boottochten-brugge.be
- Horários: março a novembro diariamente com saídas entre 10h e 18h
- Valor: 8 euros adulto, grátis com o Brugge City Card. 30 minutos de duração.
City Tour em Bruges
- Ponto de encontro: Markt, praça central
- Site: citytour.be
- Horários: todos os dias das 10h às 19h com horários reduzidos durante o inverno. Saídas a cada 30 minutos e o trajeto completo leva 50 minutos.
- Valor: 20 euros adulto, grátis com o Brugge City Card.
Passeio de bicicleta em Bruges
- Ponto de encontro: prédio da prefeitura de Bruges
- Site: quasimundo.com
- Horários: março a novembro diariamente com saídas entre 10h e 12h30
- Valor: 28 euros adulto (inclui guia, capa de chuva, bicicleta e uma cerveja num bar local).
Bate e volta para Bruges ou ficar uma noite ou mais?
Bruges funciona muito bem como um bate e volta saindo tanto de Bruxelas, quanto de algumas cidades na fronteira com a França ou com a Holanda. Ela também é muito utilizada como um ponto de parada numa viagem de trem entre Paris e Amsterdam (a estação central tem armários disponíveis para guardar sua bagagem).
A única coisa que eu não recomendo é tentar visitar Bruges e Gent no mesmo dia, pois, apesar de alguns roteiros sugerirem isso, seria uma maratona e você não conseguiria aproveitar nenhuma das duas cidade direito.
Apesar da vida noturna não ser seu forte e das ruas ficarem bem pacatas depois que escure e que os turistas vão embora, me arrependi de não ter reservado uma noite ou mais em Bruges. Poderia, por exemplo, ter usado a cidade como base para conhecer o norte do país e outros destinos da região de Flanders.
Embora eu quisesse ter ficado mais tempo, Bruges tem a capacidade de agradar a todos os paladares, desde quem viaja entre Paris e Amsterdam de trem, quem quer apenas passar um dia mais tranquilo saindo da capital Bruxelas até aqueles que querem dedicar mais tempo para descobrir outros segredinhos belgas.
Onde comer em Bruges?
Verdade seja dita, o centro histórico de Bruges é lotado de restaurantes turistões e com preços proporcionais ao volume de visitantes anuais. Se você está em busca do típico prato belga moules-frites (mexilhão com batatas fritas), procure pelas ruas laterais que cortam a praça principal.
Italianíssimo
Entre tantos restaurantes com menus turísticos na porta, encontramos por acaso o Sud, um bistrô despretensioso numa rua menos movimentada comandado por um simpático casal da Puglia, região litorânea do sul da Itália. O menu é sempre sazonal, a comida é feita na hora com ingredientes orgânicos frescos e a trilha sonora da casa costuma ter meu conterrâneo Adoniran Barbosa, afinal essas eram as músicas que a mamma costumava tocar para o chef quando criança.
Alta gastronomia
Não deixe também de provar a delicada cozinha do chef Geert Van Hecke, que fechou seu restaurante três estrelas Michelin para se dedicar ao seu minimalista bistrô Refter. Lá é possível provar um menu delicado, feito por um dos mais importantes chefs da Bélgica, por apenas 35 euros. Infelizmente nós perdemos a hora e chegamos quando a cozinha já estava fechada.
Sobremesas
Éclairs, brownies e outros doces de comer suspirando, você encontra na Patisserie Academie. A confeitaria é considerada a melhor de Bruges e também é muito famosa pelo seu sorvete artesanal. Difícil resistir!
Piquenique no parque
Se a ideia é pular o almoço e fazer um piquenique no parque, passe na De Olijfboom, uma delicatessen que vende desde queijos maturados, queijos frescos de leite de cabra e feta vindo direto da Grécia até outras delícias de produtores locais.
Mercadinhos
Você é do time (presente!) que não resiste trazer algum produto diferente para casa? A Da Kaasbolle vende 80 diferentes tipos de azeite, 50 rótulos de vinagre e mais de 20 balsâmicos. É pra Jamie Oliver nenhum botar defeito.
Sud
- Endereço: Mallebergplaats, 5
- Site: sudinbrugge.com
- Horários: quarta a sábado das 11h às 19h
- Faixa de preço: 30 euros por pessoa o almoço com bebida e sobremesa
Refter
- Endereço: Molenmeers, 2
- Site: bistrorefter.be
- Horários: terça a sábado das 12h às 14h e das 18h às 0h
- Faixa de preço: 35 euros o menu do almoço com 3 passos, também há opções à la carte
Patisserie Academie
- Endereço: Vlamingstraat, 56
- Site: patisserieacademie.be
- Horários: quarta a domingo das 10h às 18h30
De Olijfboom
- Endereço: Smedenstraat, 58
- Site: deolijfboom.be
- Horários: terça a sabado das 9h às 18h
Da Kaasbolle
- Endereço: Smedenstraat, 11
- Site: dekaasbolle.be
- Horários: segunda, terça, quinta, sexta e sábado das 9h00 às 13h30 e das 14h às 18h. Fechado quarta e domingo
Onde ficar em Bruges?
Romântica e charmosa, é possível conhecer Bruges em apenas um dia saindo de Bruxelas, mas a minha sugestão é ficar uma noite para curtir a tudo com mais calma e ver as luzes se acenderem. Aí vão algumas sugestões de hospedagens bem charmosas:
Relais Bourgondisch Cruyce
Construído em 1982, o Relais Bourgondisch Cruyce fica no coração da cidade e reserva uma vista deslumbrante para os canais que cortam o centro. Este hotel boutique tem poucos e pequenos quartos e a melhor opção é reservar uma suíte com vista para o canal.
Hotel Marcel
O Hotel Marcel é uma opção mais básica e clean, ideal para quem procura por um local mais econômico sem abrir mão de uma boa localização e conforto.
Hotel Bla Bla
Outra alternativa acessível e mais jovem é o Hotel Bla Bla que também oferece aluguel de bicicleta e tem uma varanda charmosa para tomar café da manhã.
Hotel Van Cleef
Mais clássico e elegante, o Van Cleef fica em um casarão histórico à beira do canal e tem apenas 16 quartos.
Hotel Monsieur Ernest
O Monsieur Ernest fica em um pequeno prédio do século XIV e consegue unir elementos vintages e clássicos na decoração com toques mais contemporâneos. Bem romântico.
Confira outras opções de hotéis em Bruges aqui
Onde ficar em Bruxelas: o econômico e divertido Hotel Bloom!
Como chegar em Bruges saindo de Paris, Bruxelas ou Amsterdam?
O jeito mais fácil de chegar em Bruges é de trem, já que andar de carro no centro de cidades medievais nunca é uma boa ideia. Mesmo assim, se for de carro alugado, estacione nas garagens subterrâneas fora do centro e faça todo o passeio a pé.
Falando de trem, não deixe de ler os textos indicados logo a baixo, pois eles explicam muito bem como funcionam os trens na Bélgica e na Holanda, cujos sistemas ferroviários são praticamente os mesmos e você pode comprar as passagens no site de um país ou do outro da mesma forma.
Como viajar de trem da Holanda para a Bélgica e vice versa
Viajando de trem pela Holanda: como se locomover pelo país
Complementando os textos acima, o Fred criou a listinha com a maneira mais fácil para chegar a Bruges partindo de Paris, Lille, Amsterdam, Rotterdam, Bruxelas e até de Londres.
Como ir de…
- Paris para Bruges
- Thalys (rápido) até Bruxelas + Intercity até Bruges
- 2h30 a 3 horas de viagem
- 50 euros
- Lille para Bruges
- Intercity sem baldeação
- 1h50 a 2h15 de viagem
- 19 euros
- Amsterdam para Bruges
- Intercity sem baldeação
- 3h40 de viagem
- 54,20 euros
- Thalys até Bruxelas + Intercity até Bruges
- 3h40 de viagem
- 54,20 euros | 36 euros com baldeação
- Rotterdam para Bruges
- Intercity sem baldeação
- 3h de viagem
- 42 euros
- Bruxelas para Bruges
- Intercity sem baldeação
- 1h de viagem
- 14,70 euros
- Aeroporto de Bruxelas (Zaventem) para Bruges
- Intercity sem baldeação
- 1h40 a 2h40 de viagem
- 21,30 euros
- Londres para Bruges
- Eurostar até Bruxelas + Intercity até Bruges
- 3h30 a 4h de viagem
- 85 euros
Note que há várias opções de trem, de estação de partida numa mesma cidade, de horários e de preço, por isso é importante conferir os sites das empresas de trem como a B-Europe e NS International.
O Sundaycooks contou com o apoio do Visit Flanders e o Visit Bruges nessa viagem.
Olá, Natalie e Fred.
Antes de mais nada, parabéns pelo site! E a reformulação ficou ótima!
Vou em agosto pra Europa e pretendo ir, non fim do mês, de Bruxelas a Bruges (durmo em Bruges). Vocês acham que eu preciso comprar essa passagem com antecedência, ou posso comprar na hora? É que vou primeiro passear por Bruxelas, pra só depois ir a Bruges, e daí o horário dependeria do quanto de tempo demorarei em Bruxelas.
E outra dúvida, de Bruges vou a Amsterdam. Esse trecho preciso comprar com antecedência (por ser trem rápido com lugar marcado, e ficar mais caro mais perto da viagem), né? Pois estou com o mesmo problema. Não sei qual horário comprar, pois a ida a AMS, dependeria do tanto de tempo que eu ficar em Bruges. Alguma dica?
Oi, Vinicius.
Eu costumo sempre comprar os tickets de trem antes da viagem 😉
Entendi, Natalie, obrigado
Mesmo esses tíquetes de viagens curtas (tipo IC), que teoricamente não esgotam?
as vocês falam que o tíquete do IC, por mais que eu compre para um dia e horário específico, eu poderia utilizá-lo a qualquer hora, desde que seja no mesmo dia, não é? É só chegar na estação e embarcar?
Isso mesmo, Vinicius. Se a classe do trem for a mesma, o passe é válido pelo dia todo. vc pode até parar no meio do caminho e pegar o próximo trem pra continuar a viagem 🙂
Olá, Natalie! Queria passar um dia em bruges, saindo de Londres. Vi que devido ao horário do trem, ficaria umas 6 hrs na cidade. Vale a pena?
Oi, Ana!
É apertado e talvez você fique com vontade de querer voltar 😉
Olá. Estarei em Paris em abril e gostaria de conhecer Bruges passando uma noite lá. Tem algum dia da semana que não seja recomendável ir, ou dá para ir em qualquer dia?
Obrigado!
Olá, Vladimir!
Essa época do ano ainda é bem tranquila 😉