Amarelo. Se Budapeste pudesse ser defina em uma paleta de cores, sem dúvida, os tons de amarelo reinariam soberanos. Principalmente o amarelo ouro que reluz dentro do Parlamento Húngaro e o amarelo escuro que ilumina os principais monumentos históricos às margens do Danúbio.
O Parlamento Húngaro
O Parlamento Húngaro é uma das maiores atrações de Budapeste e sua beleza imponente toma conta da maioria das fotos da cidade. À beira do Rio Danúbio, esse enorme palácio é o lar da Assembleia Nacional da Hungria e é considerado um dos parlamentos mais bonitos do mundo e o maior da Europa.
Rico em detalhes simétricos, mármore, pedras preciosas e ouro, o Parlamento Húngaro começou a ser construído em 1885 e foi inaugurado em 1896 quando a Hungria completou 1000 anos, mas a obra só foi concluída em 1904.
Ao vivo, é impossível não ficar impressionado, principalmente quando se chega ao hall central com seus 16 lados, local onde está exposta, desde o ano 2000, a Santa Coroa da Hungria, vigiada por dois guardas que trocam de posição a cada poucos minutos numa mini troca de guarda.
As escadas que levam ao hall central também são impressionantes. Note as colunas de mármore vermelho com 4 toneladas e 6 metros de altura cada uma. Oito delas vieram da Suécia e foram retiradas da mesma rocha. Elas carregam uma curiosidade especial: todo o parlamento deveria ser feito apenas com itens vindos da Hungria. Como elas foram parar lá?
Por ser o mais famoso cartão postal de Budapeste, ele deveria ser fácil de visitar, certo? Not quite my tempo, eu diria :/ O processo de compra dos ingressos é estranho e tem alguns detalhes, por isso devemos ficar atento para não cair em nenhuma pegadinha.
Como visitar o Parlamento Húngaro em Budapeste?
A melhor maneira de garantir sua visita ao Parlamento Húngaro é reservando antecipadamente pela internet uma vaga no tour guiado. E quando digo antecipadamente, quero dizer pelo menos uma ou duas semanas de antecedência na alta temporada, pois os tours em espanhol e inglês são os primeiros a acabar. Ah, e você só ter acesso as dependências do parlamento seguindo esse processo.
É impossível comprar o ingresso na hora?
Não, mas você provavelmente irá num tour de uma língua que talvez não entenda. Sem contar as filas enormes e a espera para ver o horário disponível. Comprando online, ainda é possível reservar o período e escolher em qual idioma quer escutar as explicações.
Preciso contratar uma agência para comprar o ingresso do Parlamento Húngaro pra mim?
Não, não 🙂 Você pode fazer tudo por conta, até porque o tour é conduzido pelo pessoal do próprio parlamento e a compra feita diretamente pela internet.
Qual o preço e os horários da visita ao Parlamento Húngaro?
Os passeios pela parte interna do Parlamento Húngaro custam 5.200 florins húngaros para turistas de fora da União Europeia e acontecem quase todos os dias (exceto alguns feriados nacionais) em vários horários dependendo da língua escolhida.
- Espanhol: 10h15, 11h15, 13h15, 14h15, 16h
- Inglês: 10h, 12h, 13h, 14h, 15h
Para mais informações, acesse este site.
O caminho dura aproximadamente 50 minutos e antes da entrada é preciso passar pela revista de segurança, por isso, nada de levar mochila grande ou algum item volumoso. O início do passeio e os caixas ficam no Visitor Center, no subsolo do prédio. Para chegar lá, basta descer as escadas que ficam à direita do parlamento pelo lado de fora.
Não se desespere ao ver a singela muvuca que se forma nos horários mais concorridos. Isso é normal e um pouco confuso devido aos vários grupos que ficam próximos à entrada. Infelizmente a sinalização é escassa, por isso fique de olho no horário do seu tour, não chegue atrasado e não se acanhe de perguntar se estiver com dúvidas.
Passada a correria e confusão, o tour é muito interessante e te leva pelas principais salas do Parlamento Húngaro contando a história desse marco para o país 🙂
Como chegar até o parlamento?
Todos os caminhos levam até o Parlamento Húngaro. De transporte público a linha 2 do bonde faz duas paradas em pontos diferentes do complexo, além de uma estação metrô praticamente na porta.
- Tram / bonde linha 2: parada Kossuth Lajos tér e Országház, látogatóközpont
- Metrô linha M2: estação Kossuth Lajos tér
Visitar o entorno do parlamento de dia ao anoitecer e de noite é um dos programas favoritos dos turistas e aspirantes a fotógrafos, pois a luz projetada nos prédios históricos é realmente impressionante e a visita vale mais do que um bocado de posts 😉
Como comprar os ingressos do Parlamento Húngaro?
A compra pela internet é um pouquinho estranha. A estranheza acontece, porque o site indicado pelo próprio parlamento para a compra dos ingressos é chamado Jegymester e não tem ligação com eles. Além disso, a página parece que foi feita na época da internet discada.
O processo é meio chatinho, porque são muitos passos até conseguirmos terminar a compra do passeio. Fiquem tranquilos, o site é seguro e é o local oficial de compra.
Essa é a página inicial. É aqui que se vê as datas, horários e quantidade de tickets disponíveis para cada tour e a língua correspondente.
Para comprar, é preciso clicar no ícone verde correspondente. Não é muito óbvio, infelizmente. Já se esse ícone estiver vermelho, significa que não há mais vagas naquele horário.
Na página seguinte você escolhe quantos ingressos para o tour pelo Parlamento Húngaro quer comprar. Essa opção em destaque (ticket price for non EU citizens) é a se deve comprar. Em seguida, clique no botão verde escrito Put in Basket para prosseguir.
Essa página mostrará os ingressos que escolhidos e o valor das taxas de conveniência. Clique em Buy it now para finalizar a compra.
Na tela seguinte, faça o cadastro caso ainda não tenha feito.
Preencha os dados e preste atenção ao Billing Address, pois ele será usado na hora de verificar seu cartão de crédito. Coloque o mesmo endereço em que você recebe a fatura do cartão ou que está no cadastro do banco. Depois, clique em Continue.
Quando for apresentada a opção, selecione E-ticket no Shipping (entrega) para receber o ingresso em forma de PDF. Escolha também o pagamento Through OTP Bank payment system, pois essa é a única opção disponível para quem é estrangeiro.
Na tela de confirmação repare que ele mostrará um contador de tempo. Esse é o tempo máximo que temos para terminar a compra, porque eles reservam os ingressos por apenas 15 minutos. Ao estourar esse período, é necessário começar o processo do zero.
Confirme se tudo está correto, clique na caixa do Purchase policy como acima e clique em Pay para ir ao site da OtpBank para realizar o pagamento.
Nas telas seguintes coloque os dados do seu cartão de crédito e clique em Confirm.
Nesse momento o site levará até a página do seu banco para você entrar com a senha e concluir a transação. Feito isso, a tela abaixo aparecerá:
Se tudo der certo, essa página aparecerá e você poderá imprimir o ticket para o Parlamento Húngaro, salvá-lo em arquivo ou enviar por email.
Prontinho 😀 O arquivo recebido deve ser parecido com esse abaixo. Ele contém algumas informações importantes que eu traduzi abaixo:
- Você tem obrigatoriamente que imprimir o ticket!
- Não é preciso ir ao caixa antes de entrar, basta ir direto para a fila no horário correspondente.
- Se você não conseguir imprimir o ticket, é possível pedir para o pessoal do caixa fazer a impressão, mas isso pode levar muito tempo, pois sempre há filas por lá.
Post excelente! Era justamente o que eu estava procurando!
Só fiquei com uma dúvida, não sei se podem me ajudar… eu tenho nacionalidade portuguesa, nesse caso posso comprar pra cidadãos da UE, correto? Aí eu levaria meu cartão de identidade pra comprovar a nacionalidade europeia. Ou será que é um desconto apenas para residentes da UE como acontece em algumas atrações?
Obrigada!!
Olá, Mariana.
Você pode apresentar seu documento de Portugal.
Boa viagem 🙂