Diferente dos famosos castelos Linderhof e Neuschwanstein, que ficam fora de Munique, o Castelo de Nymphenburg fica dentro da cidade. Embora um pouco afastado do centro histórico, é possível chegar até lá usando o transporte público sem problemas. Visitar o castelo é aproveitar um belo passeio e conhecer de perto um clássico da arquitetura barroca europeia e ainda caminhar, descansar e até mesmo fotografar lindos jardins.
A história por trás do Castelo de Nymphenburg
O Castelo de Nymphenburg foi concebido no começo do século 17 como um presente do príncipe da Baviera para a sua esposa. Ownn… o amor é lindo (e rico), minha gente!
Depois de construído, o grande palácio passou a ser usado como residência oficial de verão da monarquia da Baviera e no século 19 teve seus jardins barrocos reformulados pelo Rei Ludwig I da Baviera (a.k.a. Friedrich Ludwig von Sckell).
Como todo bom jardim de palácio que se preze, o jardim de Nymphenburg é enorme, portanto não se preocupe se não conseguir dar a volta olímpica por toda sua extensão 😉 Mesmo não tendo conseguido caminhar por toda sua extensão por causa da chuva que insistia em cair, posso dizer que este é um dos mais belos jardins da Europa que conheço – e certamente um dos menos lotados de turistas também.
Como a chuva não dava uma trégua, aproveitamos para almoçar em um dos “quiosques” que ficam dentro do próprio jardim do castelo e foi uma ótima escolha 🙂 Valeu a pena esperar o clima melhorar tomando nossa Hofbräu e comendo uma boa linguiça alemã. Pena que o sol continuou tímido e não quis colaborar com as nossas fotos.
DICA: Se forem pedir uma Hofbräu em Munique, lembre-se de pronunciar “rrofbrói”, caso contrário a mocinha não vai te olhar com cara de ponto de interrogação como fez com o Fred.
Entre os meses mais quentes do ano (de abril a meados de outubro), é possível fazer um passeio bem romântico de gôndola pelo canal que fica nas imediações do castelo. Ele dura cerca de 30 minutos e custa 15 euros por pessoa.
Como ir ao Castelo de Nymphenburg usando o transporte público
O Castelo de Nymphenburg fica a aproximadamente 15 minutos do centro de Munique e usar o transporte público é o mais indicado. (Atualizamos o post sobre como se locomover na cidade, então agora vai ficar ainda mais fácil para você não se perder em alemão)
A melhor maneira de chegar até Nymphenburg é pegar o Tram 17, pois ele passa no centro histórico em vários pontos diferentes (Karlsplatz-Stachus, Hauptbanhof etc) e para em frente ao castelo. Além disso, pegar os trams – ou trólebus – em Munique é até mais fácil do que seguir de metrô e você ainda poderá ver a paisagem da cidade.
Outra opção é tomar o metrô U1 e descer na estação Gern. De lá até o castelo são 20 minutos de caminhada, mas a paisagem é bem legal. Se estiver sol, tente ir margeando o rio.
Caso você esteja longe do Tram 17 e não quiser caminhar até o castelo, é pegar o metrô U1, descer na estação Rotkreuzplatz e de lá pegar o Tram 17 ou Tram 12 (esse para um pouco antes do castelo).
Fizemos um mapinha para ajudar na sua localização 😀
View Como chegar no Castelo de Nymphenburg in a larger map
Aprenda a usar o metrô de Munique neste post-guia-super-completo que o Fred fez.
Castelo de Nymphenburg
- Endereço: Schloss Nymphenburg, Eingang 19
- Horários:
- Algumas obras estão fechadas para restauro e devem voltar a serem expostas em 2017.
- Aberto diariamente
- 1 de Abril a 15 de Outubro: 9 às 18h
- 16 de Outubro a 31 de Março: 10 às 16h
- Fechado dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro.
- Ingressos:
- Ticket combinado:
- Inclui: Marstallmuseum (carruagens e trenós), Museu das porcelandas de Nymphenburg e aos palácios do parque (Amalienburg, Badenburg, Pagodenburg, Magdalenenklause).
- 1 de Abril a 15 de Outubro: 11,50 euros
- 16 de Outubro a 31 de Março: 8,50 euros
- Os castelos do parque fecham no inverno.
- Ticket somente para o Castelo de Nymphenburg: 6 euros
- Menores com menos de 18 anos de idade não pagam ingresso.
- O castelo disponibiliza áudio-guides para os visitantes. Se você tiver interesse em fazer um tour guiado, entre em contato diretamente. As informações sobre esses passeios exclusivos, você encontra nesta página.
- Site oficial do Castelo
Já estive por duas vezes no castelo e seus jardins. O interior não é nada demais, se vc já conheceu outros castelos da Europa. Realmente é um passeio delicioso, e na minha opinião só perde para o Englischer Garten, que achei mais animado no fim de semana. Boa dica!
Oi Patricia.
Eu gosto da região do English Garden perto da Chinese Tower. Mas prefiro a calmaria do jardim de Nymphenburg 😛 Mas que eu quero ainda pegar uma bike e passear pela enorme extensão do English Garden, ah isso eu quero 😀
Eu deixo como sugestão alternativa ir de bike. Fica a 6 km do centro (nao precisa ser atleta), o caminho é agradável e dar pra dar uma esticadinha ao Hirshgarten que é perto e lindo também. Estive por lá há 3 semanas. No mesmo passeio fui ao Englischer Garten e Parque Olimpico. Uma delícia de dia!
Pra quem quiser conferir, aluguei a bike atrás da Hofbrauhaus no Mike bike tours e lá eles deram um mapinha com todo o trajeto sugerido. Muito tranquilo e seguro. Um programão!
Eneida,
Muito obrigada pela dica do tour de bike 🙂
Por nada. Sempre leio as dicas de vocês, estou retribuindo um pouquinho. ????
Você pode fazer o tour com o grupo ou alugar a bike e fazer por conta própria, e as dicas deles. Eu acho mais legal porque a gente curte os locais da forma que preferir, o tempo que quiser.
Obrigado, Eneida 😀 Andar de bike em Munique deve ser muito legal mesmo. A cidade é bem plana e tem paisagens lindas. No English Garden então, nem se fala 😀
Eu fui no inverno e AMEI! Quando fizer posts de lá, deixo aqui pra vcs verem como fica com um monte de neve!! Não me conformo com pessoas que vão pra Munique, nem conhecem a cidade, vão só para o Neuschwanstein e vão embora! Não sabem o que estão perdendo!
No inverno deve ser realmente lindo. Pena que nessa época o dia acaba bem mais cedo >.< mas conta sim, quero ver as fotos 😉
Muito bom seu blog, suas dicas estão me ajudando muito.
Vou para Munique em maio, já já 🙂
Vou ficar no ibis, 300 metros da estação central.
Estou muito ansiosa e com certo receio da viagem em si.
É muito complicado esses nomes todos 🙂
em todas as minhas viagens, levo tudo organizadinho essa não sei não me entra na cabeça os detalhes.
Se não fosse suas dicas nem sei o que seria de mim hahaha
obrigado
Joseane,
Fique tranquila 🙂 no começo esses nomes todos em alemão podem nos assustar, mas os destinos são tão maravilhosos e o pessoal tão receptivo que logo logo você não vai nem se preocupar com essa sopa de letrinhas 😉
Qualquer dúvida, por favor, não deixe de perguntar. Ficamos felizes em poder lhe ajudar.
Muito obrigado Natalie, é na semana que vem! friozinho na barriga 🙂
Boa viagem, Joseane 🙂
Fred,
Fred,
Eu vou ficar no NH MUNICH AM RING – OTTOBRUNNER, acho que é suburbio, de acordo com um mapa de localizacao que vi no seu blog, em que diz que ficar hospedado fora da area vermelha do mapa – Onde ficar em Munique.
Nesse dia vou fazer dois passeio, pela manha ir ao BMW Welt – Museum e depois seguir para o Palacio Nymphenburg
Eu fiz uns mapas no google maps, onde informa que tenho que pegar um onibus 55, depois descer e pegar um U5, depois o U3 e depois caminhar até o BMW, depois de tantas voltas, acho que vou pedar um taxi e ir ao Palacio, se nao tiver uma outra opcao.
Tu tens ideia de como posso chegar a esses lugares a partir do hotel sem tantas subidas e descidas?
Agradeço, Tania
Oi Tânia.
Esse hotel fica realmente no subúrbio e longe do S-bahn e U-Bahn. No site to transporte de Munique vc tem um planejador de rotas que pode lhe ajudar:
https://www.mvv-muenchen.de/en/homepage/index.html
Do BMW Welt até o castelo de nyphemburg leva um tempinho de metrô + ônibus + caminhada.
Talvez um táxi seja realmente mais interessante nessa hora 😉