Logo que comecei minha pesquisa sobre Chicago vi um comentário no Viaje na Viagem sugerindo um tipo de tour alternativo, o Chicago Greeter. Logo de cara me pareceu um pouco estranho, mas depois de pensar com calma, vi que esse passeio poderia ser uma experiência pra lá de interessante.
Chicago Greeter: um walking tour personalizado
O leitor falou sobre um walking tour gratuito chamado Chicago Greeter organizado pela Secretaria de Turismo da cidade de Chicago. A proposta do passeio se resume em apresentar a cidade para o visitante através do olhar de um local, já que os guias são os próprios moradores da cidade que se voluntariam para mostrar aqueles detalhes que mais lhe agradam.
Assim, baseado nos assuntos escolhidos pelos turistas – como arte, arquitetura, cultura, design, blues, gangster, dentre outros -, um Greeter diferente é escolhido.
Fala a verdade… como brasileiro bem desconfiado, no fundo, no fundo, você não ficaria com um pouco de receio de encontrar alguém estranho sem ao menos ter qualquer tipo de referência sobre a pessoa? Pois é, isso também passou pela minha cabeça, mas resolvi encarar.
Como participar do Chicago Greeter
Para participar do Chicago Greeter, basta preencher o cadastro no site e escolher seus assuntos de interesse. Um email lhe será enviado dizendo que eles estão escolhendo o Greeter que estará disponível no dia que você escolheu e que combine melhor com seus interesses. Poucos dias antes da data escolhida, um email de confirmação com o nome do Greeter e o ponto de encontro será enviado.
E o mais legal? O tour é apenas você e o guia. Nada de grupões em que você quase não consegue entender o que o guia está falando 😀
No nosso caso, recebemos um email simpático dizendo: “Hello, my name is Mimi and I’m your Greeter”. Todos os detalhes do nosso encontro foram combinados por email e definimos que nosso tour seria baseado em arquitetura. Rapidinho aquela sensação desconfiança foi passando e ficamos bem animados com a ideia de encontrar com uma moradora que ia nos apresentar Chicago pelo seu ponto de vista.
Que simpatia! Não poderia ter encontrado uma Greeter melhor.
Não deixe de conferir o Chicago CityPass. Ele é um passe que dá entrada nas principais atrações de Chicago e vale realmente a pena.
Veja as ofertas aqui.
Ela era uma professora de música aposentada super apaixonada pela cidade e seu maior objetivo ali, além de nos mostrar detalhes históricos importantes sobre Chicago, era fazer com que saíssemos do tour tão apaixonados pelos encantos da cidade quanto ela.
Posso afirmar que sua estratégia deu super certo, e esse tour foi um dos passeios mais dinâmicos e enriquecedores que fizemos nessa viagem aos EUA. Foram três horas caminhando e conversando sobre detalhes que passariam despercebidos a “olho nu”. Todas as explicações eram muito agradáveis e didáticas e não eram mecânicas como um guia normal que passa seu dia repetindo o mesmo script.
Taí um passeio para você colocar no topo da sua lista quando for para Chicago. Vá sem medo e aproveite cada minuto ali para perguntar, questionar e observar cada detalhe da cidade.
O projeto é muito bem estruturado como mostra o site oficial e os reviews no Trip Advisor. Além de tudo, o tour é gratuito e eles até deixam claro que não é para oferecer nenhum tipo de gorjeta ao final do passeio.
Como me empolguei contando os primeiros detalhes do tour vou deixar as surpresas que a Mimi nos aprontou para o próximo post. Stay tuned 😛
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros de Chicago \o/
Ola Fred
Adoro ler seu blog e aumenta a curiosidade de conhecer os lugare por onde vc passou.
Estou indo para Chicago em meados de agosto e estou querendo e cadastrar no greeter porem meu ingles nao e bom, com certeza vou entender pouco mas por outro lado levo um resumo dos pontos turisticos com detalhes. A inicio pensei em pegar o bus tour por tres dias e conhecer a cidade mas mediante seu blog achei interessante participar desse greeter e do tour gastronomico. Irei ficar tres dias e meio. O que vc me sugere?
Muito obrigada por esse blog! Parabens!
Fatima
Obrigado, Fátima! Ficamos felizes que despertamos essa curiosidade em vc 🙂
O Chicago Greeter é tranquilo e no formulário vc pode pedir alguém que fale espanhol ou mesmo português caso haja 🙂 (nao é garantido). Mas se vc fala um pouco de ingles, é só pedir que ele fale mais devagar.
No food tour não é possível, mas a pessoa que o fez conosco era super tranquila e explicava devagar, além disso o cenário é ótimo e você vai conhecer pedaços incomuns de chicago 😉
O ônibus teve um leitor que não gostou pq demorava muito para passar, então não sei se é uma boa ideia…
Olá,
Estou adorando as suas dicas!!!
Obrigada,
Luiza
Obrigado 😀
Excelente suas dicas de Chicago ! Parabéns
Me ajudou muito para montar minha viagem para Chicago
Grata
Cinira