Simplificando, dá para dizer que a cozinha austríaca atual é uma mistura das cozinhas dos povos que antigamente pertenciam ao Império Austro-Húngaro, já que muitos pratos venerados pelos habitantes do país são originários dos seus vizinhos. Todos receberam toques locais, é claro, mas suas raízes são estrangeiras. Conheça algumas das comidas típicas da Áustria:
Comidas típicas da Áustria: irresistíveis
Wienerschnitzel
A origem do Schnitzel é uma questão bastante controversa, com possibilidades de ter sido inventado até mesmo na Espanha ou por judeus da Turquia. Mas o que importa é que hoje ele é o prato nacional da Áustria e ganhou até o Wiener (vienense) no nome, para mostrar que essa receita, feita desse jeito, é coisa de austríaco mesmo. Qual receita? Mais ou menos isso: carne vermelha macia batida até virar um bifão, servida à milanesa, com um limão para dar um toque especial e acompanhada de batatas.
Gulasch
A origem do gulasch é totalmente húngara, mas também existe a versão tipicamente austríaca, chamada de gulasch vienense (é óbvio, né?). Nessa receita, a grande mudança é que saem os vegetais originais dos húngaros e fica apenas a cebola, junto com uma deliciosa carne tão macia que você consegue cortar com colher. Você vai ter bons sonhos com esse prato.
Leberkäse
Essa receita lembra um presunto e fica uma delícia quando comida dentro de um pão ou mesmo em uma fatia mais grossa, acompanhada de mostarda ou com o que você preferir (alguns lugares costumam servir com saladas e ovo frito). Ela é feita de carnes de gado e porco processadas e sempre tem uma pequena crosta crocante em cima. A Leberkäse também é famosa na Alemanha e na Suíça.
Leia também:
Käsekrainer
A descrição da Käsekrainer é simples e dá água na boca: ela é uma linguiça recheada com pedaços de queijo, servida assada (grelhada) ou frita, o que faz com que o queijo no seu interior derreta, deixando tudo ainda mais irresistível. Normalmente é servida acompanhada de pão, mostarda escura ou ketchup.
Wiener Apfelstrudel
A popular torta de maçã fez o caminho contrário dentro do Império Austro-Húngaro: ao invés de entrar na Áustria a partir de algum vizinho, ela foi criada por austríacos, saiu e se espalhou pelos países ao redor, principalmente pela Alemanha e pela atual República Tcheca. É uma pedida certeira para qualquer café da tarde em Viena, principalmente se você der a sorte de entrar numa confeitaria boa.
Sachertorte
Já que entramos no mundo dos doces austríacos com o Wiener Apfelstrudel, sigamos com o Sachertorte, um pequeno pedaço do paraíso em forma de torta de chocolate. Essa receita foi criada por um adolescente de 16 anos, em 1832, e sua versão original é guardada pela confeitaria do Hotel Sacher, que não mostra para ninguém além dos seus confeiteiros. Segredos à parte, não deixe de provar uma Sachertorte e espalhar por aí o que todos sabem: ela é incrível.
Esse trecho da nossa viagem de 60 dias pela Europa teve o apoio do Vienna Tourist Board.