Neste post eu explico como ir a Teotihuacán e como ir à Basílica de Guadalupe no mesmo dia e ainda fugir das excursões para poder aproveitar estes dois lugares com mais calma 😛 Como havíamos prometido, aqui está o caminho das pedras (ou seriam dos cactos?) para sair da Cidade do México e conhecer as belas Pirâmides do Sol e da Lua.
Como ir a Teotihuacán?
Normalmente as pessoas vão a Teotihuacán de excursão, logo depois de conhecerem a Basílica de Guadalupe, numa espécie de passeio conjugado. Essa sequência se deve ao fato de que a Basílica é um dos pontos turísticos da Cidade do México mais ao norte e fica quase que na saída para a rodovia que leva à Teotihuacán.
O problema aqui está no fato de que a maioria das excursões vão à Basílica de Guadalupe de manhã, fazendo com que o local fique bem lotado. E o que acontece quando todas elas saem e vão a Teotihuacán? Isso mesmo. Teotihuacán fica lotada e a Basílica fica mais vazia
Dica 1: Vá primeiro a Teotihuacán e depois à Basílica de Guadalupe. Suas fotos agradecerão 😀
Como pegar o ônibus para Teotihuacán?
Os ônibus que vão para as ruínas saem do Terminal Central de Autobuses del Norte (Terminal Norte) e você deve comprar as passagens no guichê da Autobuses Teotihuacán. Esse guichê é o antepenúltimo do lado esquerdo de quem está entrando na rodoviária 🙂
Ao comprar a passagem diga que você quer ir para “Los Pirámides” ou “Zona Arqueologica” e não San Juan de Teotihuacán, porque o que vai para a cidade não passa nas ruínas. A passagem custa 40 pesos e a viagem leva aproximadamente 1h15 até o Portão 1 das ruínas de Teotihuacán.
Dica 2: Ao entrar no ônibus, diga ao motorista que você quer ir para “Los Pirámides” ou “Zona Arqueologica” para que ele saiba que deve parar lá, pois as ruínas não são o ponto final do ônibus.
Autobuses Teotihuacán
[one_half]Endereço:
Terminal Norte ou
Antepenúltimo guichê à esquerda
https://www.centraldelnorte.com
Para onde:
Los Piramidés
Não pegar o que vai para San Juan de Teotihuacán!
[/one_half]
[one_half_last]Horários:
das 7 às 18h, de hora em hora
Preço:
44 pesos (atualizado 29/08/2015)
[/one_half_last]
Por onde começar a visita às ruínas?
Como o Portão 1 fica na parte mais baixa de Teotihuacán (e também a que tem menos atrativos), minha sugestão é que você comece a visita pelo Portão 3, principalmente se você for fazer o tour guiado.
São aproximadamente 2km de uma estrada não muito inclinada entre o Portão 1 e o Portão 3. É tranquilo caminhar entre eles, mas eu sugiro que você comece a subir e pare o primeiro táxi que aparecer para economizar energia para as subidas das pirâmides 😛 O táxi que nós pegamos nos cobrou 20 pesos para fazer esse caminho. Achei caro, mas não tinha negociação…
Dica 3: Pegue o ônibus das 7 da manhã para chegar antes do parque abrir e poder aproveitar as ruínas quase que exclusivamente para você 🙂
Começando pelo Portão 3, você verá as escavações e poderá subir a Pirâmide da Lua e ter uma visão bem bonita da enorme rua que leva à Pirâmide do Sol, a mais famosa e procurada pelos turistas.
Depois de andar um bocado e subir a Pirâmide do Sol, desviando de todos os vendedores que ali ficam, você pode escolher entre voltar para a Cidade do México pelo Portão 2 ou continuar descendo e seguir até o Portão 1.
Dica 4: Se ainda faltar muito para as 13h, eu sugiro que você termine seu passeio por ali, porque em frente ao Portão 2 é que passam os ônibus que voltam para a Cidade do México mais cedo.
Como ir para a Basílica de Guadalupe saindo de Teotihuacán?
Para sair de Teotihuacán e ir à Basílica de Guadalupe de ônibus, há duas opções: Pegar um ônibus de volta até o Terminal Norte ou pegar um que pare no terminal Indios Verdes. Tanto no Portão 1 quanto no Portão 2 passam ônibus para esses dois lugares.
A melhor opção é pegar um ônibus que passe pelo terminal Índios Verdes, pois ele é bem próximo à Basílica e é também uma estação de metrô. Como qualquer um dos dois serve e a distância entre eles nem é tão grande, sugiro que você pegue o primeiro que passar para não ficar muito tempo esperando no ponto 😉
Dica 5: Em geral está escrito na frente do ônibus para onde eles vão, mas eu perguntaria para o motorista para ter certeza.
Indo para a Basílica de Guadalupe pelo Terminal Indios Verdes
É possível ir a pé direto do Indios Verdes até a Basílica e a distância é de mais ou menos 2km, mas eu não indico fazer esse caminho a pé pela confusão que é esse terminal e também porque você deve estar cansado de andar em Teotihuacán.
Por isso aproveite que há uma estação de metrô da Linha 3 Verde ali e desça até a estação Deportivo 18 de Marzo onde você pode sair e ir a pé para a Basílica ou fazer baldeação para a linha 6 Vermelha até a estação La Villa-Basilica.
Dica 6: Não faça a baldeação na Deportivo 18 de Marzo para a La Villa-Basilica. O tempo e a distância para se deslocar de uma plataforma até a outra é quase a mesma coisa de ir direto a pé para a Basílica 🙂
Indo para a Basílica de Guadalupe pelo Terminal Norte
Se você chegar no Terminal Norte, pegue a linha 5 Amarela na estação Autobuses del Norte até a estação La Raza e de lá faça baldeação para a linha 3 Verde até a estação Deportivo 18 de Marzo.
Simples assim 🙂
Mapa completo dos ônibus e metrô para Teotihuacán e a Basílica de Guadalupe
Como não poderia deixar de ser, e como maps freak que eu sou, aqui estão mastigadinhos todos os pontos de ônibus e estações de metrô que você precisa saber para poder ir tranquilamente para Teotihuacán e de lá para a Basílica de Guadalupe 🙂
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
Valeu pelas dicas! Bem detalhadas! Ajudarão bastante! Abs
Diego – Brasília – DF
disponha, Diego 🙂 se tiver dúvidas é só perguntar!
Estou indo para Cancún, vou ter algumas horas no aeroporto da cidade do mexico, qual seria a maneira mais rápida pra ir ate a Teotihuacan. e você tem ideia qual seria o preço do táxi…
Oi Onivaldo.
Ir de táxi vai ser bem caro e a dica é pegar o ônibus mesmo, ou seja, pegue o táxi no aeroporto e de lá vá para o terminal de ônibus pegar o ônibus até Teotihuacán. A volta é o caminho inverso 🙂 Mas por garantia, sugiro que você tenha pelo menos 6h de conexão para evitar problemas e não perder o vôo.
Muito bom, Fred! Eu e minha esposa vamos para Los Cabos, em Março de 2014, e na volta, estamos planejando uma parada de 3-4 dias na Cidade do México. Ainda estamos bastante “desorientados” com relação a que hotel se hospedar, quais pontos turísticos visitar, etc. O que você me diz do hotel “The Red Tree House”, quanto à sua localização “geográfica”? Sua localização é viável, do ponto de vista do deslocamento para os locais turísticos? Suas dicas vão nos ajudar muito! Abraço
Oi Bruno.
Eu ouvi falar bem desse hotel, só não me lembro onde. Até iríamos ficar nele, mas já estava lotado. Apesar de um B&B não era dos mais baratos 😛
A localização é até boa, perto de Condesa e a poucos quarteirões da Av Michoacan, onde estão os bares e restaurantes “descolados” da região. Dá uma olhada nesses posts se vc já não tiver visto, pois fala um pouco mais do bairro Condesa e do hotel que ficamos:
Os 3 melhores bairros para ficar na Cidade do México
Maria Condesa: um hotel Boutique no bairro descolado da Cidade do México
Qualquer coisa é só avisar 🙂
Oi Fred,
Adorei suas dicas!
Vou para Cancun em novembro e terei algumas boas horas de conexão na Cidade do México. Gostaria de aproveitar para conhecer um pouco da cidade.
Chegarei às 06:00 e o voo interno (Cidade do México/Cancun) sai às 20:40. Penso que tenho que chegar no aeroporto para este voo por volta das 18:40.
Pela seu post, acho que daria tempo de fazer este conjugado Teotihuacán/ Basílica de Guadalupe por conta própria. O que você acha?
Teria alguma outra sugestão para eu aproveitar estas horas de conexão?
Muito obrigada!!
Tatiana
Que bom que gostou, Tatiana 🙂
Olha, pelo horário dá para fazer sim, mas esse dia em Teotihuacán é bem cansativo, pois você sobe muita escada e anda um bocado. Se você estiver disposta, é um passeio bem legal 🙂 Mas eu já acho que para uma saída pela cidade do México numa conexão seria mais tranquilo conhecer o Museu Nacional de Antropologia e passear pelo Parque de Chapultepec (tem mais outros 2 museus por lá) e conhecer o castelo de mesmo nome.
O Museu de Antropologia vc pode ver o post aqui:
Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México
Já o parque e o castelo de chapultepec ainda não foram publicados, mas já estão na pauta 😉
Se tiver alguma outra dúvida, é só falar!
Oi Tatiana,
Concordo com o Fred, é possivel ir até Teotihuacán em algumas horas de escala, mas é bem cansativo.
Minha sugestão é que você visite o Zócalo (Plaza de Armas), em especial o Templo Mayor, um museu que você começa pelas ruinas Astecas. Alí também está a maior bandeira do México, bem no meio da praça, e a Catedral Metropolitana, construída com materiais do Templo de QuetzalCoatl.
Algumas quadras dali, há um restaurante da rede Sanborns, “casa de los azulejos”, a comida é mediana, mas a arquitetura vale a visita. Outra sugestão pro almoço é o las Sirenas, peça uma mesa no topo, com vista para o templo Mayor.
Boa Viagem.
Obrigado pelas dicas Mari 😉
Fred, parabéns pelo texto! Vou voltar para ler o site todo. Uma dúvida inicial: irei para a DF com minha namorada e a filha dela, de 9 anos. Você acha que o passeio pelas pirâmides é muito punk para uma criança ou dá para fazer de boa?!?! Obrigado pela ajuda! Abs
Oi Rafael.
O difícil do passeio é basicamente subir as pirâmides, pois são muitos degraus. Mas indo devagar acho que vocês conseguiriam subir numa boa. Se tiverem que escolher uma, a pirâmide do Sol é mais alta e está “completa”. A Da lua é mais baixa e dá uma vista de frente pra “rua” principal com a pirâmide do sol à esquerda.
Fred…obrigado pelas dicas!
Tenho uma conexão de 8h na Cidade do México, creio que consiga ir e voltar às piramides. O que você acha?
Abraço!
depende muito de que horas vc vai chegar, Fabrício. Mas teoricamente dá pra fazer sim. Considerando 3h de deslocamento, ainda tem 5h para ir e voltar das pirâmides, mas vai ser bem corrido 😉
Obrigado Fred…chegarei às 7h e decolo às 18h.
Vou arriscar…
Abraço!
Acho que nesse tempo dá sim, Fabrício 🙂 Aproveite! Se você conseguir, depois conta pra nós o que achou.
Fui a Teotihuacan de onibus, seguindo sua dica e foi super facil. Valeu 😉
Que ótimo, Simone 🙂 Que bom que deu tudo certo.
Fico feliz que as dicas foram claras e te ajudaram, Simone 😀 O que você achou de Teotihuacán?
Boa tarde, você ficou hospedado em qual região? foi em hostel?
Oi Letícia. Nós ficamos nos bairros Zona Rosa e Condesa. O post abaixo explica as melhores regiões para se hospedar na Cidade do México 🙂
Os 3 melhores bairros para ficar na Cidade do México
Espero que ajude!