No post “Como ir do aeroporto ao centro de Munique“, a leitora Heloisa nos perguntou como ir de Munique para Praga, qual era o valor da passagem, se tínhamos feito a viagem de ônibus ou de trem e quanto tempo levava esse trajeto. Parecia até que ela tinha adivinhado que essa pauta já estava na minha lista e seria um dos próximos textos sobre nossa viagem à Alemanha.
Praga é uma das cidades que mais recebe turistas em toda a Europa, dá para imaginar? Ela só perde para outros grandes destinos como Paris e Roma em números de turistas recebidos, o que se reflete principalmente na muvuca que encontramos na famosa Ponte Carlos.
Nota do editor: A Ponte Carlos é movimentada sim, mas depois de voltar à cidade, eu finalmente entendi que faz parte de Praga e que todas as pessoas que por ali passam participam deste parte do cenário e dão um charme especial à ela.
Praga é uma cidade estratégica, tanto para quem está visitando Munique e quer ir para o norte da Alemanha, quanto para quem está visitando Berlim e quer descer para o sul do país.
Ao olhar para o mapa no Google Maps, pensei: vou de Munique para Berlim, por que não desviar um pouquinho o roteiro e passar alguns dias na República Tcheca? Dito, feito e viajado! Agora não é hora de falar de Praga. É hora de explicar…
Post atualizado em dezembro de 2016.
Como ir de Munique para Praga?
Sempre penso em utilizar trens em viagens pela Europa, afinal você não precisa ir até o aeroporto, por vezes longe do centro da cidade. Também não é preciso chegar com muita antecedência, despachar malas ou esperá-las na esteira. Somando todas essas economias de tempo, ir de trem pode ser até mais rápido que ir de avião e você ainda pode apreciar a paisagem.
A primeira coisa a fazer, estando na Alemanha ou indo para lá, é pesquisar as opções disponíveis no site da Deutsche Bahn (DB), pois a empresa é responsável pelas vendas de passagens de trens e ônibus que partem ou chegam no país.
Para ir de Munique para Praga, a melhor opção é o…
Ônibus! Por increça que parível, a viagem direta de ônibus é mais curta, não é necessária nenhuma baldeação e o ônibus é mais confortável que o trem.
A viagem de ônibus entre Munique e Praga dura 4h39, segundo o site da DB. O ônibus que pegamos era daqueles de dois andares, bem confortável e a viagem foi tranquila. Ainda existem outras empresas de ônibus e transfers que fazem esse trajeto como eu explico no post abaixo:
Como viajar de ônibus na Europa?
Onde comprar a passagem para ir de Munique para Praga?
Guichê da Deutsche Bahn
A maneira mais fácil é comprar diretamente no guichê da DB. A desvantagem é pagar uma pequena taxa de conveniência (2 euros em 2012) e correr o risco de ficar sem lugar se for em cima da hora ou numa época concorrida.
Por isso a dica é comprar no primeiro dia que estiver na Alemanha. Pelas minhas visitas ao site da DB, com três dias de antecedência, não deve ser difícil achar a passagem, se não for alta temporada (leia-se verão).
Site da Deutsche Bahn
Se você é como nós e gosta de sair com tudo planejado, pode comprar direto no site da Deutsche Bahn (DB). Infelizmente não há versão em português, mas é possível encontrar as informações em inglês e, com as minhas instruções abaixo, comprar o ticket será um pedaço de bolo
Detalhes sobre a compra de passagens no site da DB:
Até pouco tempo, somente as passagens compradas com partida de uma cidade dentro da Alemanha poderiam ser impressas em casa. Passagens com partida de uma cidade fora do país, mesmo que tenham como destino final a própria Alemanha, não poderiam ser impressas e deveriam ser entregues pelos correios na casa do comprador. Portanto, era necessário fazer a compra com bastante antecedência (pelo menos um mês), para ter tempo suficiente do envelope chegar antes da data da viagem.
No nosso caso, em 2012, a passagem Munique-Praga pôde ser impressa por nós, mas a passagem Praga-Berlim teve de ser entregue pelos correios. Em 2014, o Alan disse que apareceu a opção de ticket online para o trecho Praga-Berlim, o que indica que outras rotas fora da Alemanha também podiam ser impressas em casa \o/ Se a opção aparecer pra você, pode comprar sem medo.
Como comprar a passagem no site da DB (Deutsche Bahn)?
O site da DB é meio complicado para quem não está acostumado e, mesmo para quem está, o processo demora um pouquinho devido aos diversos passos necessários (culpa da legislação alemã, talvez?), mas nada que um pouco de paciência e este tutorial do Fred não resolvam.
A primeira coisa é escolher a cidade de partida e chegada. Usem Munich/München/München Hbf / München ZOB (Hackerbrücke) como partida e Prague / Prag / Praha / Praha hl.n. (Autobusová St. Wilsonova) como destino. Usar Munique pode não resolver, pois o site ainda não está traduzido para português 🙁
Antes de continuar, clique no Further search options para poder selecionar apenas o EC/IC, categoria de transporte em que aparecem os ônibus (BUS), caso contrário, pode ser complicado encontrá-los.
Depois clique em More means of transport e deixe apenas o EC/IC selecionado.
Escolha a data, o horário aproximado a partir do qual você gostaria de iniciar a viagem e a quantidade de pessoas. A tela com as opções de horários, meios de transportes e preços será mostrada. Escolha a que mais te agradar. A opção de ônibus direto é a que está escrita BUS e tem um 0 na coluna “Chg”.
Clicando em Purchase, você será levado para a tela de confirmação da quantidade de pessoas e a idade (age) de cada uma delas. Após preencher esses dados, clique “Refresh” e logo abaixo aparecerão as passagens disponíveis, sendo necessário clicar em “Purchase” novamente. Estranho ter que clicar duas vezes para escolher a passagem, mas é como o site funciona :/
A idade é um fator que pode mudar bastante o preço de algumas passagens na Europa. Já compramos passagens beeeeeem mais baratas do Eurostar de Londres para a Paris só porque tínhamos menos de 26 anos.
Na tela seguinte, digite seu login e senha, caso já tenha uma conta na DB, ou crie uma nova conta. Eu recomendo que você crie uma conta, pois se perder alguma informação da sua viagem, ela estará salva 🙂 Note do lado direito os dados de horário e estações de partida e chegada.
Agora escolha a maneira que quer receber sua passagem. Se a opção “Online-Ticket” estiver habilitada, ótimo, pois ela indica que será possível imprimir seu próprio ticket em casa. Caso contrário, somente por correio. Ah, e não confie nesse tempo de entrega (8 dias). Isso pode ser verdade para a Europa, mas, para o Brasil normalmente este tempo é bem maior. Aqui você também pode escolher que tipo de assento prefere.
Confira se tudo está certinho e, na tela seguinte aparecerão seus dados cadastrados, inclusive de cartão de crédito e novamente a opção de entrega online do ticket.
Eu não passei deste ponto, para evitar comprar sem querer a passagem. Os próximos passos seriam confirmar os dados de pagamento, confirmar novamente se tudo está correto e fazer a reserva.
Uma coisa que eu tenho notado nos sites de transporte da Europa é que a compra com cartões Diners tende a dar menos problemas. Não sei se é só coincidência, mas na Renfe da Espanha e na DB, eu consegui comprar uma passagem apenas e as outras não eram aprovadas. Com o Diners fechei as outras compras sem problemas. Vai entender!
Onde pegar o ônibus de Munique para Praga?
Antigamente o ponto do ônibus ficava do lado de fora da estação central de Munique (München Houptbanhof) localizada bem no centro da cidade. É de lá também que partem os trens e por onde passam vários metrôs e S-Bahns, por isso, não há como você se perder para chegar lá.
Hauptbahnhof Nord
Essa parada não é mais usada pelos ônibus para Praga!
Müchen Hackerbücke ZOB
O André comentou que o ônibus que ele comprou saía da parada Müchen Hackerbücke ZOB e não da Hauptbanhof Nord como aconteceu conosco. Esse ponto é um pouco mais à esquerda da última foto acima como mostra essa imagem abaixo. Neste link também está o PDF (em alemão) que o André mencionou, caso você queira mais detalhes. Obrigado, André!
Dica: confira na sua passagem o local exato de partida do ônibus.
Agora é só esperar o ônibus e curtir a viagem de Munique para Praga
Como ir de Munique para Praga?
- Meio de transporte:
- Ônibus direto até Praga pela DB
- Duração da viagem:
- 4h38 – 4h53
- Horário de partida de Munique:
- 7:15 – 10:15 – 16:00
- Onde pegar o ônibus:
- Do lado de fora da estação central de Munique (München Hauptbahnhof)
- Onde comprar as passagens:
- Site da Deutsche Bahn
- Guichê da Deutsche Bahn
- Preço:
- 19-29 euros na promoção
- 67,10 euros valor padrão
- Se você comprar com antecedência, pode conseguir bons descontos como a Virgínia, que pagou 29 euros 🙂
- Horários e valores atualizados dia 02/12/2016.
Na minha opnião, a melhor maneira e bem mais barato (9 `20 Euiro se comprar com antecedência), é pegar um ônibus da Eurolines na “Rodoviária” de Munique ZOB-Hackerbrücke, 1 estação da Central, compre pelo site da Eurolines
Obrigado pela dica, Cláudio 🙂
outra coisa, o ônibus tem Wi-Fi e a chegada dele é na Rodoviária de Praga – Florenc e não na Estação Central de Trem.
Olá pessoal. Parabéns pelo blog, é muito completo e ajuda pra caramba.
Gostaria de contar com uma “ajudinha” de vocês, rsrsrs.
Em outubro15, eu e mais três amigas faremos uma viagem para o leste europeu. Nossa viagem começa e termina em Munique. Além de Munique, iremos também para Praga, Viena e Budapeste. Teremos 15 dias inteiros para fazer o passeio. Nossa dúvida é com relação à ordem do trajeto, não sabemos por onde começar, o que fica mais pratico. Vi o relato sobre como ir de Munique a Praga, e achei muito bacana. Pensamos em começar por aí, mas depois será que ficaria viável fazer Praga/Budapeste/Viena/munique? Ou seria melhor o caminho inverso: munique/viena/budapeste/praga/munique? E qual o melhor meio de transporte para fazermos praga/budapeste ou vice versa? Vocês teriam alguma outra sugestão?
Espero não estar abusando, mas se vocês puderem nos orientar, vai ser ótimo.
Muito obrigada!
Oi Tania. Que bom que estamos ajudando 🙂
Olha, qualquer ordem está legal, mas eu faria Munique > Praga > Budapeste > Viena > Munique. A parte mais longa seria entre Praga e Budapeste, as também não acho que seja assim grandes problemas.
Como não fiz ainda esse roteiro (está nos meus planos com certeza :P), não tenho como dizer exatamente qual a melhor maneira, mas eu tentaria fazer tudo de trem, a não ser que não seja possível ou que uma viagem de ônibus seja mais direta. E com 15 dias, talvez vocês até consigam colocar Cesky Krumlov ou Salzburg no caminho 😉
Oi Fred, obrigada pela resposta.
A nossa volta de Munique para o Brasil será dia 22/10 às 18:50 hs. Em função disso, pensamos em deixar Budapeste por ültimo e sair de lá no dia 22 direto para Munique e ficar no aeroporto aguardando o nosso voo de volta para o Brasil. Pesquisei e encontrei um voo pela empresa Airberlin que sai ás 10:40 de Budapest e chega em Munique as 13:55hs. Se ela chegar no horario, teremos tempo suficiente para o nosso embarque de volta. Por isso gostaria de saber se vocé conhece esta empresa e se ela costuma ser pontual em seus horários.
Muitissimo obrigada mais uma vez. Um abraço.
Oi Tania.
Nunca viajamos de Air Berlim, mas eu só não comprei na última viagem pq achei outra mais barata (german wings). Como vc tem bastante tempo, não acho que tenha problemas, mesmo se ela atrasar 🙂
Oi Fred, obrigada mais uma vez!
Olá pessoal!
Acompanho o Sundaycooks faz um tempinho, mas hoje cheguei aqui procurando no Google se München ZOB (Hackerbrücke) é a rodoviária de Munique. Mas antes deixa eu explicar: estou comprando uma passagem de Munique a Zurique e a primeira ideia foi comprar de trem… Depois de várias busca nos sites das companhias ferroviárias da Suíça e da Alemanha, descobri que para essa rota, trens não são boas opções. A maioria das linhas tem várias conexões. Nos sites das próprias companhias surgiu a opção do ônibus, pela metade do preço e menos tempo…
Mas depois de muitas buscas na internet, descobri esse site que junta tarifas de várias empresas: https://www.busradar.com/ Não vou comprar por ele, mas diretamente no site das empresas. De qualquer forma, o legal é poder comparar os preços das passagens…
Acho que vou comprar no site da DB mesmo. Acredito que no da SBB (suíça) sairia um pouco mais barato, já que o valor numérico está o mesmo, mas o franco-suíço é mais barato que o euro. O problema é que achei o site muito ruim de navegar. Vocês já tiveram alguma experiência de compra de passagens no site da SBB? Abraço
Voltei aqui para dizer que acabei comprando no site da empresa suíça mesmo (SBB). Apesar do site ser um pouco menos simpático que o a DB, a curiosidade e a chance de economizar uns trocados me fez gastar mais um tempinho fazendo umas simulações e deu tudo certo!
Que bom, Petter 😀 Boa viagem!
Oi Petter. Obrigado por nos acompanhar 🙂
Nunca comprei no site da SBB, mas uma das rotas (munique a praga) nós tb fizemos de ônibus pelo mesmo motivo, nem tanto pelo preço, mas pq não era preciso mudar de trem no meio do caminho 😉
Fui passar Natal e Ano Novo na Alemanha em Sonthofen na região da Bavária pois tenho amigos que moram lá e com as dicas do Sundaycooks viajamos o tempo todo de trem com o Bayern-Ticket da DB que abrange até 4 pessoas: a primeira paga 23 euros e as demais 5 euros cada. Era 4 euros mas foi aumentada para 5 euros e vale a partir de 9:00h até à meia-noite. Nas estações há mapas dos trajetos, os trens são super confortáveis, compramos a passagem sempre na hora com antecedência de 20 minutos nas máquinas localizadas nas estações e nem precisamos reservas assentos pois sempre havia lugar à vontade para escolher e como estávamos em 3 pessoas, geralmente sentávamos nos lugares de 4 com mesa. Alguns trens têm um bar para um lanche rápido. E como havia muita neve na região, o trem era a melhor opção, sem contar que nossa principal conexão era Munique, cidade maravilhosa e a enorme Hauptbanhof tem muitos quiosques e pude aproveitar para comer deliciosos lanches de salsichão que levávamos para comer no trem. Uma delícia !!!! Fômos também até Salzburg com o Bayern-ticket e como a viagem era mais longa, dormimos uma noite nessa encantadora cidade austríaca. Na volta, fizemos um pit-stop em Munique, sempre aproveitando o Bayern-ticket e de olho nos horários de retorno. Deu tudo certo, a viagem foi maravilhosa e já estou programando a próxima !!!
Que bom que deu tudo certo, Vera 😀 Obrigado por compartilhar sua experiência conosco 🙂 Que venham as próximas viagens!
olá Fred! Estou acompanhando as dicas e elas estão sendo super úteis… Parabéns!
Pode me ajudar numa questão? Estarei em Munique em Maio e pretendo passa dois dias em Praga , vi que o ônibus é uma boa opção de transporte Munique – Praga, porém não entendi como faço para comprar a passagem de ônibus e com qual antecedência tenho de comprar. Abços.
Oi Geane.
Antecedência é bom para poder encontrar mais descontos e garantir sua passagem. De resto, é seguir o tutorial que está no blog sobre a compra no site da DB (companhia da alemanha que opera essa linha) 🙂
Valeu pelas dicas. Ajudou muito na hora de comprar a passagem. Enfim, ticket na mão, agora é esperar a data pra colocar o pé na estrada…Partiu Leste europeu =D
Aeeeee
Agora é só curtir a viagem 😀
Divirta-se, Anderson
Nossa sra! Tô correndo comprar minhas passagens Berlim-Praga e Praga-Munique depois que vi o preço que pagaram! Achei por 29 euros cada uma dessas, a primeira de trem e a segunda esse onibus aí mesmo.
E mais uma vez esse blog me quebrando um galhão no meu planejamento de viagem (assim como foi para o Peru).
Obrigado!
Yey, Romulo!
Que legal 🙂 Esse roteiro é bárbaro, acho que você vai curtir.
Se precisar de alguma coisa, é só falar.
Pessoal, me ajudem por favor
Fiz algumas mudanças no meu roteiro, para aumentar um dia completo nesta região Berlim-Praga-Munique, querendo estender meu tempo em Munique, de 2 para 3 dias completos.
Mas a passagem de onibus Praga-Munique que antes era no dia 08/06 (segunda) não é listada no site da bahn no dia 07/06 (domingo).
Sendo assim, tenho 2 perguntas:
1) Vocês acham que compensa eu estender Berlim (atualmente 3 dias completos) ou Praga (atualmente 2 dias completos) ao invés de aumentar Munique pra 3 dias completos ? (mantendo assim a passagem de onibus Praga-Munique pro dia 08/06)
2) E se eu quiser tentar estender Munique mesmo, este trecho Berlim-Praga-Munique não tem aqueles trens regionais que dá pra comprar na hora e não precisa de reservar no bahn (assim como acontece no trecho Amsterdam-Bruxelas-Paris que tem reserva pelo thalys mas tambem tem os trens regionais que pode-se comprar na hora).
Obrigado
Rômulo.
Quantos dias deixar para cada cidade sempre é uma dúvida bem cruel na hora de fechar o roteiro. Todas as três cidades indicadas são lindas e cheias de atrações e programas diferentes. Escolher em qual delas colocar esse dia extra só depende das suas expectativas e dos seus planos 😉 Você não consegue deixar três dias completas para as três cidades? 😛 Você quer ver mais a parte histórica? Aproveitar as cervejarias?
Eu não sei se na Alemanha existem essas companhias secundárias de trem. Sempre viajei com a Bahn. Você pode tentar comprar esse trecho interno assim que chegar no país 😉
Oi Nat obrigado pela resposta. Eu prefiro os atrativos com influência histórica e ambientes medievais. Acho que vou acabar deixando o dia para Munique mesmo, pois um dos dias em Munique tem que ser inteiramente reservado pra Neuchwestein né, e meu último dia lá meu transporte é vôo, o que toma mais tempo. Por falar em Neuchwestein, não consegui achar na busca do site nenhum post sobre lá, existiria algum ou vocês não foram? Li somente um relato por enquanto e a pessoa comprou o passeio em agência, mas eu pretendo ir por conta própria, sabem se é permitido? Obrigado mais uma vez! Abraços e boas viagens!
Oi Romulo. Acho q vc deixou um monte de comentários e pode ter até respondido à sua própria pergunta, mas vou responder mesmo assim 🙂
Neuschwanstein pode ser feito de carro ou trem. Não há nada que impeça e são ambos boas opções. A questão com o trem é que ao fazer assim, você não vai conseguir conhecer outros lugares como o belíssimo castelo de Linderhof. Minha sugestão é realmente fazer essa parte de carro, até pq dirigir na alemanha é bom demais 🙂
13 dicas para dirigir na Alemanha
O burro aqui não soube escrever Neuschwanstein , aí não acha na pesquisa mesmo né ? hahahaha já achei obrigado.
Acabei de comprar as passagens de Munique pra Praga, porém o nome no ticket está Hackerbrücke e aqui vocês colocaram que o ônibus tem que pegar no München Houptbanhof. É o mesmo lugar, certo?
Outra coisa, quando chegar devemos ir no guichê pra avisar ou pode ir direto no ponto? E no ponto, o ônibus sempre para e chama as pessoas ou tem que fazer sinal ou alguma coisa pro ônibus parar?
Oi André.
Pelo visto o local de pegar o ônibus mudou. No Google Maps a Hackerbrücke é uma ponte atrás da estação de trem (Hauptbanhof) e parece que há uma parada de tram na esquina com a Arnulfstrasse, mas não sei se o ônibus pararia lá. O melhor é ir na estação de trem quando vc tiver a oportunidade para confirmar.
O ônibus para no ponto no horário marcado. Não é preciso dar sinal, mas pergunte ao motorista se o ônibus é aquele mesmo se estiver na dúvida, pois podem haver ônibus saindo em horários próximos 🙂
Se puder nos dizer onde fica exatamente o ponto de ônibus, eu agradeço, assim podemos atualizar o post.
Obrigado Fred.
Abraços,
André.
Obrigado pelos detalhes, André 😀 Já está no post!