A maior cidade da Baviera é muito bem servida de transporte público, seja metrô, tram/bondinho ou ônibus. Por toda essa facilidade, a maioria dos muniquenses nem pensa em usar táxi para ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa. Esse tutorial vai te ajudar a usar o metrô para ir ou voltar do principal aeroporto da cidade.
Artigo atualizado em março de 2017.
Como ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa?
A primeira coisa a se fazer é entender como funciona o metrô de Munique e seu mapa. Uma vez que você sabe como ele funciona e sabe qual linha é preciso pegar, tudo fica mais fácil, né?
Não, não entrarei em detalhes de como pegar o ônibus do aeroporto ao centro de Munique, porque andar de ônibus com malas é mais trabalhoso e, neste caso, desnecessário. Ir de táxi ou Uber é uma boa, mas vai lhe custar em torno de 60 euros pelo trajeto e eu só recomendo se estiver muito cansado depois das horas enlatado no avião, ou se não conseguir carregar as malas ou se preferir pela comodidade.
O site oficial da Uber mostra uma estimativa entre 40 a 60 euros do aeroporto internacional de Munique até a Marienplatz usando o UberX, para o UberBlak, a tarifa começa em 69 euros.
Curiosidade: A maioria absoluta dos táxis de Munique são Mercedes (não diga?) Nós pegamos um cujo motor desligava quando o carro parava e religava automagicamente quando o motorista acelerava. Era tão silencioso que custei para entender o que estava acontecendo. O taxista também não cobrou pelas malas e até achou estranho quando perguntei sobre isso. Vão apendendo, Brasil e o resto do mundo. (Este parágrafo foi escrito em 2012, mas mostra como todo dia é um 7×1 diferente)
Qual linha de metrô pegar?
Pois bem, as linhas de metrô (na verdade do trem suburbano S-Bahn) que vão do aeroporto ao centro de Munique são as linhas S1 (azul) e S8 (amarela).
Eu aconselho você a pegar a linha S8 (a linha “oficial” para o aeroporto) sempre que possível, pois ela é mais rápida e tem menos paradas até a Marienplatz. Claro que tudo depende do seu destino final na cidade.
Esses trens saem, em média, a cada 10 minutos, dependendo do horário, e levam de 30 a 40 minutos para ir do aeroporto ao centro de Munique.
Qual passe comprar?
O aeroporto fica na área externa do mapa da rede do metrô, por isso, para ir de lá até o centro, você precisará passar pelas 4 zonas.
Para ir do aeroporto ao centro de Munique de metrô (da zona 4 até a zona 1), existem algumas opções de passe:
- Single Ticket (4 zones) = 11,20 euros
- Opção para quem quer fazer apenas uma viagem de metrô no dia, seja do centro de Munique ao aeroporto ou do aeroporto ao centro. Útil quando se está indo embora da cidade ou quando se está chegando tarde e indo direto para o hotel sem pretensões de passear para muito longe.
- Single Day-Ticket (entire network) = 12,80 euros
- Opção para quem está chegando à cidade e ainda vai passear um pouco, pois você poderá ir até o centro e depois utilizar o metrô durante o resto do dia.
- Partner/ Group Day-Ticket (entire network) = 23,90 euros
- Esse ticket é como o Single Day-Ticket, com a vantagem de poder ser dividido entre várias pessoas (de 2 a 5) que estejam viajando juntas.
- Airport-City Day-Ticket = 12,80 euros
- Esses tickets têm o mesmo preço e funcionam da mesma forma que o Single Day-Ticket (entire network), mas com algumas vantagens. O Marcos deixou duas boas dicas em seu comentário (obrigado Marcos!):
- Esses passes não precisam ser validados
- Há um botão especial pra ele na tela das maquininhas para facilitar a compra
- Esses tickets têm o mesmo preço e funcionam da mesma forma que o Single Day-Ticket (entire network), mas com algumas vantagens. O Marcos deixou duas boas dicas em seu comentário (obrigado Marcos!):
Confira todos os detalhes sobre o metrô de Munique, incluindo preços atualizados e passes mais em conta no post abaixo:
Como achar onde está o metrô dentro do aeroporto?
Essa é fácil, procure pelos símbolos da S-Bahn e siga-os
Você também pode perguntar para o pessoal do aeroporto, pois todos provavelmente falam inglês e alguns podem arranhar um espanhol, principalmente nos cafés e lanchonetes como Starbucks e McDonald’s. Bem em frente à saída do desembarque internacional também tem um guichê de informações e ao lado tem uma Starbucks, caso precise de internet 🙂
- Dicas e roteiros de Munique: guia completo da cidade
- Um tour pelo centro histórico de Munique
- Como ir de Munique para Praga?
Pegadinhas
Se você estiver indo para o aeroporto de Munique e resolver pegar a linha S1, muito cuidado, para não pegar o trem errado! Repare bem no topo do mapa e verá que a linha S1 tem uma bifurcação antes do aeroporto, ou seja, mesmo que esteja indo na direção certa, você pode acabar na estação final errada.
Para evitar isso, veja sempre qual o “Ziel” (destino) do trem que está esperando e confirme que está escrito “Flughafen/Airport” como no exemplo da linha S8 abaixo. Eles até põem um aviãozinho para ajudar
Outra pegadinha é que apesar de as linhas S1 e S8 irem para o aeroporto, elas vão em sentidos contrários para lá: a S8 vai pelo lado leste da cidade enquanto a S1 vai pelo lado oeste e ambas podem parar nas mesmas estações e nas mesmas plataformas. Ou seja, se numa plataforma a linha S8 vai para o aeroporto, a linha S1 não vai e vice-versa. O exemplo acima também mostra isso, com a S1 indo para a estação Ostbanhof, sua estação final e oposta ao aeroporto.
A boa notícia é que ambas as pegadinhas são evitadas apenas conferindo o “Ziel” e tendo certeza de que ele mostra “Flughafen/Airport“.
Boas dicas! Vou chegar em Munique de trem, vindo de Praga mas vou aproveitar as outras dicas do metrô e dos passes.
Valeu Daniel 🙂 Nós fizemos o caminho contrário e fomos a Praga a partir de Munique. Foi super tranquilo o passeio de ônibus. Tem uma opção de ir metade trem e metade ônibus, mas é mais complicadinho. Busão é bem melhor nesse caso hehehe
Estive no reveillon em Munique, usei o trem e comprei esse ingresso que incluía o transporte ilimitado para várias pessoas (éramos 2 e pagamos 20€). Ida e volta supertranquilo, mas tb não estávamos com muita bagagem.
Oi Milena. Obrigado pelo relato.
Esse passe de várias pessoa é o que há 😀 É uma baita economia se vc estiver em 3 ou mais pessoas 🙂
Já dirigi um assim tb.. em Berlim… muito legal… e o barulhinho dele ligando então??? melhor ainda…rs
Bem comédia mesmo 😛 fiquei pensando se o carro estragaria mais rápido por causa disso, mas daí lembrei que eles são alemães hahaha
Hehehe! Nosso carro também desliga ao parar em sinaleiros e afins, ao por em ponto morto, e sempre nos perguntam porque o carro desliga tanto assim. É econômia de combustível e preservação do meio-ambiente. 😉
Que legal, Carina 😛
Eu achei ótimo, só fiquei pensando se isso pode atrapalhar o carro de alguma maneira, mas vindo dos alemães, não deve 😛 até pq o esquema de ligar é bem mais suave que os carros normais.
Nossa…estou adorando as dicas de Munique. Apesar de já ter estado na cidade 2 vezes, é sempre bom relembrar. Realmente o transporte em Munique é espetacular, ainda mais quando andamos em família (nosso caso com três crianças, fica muito em conta)!
Quanto ao carro, alugamos dois assim na Alemanha esse ano, além da economia de combustível quando ele desligava, o dito cujo indicava as trocas de marcha necessárias para poupar gasolina. Fantástico.
Oi Patricia.
Esse passe em família é muito bom mesmo! com 3 pessoas já é uma super economia. Eu to doido pra dirigir um carro desses, deve ser estranho hahaha
Pessoal, boa noite, Munique é uma das paradas de minha lua de mel, em abril do ano que vem… entraremos na Europa por Lisboa, (tap) e seguimos no mesmo dia para Munique…. Com o intuito de conhecermos um pouco Lisboa, marcamos a conexão até Munique a noite… chegamos por volta das 23 h… alguem sabe quais os meios de transporte estão disponíveis neste horário??? Agradeço gente!!!
Oi Marcus.
Como vocês estarão em lua de mel e cansados da viagem e parada em Portugal, eu sugiro pegar um táxi no aeroporto. Não vai sair muito caro por pessoa e vai ser bem mais tranquilo. O preço deve ser algo em torno de 60 euros, pois o aeroporto fica meio longinho. Claro que há metrô também, mas será mais cansativo.
Tem uma ilha de informação bem na saída internacional que podem lhe ajudar, mas às 23h com vôos chegando é para ter vários táxis ainda por lá 🙂
Marcus,
deu certo a sua chegada em Munique? Estou indo este mês e chego no mesmo voo que vocês. Como foi pra pegar táxi? Você chegou a ver se tem carros que comportem mais malas (estaremos em um grupo de quatro pessoas)?
Obrigada!
Oi Ana Luiza.
Munique é uma cidade extremamente organizada e certamente haverá táxi por lá 🙂 Eu lembro de ter visto alguns táxis maiores, mas não sei quanto à quantidade deles. Prepare-se para pegar 2 táxis e torça para ser possível pegar um só 🙂 assim a surpresa, se houver, é boa eheheh
Vi seu bolg e adorei
vou pra Munique em fevereiro, somos seis na família. vou chegar de avião, entendi que posso comprar aquele paterner do aeroporto pra cidade para cinco e compro outro individual. Vou me hospedar bem perto da estação hauptbahnhof. vou pelo S8 ou S1? ajude-me obrigada
Valéria
Oi Valéria. Obrigado 🙂
A melhor opção é mesmo essa de 1 partner e 1 single. Mas dê uma olhada no ticket do aeroporto pq ele dá direito a viagens ilimitadas por um dia. Explicações em inglês aqui:
https://www.mvv-muenchen.de/en/tickets-fares/tickets/day-tickets/airport-city-day-ticket/index.html
Segundo eles esse passe do aeroporto é a mesma coisa do MVV Day Ticket for the entire network.
A linha no seu caso é independente, pq ambas levam +- o mesmo tempo (35min) e andam 14 estações até a Hauptbanhof. Então o q passar primeiro vc pega ;P Detalhes tb no link acima.
Fred
Vou chegar no aeroporto de munique e pegar a linha S8 para o centro, vai ter no aeroporto balcão pra comprar o bilhete ou só vai ter a maquina?
obrigada Fred
Oi Valéria.
Em algumas estações há guichês com funcionários da empresa, contudo não é sempre que há esses guichês e só nos restam as maquininhas. Quando estive em Munique, acabei não usando o metrô para ir à cidade, pois um amigo foi nos buscar no aeroporto e na volta utilizamos um táxi.
De qualquer forma, o que eu vi por lá é que estações grandes ou importantes têm funcionários para ajudar, então imagino que na estação do aeroporto também seja assim. De qualquer forma, depois que se aprende sobre o metrô, fica mais fácil. Dê uma olhadinha neste meu post sobre o metrô de Munique, tem um tutorial sobre como comprar os passes 🙂
https://sundaycooks.com/sem-misterios-metro-de-munique/
Pôxa, o site ajudou muito! Tô indo daqui há algumas semanas. Mas, ainda uma dúvida…seremos em duas pessoas e vou comprar o partner day ticket,. Chegarei a tarde, o ticket vale até meia-noite ou 24h a partir da compra?
Muito obrigada!
Oi Cibele.
Muito boa a sua pergunta 🙂 Notei que eu não havia respondido ela no post sobre Metrô em Munique (já devidamente atualizado)
Os tickets valem até as 6 da manhã do dia seguinte ao fim da validade. Ou seja, o de 1 dia vale até as 6 da manhã do dia seguinte, enquanto o de 3 dias vale até as 6 da manhã do 4o dia.
Qualquer dúvida é só falar.
Fred, muito obrigada pelas dicas…foram ótimas!!
Chego em Munich no inicio de abril, e de lá planejo ir à Praga!
Gostaria de saber mais sobre o deslocamento Munich-Praga que vc fez de onibus!!
Quanto tempo duração? Qual o valor estimado? e onde devo pegar esse onibus?
Muito obrigada (antecipadamente).
Oi Heloisa.
Eu fiz de ônibus sim. Não lembro direitinho o tempo, mas foram umas 4:40h +-. No site da DB é facinho de comprar. Só cuidado para não pegar a opção de trem + ônibus que no final dura o mesmo tempo, mas você tem de fazer uma baldeação no meio do caminho.
O ônibus é super tranquilo e a paisagem bem legal. Ele sai da lateral da Hauptbanhof de Munique e chega na estação central de Praga.
Tenta o link abaixo que já dá uma pesquisa que mostra a opção do BUS:
https://reiseauskunft.bahn.de/bin/query2.exe/en?ld=96249&country=GBR&seqnr=1&ident=aa.028079249.1364138683&rt=1&OK#focus
Ah, esse post já está na lista e devo escrever em breve 🙂
Fred, gostei muito do seu site. Sei que a pergunta talvez nao seja parte do topico, mas gostaria de perguntar. Estou indo no periodo da Oktoberfest (Setembro) e obviamente os hoteis ja estao carissimos. Como estaremos de carro (faremos a Rota Romantica e depois seguiremos para Munique, a ideia seria devolver na chegada a Munique) estava pensando se nao seria mais tranquilo continuar com o carro e ficar hospedado em lugares mais afastados de Munique e utilizarmos o carro para ir ate os pontos turisticos, so que geram algumas duvidas:
1 – E facil de andar pelo centro de Munique de carro ou é tudo engarrafado e com varias ruas fechadas ou proibidas o trafego de carros de nao moradores?
2 – Tem estacionamento facil e barato perto dos pontos turisticos?
3 – Quais regioes vc indicaria de ficar hospedado, que sejam mais baratos e faceis de ir ao centro?
Vlw e abs….
Oi João. Que legal que vc vai para a Oktoberfest 😀 Eu sou louco pra ir 😉
Minha dica é: Não use carro. O transporte público de Munique funciona maravilhosamente bem com os metrôs, trams e ônibus.
Se você ficar mais longe do centro, procure um hotel que tenha alguma estação de metrô ou tram por perto. Mesmo ponto de ônibus está valendo, mas eu daria preferência para os dois primeiro. Daí você abre o Google Maps e clica em cima da estação e ele lhe mostrará as linhas q passam ali e para onde elas vão, facilitando um monte encontrar o local de baldeação se vc precisar.
Mas tenha em mente que a volta pra casa pode ser mais demorada e chatinha 😉 Eu fiquei na primeira vez em outra cidade (por causa do trabalho), mas eu tinha acesso pela linha S7 do Metrô. Eram uns 25-30 min todo dia pra chegar e o passe do metrô era mais caro também.
Não tenho como lhe indicar uma área pois depende do preço de cada hotel. Veja no post abaixo onde eu indico como sendo as melhores áreas, só que essas também serão as mais caras. Portanto, comece com elas e depois vá chegando mais para longe, mas mantendo próximo a áreas de metrô e tram.
Munique: onde ficar e por quanto tempo
Ah, vc tb pode tentar o Hotwire como eu explico abaixo 😛
Como usar o Hotwire e economizar na reserva de hotéis