A maior cidade da Baviera é muito bem servida de transporte público, seja metrô, tram/bondinho ou ônibus. Por toda essa facilidade, a maioria dos muniquenses nem pensa em usar táxi para ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa. Esse tutorial vai te ajudar a usar o metrô para ir ou voltar do principal aeroporto da cidade.
Artigo atualizado em março de 2017.
Como ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa?
A primeira coisa a se fazer é entender como funciona o metrô de Munique e seu mapa. Uma vez que você sabe como ele funciona e sabe qual linha é preciso pegar, tudo fica mais fácil, né?
Não, não entrarei em detalhes de como pegar o ônibus do aeroporto ao centro de Munique, porque andar de ônibus com malas é mais trabalhoso e, neste caso, desnecessário. Ir de táxi ou Uber é uma boa, mas vai lhe custar em torno de 60 euros pelo trajeto e eu só recomendo se estiver muito cansado depois das horas enlatado no avião, ou se não conseguir carregar as malas ou se preferir pela comodidade.
O site oficial da Uber mostra uma estimativa entre 40 a 60 euros do aeroporto internacional de Munique até a Marienplatz usando o UberX, para o UberBlak, a tarifa começa em 69 euros.
Curiosidade: A maioria absoluta dos táxis de Munique são Mercedes (não diga?) Nós pegamos um cujo motor desligava quando o carro parava e religava automagicamente quando o motorista acelerava. Era tão silencioso que custei para entender o que estava acontecendo. O taxista também não cobrou pelas malas e até achou estranho quando perguntei sobre isso. Vão apendendo, Brasil e o resto do mundo. (Este parágrafo foi escrito em 2012, mas mostra como todo dia é um 7×1 diferente)
Qual linha de metrô pegar?
Pois bem, as linhas de metrô (na verdade do trem suburbano S-Bahn) que vão do aeroporto ao centro de Munique são as linhas S1 (azul) e S8 (amarela).
Eu aconselho você a pegar a linha S8 (a linha “oficial” para o aeroporto) sempre que possível, pois ela é mais rápida e tem menos paradas até a Marienplatz. Claro que tudo depende do seu destino final na cidade.
Esses trens saem, em média, a cada 10 minutos, dependendo do horário, e levam de 30 a 40 minutos para ir do aeroporto ao centro de Munique.
Qual passe comprar?
O aeroporto fica na área externa do mapa da rede do metrô, por isso, para ir de lá até o centro, você precisará passar pelas 4 zonas.
Para ir do aeroporto ao centro de Munique de metrô (da zona 4 até a zona 1), existem algumas opções de passe:
- Single Ticket (4 zones) = 11,20 euros
- Opção para quem quer fazer apenas uma viagem de metrô no dia, seja do centro de Munique ao aeroporto ou do aeroporto ao centro. Útil quando se está indo embora da cidade ou quando se está chegando tarde e indo direto para o hotel sem pretensões de passear para muito longe.
- Single Day-Ticket (entire network) = 12,80 euros
- Opção para quem está chegando à cidade e ainda vai passear um pouco, pois você poderá ir até o centro e depois utilizar o metrô durante o resto do dia.
- Partner/ Group Day-Ticket (entire network) = 23,90 euros
- Esse ticket é como o Single Day-Ticket, com a vantagem de poder ser dividido entre várias pessoas (de 2 a 5) que estejam viajando juntas.
- Airport-City Day-Ticket = 12,80 euros
- Esses tickets têm o mesmo preço e funcionam da mesma forma que o Single Day-Ticket (entire network), mas com algumas vantagens. O Marcos deixou duas boas dicas em seu comentário (obrigado Marcos!):
- Esses passes não precisam ser validados
- Há um botão especial pra ele na tela das maquininhas para facilitar a compra
- Esses tickets têm o mesmo preço e funcionam da mesma forma que o Single Day-Ticket (entire network), mas com algumas vantagens. O Marcos deixou duas boas dicas em seu comentário (obrigado Marcos!):
Confira todos os detalhes sobre o metrô de Munique, incluindo preços atualizados e passes mais em conta no post abaixo:
Como achar onde está o metrô dentro do aeroporto?
Essa é fácil, procure pelos símbolos da S-Bahn e siga-os
Você também pode perguntar para o pessoal do aeroporto, pois todos provavelmente falam inglês e alguns podem arranhar um espanhol, principalmente nos cafés e lanchonetes como Starbucks e McDonald’s. Bem em frente à saída do desembarque internacional também tem um guichê de informações e ao lado tem uma Starbucks, caso precise de internet 🙂
- Dicas e roteiros de Munique: guia completo da cidade
- Um tour pelo centro histórico de Munique
- Como ir de Munique para Praga?
Pegadinhas
Se você estiver indo para o aeroporto de Munique e resolver pegar a linha S1, muito cuidado, para não pegar o trem errado! Repare bem no topo do mapa e verá que a linha S1 tem uma bifurcação antes do aeroporto, ou seja, mesmo que esteja indo na direção certa, você pode acabar na estação final errada.
Para evitar isso, veja sempre qual o “Ziel” (destino) do trem que está esperando e confirme que está escrito “Flughafen/Airport” como no exemplo da linha S8 abaixo. Eles até põem um aviãozinho para ajudar
Outra pegadinha é que apesar de as linhas S1 e S8 irem para o aeroporto, elas vão em sentidos contrários para lá: a S8 vai pelo lado leste da cidade enquanto a S1 vai pelo lado oeste e ambas podem parar nas mesmas estações e nas mesmas plataformas. Ou seja, se numa plataforma a linha S8 vai para o aeroporto, a linha S1 não vai e vice-versa. O exemplo acima também mostra isso, com a S1 indo para a estação Ostbanhof, sua estação final e oposta ao aeroporto.
A boa notícia é que ambas as pegadinhas são evitadas apenas conferindo o “Ziel” e tendo certeza de que ele mostra “Flughafen/Airport“.
Eu gosto de ir e voltar do Aeroporto / Munique pelo ônibus executivo da Lufthansa, é barato, vazio e confortável, as malas vão no porta mala e desce/sai ao lado da estação central de trem. Sempre fico hospedado perto da Estação Central, há vários bons Hostel (melhores que alguns Hotéis), como os excelentes Wombats e A&O,
e sobre as cervejas, cada Hotel / Hostel tem informações sobre a tour pelas diversas cervejarias de Munich, reserve e uma pessoa passa no Hotel / Hostel no horário marcado e te chama, mesmo sem reserva, sempre passa uma pessoa chamando, a tour é a pé mesmo, passando pela Hofbrau, Paulaner, Spatten, Augustinner (a melhor cerveja de Munich na minha opnião). Outro lugar bom para tomar uma boa cerveja, é pegar o S-Bahn 2 e descer na última estação de Erding e conhecer a fabrica da Erdinger, bela cidade e ótimo Biergarten.. Há varios Biergarten pela cidade, os que mais adoro é da Augustiner perto da ZOB-Hackerbrücke e da torre da china que fica no parque.
Claudio, obrigada pelas dicas 🙂
Quero voltar um dia para fazer todos esses tours das cervejarias 😛
Boas dicas 🙂 Eu também adoro a Chinese Tower e vale a pena ir, sentar e tomar cerveja comendo linguiça e batata 😛
Obrigado, Cláudio 🙂 Você sabe de onde partem os ônibus da Lufthansa no aeroporto?
Eu tenho conecçao de 10 horas no aeroporto de munich e venho de Florença.Estarei sem malas pois meu destino final e Brasil.Da tempo de pegar o metro e dar uma volta no centro,o que vocês acham?
obrigada
Andrea
Oi Andrea.
Dá tempo sim 🙂 Eu acho que já fiz um mini roteiro em algum comentário passado sobre Munique, mas calcule da seguinte forma: 1:30h pra chegar no centro, 1:30h pra voltar + 2h pelo menos pra fazer o check-in e passar pela segurança. Com isso, lhe sobram +- 5h pra passear em Munique 🙂
Vá à Marienplatz, Viktualienmarkt, Karlsplatz, Odeonsplatz e, se conseguir, vá até a Chinese Tower. Eu acho que em 4h dá pra fazer isso tudo e ainda sentar num biergarten pra tomar cerveja e comer linguiça 😛
Seria como um super resumão de Munique 😉
Olá, estou indo de Londres para Munique na abertura do Oktoberfest no dia 19/09 e retornarei no dia 20/09 a noite. Não conheço o centro de Munique então gostei da ideia do roteiro central, porém qual o melhor lugar para ficar hospedada, no centro ou próximo do local da festa??
Oi Taíse.
Ficar próximo à festa não é tão legal se vc pretende conhecer Munique tb (mas o metrô é pertinho, então nem é tanto problema assim). O melhor lugar de Munique é, sem dúvidas o centro, pois está perto de tudo. Em todo caso, nessa época, se vc ficar próximo a uma estação de metrô ou s-bahn, vc está bem 😉
Olá 🙂 Gostei do artigo! No próximo mês vou até à Filândia e faço escala em Munique, mas chego às 14h30 e parto noutro avião às 19h. Gostava muito de ir conhecer Munique, nem que fosse só para um almoço, mas só 4h não deve dar para ver muito nem deve compensar o dinheiro gasto nos transportes, não é?
Obrigada!
Realmente, Ana.
Infelizmente o tempo é muito curto para sair do aeroporto e conseguir almoçar em Munique com calma.
É melhor conhecer a cidade em uma outra oportunidade 😉
Oi!
Chego em Munique por volta das 23horas… Como é o funcionamento dos metrôs à noite? Normal?
Obrigada!
Oi Flávia.
O metrô funciona até mais ou menos esse horário. Depois, só algumas linhas funcionam com menos carros. Como você vai chegar tarde, eu sugiro pegar um táxi, ainda mais se estiver chegando de um voo muito longo. Ah e não esqueça de avisar seu hotel de que vc vai chegar mais tarde 🙂
Preciso ir do aeroporto para Bad Reichenhall, como faço?
Oi Cláudia. É preciso olhar na Deutsche Bahn (www.bahn.de) pra saber como ir, mas imagino que vc tenha de pegar o s-bahn do aeroporto para Munique Hauptbanhof e de lá o trem para Bad Reichenhall. Talvez até consiga usar o Bayern Ticket pra isso, mas ainda assim precisará ir até a estação de trem para pegar o trem até seu destino 🙂
Como comprar o Bayern Ticket?
Meu vôo sai de MUNICH às 5 hs da manhã. Devo estar para o check-in em torno das 4 AM. Gostaria de saber se o S8 funciona durante a madrugada. Onde posso estudar os horarios do S8 saindo de Marienplatz a partir da meia noite até as 3AM. Ah! outra coisa….. na compra do passe GERMAN RAILPASS, inclui a viagem no S8 Marienplatz / Aeroporto Munich ?????
Oi Mariana.
O lugar para conferir os horários é no site do transporte de Munique: https://www.mvv-muenchen.de/en/homepage/index.html e vc ainda pode pesquisar o trajeto a ser feito no próprio site. Quando estive lá e nas outras cidades alemãs, pude perceber que a maioria do transporte público pára, mas algumas linhas ainda funcionam. Então pode ser q essa funcione.
Sobre a German Railpass, eu realmente não sei. Confira com eles se o passe dá direito a transporte público nas cidades também. Se der, ele serviria sim.
Mas sinceramente, se você puder, pegue um táxi. Bem mais confortável e tranquilo nessas horas terríveis que precisamos pegar voos 🙂
Boa noite! Primeiramente parabens pelos Posts e dicas! Estou indo para a França em junho e faço uma escala em munique. gostaria de dicas sinceras e objetivas sobre isso. Se nao houver imprevistos, chego a munique na manha dia 03/06 as 9:30 e meu voo sai de munique as 15:30. Existe possibilidade de ir ao centro de munique, talvez conhecer o bar HB e retornar ao aeroporto a tempo do voo? seria um voo com escala, portanto nao preciso retirar malas e reapresenta-las. sairia do voo com malas de mao somente.
Grato parabens pelo blog.
Obrigado, Yuri.
vc precisa calcular quanto tempo entre sair do aeroporto e voltar. O que sobra é o tempo útil. Eu geralmente calculo 3h entre sair do aeroporto, chegar no centro e fazer o caminho de volta. No seu caso, ainda sobrariam 3h para passeios. É um tempo razoável para conhecer a região da Marienplatz, Viktualienmarkt e HB 😉
Boa tarde. alguém poderia me ajudar.
Preciso ir do aeroporto de Munique para Regensburg . Usando transporte público ( trem ,ou..0.
Grato.
Oi Clemir.
Você precisará pegar um trem de munique para essa cidade. Então do aeroporto vc precisa ir de metrô até a haptbanhof de munique (como explicado no post) e de lá pegar o trem. Pra comprar a passagem, vc pode fazer diretamente na estação de trem comprando o Bayern Ticket ou mesmo uma passagem direta. O site da Deutsche Bahn também é uma opção pra comprar online ou pelo menos ver os horários do trem e qual rota precisará fazer. Os textos abaixo irão lhe ajudar 🙂
Como comprar o Bayern Ticket?
11 Dicas para viajar de trem na Alemanha
Olá Fred. Vou chegar em Munique da Romênia às 07:30 e meu vôo sairá para São Paulo às 22:00. Qual roteiro você me indica e qual horário devo retornar para pegar o vôo às 22:00? Obrigado.
Edmilson,
Esse roteirinho pelo centro histórico de Munique combina muito bem com uma longa conexão na cidade 😉
https://sundaycooks.com/centro-historico-de-munique/
Eu tentaria chegar no aeroporto perto das 19h, assim você faz tudo com calma e ainda dá uma voltinha no free shop. Em último caso, confirme essa informação no balcão de check-in da cia.