atualizado em:

Como é e quanto custa lavar roupa na Europa?

Vai fazer uma viagem longa? Veja como lavar roupa nas lavanderias automáticas da Europa.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Se você pretende fazer uma viagem longa pelo velho continente, ou prefere viajar com uma mala pequena, invariavelmente será preciso lavar roupa em algum momento. Tenho certeza de que muitos brasileiros (presente!) gostam dessa experiência um tanto quanto inusitadas 😛 Daí surgem as dúvidas: como é lavar roupa na Europa? Quanto custam as lavanderias automáticas e como usar as máquinas? Depois ~testar~ esse serviço em 5 países diferentes, já estou apto a dar alguns pitacos :mrgreen:

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 14

Como são as lavanderias na Europa?

Muitos hotéis têm suas próprias lavanderias, mas elas custam os olhos da cara, por isso resolvi mostrar como são as lavanderias automáticas, daquelas que funcionam sem nenhum funcionário por perto. É bem estranho, mas depois da primeira vez, você se acostuma 🙂 É uma opção prática e econômica.

Lavamos roupa na Europa pela primeira vez na última viagem a Paris. Já na nossa viagem de 60 dias pela Europa, lavar roupa foi uma necessidade, pois levamos uma mala equivalente a 15 dias de viagem.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 15

Esta foto está aqui por motivos de:
1- é um fusca azul
2- é um fusca azul de capota azul
3- é um fusca azul de capota azul na Alemanha
Pode bater 3 vezes na pessoa do lado 😛

Lavamos roupa na Europa pela primeira vez na última viagem a Paris. Já na nossa viagem de 60 dias pela Europa, lavar roupa foi uma necessidade, pois levamos uma mala equivalente a 15 dias de viagem.

Aqui no Brasil, nunca vi uma lavanderia nesses moldes, mas seu que elas devem existir nas cidades grandes. Ao entrar nesse tipo de lavanderia automática (ou laundromat em inglês) você irá notar basicamente 3 coisas:

  • Um monte de lava-roupas, normalmente grandes, típica dos filmes americanos
  • Um monte de secadoras, também dessas de porta na frente
  • Uma máquina para pagar e para comprar sabão e amaciante (às vezes são separadas)

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 05

O processo básico é colocar as roupas na máquina de lavar, pôr o sabão e/ou amaciante de acordo com o tipo de lavagem, pagar na máquina do caixa central e esperar terminar. Depois você retira a roupa da lavadora, passa para a secadora, escolhe a temperatura e o tempo que quer deixar lá, paga de novo na maquininha e aguarda a secagem terminar. Sim, sim, tem explicações detalhadas abaixo 🙂

Se você ficar lá por alguns minutos, irá notar que moradores das imediações também usam essas lavanderias com frequência, provavelmente porque os apartamentos são pequenos nas cidades grandes e porque ter uma lavadora e secadora não é necessidade básica.

Em suma, lavar roupa numa dessas lavanderias automáticas na Europa pode ser uma necessidade em alguns casos, mas certamente é uma experiência no mínimo divertida (eu sempre rio ao tentar entender o que cada instrução quer dizer nas mais variadas línguas) 😀

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 02

Deixo aqui alguns nomes que encontrei para representar essas lavanderias automáticas para facilitar as suas buscas. Se souber de mais algum, por favor nos avise.

  • Laundromat
  • Self Service Laundry
  • Wash Club
  • Waschsalon (alemão)
  • Laundrette ou Laverie (francês)
  • Lavanderia self service

Os nomes em inglês normalmente servem para outros países também, pelo menos para começar as pesquisas. Também recomendo já fazer a pesquisa no Google Maps para encontrar a mais próxima, mas tenha em mente que algumas delas podem não existir mais (o Maps leva um tempo para se atualizar :/ ). Outra dica é levar as roupas na mala até a lavanderia, assim fica mais fácil de carregá-las pelas ruas.

Como fazer roteiros de viagem com o Google Maps

Quanto custa para lavar roupa na Europa?

O valor de cada lavanderia automática na Europa varia muito de país para país e depende do tamanho das máquinas e do tempo de secagem escolhido, sem contar o valor do sabão ou do amaciante.

Nessa última viagem, para cada 7kg de roupa aproximadamente usávamos uma máquina de lavar e depois uma de secar e comprávamos dois tabletes de sabão e um de amaciante. Tudo ficava entre 7 e 10 euros, dependendo do lugar. Se você for ficar mais tempo, vale a pena comprar seu próprio sabão e amaciante, pois cada um deve sair em torno de 4 euros.

Note que alguns lugares têm máquinas um pouco maiores (e um pouco mais caras também), o que é mais interessante se for possível acumular mais roupas antes de levar para lavar.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 10

Como lavar roupas nas lavanderias automáticas europeias?

Hora dos famosos tutoriais do tio Fred 😛

Esse tutorial foi baseado numa lavanderia da França que, por incrível que pareça, tinha instruções em inglês. Em Viena, na Bélgica e na Alemanha eu penei pra conseguir entender algumas coisas, mesmo usando o Google Translator.

Um detalhe importante: apesar do processo ser bem parecido entre as lavanderias automáticas, elas podem ter algumas diferenças. Por exemplo: em Bruxelas, o pagamento pela secadora era feito diretamente nela. Em outros lugares o sabão tinha de ser pago em outro lugar.

Por fim, a última dica importante antes de começarmos é: tenha sempre moedinhas! Muitos lugares não aceitam notas e não dão troco.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 04

Antes de mais nada, leia as instruções. Se der sorte, elas estarão em uma língua que você entende ou que pode ser deduzida.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 01

Ao entrar na lavanderia, escolha a máquina, coloque a roupa dentro e certifique-se de fechar bem a porta. Eu já fiquei vários minutos tentando entender por que a lavagem não começava antes de perceber que a porta estava entreaberta >.<”

Ah, guarde o número da maquina que for usar, porque tudo nessas lavanderias é baseada nesses números.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 06

Aproveite para conferir os programas de lavagem da máquina e a quantidade de sabão e amaciantes sugeridos. Às vezes eles estão na parede, às vezes na máquina. Quase todas as máquinas usam água aquecida, enquanto as nossas por aqui não costumam usar. Por isso, preste bastante atenção, pois algumas roupas podem não suportar lavagens a temperaturas muito altas e podem encolher.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 12

Nessas lavanderias, sempre há sabão e amaciante disponíveis em uma maquininha, a diferença é que o pagamento às vezes é no caixa central (no mesmo lugar que se pagam as máquinas de lavar e secar), às vezes é diretamente onde estão os tabletes. No caso acima, ele deveria ser pago no caixa central.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 11

Reparou que até os produtos de lavagem têm números? Isso facilita um bocado na hora de pagar 🙂 Vá até o caixa, aperte o número correspondente e insira a quantidade de dinheiro necessário. Em seguida retire seus itens.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 08

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 07

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 09

Volte para a máquina de lavar e veja quanto e onde você deve adicionar o sabão e amaciante para o ciclo de lavagem escolhido. Às vezes não há instruções claras, por isso eu uso a definição acima como base. O primeiro é para a pré-lavage, o segundo para a lavagem e o terceiro para o amaciante. Normalmente funciona 🙂

Agora é hora de voltar ao caixa central, digitar o número da sua máquina e fazer o pagamento. Depois, escolha o ciclo de lavagem e aperte o botão correspondente para começar o processo. Ele geralmente é grande e chamativo. Teoricamente você não pode deixar as roupas ali desacompanhadas, mas muitas pessoas fazem isso.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 03

Terminada a lavagem, retire a roupa e leve até uma das secadoras desocupadas. O processo de pagamento é basicamente o mesmo das lavadoras. Selecione o número dela, pague e volte para selecionar a temperatura da máquina antes de ligá-la.

Como lavar roupa na Europa: lavandera - 13

Essa seleção é ainda mais importante que a de lavagem, pois é durante a secagem que as roupas encolhem e elas encolhem mesmo, já diriam minhas meias secas em Paris 🙁 Por isso olhe sempre a etiqueta para não ter surpresas.

Se bater aquela dúvida, use a temperatura média ou baixa para correr menos riscos, o problema é que assim você precisará de 2 ou 3 ciclos para conseguir secar tudo, principalmente aquelas roupas mais pesadas ou fofas como calças e meias. Cuidado com roupas muito delicadas, esses processos são melhores para peças mais básicas e do dia a dia.

Assine nossa newsletter!