atualizado em:

Como usar o Google Maps Offline – Parte 1

“Some things Man was never meant to know. For everything else, there’s Google.” A Adri Lima perguntou no post Como […]

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

“Some things Man was never meant to know. For everything else, there’s Google.”

A Adri Lima perguntou no post Como planejar seu roteiro de viajens usando o Google Maps se havia alguma App para smartphone em que fosse possível visualizar os roteiros feitos no Google Maps.

Eu também senti falta disso durante nossa viagem à Espanha e resolvi fazer uma série de posts com meus achados sobre o assunto.

Neste primeiro post vou contar como usar a App oficial do Google Maps do iPhone sem ter acesso a wi-fi.

Quando estávamos em Sevilla, nós queríamos ir até um convento para conhecer o local e comprar doces feitos pelas freirinhas. Infelizmente nenhum dos mapas de papel que tínhamos estava bom o suficiente pois a região era cheia de ruelinhas, todas bem parecidas.

A primeira coisa que pensei foi usar o Google Maps e tirar print screens do iPhone mostrando o mapa pois não teria acesso a wi-fi no caminho.

(Para quem não sabe, para tirar prints da tela do iPhone, basta apertar o botão Home e o botão de desligar o aparelho ao mesmo tempo. Você vai ouvir um barulho de foto e a tela piscará. Depois é só ir onde as fotos do iPhone ficam que as imagens estarão lá. Simples assim :P)

Essa seria até uma solução razoável, mas e como lidar com a falta de nomes nas ruas menores? E se o caminho fosse grande? Quantos prints da tela seriam necessários?

Foi então que eu percebi que a App do Google Maps faz cache de alguns pedaços do mapa e que é possível ver esses pedaços mesmo estando offline. Não bastasse isso, você ainda consegue ver onde no mapa você está usando o GPS do aparelho.

Aqui vai a dica. Antes de sair do hotel ou do Starbucks ou de qualquer lugar que tenha wi-fi, abra a App do Google Maps e dê zoom até a distância que for melhor para você. Depois disso, vá movendo o mapa pela região que você quer passear até chegar ao destino final. Cada vez que você mover o mapa, espere ele carregar completamente antes de mover mais um pouco.

Após terminar de fazer o “cache” da região que você quer é hora de testar e ver se toda a região do mapa que você quer está disponível. Para isso, saia da App e coloque o telefone em modo avião para ter certeza de que está completamente desconectado. Volte na App do Google Maps, passeie pelo mapa e veja se todas as partes que você quer estão disponíveis. Se estiverem, ótimo! Caso contrário, significa que a região que você quer é muito grande para o nível de zoom que você escolheu. Será preciso voltar à App e repetir o processo com um zoom menor.

Agora que você conseguiu fazer o cache do mapa vem a parte mais legal. Você pode usar o GPS do aparelho para se localizar no mapa! No iPhone 3G o GPS não é assim tão preciso e também sofre quando está perto de prédios muito próximos, mas mesmo assim ajuda bastante.

Então tá, você já tem seu mapa em cache. Retorne o telefone o modo normal. Saia do hotel/local com wi-fi e abra a App de novo. Agora clique no botão que mostra sua localização no mapa. No iOS 4 é essa setinha aí em baixo. Nos anteriores era um botão tipo uma mira.

Google Maps App - Botão para mostrar sua localização

Ao apertar esse botão, ele moverá o mapa até a sua localização e mostrará uma bolinha azul no mapa. Normalmente essa bolinha tem um círculo em volta dela também azul. Esse círculo mostra o quão imprecisa está sua localização no momento. Quanto maior a área azul, menor a precisão. Depois de um tempo essa área diminui indicando que a precisão aumentou e depois de uns 5 min a precisão já deve ser boa. Se não aparecer nenhum círculo em volta da bolinha azul, significa que a precisão está boa para aquele nível de zoom. Mesmo se aparecer um círculo pequeno já é possível começar o passeio 🙂

Ao começar a andar, mesmo que você não esteja mais conectado, a bolinha azul vai se mover e com isso você poderá se localizar facilmente no mapa.

Por experiência própria, o GPS do iPhone 3G não é muito rápido em atualizar sua localização (bolinha azul) no mapa, mas não passa do tempo de andar 1 quarteirão. Você ainda pode desligar a App ou travar o telefone e voltar somente quando precisar.

Agora que você tem um mini mapa com GPS da região do passeio, não engesse seu percurso. Aproveite para se perder naquelas ruelinhas lindas da cidade e quem sabe você não encontra um verdadeiro mercado das pulgas como aconteceu conosco em Sevilla?

É isso aê.

Assine nossa newsletter!

Comentários