atualizado em:

Como é voar com a Copa Airlines para os Estados Unidos?

Conhecida por suas promoções de passagens, a Copa Airlines quer se tornar um dos principais centros de conexões de todo o continente.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

De uns anos para cá, vimos a oferta de voos para os Estados Unidos crescer consideravelmente e muito desse cenário se deu com a consolidação da Copa Airlines, a companhia aérea do Panamá, que viu, nas diferentes capitais brasileiras, uma enorme oportunidade de mercado.

Operando voos para mais de 78 destinos em 32 países, a Copa Airlines se posicionou como uma opção econômica e prática tanto para quem quer viajar para os Estados Unidos quanto para o Caribe e América Central.

A Copa Airlines

Aeronaves da Copa Airlines

A rota entre o Brasil e o Panamá é operada com três tipos diferentes de aeronaves:

  • Boeing 737-800 Premium com 16 lugares na executiva e 138 na classe econômica.
  • Boeing 737-700 e 800 com a configuração 16 executivas e 144 econômicas.
  • Embraer 190 com 10 executivas e 84 econômicas apenas no voo que parte de Manaus.

As cadeiras têm um espaço padrão e não reclinam muito, lembrando um pouco a configuração usada pela Gol nos voos de ponte-aérea.

como e voar com a copa airlines aeronave

É possível reserva os assentos com antecedência na Copa Airlines?

Sim, é possível reservar seu assento no site da Copa Airlines ou com seu agente de viagens, caso a compra tenha sido realizada com essa empresa.

Há uma cobrança de taxa adicional apenas pelos primeiros lugares da classe econômica e pela saída de emergência. Para garantir bom lugar, faça essa reserva assim que possível e não espere até o check-in no balcão do aeroporto.

como e voar com a copa airlines espaço entre as pernas

Franquia de bagagem na Copa Airlines

A Copa Airlines está readequando sua política de bagagens e a franquia depende do destino final de cada passageiro. Em geral, considere o limite de uma mala de 23kg. Consulte todas as regras de franquia, malas extras e excesso de bagagem no site.

Programa de milhagem da Copa Airlines

A empresa tem seu próprio programa de benefícios chamado ConnectMiles e entre seus principais benefícios estão a troca de uma milha por milha voada na cia;  acúmulo ao viajar nas companhias aéreas da Star Alliance; descontos ou isenção de taxas de reserva tardia, alteração ou cancelamento ou reembolso de bilhetes premium.

A Copa Airlines faz parte da Star Alliance e mantém parcerias com a Air France, KLM, United, Aeromexico, Iberia, Avianca, Gol, TAME (do Equador), Cubana entre outras. Ao voar, você pode jogar suas milhas no Smiles da Gol, no MileagePlus da United ou em qualquer programa das companhias da aliança.

Cidade do Panamá como hub internacional da Copa Airlines

Todos os voos da Copa Airlines partindo do Brasil fazem uma conexão na Cidade do Panamá mesmo que o Panamá não seja o destino final. Essa escolha da companhia, que definiu o Aeroporto Internacional Tocumen como seu hub, faz parte do seu objetivo de ser chamada “o hub das Américas” e de se tornar um dos principais centros de conexões de todo o continente.

Aeroporto Internacional da Cidade do Panamá

Apesar de ser um aeroporto internacional, sua estrutura é bastante simples, com poucas opções de restaurantes e cafés (todos careiros e tudo cobrado em dólar) e algumas “lojas duty free” com preços que costumam ser melhores do que no Brasil, mas não tão econômicos quanto nos EUA. O wi-fi gratuito é limitado a apenas 30 minutos.

Saídas regulares dos voos da Copa no Brasil

A Copa Airlines opera voos partindo de sete cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Manaus. A boa notícia fica a cargo desta novidade: a partir de julho 2018, ela também terá voos de Salvador e Fortaleza.

como e voar com a copa airlines aeroporto cidade do panama

É preciso tomar a vacina contra a febre amarela para viajar com a Copa?

O certificado internacional de vacinação só é exigido se seu destino final for o Panamá ou outros pontos da América Latina que exigem tal comprovação. Quem faz conexão para os Estados Unidos não precisa se preocupar. No entanto, a companhia recomenda que os passageiros providenciem o certificado caso seja preciso sair do aeroporto em alguma situação adversa.

Lembre-se que o Panamá não exige visto de entrada para viajantes brasileiros.

Nosso primeiro voo com a Copa Airlines

Nossa primeira experiência com a empresa foi voando para Denver, uma das novas rotas na América do Norte.

Check-in em Guarulhos e conexão na Cidade do Panamá

O check-in no aeroporto internacional de Guarulhos é feito no Terminal 2 e a equipe de solo costuma ser bastante gentil. São seis voos diários de aproximadamente 6h40 até a Cidade do Panamá, sendo que a maioria parte sempre de madrugada. Portanto você vai acabar perdendo essa noite de sono.

A quebra da viagem com uma conexão rápida é uma boa alternativa para quem quer ir para os Estados Unidos.

Como a Copa Airlines tem uma extensa malha de voos para os principais destinos de férias da terra do Tio Sam, você provavelmente não precisará fazer conexão nos EUA e, com isso, não terá o risco de perder o segundo voo por causa das filas de segurança. A imigração é feita no destino final.

como e voar com a copa airlines aviao para estados unidos

Outra vantagem é não precisar retirar a mala no Panamá e despachá-la novamente ou passar pelos serviços de aduana. Todos os passageiros em conexão já saem diretamente na sala de embarque. Existe apenas um pequeno procedimento de segurança no embarque dos voos para os Estados Unidos.

Entretenimento de bordo

O entretenimento de bordo individual está presente em todos os voos que partem do Brasil para o Panamá, mas o catálogo de filmes é muito limitado. Por isso é importante caprichar no seu kit passatempo com tablet, livro, músicas, podcasts, séries, celular, snacks e tudo mais! A poltrona tem carregador USB para você não se preocupar com a bateria do celular.

Muitos voos da Copa que partem da Cidade do Panamá para os Estados Unidos são feitos em aviões que não disponibilizam entretenimento individual, dependendo da rota e da quantidade de passageiros.

como e voar com a copa airlines entretenimento

Qualidade e atendimento do serviço de bordo

Tanto no trecho que parte do Brasil quando no voo para os EUA, o serviço de bordo é oferecido duas vezes, sendo um lanche ou café da manhã e uma refeição maiorzinha.

Para o lanche, geralmente é servido um sanduíche de peru ou carne e, no caso do café da manhã, um omelete ou panqueca de chocolate, ambos acompanhados de bebidas alcoólicas e não alcóolicas. A refeição é bem padrão e satisfatória para um voo de seis horas, mas se você for do tipo que sente muita fome ou gosta de ficar beliscando, leve mais alguma coisa na mochila.

como e voar com a copa airlines refeiçoes

Ao oferecer voos partindo de diversas cidades do Brasil, principalmente do Nordeste, a Copa Airlines reforça seu diferencial de conectar o país com os mais diferentes destinos da América, principalmente pela América Central, Caribe e Estados Unidos. Tanto é que, em 2018, recebeu dois prêmios da Skytrax como “Melhor Companhia Aérea na América Central e Caribe”.

Capriche no seu kit de entretenimento individual e embarque nas promoções da cia.

O Sundaycooks viajou a convite da Copa Airlines e USA Travel Assossiation para participar da IPW em Denver, Colorado.

Assine nossa newsletter!

Comentários