De uns anos para cá, vimos a oferta de voos para os Estados Unidos crescer consideravelmente e muito desse cenário se deu com a consolidação da Copa Airlines, a companhia aérea do Panamá, que viu, nas diferentes capitais brasileiras, uma enorme oportunidade de mercado.
Operando voos para mais de 78 destinos em 32 países, a Copa Airlines se posicionou como uma opção econômica e prática tanto para quem quer viajar para os Estados Unidos quanto para o Caribe e América Central.
A Copa Airlines
Aeronaves da Copa Airlines
A rota entre o Brasil e o Panamá é operada com três tipos diferentes de aeronaves:
- Boeing 737-800 Premium com 16 lugares na executiva e 138 na classe econômica.
- Boeing 737-700 e 800 com a configuração 16 executivas e 144 econômicas.
- Embraer 190 com 10 executivas e 84 econômicas apenas no voo que parte de Manaus.
As cadeiras têm um espaço padrão e não reclinam muito, lembrando um pouco a configuração usada pela Gol nos voos de ponte-aérea.
É possível reserva os assentos com antecedência na Copa Airlines?
Sim, é possível reservar seu assento no site da Copa Airlines ou com seu agente de viagens, caso a compra tenha sido realizada com essa empresa.
Há uma cobrança de taxa adicional apenas pelos primeiros lugares da classe econômica e pela saída de emergência. Para garantir bom lugar, faça essa reserva assim que possível e não espere até o check-in no balcão do aeroporto.
Franquia de bagagem na Copa Airlines
A Copa Airlines está readequando sua política de bagagens e a franquia depende do destino final de cada passageiro. Em geral, considere o limite de uma mala de 23kg. Consulte todas as regras de franquia, malas extras e excesso de bagagem no site.
Programa de milhagem da Copa Airlines
A empresa tem seu próprio programa de benefícios chamado ConnectMiles e entre seus principais benefícios estão a troca de uma milha por milha voada na cia; acúmulo ao viajar nas companhias aéreas da Star Alliance; descontos ou isenção de taxas de reserva tardia, alteração ou cancelamento ou reembolso de bilhetes premium.
A Copa Airlines faz parte da Star Alliance e mantém parcerias com a Air France, KLM, United, Aeromexico, Iberia, Avianca, Gol, TAME (do Equador), Cubana entre outras. Ao voar, você pode jogar suas milhas no Smiles da Gol, no MileagePlus da United ou em qualquer programa das companhias da aliança.
Cidade do Panamá como hub internacional da Copa Airlines
Todos os voos da Copa Airlines partindo do Brasil fazem uma conexão na Cidade do Panamá mesmo que o Panamá não seja o destino final. Essa escolha da companhia, que definiu o Aeroporto Internacional Tocumen como seu hub, faz parte do seu objetivo de ser chamada “o hub das Américas” e de se tornar um dos principais centros de conexões de todo o continente.
Aeroporto Internacional da Cidade do Panamá
Apesar de ser um aeroporto internacional, sua estrutura é bastante simples, com poucas opções de restaurantes e cafés (todos careiros e tudo cobrado em dólar) e algumas “lojas duty free” com preços que costumam ser melhores do que no Brasil, mas não tão econômicos quanto nos EUA. O wi-fi gratuito é limitado a apenas 30 minutos.
Leia também:
Saídas regulares dos voos da Copa no Brasil
A Copa Airlines opera voos partindo de sete cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Manaus. A boa notícia fica a cargo desta novidade: a partir de julho 2018, ela também terá voos de Salvador e Fortaleza.
É preciso tomar a vacina contra a febre amarela para viajar com a Copa?
O certificado internacional de vacinação só é exigido se seu destino final for o Panamá ou outros pontos da América Latina que exigem tal comprovação. Quem faz conexão para os Estados Unidos não precisa se preocupar. No entanto, a companhia recomenda que os passageiros providenciem o certificado caso seja preciso sair do aeroporto em alguma situação adversa.
Nosso primeiro voo com a Copa Airlines
Nossa primeira experiência com a empresa foi voando para Denver, uma das novas rotas na América do Norte.
Check-in em Guarulhos e conexão na Cidade do Panamá
O check-in no aeroporto internacional de Guarulhos é feito no Terminal 2 e a equipe de solo costuma ser bastante gentil. São seis voos diários de aproximadamente 6h40 até a Cidade do Panamá, sendo que a maioria parte sempre de madrugada. Portanto você vai acabar perdendo essa noite de sono.
A quebra da viagem com uma conexão rápida é uma boa alternativa para quem quer ir para os Estados Unidos.
Como a Copa Airlines tem uma extensa malha de voos para os principais destinos de férias da terra do Tio Sam, você provavelmente não precisará fazer conexão nos EUA e, com isso, não terá o risco de perder o segundo voo por causa das filas de segurança. A imigração é feita no destino final.
Outra vantagem é não precisar retirar a mala no Panamá e despachá-la novamente ou passar pelos serviços de aduana. Todos os passageiros em conexão já saem diretamente na sala de embarque. Existe apenas um pequeno procedimento de segurança no embarque dos voos para os Estados Unidos.
Entretenimento de bordo
O entretenimento de bordo individual está presente em todos os voos que partem do Brasil para o Panamá, mas o catálogo de filmes é muito limitado. Por isso é importante caprichar no seu kit passatempo com tablet, livro, músicas, podcasts, séries, celular, snacks e tudo mais! A poltrona tem carregador USB para você não se preocupar com a bateria do celular.
Muitos voos da Copa que partem da Cidade do Panamá para os Estados Unidos são feitos em aviões que não disponibilizam entretenimento individual, dependendo da rota e da quantidade de passageiros.
Outras dicas:
Qualidade e atendimento do serviço de bordo
Tanto no trecho que parte do Brasil quando no voo para os EUA, o serviço de bordo é oferecido duas vezes, sendo um lanche ou café da manhã e uma refeição maiorzinha.
Para o lanche, geralmente é servido um sanduíche de peru ou carne e, no caso do café da manhã, um omelete ou panqueca de chocolate, ambos acompanhados de bebidas alcoólicas e não alcóolicas. A refeição é bem padrão e satisfatória para um voo de seis horas, mas se você for do tipo que sente muita fome ou gosta de ficar beliscando, leve mais alguma coisa na mochila.
Ao oferecer voos partindo de diversas cidades do Brasil, principalmente do Nordeste, a Copa Airlines reforça seu diferencial de conectar o país com os mais diferentes destinos da América, principalmente pela América Central, Caribe e Estados Unidos. Tanto é que, em 2018, recebeu dois prêmios da Skytrax como “Melhor Companhia Aérea na América Central e Caribe”.
Capriche no seu kit de entretenimento individual e embarque nas promoções da cia.
O Sundaycooks viajou a convite da Copa Airlines e USA Travel Assossiation para participar da IPW em Denver, Colorado.
Caro Fred,
Que é a Copa é uma alternativa barata para os EUA, eu concordo, mas a minha experiência com ela foi, no mínimo sofrível.
O nosso voo partiu de Recife para Orlando, com a conexão no Panamá. O equipamento utilizado foi um 737-700, no primeiro trecho. Ele não tem qualquer tipo de entretenimento. Tomada USB?Nem pensar! Em um voo de sete horas, isso faz diferença.
Jantar? Duas opções: um kit com dois biscoitos Oreo ou um saquinho com um salgadinho feito de banana verde. Eu pensei que seria alguma entrada, mas foi a “refeição” principal. O café da manhã existiu: uma panqueca fria com geleia muitooo doce. Havia sucos, refrigerantes e outras bebidas.
Já a conexão feita em um 737-800 tinha entretenimento como revista de bordo, telas individuais de tv, musica, etc. E também teve refeição quente.
Retornei ao Brasil por Miami e o primeiro trecho foi feito também com um 737-800 com entretenimento e refeição quente. De PTY para REC, pegamos um 737-700 e o “serviço de bordo” foi o mesmo da ida.
Fiquei curioso para se esse tipo de atenção ao passageiro era específico para os voos com destino ao Recife. Pelo seu relato, é.
Viajo bastante e em voos internacionais, indubitavelmente, em termos de serviço ao passageiro, foi a minha pior experiência.
Oi Odilon. Que pena saber que sua experiência foi ruim 🙁 Era, inclusive o que todo mundo falava e não foi o que encontrei. Não é um serviço ótimo, mas foi razoável, bem diferente do q vc descreve, infelizmente.
Eu achei a aeronave que viajei de PTY até Denver pior que o de GRU para o panamá. O que você me descreveu me pareceu melhor que o meu nesse trecho.
Tenho quase certeza de que a Copa tem aviões diferentes dependendo da rota (e também caso algum imprevisto com a aeronave aconteça) e essa rota REC-PTY pode estar com um ruim, seja temporário ou fixo até a rota se estabelecer.
Vou entrar em contato com a assessoria pra ver se consigo confirmar essas informações também.
Olá, Odilon. Se te serve de consolo, os vôos de Porto Alegre ao Panamá também não tem entretenimento – e é um vôo de 7 horas! O serviço achei bom, mas a aeronave pequena para um vôo relativamente longo é ruim. Acho que a diferença de serviço e entretenimento é diferenciada mais para americanos e brasileiros. Vôos de ou para EUA parecem ser sempre melhores do que para o Brasil. Espero que melhorem.
Obrigada por compartilhar sua experiência conosco, Cristiane!
Bom dia. Viajarei pela Copa no final de março de 2019 ; rota São Paulo/Panamá/Los Angeles. Vc poderia me informar que modelos de aviões estão sendo utilizados para este percurso?. Tenho laudo de Hernia de Disco na Cervical e lombar. Todas as poltronas reclinam? o primeiro trecho será feito durante a noite. Grata
Maria Cecília
Oi, Maria. Tudo bem?
Não consigo te responder com precisão porque as vezes as aeronaves são realocadas sem aviso prévio. O ideal é entrar em contato diretamente com o atendimento ao cliente da empresa.
Olá!! Uma dúvida: os vôos da Copa são pontuais? Pois estou olhando um vôo BHZ-NYC, com conexão de somente 1 hora no Panamá. Dará tempo?
Olá, Patrícia.
Geralmente são pontuais, sim, mas caso aconteça algum tipo de atraso, eles são obrigados a te colocarem num outro voo para Nova York.
Boa viagem!
Estou no Panamá agora, experiência horrível de bh até aqui, nem uma porta USB p carregar o celular e a surpresa das tomadas do aeroporto não suportar os carregadores brasileiros, acho que foi a última vez que viajei de copa!
Olá, João!
Obrigada por compartilhar sua experiência por aqui.
Outros leitores têm relatado o mesmo tipo de serviços das rotas saindo de Porto Alegre e do Nordeste.
Estou procurando por um voo com tarifa mais barata e encontrei semente pela COPA … mas pelo jeito terei experiencia ruim.
Pois é, Marcos! É importante viajar com as expectativas baixas: leve seu próprio entretenimento e faça uma refeição reforçada antes de embarcar.
Viajei pela copa de belo horizonte a Bogotá, passando por Panamá. Eu fui na classe executiva, e não tinha entretenimento a bordo em nenhum dos vôos. Parece que no Brasil é só desde São Paulo e talvez desde o Rio. A comida foi farta e deliciosa, mas imagino que seja por ser na executiva. Agora vou viajar pros Estados Unidos na classe econômica. Vejo que já devo me preparar psicologicamente
Obrigada pelo relato, Paola!
A Copa opera num esquema completo de low-coast. A única saída é caprichar nos snakcs e no nosso próprio entretenimento de bardo.
Já viajei 4 xs de Copa, de executiva, Rio de Janeiro/Orlando. Não é a melhor executiva. A poltrona não é flat, mas reclina legal, é bem larga e tem apoio para os pés. Há conforto. Tinha entretenimento individual e o serviço de bordo bem satisfatório. Custo beneficio p um voo de 6 hs até o Panamá, que valeu a pena.
Obrigada pelo relato, Aline!
Somente curiosidade em relação a Business class, pois viajarei para Orlando no dia 9/12 e retorno dia 19/12. Vejo muitos comentários em relação a aeronave pequena, espaço entre acentos e entretenimentos. Se puder me responda.
Poxa, Antônio!
Desculpa pela demora em te responder. Espero que você tenha feito uma boa viagem