atualizado em:

Onde comer e beber em Dusseldorf: da Altbier ao Killepitsch

Dusseldorf é uma cidade muito tranquila e gostosa de se conhecer na Alemanha. Com jeitão de cidade grande e clima de férias […]

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Dusseldorf é uma cidade muito tranquila e gostosa de se conhecer na Alemanha. Com jeitão de cidade grande e clima de férias em cidade pequena, ela não deixa nada a desejar à sua irmã maior Colônia, tanto na gastronomia quanto nas cervejas, razão da maior rivalidade entre elas.

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 07

A gastronomia e a cultura cervejeira de Dusseldorf

Em Dusseldorf você encontrará todos aqueles pratos típicos da cozinha alemã que tanto adoramos, incluindo uma variedade de linguiças e de pratos à base de repolho, batata e carne de porco. É ogro food da melhor qualidade e muitas vezes mais barato que no resto da Alemanha, principalmente se a ideia for dividir o prato com outra pessoa 😉

Reserve seus passeios

Tours selecionados em Dusseldorf:

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 03

Assim como em sua vizinha, a cerveja é o carro chefe da cidade e parte de uma grande tradição secular, mas não espere encontrar aquelas canecas de litrão que tanto vemos na Baviera. Esse pedacinho da Alemanha é conhecido por servir suas bebidas em copos de 200-250ml: de um lado a Altbier de Dusseldorf e do outro a Kölsch de Colônia.

Dica do coração: nunca peça uma kölsch em Dusseldorf, ou uma altbier em Colônia, eles podem se ofender. É um Fla x Flu tão curioso de acompanhar como a disputa pelo título de melhor país cervejeiro entre Alemanha, Bélgica e a República Tcheca. 

Onde comer e beber bem em Dusseldorf?

Depois de muito comer e de provar cada uma das cervejas locais (era tudo pesquisa de campo, juro!), compartilho algumas dicas testadas e aprovadas para quem quer se divertir nessa saborosa tarefa de comer e beber bem e barato em Dusseldorf 😀

Ofertas de hotéis em Dusseldorf

Ofertas de hotéis na Altstadt

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 11

Bairro Altstadt (a cidade velha), o berço da Altbier

No pequeno centro histórico de Dusseldorf, ficam alguns dos endereços mais importantes quando o assunto é cerveja local. Quatro cervejarias tradicionais de Altbier seguem produzindo essa birra escura, densa e de alta fermentação utilizando a mesma receita e modo de preparo de antigamente, tudo ali, no interior dos prédios históricos.

Apesar de nossa guia ter comentado que o consumo da bebida vem caindo nos últimos anos por causa dos jovens que preferem tomar vinho, deixo aqui os dois melhores e mais tradicionais lugares para se beber a autêntica Altbier 😀

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 12

A Brauerei im Füchschen é uma cervejaria muito famosa na cidade que funciona desde 1848 seguindo a mesma receita de família. Se o balcão estiver lotado, não se preocupe, os garçons servem a cerveja sem parar até na calçada na frente do bar.

  • Endereço: Ratinger Str. 28
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 9h às 1h
  • Faixa de preço: cerveja de 250 ml custa 2 euros
  • Site: fuechschen.de

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 14

Outro endereço famoso e que vive lotado de locais é a Uerige que produz a Altbier desde 1862. A cerveja escura é servida em um copinho de 250 ml e os garçons não param de passar a todo momento deixando mais uma rodada na mesa. Para entrar no clima, nada melhor do que sentar em um dos espaços compartilhados que ficam no calçadão do Altstadt.

  • Endereço: Berger Str. 1
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 10h à meia noite
  • Faixa de preço: cerveja de 250 ml custa 2,05 euros
  • Site: uerige.de/en

Para quem está curioso, a Füchschen tem um sabor mais leve, já a Uerige traz um sabor mais marcante da torra do malte.

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 02

Da cerveja ao licor mais forte que já provamos, Dusseldorf também guarda outra tradição alcoólica. Chamada de Killepitsch, a bebida típica da cidade é produzida desde 1858 e é feita à base de 98 ervas e ingredientes diferentes cujo o resultado é um licor com 42% de álcool. É bebida pra leão nenhum botar defeito.

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 08

O drink nasceu de uma brincadeira entre dois amigos que diziam que, se eles não morressem (Killed), eles criariam alguma bebida forte (pitsch) e desse trocadilho nasceu o nome Killepitsch.

Desde 1955 no centro histórico e bem perto da cervejaria Uerige, fica o tradicional bar desse licor, o Killepitsch Haus zum Helm. A lenda diz que o maior desafio é tomar três shots sem ver o teto girar. Hoje o licor se tornou um souvenir oficial da cidade 😀

  • Endereço: Holzstrasse, 4
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 11h às 23h
  • Faixa de preço: um frasco pequeno custa menos de 2 euros na loja ao lado do bar
  • Site: killepitsch.de

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 09

Nem só de boas bebidas é feito o centro histórico de Dusseldorf. Em uma de suas ruazinhas, fica uma simpática loja de mostardas chamada Gewürzhaus. Herança familiar, o endereço está aberto desde 1726 produzindo diferentes tipos de mostarda (ABB-Senf) e já foi até retratado em quadro do Van Gogh de 1840 o.O

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 15

Você pode comprar um pote de sua mostarda lá mesmo ou levar seu próprio frasco para reabastecê-lo como refil. Recentemente abri o vidrinho que trouxe e me arrependi de ter comprado um tão pequeno, pois a mostarda é muito saborosa e bem condimentada. Aceito mostarda da Gewürzhaus como presente de natal, tá?

  • Endereço: Mertensgasse 25
  • Horário de funcionamento: de quarta à sexta das 9:30 às 14h e das 15h às. Aos sábados até as 15h. Fechado aos domingos e segundas.
  • Faixa de preço: 4 euros o pote pequeno de 100 gramas (cerâmica pintada a mão)
  • Site: gewuerzhaus-altstadt.de

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 05

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 06

O Carlsplatz Markt é o tipo de lugar onde eu adoro me perder. Considerado o mercado de rua mais antigo da cidade, 60 barraquinhas vendem todo tipo de produto colorido, frescos, regionais e de vários cantos do mundo que você pode imaginar.

Dá para comprar várias coisinhas diferentes e fazer um belo lanche no Rheinuferpromenade – o calçadão à beira do rio Reno – ou tentar disputar uma mesinha com os engravatados que aproveitam a hora do almoço para curtir um pouco do sol 😉

  • Endereço: Carlsplatz, 1
  • Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 8h às 18h, fechado aos domingos
  • Site: carlsplatz-markt.de

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 10

MedienHafen

Entre os prédios modernosos e as obras de Frank Gehry na região do MedienHafen, fica um restaurante excepcional de pratos típicos do Vale do Reno. O Eigelstein oferece uma variedade de quitutes que amamos: muita carne de porco, saladas, linguiças, sopas e, como não poderia deixar de ser, a boa e velha cerveja. Nem preciso dizer que os pratos servem duas pessoas, né?

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 01

Apesar da disputa acirrada entre Colônia e Dusseldorf, entre a Kölsch e a Altbier, aqui eles servem a cerveja típica de Colônia naquele copinho tradicional de 200 ml. Garçom: desce duas, por favor!

  • Endereço: Hammer Str. 17, 40219
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 11:30 às 23:30
  • Faixa de preço: pratão de ombro de porco com salada, bacon e pão: 11,90 euros; já 6 salsichas com salada de batata: 10,30 euros
  • Site: eigelstein-duesseldorf.com

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 04

Oberkassel

Do outro lado do rio, fica o charmoso bairro de Oberkassel, casa do famoso Café Muggel, um restaurante com jeitão meio de café, meio de bistrô, mas com cardápio bem germânico. Ele costuma ser muito concorrido principalmente na hora do jantar e do brunch nos finais de semana. A carta de cervejas é ótima e tem rótulos bem diferentes e poucos conhecidos aqui no Brasil. Os pratos são generosos e podem ser divididos.

  • Endereço: Dominikanerstrasse, 4
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 9h às 1h
  • Faixa de preço: pratos entre 7 e 21 euros
  • Site: cafe-muggel.de

Onde comer em Dusseldorf, terra da cerveja Altbier - 13

Esse trecho da viagem contou com o apoio do Düsseldorf Marketing & Tourismus GmbH e do Centro de Turismo Alemão.

Assine nossa newsletter!

Comentários