Já cogitou visitar a Eslovênia? Esse pequeno país banhado pelo mar Adriático é um dos segredos mais bem guardados do turismo europeu. E pode acreditar: ao vivo, tudo é ainda mais bonito! Não existe filtro no Instagram ou no Photoshop que dê conta de traduzir as combinações de alpes, cachoeiras, lagos, pequenos vilarejos e sua costa toda recortada. Foi amor à primeira vista e este post é aquele empurrãozinho que faltava para você colocar, de uma vez por todas, esse lindo país no seu roteiro 😀
A Eslovênia…
É barata
Conheci uma eslovena que definiu muito bem seu próprio país: “A Eslovênia é a Suíça que não maltrata o seu bolso”. Uma comparação empolgante para quem procura destinos diferentes, atraentes e que não custam os olhos da cara 😉
A Eslovênia fez parte da antiga Iugoslávia e hoje é um dos países integrantes da União Europeia e adota o euro como sua moeda oficial, ou seja, não precisamos nos preocupar com um segundo câmbio. Apesar disso, os preços em geral são mais acessíveis se comparado a países vizinhos como a Itália.
Mesmo gastando em euros, por ser um destino menos visitado, as atrações, os passeios e todos os custos da viagem são mais econômicos. Você consegue comer bem gastando pouco e ainda pode visitar várias cachoeiras, fazer pequenas trilhas e conhecer lagos sem nenhum custo extra. Em cada post de atrações e roteiros vamos detalhar os valores cobrados.
É fácil de dirigir
A melhor maneira de se locomover pela Eslovênia é alugando um carro. Com um bom GPS e nossas dicas em mãos, você descobre facilmente porque o slogan do país é “I feel Slovenia” (Eu sinto a Eslovênia). Para onde quer que se olhe, existe alguma paisagem bonita para ver ou visitar.
É muito tranquilo dirigir pelas estradas eslovenas, não pegamos trânsito e não tivemos nenhum tipo de problema com sinalização ou condições nas estradas. Aliás, o Fred já publicou um post completo falando sobre como foi sua experiência ao cruzar o país de carro:
Leia também:
É pequenina
É possível visitar o país inteiro com calma em 8 dias completos de viagem. Dá pra emendar um feriadão no Brasil com mais uns diazinhos de folga, dá pra aproveitar aquelas férias que você não sabe pra onde ir, mas no final o importante é saber que a Eslovênia sempre cabe no seu roteiro 😉
O país tem apenas 20 mil metros quadrados de extensão territorial, sendo menor do que o estado de Sergipe, e recentemente também foi considerado um dos países mais seguros da Europa.
É pouco conhecida
Nada de empurra-empurra e de gente entrando na frente da sua selfie. Viajar pela Eslovênia é viajar por um destino muito bem preservado e que ainda não sofre as consequências negativas do grande fluxo do turismo de massa como outros países maiores da Europa.
É fácil conversar com a população local – muitos falam inglês numa boa -, é fácil fazer pequenas trilhas sem cruzar com lixo abandonado por turistas irresponsáveis e é ainda mais fácil se apaixonar por suas belezas, o que nos leva para o último motivo deste post…
É bonita. Bonita não, ela é maravilhosa!
Impossível pensar na Eslovênia sem sugerir uma visita à sua simpática capital, Ljubljana. A cidade se orgulha de ter recebido o título de “Capital Verde da Europa em 2016” graças às suas inúmeras iniciativas ecológicas e sustentáveis. Lá você vai encontrar um dos castelos mais antigos do país, o mercado central cheio de coisas saborosas e vários bares que vendem cervejas artesanais, além de muitos prédios históricos que contam sobre o passado do país.
Outro ponto imperdível é o lago Bled, o cartão postal oficial da Eslovênia. Envolvo por grandes montanhas, esse lago de águas cristalinas guarda uma pequena joia: uma igrejinha construída numa ilhota.
Também não pode ficar de fora do roteiro as cavernas de Postojna e o castelo de Predjama, as atrações mais visitadas do país depois de Bled.
A caverna de Postojna é considerada a segunda maior do mundo e suas formações geológicas datam de muitos milhares de anos. Já o castelo de Predjama é o maior castelo dentro de uma caverna, segundo o livro dos recordes.
O grande destaque para quem gosta de natureza intocada, é o Parque Nacional Triglav. Se você gosta de aventuras, como trilhas de bicicleta, trekkings, rafting, SUP e caiaque, ou não é tão atlético, mas gosta de fazer pequenas caminhadas e entrar em contato com paisagens impressionantes, esse é seu endereço.
Dois dos lugares mais bonitos do parque são a imperdível trilha de Vintgar Gorge e a cachoeira Savica. A visita à Savica é facilmente combinada com um passeio no teleférico da estação de esqui Sindikat. Do alto, você vai se surpreender com a vista do Lago Bohinj.
Para terminar esse roteiro surpreendente pela Eslovênia, não poderia ficar de fora uma cidadezinha litorânea chamada Piran. Ela é toda murada e preserva prédios históricos belíssimos numa vibe meio Cinque Terre. O tempo passa mais tranquilo por lá e nada melhor para curtir essa brisa do mar do que pedir um belo Aperol Spritz e agradecer por ter conhecido esse lindo país 😀
O Sundaycooks viajou para a Eslovênia com o apoio do Slovenian Tourist Board.
Adorei! Foi pro topo da lista! Que lugares incríveis, hein?!?
Oi, Alê.
Você ia pirar! É um paraíso para os fotógrafos 😀
Nossa, que destino sensacional!
Com certeza a Eslovênia foi pra minha wish list e espero não ter que esperar muito tempo para poder desfrutar ao vivo de todas essas maravilhas!
É muito legal, Cris 😀
Obrigada pela visita!
Fui para a Eslovênia e fiz um roteiro semelhante. Não fui para Piran, e fui para as cavernas de Skocjan ao invés de Postoja. Foi mais chato de combinar a visita com o Castelo de Predjama, mas compensou para ver o maior canyon subterrâneo da Europa, com direito a rio lá embaixo ; )
Também acho um país imperdível, para mim é um das melhores da Europa. Mais motivos, para mim, para visitar a Eslovênia são a de ser um país de encontro de culturas, bem na interseção das culturas germânicas, latinas e eslavas, e com influência de todos, e o incrível bairro de Metelkova em Ljubljana.
Que legal seu relato, Julia 😀
Encontramos mais uma apaixonada pela Eslovênia <3
Esse pais possui alguma pista de Ski ? Obrigado..
Tem sim, Sérgio.
Uma das mais conhecidas é a estação de esqui Sindikat 😉
Não vejo a hora de podermos voltar a viajar pra poder conhecer a Eslovênia! Adorei o post repleto de dicas!
Esse é um dos países mais lindos que já conheci. Valeu muito a visita!