Para quem ainda não sabe, eu sou capixaba, mas confesso que somente nos últimos anos, quando comecei a viajar de verdade e ver os locais que visito com outros olhos, é que percebi o que Vitória e o Espírito Santo têm de interessante. Por isso, fiz este pequeno roteiro de final de semana em Vitória para ajudar quem estiver com dúvidas sobre o que fazer em 1 ou 2 dias por lá 🙂
Curiosidade: Os índios goitacazes a chamavam Vitória de Ilha de Guanaaní, ou Ilha do Mel, por causa da beleza da ilha e das águas ricas em peixer e mariscos 🙂
Roteiro de final de semana em Vitória
Nesta minha última ida a Vitória, resolvi passear pela cidade para (re)descobrir pontos que eu já conhecia, mas que nunca havia prestado atenção. É engraçado como certos lugares importantes e interessantes para os turistas se tornam lugares comuns para quem nasce e vive por muito tempo na cidade. Aproveite para ver o mapa que eu criei no final do post para planejar seu roteiro 😉
Praias de Vitória
Vitória possui várias praias, sendo a Praia de Camburí uma das maiores e mais conhecidas. É nela também que está o grande calçadão com seus 5km de extensão que foi renovado, melhorado e agora conta com uma ciclovia.
Na pontinha da Praia de Camburí, pertinho da Ponte de Camburí, está um dos três piers da praia com sua imagem de Iemanjá, protetora dos navegantes. É deste pier também que sai um tour de barco a vela pela ilha.
Infelizmente, alguns pontos da praia são impróprios para banho, mas parece que a prefeitura está trabalhando para resolver a situação.
A Curva da Jurema é outro point para quem gosta de praia. Menor que a Praia de Camburi, mas bem animada nos finais de semana, é uma opção para quem está hospedado mais próximo do Shopping Vitória, o principal shopping da cidade.
Além dessas duas, as praias da Ilha do Boi e Ilha do Frade são muito interessantes. Apesar de não terem os kiosques ou algumas facilidades que as outras praias têm, elas ficam meio que escondidas em dois dos bairros mais nobres e bonitos da cidade. Apesar da chuva que insistia em cair, resolvi passar por lá e reencontrar uma prainha que há muito eu não ia e que é a minha preferida na cidade 😛
Os bairros por si só também valem um passeio, pois são bem calmos e cheios de verde 😉
Convento da Penha
Com seus 464 anos, o Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil e está localizado na cidade de Vila Velha, vizinha a Vitória.
Este é certamente um dos pontos mais emblemáticos do Espírito Santo e é um lugar quase que obrigatório de visita a quem vai a Vitória. Mesmo que você não seja católico ou religioso, a visita ao Convento da Penha vale por toda a beleza das paisagens e do próprio convento.
De lá você vê Vitória, Vila Velha, os vários navios esperando para atracar no Porto de Tubarão e pode aproveitar a calma e o silêncio para descansar do agito, clichê, da vida moderna.
Se você tiver de escolher apenas um lugar para visitar enquanto estiver em Vitória, vá ao Convento da Penha. Vale muito a pena.
Curiosidade: É possível ver o Convento em Vila Velha pela Av. Nossa Senhora da Penha (a.k.a. Reta da Penha) em Vitória. Seria por isso que ela tem esse nome? o.O
Centro Histórico de Vitória
Vitória é o 7o. povoado mais antigo do Brasil e era de se esperar que houvesse muita história e prédios históricos na cidade. Infelizmente boa parte desses prédios foram sumindo com o tempo, mas a prefeitura, depois de anos de descaso e abandono, está tentando restaurar alguns dos que ainda existem no centro da cidade.
Pare na Praça Oito e veja o relógio, não tão histórico assim, que é um marco da cidade. Vire de costas para ele e você encontrará a Escadaria Maria Ortiz, um dos locais mais famosos e, eu diria folclóricos, do Espírito Santo.
Diz a lenda que, quando piratas holandeses tentaram conquistar a ilha durante o século XVII, Maria Ortiz, junto com seus vizinhos, jogaram água fervente, pedras, brasas e outros objetos para evitar que eles chegassem ao coração da então vila de Vitória: a Cidade Alta.
Suba a escadaria e você estará na Cidade Alta, bairro que foi criado para que Vitória pudesse se proteger das constantes invasões que aconteciam na parte baixa. Vire à direita para ir à Catedral de Vitória ou à esquerda para ir ao Palácio Anchieta, a sede do Governo.
É possível fazer visitas ao interior do Palácio Anchieta tanto durante a semana quanto nos fins de semana para entender um pouco mais sobre como a política acontece ali e também mais sobre a história do local que começou como Igreja de São Tiago para depois se transformar em Palácio.
Saindo do palácio, há uma ruelinha (fato muito comum na Cidade Alta) que leva à Igreja de São Gonçalo. Dizem que quem casa nessa igreja tem um casamento duradouro 😉
As Paneleiras de Goiabeiras
Pensar em Vitória e no Espírito Santo é pensar em Torta Capixaba e Moqueca e pensar em Torta e Moqueca Capixabas é pensar nas panelas de barro, um dos Patrimônios Imateriais Brasileiros. As panelas de barro são produzidas principalmente pelas Paneleiras de Goiabeiras e devo dizer que esta foi primeira vez que fui lá. (Eu sei, sou um capixaba de meia panela) Elas ficam no bairro de Goiabeiras em uma ruazinha meio escondida, mas que, não é assim tão difícil de chegar. Eu só acho que poderiam haver placas maiores na Av. Fernando Ferrari.
No galpão em que elas ficam e trabalham, é possível encontrar diversos tipos e tamanhos de panelas, conversar com o pessoal da prefeitura que fica por ali e mesmo com as paneleiras para entender um pouco mais sobre o processo e sobre como fazer uma boa moqueca ou torta capixaba, porque vocês já sabem, né:
E não, moqueca capixaba não leva azeite de dendê ou leite de coco
O galpão funciona de Segunda a Sábado das 8 às 18:30.
Agito em Vitória
Uma das regiões em que há muito tempo fazem parte do burburinho e agito de Vitória é a Praia do Canto, mas especificamente o Triângulo das Bermudas, que compreende os primeiros quarteirões depois da Ponte de Camburi e vai até a Av. Rio Branco e a Ponte Ayrton Senna. Eu desconheço a origem do nome, mas imagino que seja por causa da grande quantidade de bares, restaurantes e baladas que existiam ali. Hoje os restaurantes e bares ainda existem e, talvez, uma ou outra balada tenha sobrevivido, mas eu pude notar uma mudança para melhor no visual da região como um todo para agradar aos turistas.
Saindo desses primeiros quarteirões, o agito vai ficando mais próximo à Av. Rio Branco, pois a região da Av. Saturnino de Brito começa a ficar mais residencial. Talvez venha daí a parte triângulo do nome 😛
Ainda na Praia do Canto está a Praça dos Namorados com suas pistas de patins e skate e o único half-pipe da cidade. Passei muitos finais de semana patinando ali 😉 Durante a semana, o único movimento é o do Bob’s que fica ali, mas nos finais de semana a Feirinha Hippie acontece e o cenário muda completamente. Dezenas de barraquinhas de artesanato e comida ocupam o espaço da praça que fica bem movimentada.
Minha dica ali é comer um churrasquinho do Churrasco Modelo. Sabe aquela memória de infância que você leva para sempre? Este é um desses lugares. Eu nunca esqueço do “Oi, pode falar. Molho e farinha, moço?” E até hoje eles falam a mesma coisa 😀 Obviamente, peça seu churrasquinho com molho e farinha, moço!
Se você souber de algum outro lugar de agito em Vitória, me conte para que eu possa conferir na minha próxima visita 😉
Espaços para as crianças em Vitória
A Praça dos Namorados em dia de feirinha é ótima para levar seus pequenos para passear e aproveitar os vários brinquedos que são montados na praça. Além dela, existe um Espaço da Ciência e Tecnologia em que a criançada pode aprender um pouquinho sobre ciência ao mesmo tempo em que se divertem nos brinquedos. Eu lembro da época da inauguração e do tanto que eu brinquei lá hehehe
Dicas extras
Estando em Vitória, é possível fazer bate e voltas para conhecer as praias de Vila Velha, Guarapari, Meaípe, Serra e também as cidades de montanha capixabas como Domingos Martins e Pedra Azul, todas a pouco tempo de viagem de carro.
A Prefeitura de Vitória, junto com o Instituto Goia, tem promovido, já há algum tempo, o Projeto Visitar para treinar e capacitar jovens para que eles possam tirar dúvidas e servir de guias em visitas nas principais atrações de Vitória, tudo de graça. Nos pontos em que o projeto está presente, é possível fazer visitas guiadas de Terça a Domingo e Feriados de 9 às 17h nos principais pontos turísticos do centro histórico de Vitória. Basta chegar e falar com o guia que estiver ali 😀
Eu também acho que é uma boa ideia alugar um carro enquanto estiver na cidade. Apesar de ser bem servida por ônibus, você terá muito mais liberdade com um carro. Há também a questão de os pontos turísticos não estarem muito próximos uns dos outros, dificultando o passeio a pé entre eles.
Se você quiser um pouco mais de informação sobre o Espírito Santo, dê uma passadinha no blog Rotas Capixabas do nosso amigo mineiro-capixaba Tiago Reis 🙂
Fred, aqui é o Modesto do DCC-UFMG. Gostei muito do tópico sobre minha terrinha.
Como comer também faz parte do passeio de muita gente, recomendo comer uma Muqueca Capixaba na Ilha das Caieiras (Restaurante Caieiras – R Felicidade Correia Dos Santos, 28). Local ainda pouco divulgado, fica num bairro bem simples e afastado da ilha de Vitória (Ilha Das Caieiras). Possui uma muqueca deliciosa, um camarão a milanesa imperdível, a tradicional torta capixaba e ótimo preço. É possível ir de lancha, pois o restaurante fica num atracadouro, o que dá um charme ao local, e possui um belíssimo pôr-do-sol.
Algumas fotos:
https://www.terracapixaba.com/2010/04/ilha-das-caieiras-vitoria.html
abs,
Marco Modesto.
Marco,
super obrigada pela dica 🙂
agora eu fiquei ainda mais com vontade de comer muqueca 😛
Fala Marco, blzma velhinho?
Valeu pela dica! Vou lá quando voltar a Vitória com certeza. Eu acabei não entrando no mérito dos restaurantes pq não conheço bons restaurantes na região e os que eu fui não mereceram destaque :/
Se alguém mais tiver alguma outra dica de restaurante, é só falar 🙂
Oi, Fred. Tudo bem? =)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Gostei de ver! Está ótimo o roteiro. Este ano vou a Vitoria e quero voltar com muitos posts sobre a cidade. Como já não moro lá há mais de 9 anos, sempre que vou faço um pouco de turismo. Mas este ano quero voltar à Basílica de Santo Antonio, ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, a parte histórica de Vila Velha, na prainha, além de fotografar o roteiro histórico tradicional do centro. Reforço a dica da ilha das caieiras e acrescento o Bar do Bigode para comida capixaba. A Atlantica em Vila Velha tem um camarão no coco que já virou tradicional, embora as outras comidas sejam boas mas não espetaculares como esse camarão. Acho que os restaurantes especializados em caranguejos deviam fazer parte do turismo também. Não existe um fim de praia capixaba sem cerveja e carango!
Obrigado pelas dicas Liliana 🙂 Eu ainda estou atrás de um lugar bom em Vix pra comer caranguejo 🙁 os últimos que comi não estavam assim tão bons…
Ó, sou suspeito pra falar, mas adorei esse post! o/
Faz um tempinho que eu também quero fazer um post desses com sugestão de roteiro para tantos dias em Vitória, em função da quantidade de e-mails que eu recebo perguntando isso. E o roteiro que o Fred sugeriu é excelente!
Só duas observações pra fazer: também senti falta da Ilha das Caieiras, como o seu amigo e a Liliana falaram, que eu considero o lugar mais autêntico de Vitória; e o Triângulo das Bermudas já não é mais aquele! 🙂 O movimento e a qualidade dos estabelecimentos vem caindo bastante e (thanks, God!) o agito vem se espalhando por novos recantos da cidade. Culpa da lei seca, que fez diminui o deslocamento das pessoas em busca de entretenimento.
Abs ao casal! E vê se da próxima vez traz a Natalie pra visitar a terrinha.
Valeuz, Tiago 🙂
Eu estacionei ali no triângulo de noite e achei meio devagar mesmo, mas não cheguei a entrar nos lugares para saber como andam.
Ilha das Caieiras está no meu roteiro para a próxima ida a Vitória hehehe
Olá.
Vendo esse post, bateu uma saudade imensa de Vitória.
Voltei de lá há uma semana, passei 15 dias e aproveitei tudo que a cidade proporciona.
Conheci quase todas a praia, rodei toda a ilha do boi e caminhei desde o começo de camburi até a ilha do boi, porque pra mim, é só caminhando que você realmente conhece o lugar. Fiz o tour histórico pelos pontos turísticos e devo parabenizar a Secretária de Turismo pelo grande incentivo, proporcionando uma viagem histórica sem cobrar um tostão. Conheci também a noite capixaba, fui em vários bares na Rua da Lama e no Triângulo, lugares bem originais com o Rock Burguer, enfim, fiquei apaixonado pela cidade e com certeza voltarei!
Grande abraço, e continuem fazendo esse excelente trabalho.
Obrigado Heriberto 🙂 que bom que gostou da minha cidade natal 😀
Parabéns! O post realmente está ótimo, retratando muito bem o que Vitória tem de melhor!!!
Vou acrescentar ainda três dicas de lazer. a primeira vai para famílias com crianças e para aqueles adeptos das práticas esportivas: todo domingo pela manhã a Avenida Dante Michelini, em frente à Praia de Camburi, fica fechada para o tráfego de veículos e se torna um excelente lugar para andar de patins, bicicleta, skate ou para um simples passeio. A orla fica lotada e cheia de atrações (principalmente no verão!), como aulas de circuito, futebol, volei, patins, slackline, aluguel de bikes e tricícolos. Além disso, os quiosques novos da praia já foram inaugurados e servem ótimos sucos, sanduíches naturais e etc! Vale a pena para começar bem o dia!
A segunda dica é: visitem Meaípe! É uma cidadezinha logo após Guarapari, onde poderão provar a melhor moqueca capixaba do Estado na minha opinião, nos restaurantes Gaeta ou Curcuca. Se forem passar a noite por lá, procurem pela Pousada do Sol, que definitivamente é a melhor estadia da região, tanto pela estrutura do local, quanto pela simpatia do dono, Guilherme!
Por fim, se ainda tiver um tempinho na viagem, recomendo um passeio até Manguinhos, na Serra! Uma vila bucólica com ruas de terra batida,com excelentes praias e maravilhosos restaurantes de frutos do mar!
Espero ter contribuído um pouco!!! Abraços!
Obrigado pelas dicas, Fernanda 🙂 Quando criança eu lembro de chamar Manguinhos de “praia fedida” por causa do cheiro de mar 😛 Preciso voltar a essas praias de novo. Tem muito tempo q não vou lá.
Já patinei muito na Dante Michelini, quando ainda não ficava fechada hehehe ia de patins até a praça dos namorados andar no half 😛
Em maio estarei em Vitoria, adorei todas as dicas…. vcs sempre me ajudando com as viagens 😉
Que bom, Ariane 😀 Vitória está bem mais interessante desde que eu mudei de lá há alguns bons anos ehhehe Dá uma olhada nesse post se ainda não viu também:
Um dia pelas Montanhas Capixabas: Venda Nova, Pedra Azul e Domingos Martins
Espero que possamos ajudar sempre em suas viagens 😛
Bom dia!
Estou montando um roteiro, pois passarei o Carnaval em Vitória. Gosto muito de centros históricos e praias. Você podem me ajudar?
Ficarei hospedada em Vila Velha, na Praia da Costa.
Olha que maravilha encontrei! No site da Prefeitura de Vila Velha tem uma mapa super explicadinho, ao menos para mim.
https://www.vilavelha.es.gov.br/guiaturistico/mapa-tur%C3%ADstico.html
Mas ainda sim aguardo as dicas de vocês sobre o que fazer e o que conhecer no Carnaval em Vitória. 🙂
Obrigado pela dica, Mariana. Esse site da prefeitura de Vila Velha parece realmente legal 🙂
Oi Mariana.
As dicas são basicamente essas que estão no post e nos comentários 😉 Talvez ir até Meaípe e Guarapari e comer no Guaramare (em Meaípe). Se estiver de carro, vc pode ir até Nova Almeida conhecer a parte histórica ou até a serra capixaba como Domingos Martins e Pedra Azul como explicado no post abaixo:
Um dia pelas Montanhas Capixabas: Venda Nova, Pedra Azul e Domingos Martins
Espero que você goste do meu Estado, eu mesmo ainda tenho muito o que explorar 😉
Boa tarde, adorei o post com as dicas.
Eu gostaria de pedir uma ajuda, estou indo para pedra azul. Já vi seu outro post sobre lá, rs..
Mas antes de ir para as montanhas gostaria muito de passar em uma praia. Mas você poderia me falar qual que está próxima ao aeroporto?
Oi Alessandra.
As praias de vitória são as mais próximas do aeroporto, mas não são muito boas/próprias para tomar banho (o calçadão hoje está bem bonito). Depois das de Vitória, as mais próximas estão na Serra, mas o problema é que a Serra fica pro lado contrário ao que vc tem de ir pra chegar em Pedra Azul. Talvez o melhor seja pegar praia na Praia da Costa em Vila Velha e de lá seguir pra Pedra Azul. Se tiver um pouco mais de tempo, pode ir pra Guarapari/Meaípe e curtir suas praias antes de seguir viagem.