Pense em Hamburgo como a Berlim que os hipsters de instagram ainda não descobriram. Ela é uma das cidades mais cosmopolitas e modernas da Europa e me surpreendeu com seus novos projetos de urbanismo e revitalização, museus, parquesvida urbana agitada e a novíssima Elbphilharmonie. Por isso, se prepare para colocá-la no seu radarde viagem pela Alemanha e Europa 😉

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 17

HafenCity, o bairro mais novo de Hamburgo

Caminhar por HafenCity é uma delícia, principalmente para quem gosta de arquitetura contemporânea, mas não estranhe se você perceber que alguns trechos ainda não estão “prontos”. Seu conceito começou a ser elaborado nos idos dos anos 2000 e está previsto para ser finalizado apenas em 2025 como parte de um projeto macro de revitalização, modernização e sustentabilidade de Hamburgo.

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 16

Essa ideia de transformar a antiga área do porto em um bairro completamente novo e que integrasse arquitetura com modernos conceitos de urbanização logo atraíram os olhares de empresas como a Unilever e ONGs como o Greenpeace que mudaram suas sedes para lá. Além de uma estação de metrô enorme, museus, alguns bares e restaurantes, o descolado hotel 25 Hours escolheu HafenCity para ser o endereço de sua primeira unidade.

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 05

A inauguração da Elbphilharmonie – a famosa e polêmica obra do prédio da Orquestra Filarmônica de Hamburgo – está prevista para dia 11 de janeiro de 2017, então aproveite nossas dicas fresquinhas para montar um roteiro pelo melhor de HafenCity, o bairro moderno de Hamburgo.

Ofertas de hotéis em Hamburgo

Ofertas para o hotel 25 hours

Ofertas de hotéis em HafenCity

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 06

Roteiro por HafenCity, Hamburgo

Elbphilharmonie: você ainda vai ouvir falar muito dela

Depois de atrasos nas obras e muita polêmica envolvendo os arquitetos, a prefeitura e os idealizadores, finalmente está marcada para 11 de janeiro de 2017 a data de inauguração da Elbphilharmonie, o prédio conceitual da filarmônica de Hamburgo, que será um marco para a cidade.

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 03

Foto: Michael Zapf

Estima-se que, quando abrirem suas portas, ela já será considerada uma das dez melhores salas de concertos do mundo. Dentro desse prédio todo modernoso, também será inaugurado um hotel, além de bares e um restaurante.

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 04

Imagem: Herzog & de Meuron

Projetado pelos arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron, os autores do Tate Modern de Londres e do estádio olímpico de Pequim, o prédio da Elbphilharmonie já é um símbolo imponente e impressionante no skyline de Hamburgo à beira do rio Elba, apesar do custo da obra ter ultrapassado a casa dos 860 milhões de euros.

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 02

Foto: Michael Zapf

Seu mirante, chamado de Plaza, foi construído no vão entre a base – um antigo galpão – e o prédio de vidro, está aberto ao público desde o final de 2016 e tem uma vista de incrível para Hamburgo.

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 01

Foto: Oliver Heissner

A programação das salas da Filarmônica do Elba não devem ser apenas de música erudita. Para conferir as apresentações previstas e comprar tickets para os concertos acesse o site oficial.

Elbphilharmonie

Museu Marítimo de Hamburgo ou Internationales Maritimes Museum: incrível

É difícil acreditar no tamanho do acervo do Museu Marítimo de Hamburgo. São dez andares impressionantes que contam tudo sobre mais de 3 mil anos da história da navegação no mundo. O prédio é lindo e a maneira como as peças estão dispostas também é muito interessante. Um programão imperdível para todas as idades.

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 07

O restaurante do museu – Catch of the Day – costuma ser bem concorrido e oferece um menu à base de peixes e frutos do mar fresquinhos, como o próprio nome sugere. Nos dias mais quentes, eles colocam algumas mesas ao ar livre criando um clima bem agradável.

Museu Marítimo de Hamburgo

  • Endereço: Koreastr, 1
  • Site: imm-hamburg.de/international/en
  • Horários: segunda a domingo das 10h às 18h.
  • Ingressos: 13 euros ou 9 euros com o Hamburg Card

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 09

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 10

Uma pausa para o chá da tarde

Para os fãs de chás, uma parada estratégica no Messmer MOMENTUM é essencial durante um passeio por HafenCity. O endereço é uma tradicional casa de chá alemã que oferece degustações de mais de 70 variedades da bebida. Você também pode comprar pacotinhos a granel e presentear os amigos. O típico chá da tarde inglês ou English Tea Time custa 31,50 euros por pessoa.

Messmer MOMENTUM

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 14

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 12

Walking tour por HafenCity e Hamburgo

Se você gosta muito de arquitetura, o órgão oficial de turismo de Hamburgo oferece um walking tour completo por HafenCity. São três horas de duração e custa 12 euros por pessoa e é possível fazer a reserva diretamente no site.

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 11

Como chegar ao bairro de HafenCity?

Como o bairro ainda está em construção, há poucas rotas de transporte público que ligam HafenCity às outras regiões de Hamburgo, mas todas elas passam com bastante frequência.

  • Metrô U4 – Überseequartier
    • As estações mais comuns de baldeação são a Jungfernstieg (U1, U2) bem no centro da cidade e Hauptbanhof Nord (U2) para quem precisa usar o trem.
  • Ônibus 111 – HafenCity Universität

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 13

Roteiro de Hamburgo - HafenCity - 08

Esse trecho da viagem contou com o apoio do Hamburg Marketing e do Centro de Turismo Alemão.

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário